Empreendedorismo

Conheça a importância do alinhamento entre marketing, comercial e financeiro

Fernando Augusto
Escrito por Fernando Augusto
2 min de leitura
Conheça a importância do alinhamento entre marketing, comercial e financeiro

Imagine ter maior controle financeiro e contábil, posicionamento do mercado e aumento das vendas? Esses são os resultados que o alinhamento entre os setores de marketing, comercial e financeiro pode promover para a sua empresa.

Com a integração dos setores, os colaboradores trabalham em equipe em prol de um grande objetivo. No entanto, para alcançar esse resultado é importante que a empresa realize uma grande mudança organizacional.

Continue a leitura para descobrir as nossas dicas de como promover o alinhamento dos setores de marketing, comercial e financeiro. Coloque-as em prática e faça sua empresa alcançar resultados surpreendentes.

Alinhamento entre Marketing, comercial e financeiro

Alinhar as ações de marketing, comercial e financeiro ainda é um desafio para algumas empresas.

O principal motivo é que esses setores contam com suas próprias metas e objetivos, que na maioria das vezes não estão integradas em prol de um mesmo fim.

Para superar essa barreira, as empresas precisam unificar metas organizacionais e criar times engajados desses setores. Apenas assim, elas conseguem obter uma melhor performance nas vendas, posicionamento no mercado e no controle da contabilidade.

Veja algumas dicas para fazer isso corretamente, a seguir:

banner ebook como vender mais

Alinhe os objetivos

Definir objetivos é o ponto de partida, para que as ações de marketing, comercial e financeiro permaneçam alinhadas. Por ter algo em comum, os colaboradores começam a trabalhar em equipe e estabelecem uma comunicação eficiente com os demais setores.

Assim, no momento em que o marketing lança uma nova campanha, o comercial treina os vendedores e o financeiro faz o controle contábil dessa ação. Todos atuam para que a organização consiga alcançar suas metas de maneira eficiente.

Dessa maneira, a empresa consegue ter um time engajado e comprometido a alcançar os resultados organizacionais.

Estabeleça metas

É comum que cada setor tenha suas metas individuais, mas para que o alinhamento ocorra de maneira correta é preciso estipular uma meta global. Com base nela, as equipes irão saber quando e como deverão interagir com os demais setores.

Nesse sentido, você deverá estabelecer métricas de resultados considerando o impacto do trabalho de um setor no outro. Assim, os indicadores de marketing podem ser analisados pelo comercial, para que novas estratégias de vendas sejam adotadas.

Para conseguir estipular essas metas, é importante realizar um planejamento estratégico com a participação de toda a equipe. Dessa forma, os gestores conseguirão obter uma visão global das metas e conquistar o comprometimento da equipe.

Melhore a comunicação

A melhora da comunicação é fundamental para que aconteça um verdadeiro alinhamento entre os setores de marketing, comercial e financeiro da empresa. Para tanto, é necessário investir em estratégias que facilitem o contato entre as equipes, tais como:

  • reuniões presenciais;
  • sistemas integrados;
  • dashboards de controle compartilhados;
  • chats de comunicação interna.

Assim, a troca de informações e a realização de feedbacks se tornam mais práticas e eficazes. Além disso, ao fazer reuniões com frequência, você fica ciente da evolução de todos os setores da empresa e deixa claro quais são os objetivos que devem ser alcançados por eles.

Invista na tecnologia

O uso da tecnologia é essencial para manter uma comunicação e alinhamento das metas entre os setores de marketing, comercial e financeiro. Nesse caso, você pode contar com o suporte de ferramentas digitais e softwares modernos de gestão, que integram informações dos setores.

Um exemplo dessa tecnologia é o CRM, esse programa consegue integrar informações da área comercial e de marketing. As equipes dos setores podem trabalhar com base nessas informações para desenvolver suas atividades de maneira integrada e eficaz.

Com um ERP, por exemplo, o gestor também pode ter acesso as principais funções da empresa como contabilidade, comercial e marketing. Com as informações centralizadas em um único software.

Conclusão

O alinhamento entre os setores de marketing, comercial e financeiro é essencial para que sua empresa conquiste bons resultados. Por isso, coloque em prática as nossas dicas e consiga realizar a integração entre as equipes dos setores.

Lembre-se que para alcançar bons objetivos é preciso engajar os times, para isso comece a realizar reuniões com frequência na empresa. Assim como, elabore programas de recompensa para os setores que alcançarem as metas estipuladas.

Sem dúvida, após essa mudança na empresa será mais fácil atingir as metas relacionadas ao controle da contabilidade, aumento das vendas e posicionamento do mercado.

banner ebook como vender mais

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *