Marketing digital

Como ampliar o alcance do seu conteúdo com as redes sociais?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Como ampliar o alcance do seu conteúdo com as redes sociais?

Por que usar as mídias sociais em sua estratégia de marketing de conteúdo? Muito simples! Porque a maioria dos seus clientes está nelas.

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, quase 80% da população mundial da internet possui uma conta nas redes sociais. Isso quer dizer grandes chances de você encontrar nestes sites os novos visitantes para suas páginas na web, converte-los em leads, vender para eles e depois transformá-los em promotores de sua empresa.

As redes sociais contribuem de forma eficaz em todas as etapas da geração de conteúdo. No planejamento, pode contribuir para conhecer melhor a sua persona e reunir algumas sugestões de conteúdo (tópico e formato) a serem produzidos por sua equipe.

banner definindo sua persona

Na distribuição, pode contribuir para divulgar o seu site e conquistar novas visitas, promover os seus materiais gratuitos e gerar leads, publicitar os seus produtos ou serviços e atrair mais pessoas para o seu funil de vendas.

Na análise de seu conteúdo, as mídias sociais contribuem com alguns números interessantes para o seu relatório, como as visualizações (alcance) e interações (receptividade) de seu conteúdo, ou seja, o número de pessoas que veem o seu conteúdo e como reagem a ele.

Contudo, para você conseguir o melhor do marketing nas redes sociais aliado ao seu conteúdo, você precisa dedicar um bom tempo para entender essas ferramentas de marketing digital e aproveitá-las ao máximo. Afinal de contas, concorrência é o que não falta nas redes sociais, não é mesmo?

Por esse motivo, veja neste artigo como criar uma boa estratégia de marketing nas redes sociais para ampliar o alcance do seu conteúdo.

Com usar as mídias sociais de forma eficaz?

Use as mídias sociais para gerar mais autoridade e vendas na sua empresa. O primeiro fator é otimizar o seu conteúdo nas mídias sociais, começando por definir os seus objetivos de marketing de conteúdo.

Responda a pergunta, o que você deseja alcançar através das redes sociais: aumentar visitas no site, gerar mais contatos, vender mais ou realizar o pós venda e satisfazer os seus clientes?

Veja algumas dicas de como melhorar os resultados de seu conteúdo nas mídias sociais:

Perfil

Comece por otimizar o perfil de sua empresa em cada rede social. Neste espaço deve conter a sua logomarca e imagem de cabeçalho, uma rápida descrição de sua empresa e um link para o seu site. Assim os seus fãs podem identificar do que se trata as mídias sociais de sua empresa e, inclusive, acessar o site para conferir o que você faz de fato.

Guia de estilo

Crie um guia de estilo para as suas redes sociais. Nesta ferramenta importante de marketing nas redes sociais e distribuição de conteúdo, você tem acesso a algumas regras que deve seguir na hora de publicar nas redes sociais, interagir com os seus fãs e criar uma marca na cabeça das pessoas.

Customize seu conteúdo

Para cada rede social o conteúdo deve ser diferente. No Twitter, por exemplo, você precisa ser criativo e usar de link, imagens e 240 caracteres (ou menos) para transmitir a sua mensagem de forma criativa.

No Facebook (a maior rede social do mundo) você deve ser divertido, aproveitar os grupos para criar uma comunidade com seus clientes.

Já no Linkedin, vai precisar ser profissional e aproveitar as ferramentas para divulgar conteúdo de seu mercado e promover a sua empresa, mas sempre de forma profissional, afinal, esse é o objetivo desta rede social, não é mesmo?

Nós falamos em mais detalhes sobre o tipo de conteúdo para cada mídia social no Guia Marketing nas redes sociais: O guia completo para aumentar a sua audiência! Acesse o artigo para saber mais.

Consistência

Assim como o seu blog, as redes sociais também devem ser alimentadas constantemente. Os seus fãs precisam ver que você costuma estar nestas mídias, para que se sintam confortáveis em procurá-lo nas redes sociais.

Entre as frequências sugeridas estão:

  • Twitter ( 4-6 vezes por dia para iniciantes);
  • Facebook (2 vezes por dia);
  • Google e Linkedin (2 vezes por semana).

Mensuração de resultados

Você também deve mensurar os seus resultados nas mídias sociais para encontrar falhas ou oportunidades. A maioria das redes sociais oferece um painel de estatísticas para os perfis empresariais, mas você também pode usar de softwares específicos para esta finalidade como o Hubspot ou Hootsuite, por exemplo.

banner planilha kpi

Benchmarking

Defina uma ou duas empresas de referência em seu mercado de atuação para comparar os seus resultados. Deste modo, você consegue traçar uma linha objetiva de onde pretende chegar.

Apenas tenha em mente que os seus resultados são as melhores referências, por isso, utilize os dados antigos de sua empresa em mídias sociais para definir o seu crescimento. Além disso, os melhores dados de referência são os seus objetivos: você conseguiu atingi-los e no período que imaginou?

ROI

Depois de definir valores de referência é hora de calcular o retorno sobre investimento. Mesmo que você decida não fazer investimentos em anúncios patrocinados, ainda assim vai precisar dedicar um tempo para atualizar e acompanhar as mídias sociais de sua empresa.

E como diz um ditado popular: “tempo é dinheiro!”. Sendo assim, você precisa medir se os investimentos em marketing nas redes sociais de seu negócio estão trazendo resultados. Nada melhor para isso do que calcular o ROI.

banner calculadora de roi

Cheque os resultados

Dedique uma vez por semana, no mínimo, para acompanhar os seus resultados nas mídias sociais e traçar novos planos de ação.

Veja todos os dados que separamos anteriormente, pratique um pouco mais de benchmarking e informe-se em sites especializados para deixar a sua estratégia mais adequada. Depois, volte a aplicar tudo novamente, mas desta vez com as arestas podadas, é claro!

Conclusão

Como você pode ver, as redes sociais podem ser usadas em todo o processo de geração de conteúdo, desde o planejamento até a análise dos resultados. Entretanto, você só terá sucesso se seguir as dicas acima que reunimos para você.

Lembre-se que as mídias sociais não promovem a venda, apesar de você conseguir vender através delas. Elas são focadas no relacionamento e na geração de conteúdo, então, se sua empresa gera informação realmente relevante e partilha nessas mídias sociais, sem dúvida chegará mais longe.

Para finalizar, não se preocupe com quantidade de seguidores ou amigos nas redes sociais. O que determina o sucesso de seu marketing nas redes sociais é a força de engajamento e interação que você consegue despertar em seus fãs.

Gostou deste artigo e quer aprender mais? Baixe o Guia de implantação Grátis do marketing de conteúdo e melhore seus resultados.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Como ampliar o alcance do seu conteúdo com as redes sociais?”

Gilberto de Sousa Lima

O artigo é ótimo. Com ele fiquei sabendo de ferramentas que irão ajudar muito no desenvolvimento da minha empresa.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo seu comentário Gilberto e ficamos felizes que tenha gostado do artigo.

Assine a nossa newsletter no fim dessa página para ficar por dentro de novos conteúdos.

Abraços e sucesso!
Equipe RO

Thiara

Gostei do conteúdo que vi por aqui, e gostaria ter seu contato para uma possível parceria de guest post no blog da Agorapulse.

Obrigada 🙂

RedatorOnline.net

Oi Thiara!

Obrigado pelo seu comentário.

Acabamos de responder você por email sobre a parceria.

Abraços!