SEO

Como aparecer no Google em seis meses, ou menos?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Como aparecer no Google em seis meses, ou menos?

A pergunta: “como aparecer no Google?” é muito comum para a maioria dos empreendedores. Afinal de contas, atrair visitas quase de graça para o seu site não é uma má ideia.

como aparecer no google

No entanto, para além de parecer no Google, você precisa conquistar excelentes posições. Estima-se que o primeiro resultado da busca receba em média 33% dos cliques, um número considerável dependendo das palavras-chaves que pretende usar.

Para os que estão abaixo disso, a situação não é tão animadora. E para aqueles que aparecem na segunda, terceira e outras páginas os resultados ficam ainda piores.

Então, você não tem muita escolha a não ser aprender como aparecer no Google e, preferencialmente, ficar na primeira página do buscador. Deste modo, as suas chances de atrair visitantes e potenciais clientes para sua empresa aumentam.

Depois de atender mais de 300 clientes no RedatorOnLine.net, alguns desses como consultor, consegui ter acesso ao que realmente funciona para gerar tráfego orgânico no seu site. É uma série de dicas e cuidados que sigo diariamente em meu próprio blog e no site de clientes para garantir um bom ranqueamento.

Mas não pense que é uma tarefa fácil e que os resultados aparecem rapidamente. Por outro lado, já vi clientes conseguirem os primeiros resultados em seis meses e até anos.

Mas para chegar lá é preciso dedicação, conteúdo de qualidade, muita paciência e um pensamento estratégico. É exatamente sobre esses requisitos e muitos outros que vou falar neste post.

Veja como aparecer no Google em seis meses, ou até menos, com esse passo a passo. Acompanhe o que faço diariamente em minha agência para atrair tráfego orgânico para meus clientes e para o meu próprio site. Confira!

Faça um benchmarking

Em primeiro lugar você precisa ter em mente que aparecer no Google é uma disputa, uma guerra em que o melhor sai na frente. Sendo assim, de uma forma ou de outra, você vai precisar acompanhar os seus concorrentes e ficar de olho neles.

Por isso, o primeiro passo é fazer o levantamento de seus principais concorrentes no tráfego orgânico. Ou seja, aqueles sites e empresas que já possuem uma performance para os termos que você deseja ranquear.

Acompanhe o que eles estão fazendo, como é o conteúdo que postam, o tamanho dos posts e muitas outras informações. Assim fica mais fácil decidir qual caminho seguir em sua produção de conteúdo para ter mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.

A ferramenta ideal nesse momento é a SemRush que traz uma visão geral de palavras-chaves e concorrentes. São recursos indispensáveis na hora de aprender como aparecer no Google, já que voltaremos a essa ferramenta muitas vezes para obter insights.

Veja como usá-la para acompanhar seus concorrentes:

como aparecer no google benchmarking semrush

  1. Digite o site do seu concorrente na caixa de pesquisa;
  2. Confira uma média de tráfego orgânico logo no início da página de resultados;
  3. Observe a quantidade de backlinks e quem são os sites que referenciam o seu concorrente;
  4. Acompanhe a evolução do concorrente no tráfego de pesquisa para ver se ele vem crescendo ou não;
  5. Veja as principais palavras-chave orgânicas, ou seja, os top termos que levam mais visitas para o blog dele.

como aparecer no google benchmarking semrush 2

Você vai usar essas informações para conhecer a sua concorrência e entender como montar sua estratégia de conteúdo à frente. Então, repita o mesmo processo com três ou cinco de seus concorrentes.

Se não souber quem eles são, faça a busca na SemRush pelas palavras-chaves e veja quem aparece nos primeiros resultados.

Escolha boas palavras-chave

O segundo passo agora é escolher as palavras-chave ideias para o seu conteúdo e que merecem a sua atenção para o ranqueamento.

Mas como identificar um bom termo de pesquisa?

  • Número de buscas mensais;
  • Tendência de busca;
  • Relevância para o seu público;
  • Afinidade com seu produto ou serviço;
  • Intenção da busca;
  • Estágio do seu funil de vendas.

como aparecer no google escolha boas palavras-chave

Apenas tenha em mente que, na maioria das vezes, quanto maior o volume de busca melhor. Entretanto, quanto mais pesquisas tem a palavra-chave mais concorrida ela é.

Sendo assim, não tenha medo de usar palavras menos concorridas e com potencial de busca menor. Afinal, é melhor aparecer no Google para um número pequeno de pessoas do que nem sequer chegar aos primeiros resultados, não é?

Para entender um pouco mais sobre essa lógica, veja o meu post sobre SEO para pequenas empresas. Nele eu explico o que negócios pequenos devem fazer para aparecer no Google e dou detalhes sobre essa estratégia das palavras-chave.

Invista em conteúdo de qualidade

Eu trabalho desde 2010 nesse mercado e vi os algoritmos do Google passarem por muitas mudanças. Uma coisa que nunca mudou é: a necessidade de conteúdo de qualidade!

Entenda por conteúdo de qualidade, um texto de blog bem escrito, otimizado para o Google, com imagens atraentes e que segue todas as boas práticas de SEO.

Mas, acima de tudo, esse conteúdo precisa ser relevante à sua persona. De algum modo, ele precisa ajudá-la a resolver um problema e despertar o interesse do seu público. Afinal de contas, o engajamento dos visitantes também é importante se você quer aprender como aparecer no Google.

Os mecanismos de pesquisa consideram o tempo que os visitantes permanecem na página, a taxa de rejeição de seu site, o número de páginas vistas por sessão e assim por diante. Sendo assim, agradar ao usuário em primeiro lugar é o passo mais importante para conquistar um espaço nas páginas dos buscadores.

Quer reduzir as chances de erros de uma vez por todas?

Veja o que os sites nas três primeiras posições do Google estão fazendo e siga a mesma linha. Use-os como referência para criar o seu conteúdo, afinal os leitores tem gostado do que estão lendo, se não ele não estaria em primeiro lugar.

Mas atenção: a ideia não é copiar, mas sim fazer um compilado das informações desses três sites e criar um post ainda mais completo para seu blog.

Uma outra dica é ver o tamanho dos conteúdos (número de palavras) e criar algo próximo a média dos três sites, ou até superior. Use a ferramenta Word Counter 360 para contar os caracteres, palavras e verificar a densidade da palavra-chave no texto de forma rápida. Ao fazer isso, o seu texto terá mais chances de ranquear em boas posições.

Crie links internos e externos

Os links internos tem um importante papel para quem deseja saber como aparecer no Google. Também chamado de link building, ele ajuda o robô do Google a entender do que se trata o seu conteúdo.

Além disso, também serve para conectar conteúdos com assuntos similares. Assim, o seu visitante pode consumir mais textos em seu blog e ficar por mais tempo em seu site. Como já vimos, essa métrica de engajamento afeta o seu desempenho com os buscadores, então é bom saber usá-la adequadamente.

Outro ponto importante é que quando um de seus posts está bem posicionado no Google você consegue “compartilhar” parte da autoridade daquela página com outras postagens. Basta fazer a linkagem entre as publicações e pronto, o buscador entende que são assuntos relacionados e olha com mais carinho para sua nova publicação.

Já os links externos mostram ao Google e seus visitantes que você realmente fez o seu dever de casa. Não esqueça que os buscadores são como livros, quanto mais autores referenciando para determinada obra (site ou domínio) mais confiável é a fonte.

Fazer a linkagem interna ajuda seus visitantes a se aprofundarem no conteúdo, verificar os dados e informações que você mencionou e etc. E também servem para contextualizar a sua publicação e ajudar aos robôs entenderem melhor o seu texto.

Portanto, não deixe de investir um bom tempo na criação de links internos e externos em cada uma de suas publicações. E para acelerar a indexação de um conteúdo, experimente adicionar um link para ele em um post antigo, logo que publicá-lo. Isso vai ajudar o Google a enxergá-lo mais rapidamente!

Use as ferramentas certas

Agora que você fez o seu dever de casa, chegou a hora de começar a monitorar os resultados. E, para isso, você vai precisar de excelentes ferramentas.

A primeira delas é o Search Console, um serviço gratuito do próprio Google que ajuda a controlar o tráfego orgânico de seu site. Não se esqueça também de ativar o Google Analytics em seu site para monitorar o tráfego, caso não tenha feito isso antes, e integre as duas soluções.

Com esses dois serviços ativados em seu site, você será capaz de:

  • Acompanhar as fontes de tráfego;
  • Medir o número de visitantes;
  • Verificar as suas impressões no Google;
  • Conhecer o número de cliques nas páginas dos buscadores;
  • Acompanhar termos para o qual já está aparecendo;
  • Descobrir oportunidades para gerar conteúdo;
  • E muito mais.

banner planilha kpi

Crie um sitemap para o Blog

Sitemap, como o próprio nome sugere, é um mapa de seu site ou blog. Trata-se de uma página da web no formato XML, com o link de todas as suas publicações e páginas de seu site.

Você pode criá-lo a partir de ferramentas específicas, como o Plugin para WordPress SEO By Yoast. Basta instalar o Plugin, acessar a sessão Sitemap XML e ativar no seu blog:

como aparecer no google sitemap yoast seo

Depois, basta pegar o link gerado (seusite.com/sitemap.xml, por exemplo) e adicioná-lo no Search Console, conforme na imagem abaixo:

como aparecer no google sitemap

Deste modo, sempre que tiverem novas atualizações em seu blog o Google será notificado e a indexação dos conteúdos é realizada mais depressa.

Você também pode definir no Sitemap quais páginas devem ser indexadas (enxergadas) pelos buscadores e quais permanecerão ocultas em seu site. Assim você tem um maior controle sobre os seus conteúdos e a forma como eles são vistos pelos mecanismos de pesquisa.

Crie conteúdo de forma estratégica

Você se lembra que o SEO é uma guerra, não é? E, como tal, vence aquele que tem a melhor estratégia e os melhores recursos.

A estratégia você já pode aprender neste post, já os recursos serão os conteúdos que você vai criar a partir de agora. No entanto, é preciso criar esses textos de forma estratégica e bem pensada para melhorar seus resultados com o tráfego orgânico.

É nessa hora que o Search Console e o Google Analytics serão muito úteis. Você vai observar nessas ferramentas quais páginas estão tendo uma boa performance e, a partir daí, definir estratégias para melhorar ainda mais os seus resultados.

Veja como fazer isso:

  1. Acesse o Search Console;
  2. Vá até Tráfego de pesquisa > Search Analytics;
  3. Vai aparecer uma tabela com os termos de busca para os quais seu site já aparece no Google (impressão);
  4. Selecione no topo da tabela os filtros: cliques, impressões e posição.

como aparecer no google conteúdo estratégico

Agora clique sobre a coluna “posição” e filtre todos os termos que estão entre as 30 primeiras posições. Isso quer dizer que eles já estão aparecendo na 3ª página e com um empurrãozinho você consegue levá-los até a primeira página.

Basta ver as palavras-chaves que aparecem ali, que possuem um número razoável de impressões e que ainda não foram exploradas em seu blog. Em seguida, crie um conteúdo com esses termos para aumentar a relevância de seu blog para esse tema.

Repita esse processo sempre que possível, geralmente no momento em que for planejar o seu calendário editorial. E não se esqueça de fazer as linkagens internas entre essas postagens (novas e antigas), combinado?

Assim, ao invés de postar conteúdos a ermo, você estará publicando textos que vão contribuir para aparecer no Google e em boas posições.

Conclusão para como aparecer no Google!

Disputar uma posição nas primeiras páginas do Google não é fácil. Em alguns mercados, essa disputa chega a se assemelhar muito com uma guerra sangrenta e cruel.

Para otimizar suas chances de ter um bom desempenho é preciso utilizar a estratégia a seu favor e apostar em técnicas que realmente dão certo. Como disse no início deste post, essas dicas são baseadas no que faço diariamente para meus clientes e para mim mesmo.

Mas não existem verdades absolutas quando o assunto é SEO. Contudo, o teste é a melhor forma de encontrar táticas de otimização de sites que realmente funcionam. Sendo assim, não deixe de submeter essas dicas ao teste e ver se elas funcionam bem para você ou não.

Quer saber mais sobre os nossos serviços e como já ajudamos mais 300 clientes a gerar conteúdo? Assista a apresentação gratuita e online! Descubra como ajudamos a centenas de empreendedores a gerarem tráfego orgânico com base na geração de conteúdo. Confira!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *