Vendas

Como atrair clientes usando a internet? 7 dicas para vender na crise!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Como atrair clientes usando a internet? 7 dicas para vender na crise!

Em tempos de crise uma grande dúvida paira sobre como atrair clientes para sua empresa. Nestes períodos, as pessoas estão naturalmente mais fechadas e pouco dispostas a dar uma chance para novas empresas. Da mesma forma, a dificuldade financeira fará com que seu cliente opte por gastar seu dinheiro no melhor lugar possível.

como atrair clientes usando a internet

Para contornar isso, você tem duas opções: se lamentar pela situação atual do país ou driblar a crise.

Enquanto no mundo empresarial, não existe o país das maravilhas, pequenas atitudes podem ajudar o seu negócio a ter sucesso. A internet e, especialmente, o marketing de conteúdo vão ajudá-lo na complexa tarefa de atrair clientes em tempos de crise.

Neste artigo, você verá como usar o marketing digital a favor de seu negócio na recessão. Ainda vai descobrir como essa estratégia pode ajudá-lo a economizar e fazer o seu negócio crescer mais rápido.

Por isso, seguem algumas dicas sobre como atrair clientes, aumentar suas vendas e fidelizar sua clientela. Com pequenas ações diárias e custo extremamente baixo será mais fácil sobreviver nos tempos difíceis. Vamos nessa?

1. Qualidade é tudo!

Produtos e serviços de alta qualidade são indispensáveis para atrair clientes usando a internet nestes tempos tumultuosos. A lógica é simples: se o seu cliente gostar de seu produto, provavelmente, irá voltar a sua empresa e indicá-la para novas pessoas, simples não?

Além disso, a concorrência no mercado digital é muito maior. Logo, você deve oferecer um diferencial competitivo para atrair sua clientela e fidelizá-los. Começar pela qualidade daquilo que oferece é um bom caminho.

Garanta que está oferecendo o melhor produto ou serviço do mercado e tenha um diferencial frente à concorrência. Essa também é uma excelente jogada para deixar os seus clientes satisfeitos, o que pode aumentar o boca a boca. A regra geral sugere que um cliente satisfeito é igual a 5 novos consumidores, então, você só têm a ganhar!

Outro ponto determinante em como atrair clientes é a qualidade de seu atendimento. Não poupe esforços para capacitar a sua equipe de vendas e relacionamento com o cliente. Treine-os para conhecer o produto ou serviço oferecido, mas acima de tudo, ter conhecimento de quem é o consumidor.

A máxima de que seu cliente é o maior patrimônio de sua empresa tem vez aqui. Sendo assim, você não pode colocar pessoas despreparadas para atendê-lo.

2. Crie uma persona para seu negócio

banner definindo sua persona

Pessoas diferentes demandam esforços diferentes para conquistá-las e ainda possuem necessidades distintas entre si. Não pense que atrair clientes é de uma única forma, ou que apenas uma campanha atingirá todos os compradores.

Empreendedores que possuem este pensamento limitante, na maioria das vezes, não sabem como atrair clientes de forma efetiva. Por isso, deixam de lado uma grande parcela do mercado que poderia, facilmente, gerar lucros consideráveis para o negócio.

Busque conhecer intimamente o seu cliente; saber de seus gostos e desgostos; interesses; objetivos e estilo de vida. A grande chave é responder a pergunta: “O que seu cliente faz quando não está comprando de você?”.

Criar uma persona para a sua empresa é a melhor forma de compreender quem você deseja alcançar e atender. Uma empresa não consegue atender a todo mundo, embora a maioria dos empresários deseje fazê-lo. Na internet, principalmente, o alcance pode ser muito grande. Mesmo assim, é impossível atender a todos e manter a qualidade.

Deste modo tenha em mente o seu público-alvo e personalize a sua empresa para atrair, fidelizar e agradar essas pessoas. Com essas informações em mente, ficará mais fácil entender quem deve ser atraído para o negócio e como fazer isso.

3. Invista em relacionamento

Investir no relacionamento e pós-venda é determinante para atrair clientes e deixá-los por mais tempo dentro de sua empresa. Esta é a melhor forma para aumentar, por exemplo, o life time value dos clientes. Essa métrica leva em consideração todo o montante gasto pelo cliente durante o relacionamento com seu negócio.

Manter o cliente informado sobre o que acontece em sua empresa é uma das formas mais impressionantes de relacionamento. Para isso você pode usar das redes sociais ou email marketing. O importante é manter uma consistência na comunicação sem se tornar chato e invasivo.

O relacionamento também é útil para gerar leads para sua empresa e transformá-los em clientes mais tarde. Ao enviar comunicações relevantes para sua lista de contatos, por exemplo, suas chances de venda aumentam muito. Então, não desperdice esta chance!

Ao se relacionar com seus clientes e prospectos, você se mostra aberto para o diálogo. Esse posicionamento deixa o potencial comprador mais seguro e disposto a comprar de você. No entanto, lembre-se de manter esta comunicação aberta mesmo após a venda. Caso contrário, você pode perder clientes e todo o seu esforço será jogado fora.

Independente da forma como deseja incitar o relacionamento em seu negócio, procure fazer isso de forma natural. Só envie mensagens para as pessoas que realmente optaram por recebê-las. Além disso, promova o diálogo e não fique apenas falando de si mesmo e seu negócio. Ninguém gosta de pessoas umbigo-cêntricas.

4. Marketing de conteúdo

Pessoalmente, não conheço maneira mais fácil e barata para atrair clientes como o marketing de conteúdo. Além de ajudar a trazer tráfego orgânico para o seu site, gerar conteúdo é educar o cliente. Com isso, as chances de vender aumentam e os clientes ficam mais satisfeitos com sua empresa.

Portanto, dedique ao menos algum tempo para atualizar o blog, site e redes sociais de sua empresa. Mantenha esses canais atualizados com conteúdo de qualidade e relevante para sua persona. Isso quer dizer, adicionar informações que realmente ajudem o público-alvo em algum ponto.

Oferecer soluções para os consumidores em potencial é a chave para ter sucesso na internet. A velha prática de empurrar o produto ao cliente não funciona mais. Agora as empresas precisam fazer parte do processo de decisão do cliente e ajudá-lo a escolher a melhor opção. Apenas agindo desta maneira você conseguirá se destacar em meio à multidão na internet.

Mas lembre-se que você precisa fazer isto do jeito certo. Entupir as mídias de sua empresa com informações institucionais não é marketing de conteúdo. Da mesma forma, criar textos para o seu blog de qualquer jeito não trará resultados. Planeje sua geração de conteúdo e aprenda como atrair clientes usando a internet.

Se você não sabe como fazer, procure por uma agência especializada como o RedatorOnLine.net. Na maioria das vezes, essa é maneira mais fácil para ter resultados rápidos sem muito esforço.

5. Resolva problemas

Estamos saindo de uma era comercial onde o foco era comercializar produtos e serviços. Hoje, no entanto, muitas empresas já perceberam que este ponto de vista deve ser mudado. Afinal de contas, não é segredo para ninguém que os consumidores mudam ano após ano.

Por conta disto, seu negócio precisa se tornar um solucionador de problemas. As pessoas não ligam muito para o seu produto ou serviço. Na verdade, elas estão mais preocupadas em como você pode ajudá-las. Querem saber como aquilo que você oferece pode solucionar algum problema em suas vidas.

Quando você consegue enxergar essa mudança e usar disto em sua comunicação e conteúdo, as coisas mudam rapidamente. Você deixa de ser apenas mais um vendedor louco para empurrar produtos e passa a ser um confidente de seus clientes.

É claro que essa preocupação em resolver problemas deve ser real. Tentar disfarçar um vendedor como solucionador de problemas não dá muito certo. Tenha sempre em mente que mentiras e falta de ética não são os fundamentos ideais para construir o seu negócio. É como construir um grande empreendimento sobre um terreno arenoso. Mais cedo ou mais tarde as coisas vão ruir.

Levando isso em conta, procure resolver os problemas de seus clientes de verdade. Busque por soluções que tornem a vida deles mais fácil. Vale lembrar, que a solução não precisa ser o seu produto ou serviço diretamente. Mesmo o conteúdo gratuito que você gera pode contribuir com seus prospectos e assim atrair mais clientes.

6. Círculo dourado do seu negócio

Simon Sinek, autor inglês, realizou uma palestra no TED e já alcançou mais de 2 milhões de visualizações no Youtube. No vídeo em questão, Simon mostra na prática porque algumas empresas e líderes conseguem inspirar outras pessoas. O The Golden Circle, segundo ele, é o motivo principal para algumas empresas conseguirem vender seus produtos facilmente.

O círculo dourado é dividido em 3 esferas: porquê, como e o que. Usando destas três questões você deve responder qual o objetivo do seu negócio, como você faz e o que faz. Na abordagem tradicional, a maioria das empresas começa de fora para o centro. Até aí tudo normal, certo?

círculo dourado - the golden circle

Mas Simon revelou em detalhes em seu livro “Por quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação” que o ideal é o inverso. Na verdade você deve abordar o círculo do centro para as bordas. Assim você deve ter claro em sua mente o “Por quê”, ou seja, o motivo pelo qual faz o que faz. Depois as demais esferas devem ser compreendidas automaticamente.

A razão para esta nova abordagem está no fato das pessoas acreditarem naquilo que sua empresa também acredita. Ao comprar um smartphone da Apple, por exemplo, os clientes não desejam apenas um telefone. Mas compartilham do objetivo da empresa de “fazer diferente”.

Por esse motivo, essa informação deve estar clara em sua empresa. Também deve ser um objetivo compartilhável, ou seja, que seus clientes possam adotá-lo em suas vidas assim como você. Esta é a maneira mais fácil de criar fãs para sua marca, ao invés de colecionar apenas consumidores. Lembrando que esses fãs são muito mais que apenas seguidores nas redes sociais, certo?

7. O cliente está 100% no comando

A nova forma de fazer marketing trouxe muitas vantagens. No entanto, ela colocou o cliente onde sempre deveria estar: no centro de qualquer estratégia de marketing digital. Para que você aprenda definitivamente como atrair clientes usando a internet, precisa ter essa informação bem clara em sua mente.

Nos dias atuais, especialmente no cenário de crise econômica, o cliente quer ser o protagonista desta história. Ele não se contenta em ser o coadjuvante como acontecia no outbound marketing há algum tempo. Agora exige que sua opinião seja levada em conta e quer ser bem atendido. Como a sua empresa pode usar isso a seu favor?

Simples, você não deve nadar contra a maré. O cliente agora possui todas as ferramentas em suas mãos e está no controle. Você não deve ter mais dúvidas em relação a isso. Em poucos segundos um consumidor insatisfeito pode divulgar ao mundo a sua revolta. Para isso, basta que ele publique suas queixas nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui.

Sendo assim, a sua empresa deve ter todo o cuidado em manter o cliente satisfeito. Buscar conhecer o que mais agrada a sua persona é a melhor forma de prevenir contra tempos. Na atualidade, as empresas devem se adequar ao que o cliente procura, e não o contrário. Tentar fazer qualquer coisa inversa a isso pode custar muito caro para o seu negócio.

Logo, se você quer evitar surpresas, sugiro começar entendendo a importância do cliente neste cenário de comercialização. Em seguida, garanta que seus esforços de marketing e atendimento são suficientes para encantar o seu cliente. Qualquer coisa abaixo disso vai tornar ainda mais difícil o processo de atrair clientes e mantê-los.

Conclusão

Como você pode ver se destacar na internet e aprender como atrair clientes nela não é assim tão fácil. Você precisa ter um diferencial competitivo, focar em sua persona, se relacionar com ela e gerar conteúdo de qualidade. Também deve focar resolver problemas ao invés de vender apenas produtos e ter um objetivo claro para sua empresa. Além disso, durante todo este processo não pode esquecer que o cliente é quem manda.

Algumas dessas dicas podem ser conhecidas por você. Afinal de contas, o ditado “o cliente sempre tem razão” não é nada novo. Contudo, esta frase deixou de ser apenas clichê no empreendedorismo. Agora os consumidores não só têm razão, como também poder de decisão e influência. Conhecer esse poder e preparar a sua empresa para encantar os clientes é a chave para atrair clientes pela internet.

Caso você ainda esteja começando neste cenário, não se preocupe. Você pode baixar o Guia de Implantação do Marketing de Conteúdo Grátis. Com ele você vai descobrir como atrair clientes pela internet através de um passo a passo simples e prático.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *