Marketing digital

Como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca?

Melhorar o engajamento no Instagram é algo que te demanda tempo? Esse é o desafio de todos os setores de marketing de uma empresa.

Há quem pense que o engajamento é somente a reação dos seguidores nos conteúdos publicados. Mas vai além disso! Mesmo que essa ação tenha a ver com a sua audiência, ter um público engajado é ir mais a fundo.

Preparamos um post com dicas excelentes para melhorar o engajamento no Instagram da sua marca. Quer descobrir quais são? Continue acompanhando e boa leitura!

O que é engajamento?

Antes de te mostrar como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca é necessário te apresentar o seu conceito. Engajamento são as formas como o seu público interage com a sua marca nas redes sociais.

Seja no feed ou nos stories, as principais formas de engajamento no Instagram são:

  • Curtidas no post do seu feed;
  • Comentários no feed;
  • Quando alguém salva seus posts;
  • Quando alguém envia seus posts;
  • Tempo em que a pessoa fica parada em seu post na timeline;
  • Envios de directs;
  • Interações e respostas nos stories;
  • Ações em seus stories, por exemplo, enviar para outra pessoa.

Para o Instagram, todas as ações citadas acima são uma forma do seu seguidor dizer que está interessado em sua marca.

banner conteúdo estratégico

Saiba como aumentar o engajamento no Instagram da sua marca

Pense: se o seu público não proporciona engajamento no Instagram da sua marca é porque, possivelmente, não está disposto a adquirir o seu produto ou serviço. O que quer dizer que, na maioria das vezes, as suas informações não estão sendo relevantes.

Mas como reverter essa situação?

Existe uma série de fatores que faz com que o engajamento no Instagram da sua marca aumente. Portanto, é necessário que você entenda e aplique todas essas informações em sua rede social.

Separamos algumas dicas importantes para aumentar o engajamento no Instagram da sua marca. Veja:

1. Use as hashtags de acordo com a sua marca ou assunto do post

Se você não sabe, as hashtags são hiperlinks dentro do Instagram. Ou seja, quando uma pessoa busca pela hashtags maquiagem, todas as imagens que a usaram irão aparecer para o usuário.

Posts com as hashtags certas têm a chance de aumentar o engajamento no Instagram consideravelmente. A cada uma hashtag usada corretamente, segundo levantamento da Sprout Social, o seu engajamento aumenta em 12,6%.

2. Envie o seu conteúdo para perfis estratégicos

Essa é uma excelente forma do seu conteúdo ser visualizado, mas pouco explorada pelas empresas. Portanto, ao publicar um conteúdo no feed ou stories, pense para quais perfis ele é relevante.

Faça uma lista e, depois, envie esse conteúdo via mensagem direta. Mas lembre-se que esse perfil não pode ser seu concorrente! Deve ser o seu público consumidor.

3. Não se esqueça de colocar a localização em suas postagens

Adicionar a localização em cada postagem que você faz em seu feed aumenta a visibilidade do post. E, consequentemente, melhora o engajamento no Instagram da sua marca. Estudos mostram que posts com localização tem 79% a mais de interação!

4. Mencione outros perfis

Ao mencionar outros perfis, a visibilidade do seu post aumenta. E, possivelmente, vai elevar a interação dele também. Pois o público do perfil mencionado vai querer saber o motivo de ele ser citado em seu perfil.

Por exemplo, se o seu segmento é de carros, você pode citar uma marca que acabou de lançar uma notícia. Assim, o seu feed se manterá atual e o engajamento no Instagram da sua marca irá elevar!

5. Faça publicações nos melhores horários

Na aba de informações do Instagram é possível ver quais os melhores horários para você postar, além dos dias da semana também. Essa informação ajuda você a saber quando os seus seguidores estão online, assim, é possível se programar melhor.

Por isso, tenha um calendário de postagens de acordo com os horários apresentados nessas informações. Ainda não tem o seu? Baixe nosso Modelo de Calendário Editorial gratuito.

6. Crie posts de perguntas

banner conteúdo estratégico

Uma das grandes sacadas para aumentar o engajamento no Instagram da sua marca é realizar perguntas aos seus seguidores. Portanto, seja no feed ou nos stories, você pode lançar enquetes para o seu público responder.

Questionamentos como: “o que vocês acham?”, “qual o seu preferido?”, “vocês têm alguma outra dica?” ou “qual a sua opinião?” são perguntas que estimulam o seu seguidor a responder. Consequentemente, o seu engajamento no Instagram irá aumentar!

7. Responda mensagens diretas e comentários

Essa é uma forma eficiente de gerar proximidade e interação com o seu público. Ao perceber a sua atenção, com certeza seus seguidores farão questão de comentar em posts futuros.

Da mesma forma, essa resposta mostra o quanto você se importa com os potenciais compradores, gerando um relacionamento mais próximo e sólido com quem acompanha o seu perfil.

É claro que nem sempre é possível responder a todos, especialmente se você tiver um volume maior de interações. Mas foque em responder pelo menos algumas interações diariamente, dando foco às mensagens diretas e interações com Stories. Essas interações exigem mais dedicação da pessoa que envia, o que pode significar um público mais qualificado.

8 . Utilize recursos interativos em seus stories

Não precisa ser somente imagem, vídeo ou boomerang para postar no Stories. Você pode usar os recursos dessa ferramenta para aumentar o engajamento no Instagram. Faça postagens com perguntas, enquetes e outros recursos que essa ferramenta disponibiliza.

9. Invista em boas imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Assim já dizia o bom e velho ditado. Portanto, invista em boas imagens para o seu perfil. Nada pior para uma rede social do que utilizar fotos de baixa qualidade e que não tenham luz ou visibilidade adequada. Isso é ponto negativo para a sua marca!

10. Escreva legendas que contenham uma história

Bons conteúdos são excelentes atrativos para aumentar o engajamento no Instagram da sua marca. Portanto, use o storytelling a seu favor. Conte a história da sua marca, mostre para o seu cliente como ela foi desenvolvida ou como está sendo feita a criação de um novo produto/serviço.

Se ele já te segue, ler o seu conteúdo é algo que ele deseja. Mas desde que seja atrativo.

11. Publique vídeos em seu feed

Não só de imagens vive o Instagram, mas de vídeos também. Por isso, use e abuse desse super recurso audiovisual. São bastante atrativos e aumentam o engajamento no Instagram.

Gostou das nossas dicas? São simples e totalmente eficientes!

Aposte em um bom conteúdo, imagens de excelente qualidade, vídeos bem feitos, posts com perguntas e todas os outros conselhos que demos acima. Com certeza, o engajamento no Instagram da sua marca irá aumentar!

Vale lembrar que a qualidade do conteúdo é determinante para ter engajamento no Instagram e em qualquer rede social. Por isso, você precisa aprender como produzir o conteúdo certo, para as pessoas certas e na hora mais indicada.

Por sorte, temos um treinamento gratuito que ensina exatamente como fazer isso. Quer aprender a produzir conteúdo de qualidade para o seu Instagram? Clique aqui e acesse gratuitamente o curso!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *