Marketing digital

Arii: 3 lições de marketing que você precisa aprender para não cometer o mesmo erro que a influencer americana!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Arii: 3 lições de marketing que você precisa aprender para não cometer o mesmo erro que a influencer americana!

Você conhece a história da Jovem Influencer americana Arii? Essa é uma das verdadeiras lições de marketing que você precisa aprender, e por isso separei esse artigo para ajudá-lo a não cometer o mesmo erro.

Arii é uma jovem americana de apenas 18 anos de idade que publicou sua primeira foto no Instagram em setembro de 2017. Mostrando seus looks, seus hábitos e maquiagens, em pouco menos de dois anos a jovem conquistou incríveis 2,5 milhões de seguidores. Muita gente, não é mesmo?

Diante de tanto sucesso na rede e de influenciar milhares de pessoas, a jovem Arii decidiu criar a sua própria grife. Lançou uma linha de camisetas, que ao que tudo parecia, seria um sucesso absoluto. Resultado? Menos de 36 peças vendidas.

Nesse momento você deve estar com o queixo caído pensando: como uma influencer que acumulou 2,5 milhões de seguidores em tão pouco tempo vendeu menos de 36 unidades da sua linha? Onde foi que ela errou? Quer saber? Então continue lendo esse artigo veja as lições de Marketing aprendidas através desse case.

As lições de Marketing que foram aprendidas

Esse foi um dos casos mais notórios dos últimos anos para o Marketing digital. Certamente, deixou grandes lições que precisam ser aprendidas. A primeira, é que, apesar do influencer conseguir expressar sua opinião sobre diversos assuntos, ele não é capaz de mudar hábitos de consumo.

Logo, um influencer tem a capacidade de propagar um produto que já foi estudado junto ao público-alvo e posteriormente lançado. Mas, jamais lançar um produto sem ouvir a opinião do cliente. Nesse sentido, aprendemos a lição que ferramentas que colocam o cliente no centro das estratégias de marketing serão cada vez mais utilizadas nos próximos anos.

A falta de segmentação e definição da persona também colaboraram para o fracasso do lançamento da marca. E um dos erros fundamentais foi não entender que o Marketing não é uma ciência exata.

Dessa forma, errar em estratégias de marketing não é algo incomum. Todavia, voltar atrás e refazer o planejamento é passível, e a jovem Arii também não o fez. Com apenas 13 dias após o lançamento do produto, o declarou como um verdadeiro fiasco.

Reconhecer o fracasso do lançamento é fundamental, mas não precisa divulgá-lo. Era preciso refazer as estratégias, intensificar pesquisas de mercado e mudar o produto, se necessário fosse. E nesse caso, anunciar que a mudança seria para adaptar-se ainda mais aos clientes.

A influencer, além de anunciar o fracasso rapidamente, sequer tirou fotos vestidas com sua grife. A sua falta de conhecimento na área foi notória e serviu de lição para empresários e marqueteiros.

Customer Experience: A principal ferramenta de Marketing que Arii não usou

Na atualidade, muito se fala sobre o Customer Experience. Vou explicar rapidamente o seu conceito. Essa ferramenta do marketing digital consiste em colocar o cliente como o centro da estratégia. Seja nas redes sociais ou em qualquer outro canal da empresa.

Logo, a influencer, não fez isso. Ela se colocou no centro da estratégia, baseando o lançamento do seu produto apenas em curtidas, suas preferências pessoais, ou achismo, se assim preferir.

Desse modo, por não colocar o cliente no centro da estratégia, conhecendo suas necessidades, seus desejos, os lugares que frequentam, as roupas que costumam usar, a influencer negligenciou a pesquisa de mercado, e com isso deu uma verdadeira lição para o mundo: “Não façam como eu fiz”.

A importância do marketing de conteúdo

banner conteúdo estratégico

Um outro erro cometido pela influencer foi não investir no marketing de conteúdo, nas diversas etapas da jornada do consumidor. Nos dias atuais, todos sabemos que os clientes buscam cada vez mais informação antes de consumir um determinado produto.

O Marketing de conteúdo, nesse sentido, ajuda as empresas a entenderem melhor cada etapa que o consumidor percorre, e desse modo, levar conteúdos relevantes para cada uma das etapas do consumidor.

O Funil de vendas, é basicamente dividido em três etapas distintas, sendo elas:

  • Topo do Funil;
  • Meio do Funil;
  • Fundo do Funil.

Entender cada uma das etapas da jornada do consumidor é extremamente importante para a elaboração de conteúdos relevantes para os potenciais clientes.

Resumidamente, o topo do funil é o momento da descoberta, onde o cliente ainda não sabe que possui uma necessidade ou um desejo. E é nessa etapa que os conteúdos devem fortalecer a descoberta do cliente, trazendo para ele informações relevantes.

No meio do funil, é o momento da consideração, onde o cliente já descobriu que possui uma necessidade ou desejo e está considerando o consumo. Nesse momento é fundamental conteúdos mais aprofundados, que façam o cliente decidir pelo consumo, fazendo-o avançar para o fundo do funil.

No fundo do funil, é o momento que o cliente já considerou realizar o consumo, mas está na dúvida sobre qual marca consumir. É nesse momento que a divulgação deve ser mais direta e o conteúdo mais objetivo.

Sem dúvidas, a falta de fazer um planejamento, investindo em análise da jornada do consumidor, com criação de conteúdos relevantes para cada etapa vivenciada pelo cliente foi uma negligência da Influencer que serviu de lição para outras pessoas.

Nunca se espelhe em curtidas

Porque você não deve criar expectativas em curtidas? Simples, as curtidas não representam de fato o sucesso de vendas.

No caso da influencer o post divulgando suas camisetas teve mais de 30 mil curtidas, mas como vimos isso se traduziu em pouquíssimas vendas. As pessoas podem ter curtido o fato da coragem dela em se aventurar em um empreendimento, podem simplesmente curtir por curtir, ou curtir a imagem dela naquela foto. Ou seja, nenhuma comprovação de interesse na compra.

Dessa maneira, é imprescindível, entender o Marketing Digital, usando todas as ferramentas necessárias para a conquista do cliente. Inclusive, o Marketing de Conteúdo, uma das principais ferramentas que pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas.

As lições de Marketing aprendidas nesse exemplo da Arii são fundamentais para que você construa de forma sólida e eficiente a segmentação correta do seu público alvo. Se quiser saber um pouco mais sobre como usar o marketing de conteúdo para atrair o público certo, na hora certa e vender para eles clique aqui. Inscreva-se em no meu curso gratuito e descubra como duplicar suas vendas!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *