Marketing digital

Como aumentar a taxa de conversão do seu site: 9 ações efetivas

Diego Andrade
Escrito por Diego Andrade
2 min de leitura
Como aumentar a taxa de conversão do seu site: 9 ações efetivas

O objetivo de um negócio online, como um ecommerce, por exemplo, é vender. Portanto, uma das maiores preocupações para alcançar a meta, é encontrar estratégias eficientes para aumentar a taxa de conversão do site.

Mas afinal, o que é taxa de conversão? Ela é a forma que medimos o quanto os leitores realmente convertem ou compram seu produto, melhorando os resultados do seu negócio.

Além disso, muitas vezes um site não consegue ter visitas suficientes para ter vendas. Já em outras vezes a situação é ainda mais crítica pois o site tem visitantes, mas não consegue vender!

Assim sendo, para melhorar os resultados, é necessário investir em estratégias de otimização de conversão.

Embora possa parecer complicado colocar em prática todas ações que são necessárias para ter um site de qualidade, é parte fundamental para o sucesso do seu negócio investir um tempo para melhorar a taxa de clientes compradores.

9 ações para aumentar a taxa de conversão do site

Existem muitas técnicas e ações que podem fazer a diferença para melhorar a taxa de conversão e obter mais audiência para o seu site. Mas hoje vamos falar especificamente sobre 9 ações efetivas de marketing digital que tornarão o seu negócio um verdadeiro sucesso. Veja abaixo:

Opte por um design minimalista

É importante ter elementos que chamem a atenção, mas não é possível esquecer que o mais importante é o produto. Por isso o site precisa ter um design minimalista, deixando as partes mais chamativas por conta dos produtos e banners.

Se você analisar os grandes sites de venda com a Americanas, Ebay e a própria Apple, irá perceber que todos possuem um design limpo, com linhas retas e cores simples, com destaque para o que realmente importa.

Além de valorizar o produto, um tema mais simples tem a função de fazer com que seu site carregue mais rapidamente, melhorando a experiência do usuário.

Inbound Marketing

Uma das estratégias mais comuns para quem trabalha com vendas online, é o Inbound Marketing.

Essa é uma das técnicas mais eficazes para atrair o cliente, e apenas mostrar seu produto quando ele já estiver pronto para compra.

As pessoas, antes de comprar um produto, costumam pesquisar sobre o problema e sobre a solução. Apenas depois disso eles já estarão preparadas para converter.

O Inbound Marketing entende isso, e te ajuda a colocar em prática a estratégia para atrair o cliente em todas as fases e depois levá-lo direto para fazer a aquisição.

Otimização SEO

Mesmo com boas fotos, produtos de qualidade e eficiência na navegação, se não existirem visitas não haverá vendas.

Por isso, uma das grandes estratégias dessa agência digital em Lisboa é fazer a otimização SEO de títulos, imagens e textos, aliados a um conteúdo de qualidade.

Com esse conjunto de técnicas, o posicionamento das páginas sobe nos mecanismos de buscas, aumentando assim os leitores e consequentemente, a taxa de conversão.

Valorize o produto

O cliente precisa saber o que está comprando. Portanto dedique tempo para tirar boas fotos e escrever uma descrição detalhada.

Vídeos também costumam ser eficientes para mostrar a função do produto ou do serviço prestado.

Campo para avaliação do produto

Colocar um campo para avaliação é um ponto extra para deixar seu prospecto mais confortável antes de realizar a compra.

As pessoas gostam saber a opinião de quem já comprou antes de tomar a decisão final.

Testemunhos de compra

É importante saber que nem sempre o cliente se sentirá seguro com relação a compra, por isso outra tática eficiente é adicionar testemunhos.

Eles devem possuir fotos reais e ser, de preferência, do seu público-alvo para que os futuros compradores se identifiquem e sintam-se mais confiantes com o produto.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais como o Facebook e o Instagram são grandes aliados na hora de fazer a publicidade e divulgação do seu negócio.

Mais uma vez, lembramos a importância de ter fotos de qualidade e boas descrições.

Os seguidores das redes sociais devem ser considerados possíveis clientes, por isso mantenha um bom relacionamento com eles, tenha perfis atualizados, com posts constantes.

Utilize botões de ação

Se você quer incentivar o usuário a fazer alguma coisa, utilizar os botões de conversão (call to actions) é uma técnica que costuma funcionar.

Eles têm o poder de estimular o cliente a realizar uma ação, como uma compra, solicitar um orçamento, compartilhar uma publicação.

Mas é fundamental que esse elemento esteja no lugar correto, tenha cor de destaque e contraste com o restante da página.

Tenha um site amigável

Opte por um conjunto de ações que façam com que o site seja considerado amigável.

Para isso, busque estratégias para ter um URL rápido, com design responsivo (que se adeque ao tamanho da tela), e outros elementos que resultem em uma boa experiência para o usuário.

E então, gostou das dicas para aumentar a taxa de conversão de seu site? Agora é aplicá-las e ver os resultados aparecerem em seu negócio. Bons negócios!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *