Como aumentar a audiência nas redes sociais?

Uma pesquisa da eMarketer de 2016 estima que um terço do mundo usa redes sociais de forma regular. Por causa disso, está cada vez mais difícil saber como aumentar a audiência nas redes sociais, pois a concorrência também tem crescido diariamente.

como aumentar a audiência nas redes sociais

A maioria das empresas já enxergou o potencial do marketing nas mídias sociais e tem investido nessa iniciativa. Para piorar o usuário está mais exigente com a qualidade do conteúdo e muito mais crítico antes de fazer uma compra.

Então, como aumentar a audiência nas redes sociais de sua empresa? Como usar o marketing de conteúdo para alcançar mais pessoas e gerar mais vendas?

Veja neste artigo algumas dicas para aumentar o alcance das mídias sociais de sua empresa e descubra como vender mais na internet.

Defina seus dias e horários de publicação

Comece por definir os melhores dias e horários para publicação em suas redes sociais. Use as informações do Analytics de sua mídia favorita para conhecer os horários mais quentes. Ou seja, períodos que seus seguidores estão realmente online.

O Facebook, por exemplo, exibe esses dados em Informações > Publicações. Nesse local é possível acompanhar o comportamento dos fãs da página de sua empresa na maior rede social do mundo.

Utilize esse conhecimento para selecionar os dias com maior probabilidade de atingir os seus fãs. Escolha os períodos de pico para promover os conteúdos mais interessantes e que deseja dar maior visibilidade.

Caso ainda esteja iniciando no marketing nas redes sociais, provavelmente, não terá dados para mensurar. Neste caso, use do bom senso e de pesquisas mais genéricas para pautar suas decisões.

Crie o seu calendário editorial

O calendário editorial é o documento para apresentar os conteúdos a serem publicados em sua rede social. Essa agenda de publicações ajuda a manter suas postagens em dia e produzir os conteúdos em tempo hábil para a publicação.

Monte uma planilha no Excel ou outro editor de tabelas. Insira a data e demais informações do conteúdo. Também não se esqueça de registrar em que rede social o conteúdo deve ser publicado.

Deixar essas informações visíveis na sua empresa ajuda a propagar sua estratégia de conteúdo nas redes sociais e alcançar os seus objetivos mais rapidamente.

Veja neste outro artigo como montar um calendário editorial e as principais ferramentas para isso. Descubra o passo a passo para ter uma ferramenta totalmente eficaz em seu negócio e de acordo com suas necessidades.

Foque na qualidade do conteúdo

Mais do que publicar todos os dias e a toda hora é preciso chamar a atenção de seus usuários. Isso só acontece quando você publica conteúdos que realmente interessam o seu público.

Esqueça os conteúdos lixo, publicações sem nenhum planejamento ou nexo. Planeje cada post publicado, cada foto registrada e todo vídeo gravado. Essa é a melhor dica sobre como aumentar sua audiência nas redes sociais e transformá-la em clientes, o que é mais importante.

Os chamados conteúdos umbigocêntricos também não funcionam. Produzir textos, vídeos e outros formatos de conteúdo falando de você, seu produto ou empresa é um erro grave. As pessoas não ligam para você, nem para o seu negócio. Elas querem saber realmente como você pode ajudá-las a resolver um problema.

Sendo assim, os conteúdos publicados nas redes sociais da sua empresa devem ter qualidade e serventia para sua audiência. As publicações de venda também são importantes, mas precisam ser em números menores. Foque em ajudar as pessoas!

Tenha uma consistência na postagem

A consistência nas redes sociais também é importante. Não deixe que sua página no Facebook fique as moscas, ou sua conta no Twitter com apenas uma mensagem. Movimente suas páginas sociais e faça isso do jeito certo.

Mostre para sua audiência que eles devem segui-lo para se manter informado e receber conteúdos de qualidade. Tenha um diferencial em seu perfil e valorize cada seguidor.

Lembra-se do calendário editorial que você criou lá no início, é hora de cumprir com o planejado. Mantenha a frequência de publicação nos dias e horários estipulados. Além disso, encontre novas oportunidades para publicar.

Em sites cujo objetivo é se relacionar com outras pessoas, como as redes sociais, sua empresa não pode querer nada diferente. É preciso fomentar o diálogo e o relacionamento com seus seguidores. Logo, mantenha esse elo sempre firme com eles.

Fuja das métricas da vaidade

A vaidade é boa em alguns aspectos, mas em exagero é um perigo considerável para o seu negócio. Se apegar a números que apenas deixam as coisas mais bonitas ou enganam você é um erro imperdoável.

A verdade é que seguidores, comentários e curtidas não pagam contas. Sua empresa só consegue se manter gerando vendas e contratos. Aumentar o faturamento do negócio deve ser o seu maior objetivo e, por isso, trata-se da melhor coisa para medir.

Quando os números de suas vendas começarem a subir é sinal que está indo pelo caminho certo. Afinal, de nada adianta ter milhares de fãs no Facebook e nenhum dinheiro em caixa, não é mesmo?

Então, não se deixe levar pelo seu ego e não se apegue as métricas vazias. Foque em dados que realmente monitoram e apresentam o quão as redes sociais são benéficas para sua empresa.

O tema sobre como aumentar sua audiência nas redes sociais pode estar mais complicado do que há alguns anos, mas ainda é possível ter uma base sólida de seguidores e gerar vendas a partir das mídias sociais. Você só precisa fazer as escolhas certas e ter uma excelente estratégia de marketing de conteúdo.

Garanta que cada conteúdo produzido condiz com a sua jornada de compra e leva o lead para mais perto de seus vendedores. Assim as suas chances de transformar fãs em clientes aumentam.

Para finalizar, esteja atento para o que funciona melhor em seu negócio. Estamos falando de cerca de 100 milhões de brasileiros na internet. A maioria deles possui uma conta, ao menos, em redes sociais.

São muitas oportunidades para fazer negócios, é claro. Mas também são particularidades e públicos desconhecidos que precisam ser estudados. Então, dedique-se a conhecer melhor o seu potencial cliente e transformar suas redes sociais em uma vitrine para agradá-lo.

Quer receber mais dicas sobre como aumentar a audiência nas redes sociais e vender mais na internet? Cadastre-se em nossa Lista VIP e fique por dentro de todas as atualizações do blog.

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *