Empreendedorismo

Como administrar uma empresa? Veja as nossas 3 dicas!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Como administrar uma empresa? Veja as nossas 3 dicas!

A administração é o ponto fundamental de qualquer negócio. Uma gestão eficaz é capaz de impedir os gastos desnecessários, otimizar os lucros e auxiliar no crescimento e expansão da empresa. Por isso qualquer empreendedor precisa saber como administrar uma empresa.

Conhecer como o seu negócio funciona, onde quer chegar e o que precisa ser feito para atingir seus objetivos, são as coisas indispensáveis para proporcionar o sucesso para qualquer empresário.

Da mesma forma, apenas através de uma administração é possível conhecer o que está sendo feito de errado e alterar o curso do negócio. Ou ainda, valorizar mais as medidas que estão trazendo resultados satisfatórios.

Conhecer como administrar uma empresa de forma eficaz pode não resolver todos os seus problemas de uma vez, mas com certeza vai ajudá-lo a encontrar soluções plausíveis para a maioria deles.

E em tempos de crise, não custa nada saber como melhorar a sua empresa de dentro para fora, não é mesmo?

Por conta disto, separamos três dicas para ajudá-lo a gerenciar o seu negócio e torná-lo ainda mais lucrativo. Veja só!

1. Planejamento

É impossível falar sobre como administrar uma empresa sem mencionar a importância de um bom planejamento. Desde o inicio da organização é preciso documentar todas as ações, objetivos, metas e atividades diárias.

O plano de negócios de sua empresa é fundamental para determinar os níveis de crescimento esperado, ideias de expansão e oportunidades de crescimento no mercado.

Além disso, sem um bom planejamento é bem provável que você não chegue a lugar nenhum, pois é muito difícil chegarmos a determinado local sem conhecer onde é de fato e quais as necessidades para alcança-lo, concorda?

Comece por identificar os seus objetivos e a forma de alcança-los, reúna tudo isto com a análise SWOT da empresa, resultados periódicos e controle financeiro. Assim você conseguirá administrar uma empresa de forma eficiente e eficaz.

2. Investimento

Ninguém pode crescer sem investimento. Uma hora ou outra você vai precisar adquirir novos equipamentos, contratar novos funcionários, alugar um espaço maior e aumentar os seus pedidos com fornecedores.

O investimento é uma parte comum do crescimento. Quanto mais você cresce, mais vai precisar investir, a fim de ter uma expansão controlada e recorrente em sua empresa.

Mas, veja bem: investir é bem diferente de desperdiçar dinheiro!

Investimento é algo controlado e planejado, deve ser pensado com toda a sua equipe e não afetar os lucros de sua empresa. Sempre que uma aquisição ameaçar o orçamento de sua empresa ou não trazer os resultados esperados, é um desperdício e não um investimento.

A melhor forma de identificar um bom investimento é através do ROI (retorno sobre o investimento), um cálculo capaz de determinar o retorno futuro de determinada ação em sua empresa. No entanto, antes de fazer qualquer investimento, pergunte a si mesmo: “Isto é realmente necessário e qual o retorno esperado?”.

Quer fazer sua empresa crescer com baixo investimento? Veja essa Case de Sucesso e inspire-se!

3. Análise e relatórios

Sim, você vai precisar mexer com o Excel! Na verdade, a tecnologia atual tem facilitado o nosso trabalho quando falamos em como administrar uma empresa.

Hoje, você não precisa perder horas para elaborar um relatório ou uma planilha no Excel. Os softwares de gestão fazem isso em poucos minutos para você e ao mesmo tempo em que as informações são atualizadas.

Mesmo assim, você precisa conhecer as métricas mais importantes para a sua empresa. O que você deseja medir? Está preocupado com as vendas, com a prospecção de clientes? O fluxo de caixa de sua empresa não o deixa dormir a noite?

Concentrar-se no que deve ser medido e acompanhado dentro de seu negócio é a melhor forma para controlar e fazer a sua empresa crescer. Um pré-requisito para as pessoas que desejam aprender como administrar uma empresa é ter intimidade com relatórios, planilhas e índices de desempenho.

Conclusão

Como administrar uma empresa é uma pergunta bem pertinente nos dias de hoje e a sua resposta pode ser mais complicada do que imaginamos.

Um bom administrador deve acompanhar diversos fatores do negócio. Levar em conta os recursos financeiros da empresa, acompanhar o mercado e, acima de tudo, valorizar as pessoas. Afinal de contas, as empresas são feitas de pessoas, não é mesmo?

No entanto, essas três dicas puderam ajudá-lo, pelo menos um pouco, a manter o seu empreendimento sobre controle e, inclusive, auxiliar na expansão e crescimento do negócio. Se elas foram úteis para você, compartilhe com alguma pessoa que precisa ler isto e deixe o seu comentário abaixo.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como administrar uma empresa? Veja as nossas 3 dicas!”

LUIZ ALMEIDA

De fato, César, um administrador deve acompanhar diversos fatores do negócio em que está inserido, além, acredito, de ter um prévio conhecimento acerca de conceitos referentes à contabilidade, economia, marketing, etc. Assim, pequenos erros que no futuro poderiam impactar na eficiência e eficácia da empresa seriam detectados na origem e possivelmente eliminados.

César Ribeiro

Obrigado pelo comentário Luiz! Você tem toda razão.