Marketing digital

Para que serve um blog corporativo e como criar um?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Para que serve um blog corporativo e como criar um?

Chamamos de blog corporativo a utilização deste canal no cotidiano das empresas. Ou seja, utilizar o blog para atrair clientes, divulgar notícias de marketing, mercado ou até mesmo internas.

blog corporativo

A principal necessidade de criar um blog para sua empresa é justamente ter o controle completo do conteúdo. Ao contrário do que acontece nas redes sociais, por exemplo, no blog de sua empresa você é o chefe. É o empreendedor ou equipe de marketing que decide o que, por que e quando deve ser publicado.

Deste modo, fica mais fácil atrair os visitantes e transformá-los em clientes futuramente. Mas nem tudo são flores! O blog dentro de sua empresa pode ser utilizado para diferentes finalidades e suas vantagens para gerar negócios são visíveis.

No entanto, para ter sucesso com um blog empresarial você precisa compreender essa ferramenta e tomar alguns cuidados na estruturação dela. Veja neste artigo tudo o que você precisa saber sobre blog corporativo. Aprenda de uma vez por todas como usar este canal de conteúdo a favor de seu negócio. Está pronto?

Para que serve um blog corporativo?

Nos últimos anos se tornou muito comum que as empresas mantenham um blog atrelado ao site institucional. Contudo, nem todas essas empresas compreendem de fato os benefícios de um blog para sua estratégia de marketing de conteúdo e todo o negócio.

Eu acredito que devemos ter clareza sobre o motivo pelo qual fazemos as coisas, independente de quais sejam. Por isso, separei abaixo boas razões para você pensar em criar um blog corporativo hoje mesmo.

banner minbound

1. Mais tráfego para o seu site

Na pesquisa da Rock Content de 2016 sobre o marketing de conteúdo ficou evidente esse potencial. As empresas que usaram blogs conseguiram três vezes mais tráfego do que aquelas que não o fizeram. Além disso, as que publicaram 13 vezes ou mais tiveram o dobro de tráfego de suas concorrentes.

Isso mostra o potencial de um blog corporativo para gerar tráfego para o seu site. A melhor parte é que a maioria dessas visitas ocorre de forma orgânica, ou seja, sem nenhum investimento direto de dinheiro.

A razão para isso é que quanto mais conteúdo você publica, mais páginas são indexadas pelos buscadores. Assim as suas chances de aparecer nos primeiros resultados das buscas aumentam. Em outras palavras, as probabilidades de seu potencial cliente encontrar o seu conteúdo e sua empresa crescem.

Agora imagine gerar tráfego grátis e ilimitado todos os dias. Já pensou em gerar visitas para o seu site 24 horas por dia e sem interrupção. É exatamente isso que acontece com um blog corporativo. Ao contrário de uma campanha de anúncios, por exemplo, os artigos de seu blog ficam disponíveis por tempo indeterminado. O que gera visualizações somatórias de seu conteúdo.

2. Reduzir custos de marketing

Você provavelmente já sabe que investir em anúncios pode sair muito caro. Especialmente quando se terceiriza essa prática ou não se tem conhecimento do assunto. No caso de blogs a situação é outra.

Sua empresa consegue criar um blog em poucos minutos, com apenas alguns cliques. A taxa de manutenção destes canais também costuma ser muito baixa. E mesmo que você decida terceirizar a produção de conteúdo, o investimento ainda é menor que em outras estratégias de marketing.

Para você ter uma ideia qualquer pessoa é capaz de criar um blog, inclusive, existem serviços gratuitos para isso. Essa facilidade torna o marketing de conteúdo com blogs a estratégia mais barata que se tem notícia.

Então, caso queira investir na captação de clientes de forma mais barata e simples, experimente criar um blog para sua empresa. Além do baixo custo o retorno é muito mais consistente que em outras mídias.

3. Gerar autoridade para a marca

O que você acha de ser uma referência em seu nicho? Que tal as pessoas acessarem o seu site em busca de informações do mercado, até mesmo os seus concorrentes? Bom, graças ao blog corporativo agora ficou mais fácil gerar autoridade e reconhecimento para sua marca.

Com ele você cria conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação, educa seus potenciais clientes e destaca a sua marca. Desde que você faça um bom trabalho, logo será reconhecido por potenciais clientes, parceiros e concorrência.

Talvez não esteja claro a vantagem de ter autoridade no mercado. Mas a verdade é que quando se tem reconhecimento e uma audiência você pode vender qualquer coisa, para qualquer um. O motivo para isso é simples, os consumidores adoram consumir conteúdos dos líderes de mercado.

4. Interação com potenciais clientes

O maior benefício da internet para as empresas é a comunicação direta com seu público-alvo. Através de canais como o blog corporativo e redes sociais é possível criar conversas interativas com sua audiência. E isso é ótimo!

Não é segredo para ninguém que as pessoas gostam de participar e de conversar. Aqueles monólogos chatos das empresas, que fazíamos antigamente, não trazem mais resultados. Agora o cliente quer ouvir e ser ouvido.

Exatamente por isso os blogs nas empresas têm se destacado. Nessas páginas, o seu leitor consegue comentar todos os posts e interagir diretamente com a marca. Essa “democracia” ajuda a entender a sua persona, receber feedback e gerar relacionamento.

Logo, se a sua audiência está meio parada e não interage com você, crie um blog corporativo. Leve os seus potencias consumidores para dentro de sua empresa e mostre a eles o quanto são importantes. Essa é uma excelente opção para gerar mais engajamento com seus seguidores ou fãs.

5. Gerar novos negócios

O maior intuito do marketing de conteúdo é gerar vendas para o seu negócio. Mesmo que você publique conteúdos gratuitos, em algum momento é preciso abrir a oportunidade para os seus leitores se tornarem clientes da sua empresa.

O blog corporativo é uma excelente ferramenta para isso. Ao ajudar as pessoas nos momentos que mais precisam, suas chances de fazer uma venda aumentam. Basta você pensar da seguinte forma: você compraria de um completo desconhecido ou de alguém que lhe dá informação útil e de graça?

Existem grandes chances de você escolher a segunda opção, com seus potenciais compradores acontece o mesmo. Ao precisarem adquirir o produto/ serviço vendido pela sua empresa, eles instintivamente vão lembrar-se da sua marca.

É o ditado seja visto para ser lembrado em ação. Mas também a reciprocidade ajuda a tornar isso verdade. Como você tem ajudado sua audiência sem pedir nada em troca, elas estão mais prontas para recompensá-lo de alguma forma, o que significa comprar de você na maioria das vezes.

banner minbound

Criando um blog corporativo em 4 passos:

Depois de compreender as vantagens de um blog empresarial para o seu negócio, o próximo passo é criar um. Mas neste artigo não vou mencionar questões técnicas nem o passo a passo para instalar um blog.

Se você quer informações técnicas sobre isso, sugiro ler o artigo “Como criar um blog passo a passo”. Nele eu explico todos os detalhes, desde a escolha da hospedagem até a configuração do WordPress. Tudo isso revelado em um artigo completo e com uma linguagem bem simples, para que qualquer pessoa possa entender. Além disso, ilustrei alguns passos com vídeos para ficar mais fácil.

Abaixo você encontra alguns pré-requisitos para ter sucesso com o seu blog corporativo. Como a concorrência por este canal de comunicação tem aumentado você precisa se destacar. Para isso, veja 4 passos importantes na hora de criar o seu blog corporativo.

1. Escolha da plataforma


Existem dezenas ou até centenas de plataformas para hospedar blogs e gerenciar conteúdos. Cada uma delas tem suas particularidades, pontos positivos e negativos. Veja abaixo as mais comuns:

Como você viu o WordPress tem duas opções. A primeira está auto-hospedada nos servidores da empresa. Permite a criação de blogs gratuitos, mas você também pode contratar um dos planos para usar domínio próprio e ter mais espaço de armazenamento. A segunda exige que você tenha uma plataforma de hospedagem e domínio.

O blogger é parecido com o WordPress.com, mas pertence ao Google. Permite a criação de diversos blogs em seu diretório e também a personalização do domínio. Até onde eu sei é completamente grátis.

Qual o melhor?

Depende dos recursos que você deseja investir e seus objetivos. Particularmente já usei as três opções da lista acima. Com todas elas alcancei bons resultados.

Mas para ter mais profissionalismo e controle eu recomendo o WordPress.org. Nessa opção o site pertence somente a você e, por isso, tem total controle das postagens, usuários, plugins e assim por diante.

2. Templates e plugins

O template de um blog é a cara dele, os aspectos visuais organizados de forma bonita e estratégica na tela do computador. Assim como as plataformas de blog, existem temas pagos ou gratuitos. Novamente dependerá de você para escolher o melhor.

Como regra geral os gratuitos são livres na internet, não possuem exclusividade ou suporte. Se isso for um problema para você, então contrate um template pago ou desenvolva um para sua empresa.

Já os plugins são pequenas extensões do WordPress que permitem adicionar recursos em seu blog. Eles funcionam como vitaminas no seu site, sem que você precise programar uma única linha de código. Existem milhares de plugins e para qualquer coisa que você imagina. Além de economizar recursos ao desenvolver um site, também reduz o tempo de conclusão do projeto.

Templates e plugins são úteis para dar vida ao seu blog e torná-lo único. Por isso, faça uma lista com alguns deles para melhorar a experiência do usuário em seu site. Algumas dessas opções também ajudam a melhorar os resultados de seu blog e acompanhar as métricas, então não negligencie esse passo.

3. Otimização de seu blog

banner checklist seo

Blog criado e disponível na internet, é hora de garantir que as pessoas vão ler o seu conteúdo. Para fazer isso procure conhecer sobre SEO – Search Engine Optimization. É um conjunto de regras que visa sinalizar aos buscadores do que se trata seu conteúdo. Deste modo, suas páginas são destacadas nos resultados e você obtém mais tráfego orgânico.

O tráfego orgânico cresce a medida que você gera mais conteúdo, cuida da qualidade de seus artigos e faz pequenas correções no código do seu site. No entanto, como os algoritmos dos mecanismos de pesquisa mudam constantemente, mantenha-se atualizado sobre o assunto.

Entre as coisas indispensáveis para um bom desempenho com o Google, por exemplo, estão:

  • Ter um site responsivo que se adapta a diferentes dispositivos e telas;
  • Adicionar um sitemap ao seu blog;
  • Inserir links internos e externos em suas publicações;
  • Preencher o título, descrição e alt da imagem com sua palavra-chave principal;
  • Trabalhar a keyword do texto nas tags H1, H2 e H3 da página;
  • Colocar uma meta descrição em todas as páginas e artigos do blog;
  • Enriquecer o seu conteúdo com termos semânticos para melhorar o ranqueamento;
  • Ganhar links de outros sites;
  • Entre outros.

4. Estratégia de conteúdo

O último passo para criar um blog corporativo de sucesso é sua estratégia de conteúdo. As informações que você publica nesse canal é que irão atrair e fidelizar as pessoas com sua marca. Esses artigos precisam ter qualidade, utilidade para sua persona e fazer o lead comprar de você.

A melhor forma para alcançar todos esses resultados é com um planejamento de marketing de conteúdo. Nele você consegue detalhes do seu público-alvo e gera os conteúdos certos, na hora certa e para as pessoas certas.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz você garante que os seus conteúdos tenham legitimidade e conexão entre si. O que evita desperdiçar tempo e dinheiro publicando textos sem nexo na internet.

Se você quer realmente ter sucesso com seu blog corporativo esse é um dos passos fundamentais. E mesmo que você já tenha um blog, mais sem resultados, ainda é possível melhorar esse ponto. Para ajudá-lo criamos o Guia de Implantação Grátis do Marketing de Conteúdo. Descubra nesse ebook completo o passo a passo para criar uma estratégia poderosa de conteúdo e com resultados.

Não se preocupe, pois o ebook foi pensado para empreendedores e pessoas sem nenhuma experiência com conteúdo. Logo, eu tenho certeza que você vai aprender muito com ele. Faça o download agora mesmo!

banner minbound

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *