Marketing de conteúdo

Case Intranett: 5.268,97% mais visitantes em 10 meses!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Case Intranett: 5.268,97% mais visitantes em 10 meses!

A concorrência na produção de conteúdo e no tráfego orgânico tem aumentado bastante. A maior dúvida das pessoas é se podem conseguir resultados satisfatórios, começando do zero e ainda trabalhando em um mercado competitivo.

O case de marketing de conteúdo que vamos apresentar hoje pode ilustrar bem esse ponto. Ele mostra a jornada de sucesso de uma empresa com o marketing de conteúdo desde o zero, até conseguir os seus primeiros resultados.

Além disso, o negócio em questão trabalha em um nicho de mercado extremamente concorrido: o de produtividade e gestão. Nesse mercado, como sabemos, há diversos grandes players produzindo conteúdo e disputando uma posição nas primeiras páginas do Google.

Isso não impediu, no entanto, de o Intranett conquistar o seu espaço na pesquisa orgânica e cumprir o seu objetivo inicial com a produção de conteúdo. Confira esse case inspirador de conteúdo e veja o que foi feito para chegar lá!

Sobre o Intranett

O Intranett surgiu devido a uma vontade dos sócios de empreenderem na área de tecnologia, mais precisamente de software como serviço. Este modelo de negócio se mostra cada vez mais concreto pelo mundo todo, atendendo várias necessidades de muitas empresas e, em nossa análise, enxergamos que os softwares como serviço podem ser mais completos, com mais qualidade e gerar mais praticidade para as empresas.

Por isso, decidimos unir o gosto por tecnologias através dos softwares junto com a vontade de empreender e principalmente pelo potencial de mercado muito promissor.

A principal motivação é de proporcionar para as empresas uma organização mais completa, que tenha a maioria de suas necessidades atendidas em um único lugar. Dessa forma, fazemos com que as companhias se tornem mais produtivas e organizadas com seus processos bem estruturados e com exatidão, inclusive, ajudando-as a reduzir gastos desnecessários.

Fornecemos uma plataforma online para melhorar a comunicação e processos internos das empresas através de diversas soluções:

  • Gestão de projetos e tarefas;
  • Gestão de equipes;
  • Armazenamento de arquivos;
  • Calendário de compromissos;
  • Notificações sobre as atividades.

Com todas as funcionalidades acima focadas em melhorar a produtividade das empresas, alocando cada funcionário em suas equipes, projetos e tarefas, o Intranett é capaz de gerenciar toda a organização.

O Intranett ainda está em desenvolvimento e não foi aberto ao público, o que deve ocorrer no início de 2018, mas a ideia foi trabalhar a estratégia de marketing antecipadamente para gerar audiência para a ferramenta.

Saiba mais sobre o Intranett, clicando aqui!

Qual o desafio?

Durante o Questionário Diagnóstico, que realizamos com os clientes da Consultoria de marketing de conteúdo, identificamos os seguintes desafios:

  • Atrair tráfego orgânico para o blog em um nicho extremamente competitivo;
  • Construir uma audiência através do blog antes do lançamento do software;
  • Gerar leads qualificadas para serem usadas no lançamento;
  • Criar relacionamento através dos conteúdos com a base já existente do Intranett;
  • Produzir conteúdos de qualidade, inéditos e informativos para a persona.

Para ter acesso a isso, o Intranett procurou buscar o auxílio de profissionais especializados e capacitados para colocar as ações planejadas em prática. Até que, em Fevereiro de 2017, firmou uma parceria com o RedatorOnLine.net.

Solução

Ao firmar a parceria, o RedatorOnLine.net fez primeiramente um Questionário Diagnóstico para conhecer a fundo o mercado e o próprio Intranett. O objetivo dessa primeira etapa é conhecer a fundo o negócio do cliente e alinhar os objetivos corporativos com a estratégia de marketing.

Nessa fase foi realizado o Benchmarking dos principais concorrentes do Intranett e, com base nessas informações, sugerido um plano de marketing de conteúdo inicial. O plano selecionado foi de 63 000 (sessenta e três mil) palavras + bônus.

Foram gerados, no total, 41 artigos de aproximadamente 1 500 (mil quinhentas) palavras cada, distribuídos aproximadamente por 1 post por semana durante 8 meses.

Veja o crescimento do tráfego orgânico do Intranett nesse período, segundo a SemRush:

tendência de pesquisa intranett 6 meses
Tendência de pesquisa Intranett 6 meses

A fim de aproveitar o destaque que o Intranett veio conquistando nas páginas de pesquisa, nossos consultores continuaram a gerar conteúdos com o intuito de melhorar o ranqueamento do site. O que nos fez sair da 5ª à primeira página em pouco mais de um mês para determinados termos.

O próximo passo foi criar oportunidades de geração de leads através de uma recompensa digital. Nesse caso, a equipe Intranett foi instruída a criar um modelo de comunicado interno e disponibilizar para download, já que essa palavra-chave era a maior responsável pelo tráfego orgânico.

Em aproximadamente 24 horas a geração de leads já estava ativa e o Intranett já começava a gerar contatos através de seus conteúdos no Blog.

Veja os resultados mensurados entre Março e Dezembro de 2017:

tráfego intranett março a dezembro 2017
Tráfego Intranett março a dezembro 2017 (clique para ampliar)

Veja também a comparação com o período anterior (Abril a Fevereiro de 2017), segundo o Google Analytics:

crescimento case de conteúdo intranett
Crescimento case de conteúdo Intranett (clique para ampliar)

Registros importantes:

  • De 0 a 3.114 visitas únicas em aproximadamente 10 meses (5.268,97% de crescimento em relação ao período anterior);
  • 306 visualizações de páginas nesse período (1.498,97% de crescimento depois da parceria);
  • 46,19% de todo o tráfego do Intranett foi orgânico, ou seja, veio através do Google (100% de crescimento);
  • Foi gerada uma taxa de conversão de 4% para o blog com a nova iniciativa (100%);
  • A média de crescimento do tráfego orgânico desde o início da parceria até agora foi de 59%;
  • O custo por visita (CPC) e o custo por lead (CPL) foram reduzidos em 88% e 99% respectivamente, desde o início da parceria.

As iniciativas para gerar tráfego orgânico, melhorar o posicionamento do Intranett e gerar leads ainda continuam. Com o novo ciclo da parceria renovado, continuaremos esse excelente trabalho e os números vão surpreender ainda mais.

Depoimento do cliente

depoimento bruno rangel do intranett
Depoimento bruno rangel do Intranett (clique para ampliar)

Quer ser o próximo case de marketing de conteúdo?

Achou interessante todos esses números e gostaria de ter um case dedicado à sua empresa?

Saiba que não é impossível e você também pode chegar lá. Para isso, só é preciso contar com o auxílio de parceiros qualificados e preparados para ajudá-lo em todo esse percurso.

Como mostramos através desse case de conteúdo, ter resultados exige um planejamento sério e principalmente aproveitar as oportunidades que são geradas pelo marketing de conteúdo.

Que tal começarmos hoje a trabalhar a estratégia de conteúdo de sua empresa, atingir esses resultados também, ou até ultrapassá-los? Seja o nosso próximo case de marketing de conteúdo!

Assista a nossa Apresentação online e gratuita e veja como podemos ajudar o seu negócio a gerar mais visitas e leads através do marketing de conteúdo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *