Email marketing

7 dicas para sua empresa fazer email marketing do jeito certo

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
7 dicas para sua empresa fazer email marketing do jeito certo

Você sabia que o e-mail marketing é a ferramenta com maior retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital? De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Return Path, a cada dólar investido esse potente recurso é capaz de render mais de U$ 40 dólares em vendas.

A conversão das campanhas de email também é algo incrível, atingindo 2,53% e ultrapassando os resultados orgânicos, bem como as mídias pagas. Estes dados apresentados pelo Serasa Experian no Fórum E-commerce Brasil de 2012 levou em conta os resultados obtidos das lojas virtuais de varejo.

Estas e outras estatísticas muito convincentes têm feito com que oito a cada dez empresas utilizem do e-mail marketing em seus esforços de marketing digital. Com tantas pessoas obtendo uma fatia deste gordo mercado, você não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Por outro lado, muitas pessoas investindo nesta estratégia de marketing de conteúdo, quer dizer uma grande concorrência a ser vencida todos os dias. Você deve concordar que não é fácil ter sua mensagem de email aberta por sua lista, principalmente, se levarmos em conta o bombardeio de informações que nossa caixa de entrada enfrenta.

Em razão disso, seguem algumas dicas para potencializar a sua estratégia de e-mail marketing, garantir que suas mensagens sejam abertas e, especialmente, gerar vendas com suas mensagens de forma recorrente e sustentável. Então, se há interesse em obter resultados com essa ferramenta, continue a ler este artigo.

1. Comece com uma lista qualificada

O primeiro passo é ter uma lista de contatos de qualidade e quente. O que queremos dizer com isso? Você não pode pegar uma lista com seu amigo, colega ou qualquer outra pessoa e simplesmente acreditar que os resultados vão aparecer.

As pessoas precisam lhe dar permissão para receber o seu conteúdo e fazem isso através de uma landing page em seu site, um formulário de captura em seu blog e uma recompensa digital.

Você pode investir em anúncios para capturar contatos, mas procure atrair a sua persona, de preferência apenas ela, para esta lista de contatos, assim seu e-mail marketing será mais assertivo e focado.

2. Profissionalismo é a chave

Não basta ter uma lista quente, você precisa transmitir autoridade e profissionalismo em suas mensagens. Contudo, o que é ser profissional em uma campanha de e-mail marketing?

É um soma de fatores! Começa com um email personalizado e o mais pessoal possível, como por exemplo, seunome@suaempresa.com.

Além de caracterizar que as mensagens partem de uma empresa real, uma medida como esta dá a impressão de estar conversando com uma pessoa de verdade, de carne e osso. E aí está uma grande sacada, os seus clientes gostam de se comunicar com pessoas e não com empresas ou sistemas.

3. Personalize a sua mensagem

Lembra-se da última dica? Pessoas gostam de falar com pessoas, então quanto mais personalização em sua estratégia de e-mail marketing, melhor.

Aliás, uma característica incrível do email marketing é ser quase 100% personalizável. Você pode configurar o assunto da mensagem, usar de parâmetros personalizados para adicionar o nome de seu cliente, ou negócio dele na mensagem e assim por diante.

Praticamente todas as ferramentas de e-mail marketing permitem fazer isso, por isso, abuse destes atributos em sua campanha e retire a impressão de mala direta, aquelas mensagens enviadas para milhares de pessoas ao mesmo tempo. Mostre que se importa com seus contatos!

4. Atenção para os erros de português

Não precisa falar muito aqui, não é mesmo? O que você faz quando se depara com um erro ortográfico em um texto ou mensagem enviada para o seu email? Provavelmente, como a maioria das pessoas, você começaria a suspeitar da capacidade do remetente ou escritor do conteúdo.

Deste modo, você precisa tomar este mesmo cuidado em suas mensagens de emails e qualquer geração de conteúdo de sua empresa. A escrita precisa estar impecável!

Antes de encaminhar uma campanha de e-mail marketing revise-a quantas vezes for necessário, use de corretores ortográficos para evitar erros e escreva a mensagem em um editor como o Word, por exemplo, que já possui correção ortográfica inclusa.

5. Chame para a ação!

Às vezes falta apenas um empurrãozinho! Já ouviu esta frase? Ela é a chave para transformar leads e contatos de sua lista em potenciais compradores, seguidores de sua marca nas redes sociais e assim por diante.

Não basta levar informações relevantes para sua audiência, geralmente, cada campanha de email marketing possui um objetivo, pode ser uma venda, um clique no link para ler a sua postagem de blog e outros.

De acordo com seu objetivo é preciso deixar claro para o seu contato o que ele deve fazer naquela mensagem. Incite a compra, se este for o caso, chame para ler o artigo no blog, recomende clicar no link abaixo e use de verbos como: clicar, acessar, comprar, conferir, obter, etc.

6. Não tente atingir o mundo todo

O e-mail marketing é a maneira mais assertiva de atingir os seus resultados em marketing digital, também é o meio com baixo investimento e maior alcance que se tem notícia até hoje. No entanto, isto pode ser bom ou ruim, depende da interpretação!

O alcance amplo de sua campanha de e-mail marketing é bom, pois, quanto mais pessoas puder atingir com o mesmo esforço, melhor. Mas pode ser ruim, afinal você não pode atirar para todo o lado e viver do marketing de esperança.

Sendo assim, a segmentação é a melhor coisa que você pode usar. Os autoresponders (programas para envio de emails automáticos e gerenciamento de listas) oferecem a separação de seus contatos de acordo com a interação com suas mensagens e outros fatores. Use essas informações para conhecer melhor o seu público-alvo e entender em qual etapa do funil de vendas eles se encontram.

7. Qualidade, qualidade e mais qualidade!

Não adianta você aplicar todas as dicas que citamos acima em seu email marketing se negligenciar este último ponto. Mensagens de emails só para encher linguiça não vendem, não agradam os seus contatos, ou seja, é impossível ter resultados sem qualidade.

Portanto, comece por definir a persona de seu negócio e conhecê-la o mais que puder. Descubra os seus medos, problemas, objeções, lazer, etc. Procure por conexões, assuntos de interesse em comum entre você e elas, que possam ser utilizadas em seu e-mail marketing.

Quanto mais tempo você dedicar para garantir a qualidade do conteúdo compartilhado por email com sua lista de contatos, melhores e mais rápidos serão os seus resultados. Experimente e veja com seus próprios olhos!

O que você achou dessas dicas sobre e-mail marketing? Baixe o nosso eBook sobre Como Vender mais e melhor e conheça outras dicas para aumentar as vendas da sua empresa.

banner ebook cvb como vender mais e melhor

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “7 dicas para sua empresa fazer email marketing do jeito certo”

Bernardo

olá, muito bom seu blog.

Ben Popov

Excelente artigo! Realmente não basta ter uma lista gigantesca – o relacionamento e o valor agregado que você entrega para os seus assinantes são muito importantes. Eu envio para a minha lista 3 dicas de marketing digital super valiosas por semana e a resposta é incrível! Sucesso a todos!

RedatorOnline.net

Isso mesmo, muito obrigado pelo comentário!