Vendas

Como aumentar as vendas com marketing de conteúdo?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Como aumentar as vendas com marketing de conteúdo?

como aumentar as vendas com marketing de conteúdo

Não sabe como aumentar as vendas com marketing de conteúdo em seu negócio? Tem investido em marketing de conteúdo, mas não vê nenhum resultado? Muitos empreendedores experimentam o desgosto de ver todos os seus esforços indo por água abaixo.

A geração de conteúdo não é muito difícil, mas decidir o que publicar pode ser muito complicado. Entretanto, o que você talvez não compreenda é que suas vendas dependem de fatores distintos e não só do conteúdo.

Contudo, aplicar as coisas certas e conseguir resultados satisfatórios é muito mais fácil do que você imagina. Você só precisa compreender onde investir a sua atenção para aumentar as vendas com marketing de conteúdo de verdade.

Vou apresentar neste artigo algumas técnicas e dicas incríveis para você aumentar suas vendas através do conteúdo. Está preparado? Então, vamos em frente!

O marketing de conteúdo realmente funciona?

Você pode ser a pessoa mais cética do mundo, mas é inegável que o marketing de conteúdo funciona. Prova disto, é que as empresas estão movimentando as suas verbas de publicidade para o marketing de conteúdo.

Empresas que gastavam fortunas em comerciais de TV que nada adiantavam, estão migrando para as plataformas de geração de conteúdo. Com isso elas estão impulsionando a sua estratégia para atrair e fidelizar clientes.

No entanto, se você precisa de números para se convencer, aí vão alguns deles:

  • Negócios que possuem um blog geram 60% mais oportunidades em comparação com as empresas que não usam essa ferramenta;
  • Blogs atrelados a sites corporativos geram a indexação de 434% de páginas a mais pelos mecanismos de pesquisa;
  • Prospects provenientes de buscadores possuem uma taxa de conversão de 14,6%, quatorze vezes maior que leads conquistados pela maneira tradicional;
  • Os consumidores gastam metade de seu tempo online absorvendo conteúdo;
  • 70% dos clientes afirmam que as estratégias de marketing de conteúdo os aproximam das empresas.

Mas, o que estes números querem dizer?

Primeiro blogs são chamativos, geram autoridade e relevância para sua audiência, o que se traduz em maiores oportunidades de negócio.

Já a indexação expressiva de páginas é uma consequência. Enquanto os sites corporativos são estáticos, os blogs são veículos utilizados para a geração de conteúdo. Mais conteúdo publicado = a mais páginas indexadas, ou seja, mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa (mais oportunidades).

E por que pessoas provenientes de visitas orgânicas convertem mais? Essa é fácil!

Os potenciais clientes que buscam informações de sua empresa no Google, por exemplo, possuem um interesse natural. Por isso estão mais propensos a se transformar em clientes.

Por último, consumidores passando metade do tempo absorvendo conteúdo quer dizer mais chances de atrair clientes. Aliás, se eles estão dizendo que se sentem mais próximos das empresas, quem é você para duvidar?

Conclusão? Sim, o marketing de conteúdo funciona, mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Agora você precisa descobrir como obter uma fatia deste bolo generoso para você. Também precisa conhecer as técnicas necessárias para tornar a geração de conteúdo de sua empresa eficaz. Então, vamos lá!

Como aumentar as vendas com marketing de conteúdo?

Há dois fatores que podem influenciar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Para torná-los mais didáticos, vamos chamá-los de fatores internos e externos.

Como os nomes sugerem, os fatores internos dizem respeito as medidas tomadas dentro de sua empresa. Ou seja, a preparação de seu time de vendas e marketing para receber os leads gerados pelo marketing de conteúdo.

Os fatores externos, por sua vez, dizem respeito a geração de conteúdo. Como por exemplo, suas publicações e peças criadas para atrair pessoas ao seu site, blog, canal do Youtube, etc. Chamamos eles assim, pois são destinados a pessoas que ainda não são clientes, e não podem ser dominados por você.

Agora que conhecemos a definição dos fatores que influenciam a eficácia de sua estratégia, podemos seguir em frente. Vamos descobrir algumas dicas para usar o marketing de conteúdo como ferramenta de vendas de uma vez por todas.

Fatores internos para aumentar as vendas com marketing de conteúdo

Comecemos pelos fatores internos, afinal, uma empresa despreparada não consegue vender, nem mesmo com o marketing estratégico mais eficaz. São elas:

1.      Sinergia

A primeira dica é a mais importante de todas. A sinergia quer dizer conectar todos os departamentos da empresa para falar a mesma língua e buscar pelo mesmo objetivo.

O problema número #1 na maioria das organizações é manter os seus departamentos afastados. Isso acontece principalmente com os setores de marketing e vendas. Essa distância entre eles gera ausência de informações relevantes, competição e perca de dinheiro.

Se você quer aumentar as vendas com marketing de conteúdo, comece por garantir que todos os seus colaboradores compreendam isso. Quais os objetivos da empresa com o marketing de conteúdo e quem será atraído com cada peça de conteúdo criada? Responda essa pergunta para começar.

Veja o nosso checklist:

  • Todos conhecem a persona da empresa?
  • Conseguem identificar um lead qualificado?
  • Compreendem a jornada do comprador e sabem como interagir com ele em cada etapa?
  • Têm conhecimento dos objetivos da organização com o marketing de conteúdo?
  • Entenderam as etapas do processo de vendas e sabem aplicá-las?

Ao responder essas questões fica mais fácil seguir em frente. Da mesma forma, a sua equipe estará se preparando para o que vem a seguir.

2.      Comunicação interna

Depois de garantir que todos possuem a informação correta dentro de sua empresa, é hora de promover o diálogo. Não permita que as dúvidas e achismos comprometam a sua estratégia de vendas com marketing de conteúdo.

A maioria das empresas falha simplesmente porque sua equipe interna não está preparada para receber novos clientes. O time de vendas não sabe o que o setor de marketing está fazendo e vice-versa. Você precisa mudar isso para aumentar as vendas com marketing de conteúdo de verdade.

É uma boa ideia criar canais de comunicação efetivos entre os departamentos de sua empresa, e eles já existem. E-mail, telefone, Whatsapp, Skype e outros são excelentes ferramentas de comunicação interna também. Mas você precisa incitar os seus colaboradores a usá-las sempre que necessário.

3.      Funções bem definidas

Com certeza você já se deparou com uma situação em que as pessoas desconheciam o que deveriam fazer de fato. Isto é um problema gigantesco para suas vendas e finanças.

Provavelmente, isso quer dizer que você tem muitas pessoas fazendo a mesma coisa e todas ignorando ações que mereciam atenção. Por exemplo: seu time de marketing está ligando para o cliente, enquanto o departamento de vendas deveria fazer isso.

Defina as funções e metas de cada departamento. Quantas visitas devem ser atraídas para o site? Quantos leads por mês você precisa? Passe estes números para o seu time de marketing.

Quantos contatos o vendedor deve fazer antes de desistir do lead? Quanto tempo após receber o prospect o seu vendedor deve contata-lo? Deixe isto claro para o departamento de vendas.

4.      Acompanhamento e mensuração

Sinergia criada, incitada a comunicação e funções bem definidas é hora de medir os resultados. Dirija-se ao Excel ou software de mensuração para ver como as coisas estão acontecendo na prática. Acompanhar o trabalho e medir os resultados é a melhor forma de conhecer os verdadeiros números da empresa. Assim, você será capaz de encontrar novas oportunidades para vender mais com marketing de conteúdo.

O seu esforço até aqui de nada vai adiantar se você não puder medir (em números precisos) o que sua empresa vem atingindo. Só assim você descobre os pontos que devem ser melhorados. Mensurar é o ato mais importante em marketing de conteúdo e você tem todas as ferramentas que precisa.

Use o Google Analytics para ter uma ideia das visitas em seu site. Crie metas dentro da ferramenta para conhecer a jornada do comprador. Emita relatórios semanais e mensais de suas vendas. Confira o feedback de seus colaboradores e assim por diante.

Está dando certo? Ótimo, persista! Não está dando certo? Volte à prancheta e comece tudo novamente!

Fatores externos para melhorar os resultados das vendas com marketing de conteúdo

Vamos conhecer agora algumas dicas para melhorar os fatores externos de sua empresa que afetam o seu marketing de conteúdo. Tome nota!

1.      Crie conteúdo para diferentes compradores

banner definindo sua persona

Quando você decide trabalhar com o marketing de conteúdo, precisa compreender que as pessoas são completamente diferentes. Uma audiência ampla vai ser dividida em pequenos grupos, de acordo com o nível que estão no funil de vendas.

O que quero dizer é que você não pode produzir conteúdos genéricos e achar que vai agradar a todos. Uma pessoa que está no topo de funil ainda precisa conhecer termos simples do mercado e entender o seu produto. Sendo assim, este é conteúdo que você precisa gerar para eles.

Uma pesquisa com os seus clientes e vendedores pode render algumas ideias para suas peças de marketing de conteúdo. As dúvidas mais comuns, por exemplo, podem se tornar peças de conteúdo muito úteis.

2.      Defina metas de conversão

Qualquer conteúdo criado para vender com marketing de conteúdo precisa ter um objetivo claro. Em outras palavras, você deve gerar meios para que as pessoas façam a compra ou contratem a sua empresa.

O primeiro passo para saber se sua estratégia de marketing de conteúdo funciona é criar metas. Através delas, os objetivos de sua empresa ficam evidentes e você consegue mensurar melhor os seus resultados.

As metas de conversão também vão variar de acordo com o estilo de conteúdo criado. Um blog post para atrair pessoas para o seu blog, poderia conter um link para página de captura. Um post de conversão além de incitar a inscrição também pode oferecer uma amostra do produto e assim por diante.

3.      Não se esqueça do SEO

Já falamos que as visitas vindas dos mecanismos de pesquisa convertem mais e rápido. Então, seria uma bobagem você não utilizar desta ferramenta para aumentar as vendas com marketing de conteúdo.

Comece por definir as palavras-chave ideais para sua empresa e trabalhe-as em seu conteúdo. A regra é básica: palavra-chave no título, um subtópico pelo menos, densidade de 1%, meta descrição, URL, etc… etc. Você provavelmente já conhece essas regrinhas, não é mesmo?

Contudo o ponto mais importante é fornecer respostas simples para as dúvidas de seus leads e potenciais compradores. Novamente, o diálogo com o time de vendas e marketing será preciso para definir as perguntas certas e respostas adequadas.

4.      Ofereça amostras grátis de seu produto ou serviço

Algumas pessoas passam anos acompanhando a sua empresa e simplesmente não compram, por quê? Mesmo que você tenha a melhor estratégia em suas mãos, o receio em comprar pode estar ligado àquilo está oferecendo.

Como resolver isso? Amostras grátis! Todo mundo adora um presente grátis, um bônus, um prêmio ou qualquer coisa do gênero. Então, por que não dar isso ao seu potencial cliente para terminar de convencê-lo?

Mas, e quando o seu produto simplesmente não tem uma versão grátis? Neste caso, você pode oferecer um produto de ticket baixo, chamado de tripware. Ele possui um valor irrisório apenas para gerar a confiança que você precisa para vender o produto mais caro.

Resumindo…

Neste artigo você viu os números reais de como o conteúdo pode ser eficaz para sua empresa. Também descobriu algumas técnicas e dicas básicas para melhorar os resultados das vendas com marketing de conteúdo.

Você acompanhou como fatores internos (seus colaboradores) e externos (conteúdo e ferramentas) podem influenciar os seus esforços. Viu na prática como esses dois fatores podem ajudá-lo a tornar o marketing de conteúdo uma ferramenta de vendas.

Espero que este artigo tenha sido útil e possa ajudá-lo a aumentar as vendas com marketing de conteúdo rapidamente. Eu tenho certeza que se você aplicar essas dicas, sua equipe estará preparada para receber novos clientes. Mas não se esqueça de oferecer conteúdo qualificado para cada um de seus potenciais clientes.

Agora eu gostaria de convidá-lo para baixar o nosso guia de vendas com marketing de conteúdo. É o ebook “Como Vender mais com blog”. O download é 100% grátis. Nele você aprende como transformar o seu blog em uma verdadeira máquina de vendas.

 

como-vender-mais-com-blog-banner

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Como aumentar as vendas com marketing de conteúdo?”

Como Ganhar Dinheiro com Publicidade em Blogs de Maneira Eficiente

[…] ela for agregada com Marketing de Conteúdo então fica ainda mais […]