Marketing digital

Como anunciar no Facebook? 5 Dicas para iniciantes!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Como anunciar no Facebook? 5 Dicas para iniciantes!

Hoje o tema é anúncios no Facebook. Você provavelmente já deve ter ouvido falar nessa ferramenta antes como fonte de tráfego para seu site, leads para sua lista e até clientes para sua empresa, não é mesmo? Mas você sabe como anunciar no Facebook da forma correta?

O fato é que o Facebook, a maior rede social do mundo, também é uma excelente ferramenta de marketing digital. E o melhor de tudo, é que você pode usa-la para atrair, converter, fechar e encantar os seus potenciais clientes. Ou seja, um aliado perfeito para os seus esforços de inbound marketing e conteúdo.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre algumas dicas sobre como anunciar e vender no Facebook e o que você deve fazer para isso dar certo. São algumas táticas muito úteis e também alguns cuidados para você não transformar essa aventura em pesadelo.

Então, se você está pensando em usar o Facebook como aliado de marketing de sua empresa, não deixe de ler o artigo até o fim, combinado?

Confira também o Guia completo sobre Como Vender Pelo Facebook com apenas 3 passos simples!

5 dicas para anunciar no Facebook da maneira correta

Então, vamos começar a festa. Separamos 5 dicas básicas que todo mundo que deseja trabalhar com anúncios no Facebook deve saber, antes mesmo de começar a investir nas páginas de ouro do Zuckerberg.

1. Objetivo

Você já anunciou no Facebook? Então, deve estar acostumado com essa imagem abaixo:

como anunciar no facebook objetivo

A primeira coisa que o Facebook lhe “pergunta” quando você clica no botão criar anúncio é: “Qual o objetivo de marketing?”. Essa não é uma pergunta retórica e existe um motivo realmente muito forte para ela ser a primeira coisa que você deve definir se quiser aprender como anunciar no Facebook.

O principal motivo para isso é que o Facebook usa formas diferentes para medir os resultados, mostrar às pessoas e cobrar por seus anúncios. Por isso, a primeira coisa que você deve ter em mente antes de colocar o seu anúncio no ar é “Qual o meu objetivo com este anúncio?”, ou seja, “Qual ação eu quero incitar em meu público-alvo?”.

Respondendo essas perguntas você terá certeza absoluta na hora de escolher o melhor formato de anúncio, da mesma forma, garante que os resultados estarão dentro do planejado e evita ficar gastando dinheiro a toa.

2. Orçamento

Certo, você definiu o seu objetivo com os anúncios no Facebook e agora, qual o próximo passo? Sem dúvida, a segunda coisa mais importante na hora de anunciar no Facebook é definir o seu orçamento.

Lembre-se que o Facebook ganha dinheiro apenas com anúncios. Isso é o que ele faz para viver. Então, ele não vai pensar duas vezes em cobrar de você. Aqui, infelizmente, muitas pessoas erram e deixam tudo por conta da maior rede social do mundo, o resultado? O Mark enche os bolsos com seu dinheiro e você não vê nenhum resultado em suas campanhas.

Defina um orçamento para cada uma de suas campanhas. O valor que você deve investir no Facebook varia. Afinal, para ter essa resposta seria preciso primeiro responder outras questões, como por exemplo: os objetivos dos anúncios, quanto você pode investir, projeção de cenário futuro, suas métricas de vendas e por aí vai.

A melhor coisa a fazer é investir aquilo que fica confortável para o seu bolso, de preferência, comece aos poucos (4 reais por dia, por exemplo) para ajustar a sua campanha, conhecer o público e testar os anúncios. Em seguida aumente o seu orçamento gradativamente conforme os resultados vão aparecendo e você começa a entender como anunciar no Facebook.

3. Anúncio

Sim chegou a hora de fazer o anúncio no Facebook. Agora que você já tem um objetivo claro para a campanha e já sabe quanto vai investir no anúncio, é hora de colocar a mão na massa. Mas porque a criação do anúncio também é importante?

Tenha em mente que o seu anúncio é a primeira coisa que o usuário vai ver. Se ele não for atrativo, não ter um bom design, não for claro o bastante para que o usuário saiba o que deve fazer, seu potencial cliente simplesmente não vai clicar nele e você não vai ter resultados com o Facebook ADS.

Neste passo preocupe-se em usar as palavras certas para se conectar com o seu cliente em potencial. Use palavras conhecidas por ele. Uma linguagem natural a ele, mais persuasiva também. Por outro lado, não deixe de usar e abusar dos gatilhos mentais para aumentar o poder de impacto de seus anúncios e fazê-lo tomar a decisão mais rapidamente.

Contudo, nem só de fazer anúncio vive o empreendedor quando decide entrar no Facebook. Assim como a criação do anúncio em si, definir o público-alvo de suas campanhas também é importante. Por conta disto, dedique também um bom tempo para descobrir quem é a persona de seu negócio e veja como pode se conectar a ela através do Facebook ADS, usando de seus interesses, por exemplo.

4. Página de destino

Como diria Camila Porto, especialista em marketing no Facebook, “Anúncios não vendem. Anúncios levam as pessoas para onde você vende. Quem vende é sua página de destino”. Essa é a mais pura verdade, apesar de parecer um pouco estranho para você.

Lembra-se do que falamos na dica anterior? O principal objetivo do anúncio é criar uma boa primeira impressão, certo? Assim que você capta a atenção do usuário, ele clica no anúncio e a partir daí vai ser direcionado para outro lugar. Pode ser para uma página no seu site, sua página no Facebook, seu e-commerce ou qualquer outro lugar.

O fato é que este lugar, chamado em marketing digital de landing page ou página de destino, deve estar preparado para receber esse visitante e convertê-lo em um lead ou cliente, dependendo de seu objetivo com os anúncios. De nada adianta investir milhares de reais em anúncios se a sua página de destino não é boa, não tem informações suficientes ou se o produto que você anuncia não está disponível para compra no seu site.

Então, você deve se preocupar com o local para onde pretende levar os visitantes que clicam em seus anúncios no Facebook. Se é uma página de vendas, novamente, use de gatilhos mentais e coloque toda informação necessária para convencer o visitante a fazer a compra. Faça de tudo para garantir que o objetivo da página seja cumprido assim que o usuário chegar nela.

5. Mensuração

Por último, mas não menos importante vem a mensuração. De nada adianta você definir um objetivo, limitar o seu orçamento, criar um anúncio fantástico e investir uma boa landing page se você simplesmente não acompanha os seus anúncios, ou pior, não sabe como acompanhá-los e medir os seus resultados.

O motivo para isso é bem simples e pode ser traduzido através do pensamento de Lewis Carroll “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. E, realmente, não tem frase que possa definir essa dica melhor. Você só será capaz de atingir os seus objetivos quando de fato conhece aonde quer chegar e mais, quais os passos são necessários para você completar essa caminhada.

O mesmo acontece quando o assunto é como anunciar no Facebook. Ao mensurar suas campanhas e medir os resultados você pode mudar as coisas que não dão certo e investir mais naquilo que traz resultado. Além de otimizar o seu investimento, a análise e mensuração dos resultados também ajuda a ter um ROI positivo com o Facebook ADS.

Para isso, no entanto, você deve colocar todos os seus números no papel, ou em uma planilha no Excel. Acompanhe o alcance de seus anúncios, número de cliques, conversões, quantos leads você gerou, quantas pessoas acessaram o site, quantas destas pessoas realmente compraram de você e assim por diante. Quanto mais dados, mais poder você tem para impulsionar os seus anúncios.

Como anunciar no Facebook com sucesso?

Estas foram as cinco dicas básicas para quem deseja anunciar no Facebook e alguns truques para você aumentar os seus resultados. Esperamos que você tenha gostado dessas informações e agora esteja pronto para colocar a mão na massa de vez.

Apenas tenha em mente que, como qualquer coisa, o Facebook exige dedicação, teste e muito estudo para que você possa colher resultados e evitar gastar dinheiro.

E se você gostou dessas dicas, deixe o seu comentário. Caso tenha dúvidas aproveite o campo abaixo também para interagir e tirar todas as suas dúvidas, vamos nos esforçar ao máximo para ajudá-lo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *