BuzzSumo: Conheça essa ferramenta de SEO poderosa!

Conhecer as palavras mais buscadas no Google e assuntos populares nas redes sociais é muito útil para sua estratégia de conteúdo. O BuzzSumo é uma ferramenta de SEO poderosa e fornece o monitoramento de redes sociais.

buzzsumo ferramenta de seo poderosa

Você já conhece? Sabe como usar e aproveitar as oportunidades em prol de seu negócio?

Veja neste artigo como usar o BuzzSumo para melhorar os seus resultados com o marketing de conteúdo e SEO. Está preparado?

O que é BuzzSumo?

O BuzzSumo é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais. Através dela você consegue descobrir os assuntos mais quentes do momento e os influenciadores nas redes sociais.

A ferramenta de SEO poderosa avalia os compartilhamentos em redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e Google+. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ela também pode ser útil na geração de conteúdo da sua empresa.

banner checklist de seo

No site é possível fazer pesquisas gratuitas ou contratar um dos planos a partir de US$ 79 dólares mensais. A plataforma de monitoramento de redes sociais também permite o teste de seus planos pagos por 14 dias.

Veja a seguir como usar o BuzzSumo como uma ferramenta poderosa de SEO e marketing de conteúdo.

Para que serve?

Monitorar as redes sociais é uma das funcionalidades mais populares do BuzzSumo. Entretanto, se bem aproveitada, a ferramenta pode trazer insights poderosos para sua estratégia de conteúdo.

Abaixo estão as duas funções mais marcantes do BuzzSumo e algumas sugestões para usá-la em seu marketing de conteúdo e estratégia de SEO. Vamos conferir?

1. Conhecer os assuntos populares

Imagine conhecer os temas mais populares nas redes sociais, mais compartilhados e que fazem sucesso com os top-influenciadores de seu mercado? Isso é possível e muito fácil ao usar o BuzzSumo.

Como usá-la em sua estratégia de conteúdo?

Aproveite os temas populares nas mídias sociais e crie posts para seu blog ou perfis sociais de sua empresa. Investir em assuntos do momento é uma ótima forma para atrair mais tráfego para seu site e gerar engajamento com seus fãs.

E quanto ao SEO, como isso é útil?

Bom, se o tema é popular com certeza tem pessoas buscando por ele, concorda? É assim que você aproveita os resultados do BuzzSumo para gerar mais tráfego orgânico.

Mas atenção: valide as oportunidades com uma ferramenta de pesquisa de palavras-chaves. Assim você descobre as palavras mais buscadas no Google e melhora as chances de atrair novos visitantes.

2. Encontrar oportunidades de backlinks

O BuzzSumo também apresenta os principais backlinks para cada um de seus resultados. Através desse recurso você consegue descobrir os sites mais interessados em seu conteúdo.

Por isso, analise os sites que mais compartilham conteúdos de seu mercado. Em seguida, entre em contato com eles e procure fazer uma parceria. Você pode sugerir a adição de um link de seu blog no site deles, ou quem sabe trocar guest posts.

O BuzzSumo também ajuda a encontrar os domínios mais dispostos a esse tipo de parceria, o que facilita seu trabalho de link building.

Apenas não se esqueça de avaliar bem cada backlink e a reputação de todo o site. É importante firmar parcerias com sites que possuem uma estratégia de conteúdo bem fundamentada.

Como usar o BuzzSumo?

Agora que você já sabe o que é o BuzzSumo e como usá-lo como ferramenta poderosa de SEO e marketing de conteúdo, vamos prosseguir.

Veja alguns passos para usar o BuzzSumo, fazer suas pesquisas, encontrar os melhores conteúdos e ter mais resultados. Confira!

1. Pesquise por domínio ou palavra-chave

pesquisa no buzzsumo

Você não precisa fazer o cadastro ou login se não quiser. Mas ao se registrar no BuzzSumo tem acesso a uma Dashboard mais completa e interativa. Mas lembre-se que o registro não é obrigatório, ok?

Insira a palavra-chave ou domínio que deseja pesquisar na barra de busca do BuzzSumo e clique em “Go!”.

Na próxima tela você verá os resultados da sua pesquisa organizados do mais popular para o menos conhecido. Em outras palavras, os links estão organizados de forma decrescente, sendo o primeiro o conteúdo mais compartilhado sobre o tema.

2. Filtre a pesquisa de acordo com seu objetivo

filtros no buzzsumo

No menu a esquerda dos resultados você encontra diversos filtros para personalizar sua pesquisa. As opções de filtro estão disponíveis na imagem ao lado. Para saber o significado de cada uma delas clique sobre o ponto de exclamação (!).

Entre os filtros estão:

  • Data: encontre resultados das últimas 24 horas ou de até 5 anos atrás. A BuzzSumo também apresenta uma busca por períodos personalizados, perfeito para avaliar tendências sazonais.
  • Idioma: avalie os conteúdos populares em Português ou outros idiomas. Você pode avaliar a concorrência direta de seu mercado ou encontrar referências internacionais para o seu conteúdo. Mas sem copiar, é claro!
  • País: funciona da mesma maneira que o idioma e ajuda a encontrar conteúdos populares por região.
  • Tamanho: quer encontrar os conteúdos mais extensos sobre o seu mercado? Basta selecionar a opção “In-Depth Articles Only” para textos acima de 2000 palavras.
  • Domínios: analise os conteúdos específicos de um concorrente ou site em especial. Você pode avaliar o seu desempenho nas redes sociais ou usar essa opção para Benchmarking.
  • Tipos de conteúdo: descubra os formatos de conteúdo mais populares nas redes sociais. Esse filtro auxilia a encontrar oportunidades para escalar sua produção de conteúdo e produzir formatos que sua audiência mais gosta.

Aproveite cada uma das segmentações acima e crie relatórios de acordo com seus objetivos.

 

 

3. Avalie os resultados e descubra oportunidades

compartilhamentos e backlinks no buzzsumo

Como vimos anteriormente essa ferramenta poderosa de SEO e mídias sociais apresenta os assuntos mais compartilhados e os backlinks. Então, você só precisa saber aproveitar essas informações e descobrir oportunidades para seu marketing de conteúdo.

Veja os conteúdos mais populares e avalie as opções para descobrir o segredo da viralização. Analise a linguagem do conteúdo, formato, título, estrutura e a profundidade também. Deste modo, você consegue descobrir o que funciona melhor com a sua audiência e apostar nas coisas que dão certo.

Agora coloque a mão na massa, faça suas pesquisas e encontre oportunidades para o marketing de conteúdo de sua empresa.

Ainda não tem uma estratégia de conteúdo definida? Baixe o nosso Guia de Implantação Grátis e crie um plano de conteúdo infalível.

guia de implantação marketing de conteúdo

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *