Marketing digital

9 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
9 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer!

A maior dúvida de quem deseja começar na internet é encontrar a técnica correta. Como saber quais das estratégias de marketing digital realmente servem para você?

estratégias de marketing digital

A primeira coisa a fazer é conhecer o maior número delas possível. Depois, trate de entender como cada uma funciona e para que servem. Em seguida, encontre as melhores opções da lista e mãos a obra!

A melhor estratégia é aquela que cabe no bolso da sua empresa e está de acordo com o seu objetivo principal. Quando encontrar uma técnica que atende esses requisitos, aí sim é hora de impulsionar sua empresa no meio digital.

Confira neste post 9 estratégias de marketing digital e conheça cada uma delas. Veja todos os detalhes de cada técnica e verifique qual delas é a melhor para o seu negócio.

Aproveite os links de apoio adicionados em cada tópico para se aprofundar ainda mais no tema e tornar-se um expert na estratégia que escolheu. Tenha uma boa leitura!

1. Criação de sites e blogs

Toda estratégia de marketing digital deve começar com a criação de um site ou blog. Isso porque esse será o seu quartel general na internet, por onde vai interagir com seus potenciais clientes.

Você até pode pular essa etapa, mas realmente não recomendo.

Uma página na web é o maior ativo que uma empresa pode gerar no início. É a única coisa que não pode ser tomada de você. É o local aonde você dita às regras e usa como quiser.

Logicamente, é preciso levar em conta os desejos de sua persona. Mas ao contrário do que acontece com as redes sociais e outras plataformas, você não corre o risco de perder o seu site de uma hora para a outra.

No entanto, para evitar surpresas você precisa começar do jeito certo!

Isso inclui escolher um bom servidor de hospedagem, uma boa plataforma de sites, temas, plugins e assim por diante.

Para que essa tarefa fique mais fácil, criei um tutorial completo para colocar o seu site no ar. Mesmo que você ainda não tenha nada no mundo digital e seja inexperiente, vai conseguir montar o seu site WordPress rapidamente.

Além de todo o detalhamento escrito, você ainda conta com vídeos para ilustrar o post e deixar tudo ainda mais fácil. Então, aprenda definitivamente como criar um site ou blog no WordPress e dê o ponta pé inicial em sua estratégia de marketing na internet.

2. E-commerce

Trata-se da melhor técnica de marketing para vender na internet. Você cria uma loja virtual e passa a atender qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Essa é uma das melhores estratégias para lojas físicas e negócios locais, pois retira a limitação geográfica do jogo. Pense como seria bom para o seu negócio passar a vender em território nacional, ao invés de se limitar ao seu bairro?

Com certeza suas vendas iriam aumentar muito e o seu faturamento estaria com outra cara, não é mesmo?

O melhor de tudo é que você pode simplesmente fechar o seu local físico e ficar apenas na web. Milhares de empresas fazem isso e conseguem reduzir os custos operacionais do negócio, como o pagamento de um ponto comercial, por exemplo.

Ter a sua loja online é muito barato, principalmente se compararmos com uma loja tradicional. Isso acaba por aumentar a sua lucratividade consideravelmente.

E você pode vender de tudo na internet. Artesanato, roupas, eletrônicos, móveis, joias, acessórios e muito mais. Você só precisa montar o seu e-commerce e começar a vender.

Mesmo com a concorrência maior, há espaço para todos. Você só precisa encontrar um diferencial competitivo, uma especialização para o seu negócio e pronto!

Então, aprenda a montar a sua loja online passo a passo neste outro artigo. Confira todas as etapas para transformar o seu negócio físico em digital e remover todas as barreiras.

3. Otimização de sites (SEO)

Você provavelmente faz pesquisas no Google regularmente, certo? Alguma vez já parou para pensar como os sites aparecem para você? Ou por que determinado site está na primeira posição e outro nem aparece nos resultados?

Esse é o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de pesquisa. É uma série de regras e configurações técnicas que ajudam aos buscadores encontrarem as melhores respostas para suas perguntas.

Assim, quando você digita “como fazer marketing na internet” os buscadores encontram o melhor site para ajudá-lo com isso.

Como ele chega até esse site?

Bom, existem algumas pistas e ajustes que você pode fazer em sua própria página na internet para atrair a atenção dos buscadores. A maioria das regras não é complexa, mas é preciso muita dedicação e um pouco de conhecimento.

É lógico que nem tudo é revelado. Caso contrário, os resultados que aparecem nos buscadores não seriam confiáveis e os usuários deixariam de usar esses sites.

Mas alguma coisa você consegue aprender e melhorar em seu site. Com o tempo você pode conseguir se posicionar bem para uma palavra-chave ideal de seu mercado.

Como resultado, as pessoas vão começar a acessar o seu site de forma automática e quase gratuita. Em outras palavras, os clientes vão começar a aparecer em piloto automático e sem que você precise fazer nada.

Por sorte, você pode conhecer mais sobre SEO aqui no blog. Leia o artigo completo sobre o tema e veja como chegar às primeiras páginas do Google, Bing, Yahoo, entre outros.

4. Links patrocinados

Assim como no meio offline, na internet também existem anúncios. Você pode comprar espaços em blogs famosos, pagar para aparecer no topo das pesquisas e assim por diante.

Essa é uma estratégia de marketing digital mais rápida, pois você consegue resultados de forma acelerada. Mas está diretamente ligada com seu orçamento de marketing.

Se você tem um bom dinheiro para investir, ótimo. Se não tem, talvez essa não seja a melhor técnica de marketing para o seu caso.

Alguns nichos de mercado são tão concorridos, que você precisa de milhares de reais todos os meses para aparecer e vender. Algo que simplesmente não funciona para pequenos negócios.

Mesmo assim com muita prática, estudo e pensamento estratégico você pode conseguir se sobressair em meio a tanta gente. Basta entender como funcionam essas plataformas e entregar exatamente o que seu público deseja.

Mas tenha em mente que procurar vender logo de cara não funciona na maioria das vezes. Então, você vai precisar encontrar abordagens diferenciadas para atrair seus clientes.

Entre as ferramentas de anúncios na internet, estão:

  • Banners em blogs e sites;
  • Pesquisa paga (Google Adwords);
  • Anúncios em redes sociais (Facebook Ads, Instagram, Linkedin, etc.);
  • Publicidade nativa;
  • Releases e assessoria de imprensa;
  • Promotores e influenciadores (Youtubers);
  • Entre outros.

5. Geração de leads

Leads são pessoas interessadas no que sua empresa oferece. Geralmente você possui informações de contato desses potenciais compradores, o que facilita seu relacionamento com eles.

A ideia principal por trás da geração de leads é pegar contatos frios, nutri-los e vender para eles. Entenda como contatos frios aquelas pessoas que ainda não decidiram comprar de você. Em outros casos, elas ainda nem sabem que precisam comprar seu produto ou contratar seu serviço.

O seu papel é chamar a atenção dessas pessoas para o problema e fazê-las compreender a solução que você oferece. Quando elas estiverem prontas, não terão dúvidas de comprar de quem as ajudou: você!

Mas como capturar leads para sua empresa?

  • Ofereça iscas ou recompensas digitais (materiais para download, vídeos, etc.);
  • Pedidos de orçamento;
  • Solicitação de informações em seu site;
  • Audiência nas redes sociais;
  • Newsletter do blog;
  • Notificações de novos conteúdos;
  • E assim por diante.

Quando você tem uma ponte direta de contato com qualquer pessoa interessada em seu produto, você pode chama-la de lead. E gerar leads é o objetivo principal de todas as estratégias de marketing digital.

Confira mais uma dica para aumentar sua lista de leads e gerar contatos para sua empresa. Veja como os eBooks podem ajudá-lo com isso e descubra como criar o seu!

6. Email marketing

Estar na caixa de entrada de seus potenciais clientes é uma dádiva. É uma das estratégias de marketing digital que gera mais relacionamento e conexão com sua audiência.

Como as pessoas estão cada vez mais resistentes a propagandas, se elas optam por receber suas mensagens é um ótimo sinal. Provavelmente quer dizer que você tem algo que elas gostam ou precisam.

Essa é uma técnica simples, porém muito eficaz!

Você captura o endereço de email das pessoas que visitam o seu site e depois se comunica com elas. Pode enviar conteúdos de seu mercado, promoções, alertas e muito mais.

As maneiras mais comuns de utilizar o email marketing são:

Todavia, não pense que é fácil manter uma estratégia por email. Assim como o usuário entra na sua lista rapidamente, ele pode abandoná-la com apenas alguns cliques.

Para continuar aparecendo na caixa de entrada de seus potenciais consumidores é preciso cuidar de sua reputação, levar mensagens interessantes e muito mais.

E como sempre, você pode contar com a ajuda de nossos conteúdos!

Aproveite para conhecer algumas dicas muito úteis para usar o email marketing da forma correta. Aprenda como ter melhores resultados com essa estratégia agora mesmo!

7. Social for sale

Também é conhecida como marketing nas redes sociais ou marketing de relacionamento. Essa técnica de marketing digital visa conquistar as pessoas e depois transformá-las em clientes.

É uma verdadeira luta por fãs, seguidores, curtidas e compartilhamentos. Uma estratégia usada para gerar reconhecimento de marca, prova social e vendas, é claro.

Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é publicar algumas vezes em sua página no Facebook e pronto. Você precisa ter planejamento, produção e monitoramento como em todos os outros canais de marketing.

Nas mídias sociais é mais difícil vender do que parece!

Ninguém entra no Facebook buscando comprar algo ou ver preços de empresas. Aliás, poucas pessoas reagem bem a esse tipo de propaganda intrusiva.

Mas nem por isso devemos abandonar os sites sociais!

Basta entender quem é o seu público-alvo, o que eles buscam nesses sites e oferecer aquilo que precisam. Aqui você deve focar no relacionamento e pensar nas vendas como consequência de um trabalho bem feito.

Para deixar esse assunto mais claro, leia o artigo sobre como vender pelo Facebook. Nele eu explico os pilares básicos para atrair, engajar e converter a sua audiência. Há também alguns exemplos de sucesso que ilustram bem como funciona o social for sale.

8. Pós venda

Talvez essa seja a surpresa da lista de estratégias de marketing digital. A maioria das pessoas pensa no marketing pela web como forma de atrair clientes e vender.

Pouquíssimas empresas se preocupam em encantar os consumidores e mantê-los no negócio. Mesmo sabendo que a atração custa mais que a retenção, poucos levam isso em consideração em suas estratégias de marketing digital.

Mas por que não apostar no encantamento de seus clientes também com a internet?

Todas as técnicas que vimos até agora podem ser usadas com essa finalidade também, sabia?

Você pode enviar mensagens de feliz aniversário por email ou pelas redes sociais. Pode solicitar o feedback de clientes, pedir avaliações públicas em suas páginas sociais e assim por diante.

Continuar se relacionando e surpreendendo seus clientes depois da venda é uma ótima opção. Pois vai fazê-los confiar em você e continuarem comprando. E vender para uma pessoa que já o conhece é muito mais fácil que convencer um completo desconhecido.

Por isso, veja algumas formas para fidelizar seus clientes e aumentar os seus ganhos. Com este post você vai aprender a vender mais sem precisar aumentar os seus investimentos em marketing. Aproveite!

9. Marketing de conteúdo

A última estratégia de marketing digital da lista, mas a mais importante.

Produzir conteúdos para atrair clientes é algo que estará presente em todas as técnicas que vimos nesse post.

Para manter seu site ou blog rodando, você precisa de conteúdo. Ganhar uma boa posição nos resultados de pesquisa exige textos de qualidade. Se relacionar com clientes por email, também precisa de conteúdo.

Você já entendeu não é?

A produção de conteúdo é o pilar fundamental de qualquer técnica de marketing digital. Se você não tem um plano de conteúdo sólido, constante e de qualidade tudo irá por água abaixo.

Ou você gera valor na vida das pessoas para depois vender, ou simplesmente será ignorado como outras milhares de marcas. Eu posso apostar que você não quer isso, não é?

Então, dedique o tempo necessário para entender o que sua audiência busca na internet e crie conteúdos para ajudá-la. Não precisa atualizar todas as ferramentas se não quiser, comece aos poucos.

Mas torne-se uma referência na criação de conteúdo de seu mercado!

Para finalizar e ajudá-lo com isso, baixe o Guia de Implantação Grátis do Marketing de Conteúdo. Nesse ebook eu compartilho os segredos para gerar conteúdos de qualidade e que vendam.

Será um ótimo aliado em suas estratégias de marketing digital, sem dúvida! Logo, aproveite esse conteúdo gratuito e faça o download agora mesmo. Você terá a oportunidade de expandir o seu conhecimento sobre técnicas digitais e melhorar os seus resultados. Aproveite!

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *