Vendas

Bens de Veblen: Saiba como vender itens de consumo ostentatório

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Bens de Veblen: Saiba como vender itens de consumo ostentatório

Bens de Veblen, ou bens de consumo ostentatório, são uma categoria de bens materiais de consumo caracterizados por apresentarem uma relação distinta entre demanda e preço. No caso dos Bens de Veblen, a procura pelo produto é proporcional a elevação dos preços, o que em si é uma contradição com a lei da oferta e da procura, que se aplica a outras circunstâncias, públicos e tipos de mercadorias.

Sendo assim, os bens de consumo ostentatório são bens de luxo, tais como: vinhos, joalherias, carros de luxo, obras de arte, vestimentas desenhadas por grandes estilistas, dentre outros. Essas mercadorias são procuradas justamente por possuírem um preço mais elevado, o que gera status ao consumidor e o sentimento de exclusividade.

O consumo de Bens de Veblen é uma função do Efeito de Veblen, que é justamente esse interesse pela aquisição de bens devido o preço elevado que eles possuem. Esta denominação é uma homenagem ao economista e sociólogo norte-americano Thorstein Veblen, que foi o primeiro pesquisador a identificar o consumo ostentatório como uma forma de obter prestígio social em sua obra The Theory of the Leisure Class (1899).

Como você pode perceber, há diversos tipos de bens que não são adquiridos com o objetivo de proporcionar status social, mas apenas saciar necessidades básicas, oferecer maior conforto e entretenimento ou até mesmo propiciar uma solução para o consumidor. Deste modo, a posse do objeto não significa um fator de prestígio perante a sociedade. Já os bens de veblen se enquadram em uma categoria distinta.

Mas por que essas mercadorias são importantes e como vendê-las? Saiba mais neste post!

Qual a importância dos Bens de Veblen para a economia?

Os Bens de Veblen são adquiridos por um grupo muito específico de pessoas e bem menor do que outros públicos de consumidores. No entanto, por mais que esse conjunto de pessoas seja restrito, como o valor elevado é o que determina a compra, com poucas vendas uma empresa voltada para esse público em especial consegue obter uma alta margem de lucro.

Sendo assim, esses consumidores que prezam por bens de consumo ostentatório possuem uma grande contribuição para o setor econômico. Além disso, como buscam por produtos cada vez mais inovadores, distintos e com qualidade, possibilitam o investimento em novas tecnologias e possibilidades por parte de empresas direcionadas a atender esses clientes.

Por exemplo, no setor automobilístico são desenvolvidos diversos automóveis extremamente luxuosos e com uma infinidade de comandos, tecnologias e possibilidades que demandam um alto investimento por parte das empresas para desenvolvê-las.

Deste modo, se não houvesse um público disposto a adquirir esses bens de consumo por um valor alto, não poderia existir tanto investimento, pois outros públicos consumidores valorizam mais a relação custo-benefício ou apenas o preço da mercadoria.

Além disso, de acordo com a pesquisadora Camila Matile Silveira, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), grandes conglomerados de luxo são menos afetados por crises econômicas.

banner conteúdo estratégico

Como vender essa categoria de produtos?

Se interessou por esse público de consumidores? Então acompanhe a seguir algumas dicas de como identificar e compreender as aspirações que movem esses clientes:

1. Conheça bem o público-alvo

O primeiro passo para conquistar esse público é conhecê-lo. A pesquisadora Camila Matile Silveira menciona em seu estudo “Análise do comportamento de consumo no mercado de luxo no Brasil e compreensão do comportamento de compra”, publicado em 2015 pela UNICAMP, que, de modo geral, a obtenção de bens de consumo ostentatório leva em consideração questões de ordem psicológica e de enquadramento social, enquanto fatores relacionados às vantagens do produto, como qualidade, segurança, confiabilidade conforto e design são consideradas secundárias.

Portanto, identifique quais produtos a sua empresa pode oferecer que apresentem as características que melhor atendam as necessidades desse público que preza pela exclusividade e status social que uma mercadoria pode oferecer.

2. Utilize o marketing de conteúdo a seu favor

De acordo com pesquisa realizada pelo IAB e ComScore, o investimento com marketing digital vem crescendo no mundo todo e tem previsão de crescimento de 12% ao ano até 2021. Isto é, as pessoas estão cada vez mais conectadas, principalmente o público de consumidores de bens de Veblen.

Sendo assim, uma ótima forma de conhecer mais e atrair esse público de consumidores é utilizando estratégias de marketing digital a partir da produção de conteúdo voltado especificamente para esse grupo de pessoas.

A partir da elaboração de conteúdo você pode criar a consciência sobre o seu produto, valorizando o item e qualificando a audiência.

Desta forma, após conhecer o que atrai esse público e planejar como você dentro do seu ramo pode oferecer um produto diferenciado e exclusivo para esses consumidores, invista em produção de conteúdo que aborde sobre as características e vantagens que ele pode proporcionar.

Lembre-se: é fundamental focar na experiência do prestígio social que o seu produto pode oferecer ao seu cliente em primeiro lugar e deixar as demais características em segundo plano, como conforto, segurança, etc.

Outra vantagem do marketing digital é que ele tem a capacidade de fidelizar o seu cliente, pois deste modo você mantém frequentemente a comunicação com o seu público-alvo. A comunicação é de extrema importância para os negócios, pois é a partir dela que você conseguirá avaliar o desempenho da sua empresa, aprimorar estratégias e investir de forma mais acertada.

Conclusão

Como você pode perceber, o mercado de bens de consumo ostentatório é uma ótima oportunidade para negócios, mas, claro, é fundamental que você pesquise bem antes sobre o seu público-alvo para compreender os desejos e necessidades que ele possui, que não são semelhantes às de outros consumidores.

Além de investir na compreensão sobre os consumidores de Bens de Veblen, é fundamental que você aplique as estratégias de produção de conteúdo para marketing digital de forma qualificada para que esse novo empreendimento traga no menor tempo possível os melhores resultados para a sua empresa.

Gostou deste post sobre consumidores de Bens de Veblen? Não deixe de conhecer também o Curso Conteúdo Estratégico e aprenda como produzir o conteúdo certo, a fim de atrair seus consumidores e vender mais.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *