Empreendedorismo

Como começar um negócio do jeito certo e torná-lo lucrativo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro em 15 de dezembro de 2019
Como começar um negócio do jeito certo e torná-lo lucrativo?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Iniciar um empreendimento do zero não é uma das tarefas mais fáceis. No entanto, como muitos pensam, não é impossível. Se você fica desanimado em pensar como começar um negócio do zero, saiba como começar.

como começar um negócio lucrativo

Muitas pessoas imaginam que tirar uma ideia do papel é coisa de outro mundo. Porém, não é. A principal motivação para isso será a sua paixão pelo projeto. Afinal, ninguém melhor do que você saberá conduzir esse negócio rumo ao sucesso.

Se você quer saber como começar um negócio do zero, continue acompanhando esse post. Além de dicas para te ajudar, vou contar um pouco do que aprendi depois de 10 anos como empreendedor. Boa leitura!

Dicas de como começar um negócio do zero

O seu sonho foi sempre montar o seu empreendimento? Viver do que gosta e ter a sua renda? Sendo assim, vou te dar dicas de como começar um negócio do zero. Veja:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Você já definiu em qual área irá atuar? Ótimo! Então, agora é entender como esse mercado funciona e a sua concorrência também. Faça uma pesquisa detalhada para realmente compreender tudo o que diz respeito ao seu empreendimento.

Um conselho: não fique desmotivado caso essa área pareça muito competitiva. Olhe por outro ângulo e vislumbre uma oportunidade de também se dar bem nesse mercado. Afinal, muitas pessoas estão tendo sucesso!

2. Tenha um objetivo

É sempre importante ter uma meta principal. Por mais que você tenha objetivos de pequeno, médio e longo prazo, o seu negócio precisa ter um foco central. É ser a melhor empresa de doces da sua cidade, por exemplo? Então, comece dando pequenos passos até chegar lá!

3. Faça conteúdo que as pessoas queiram compartilhar

Alimente suas ideias com bons conteúdos. As redes sociais estão aí para te ajudar. Porém, é preciso que você tenha um texto atrativo, que as pessoas queiram compartilhar e, especialmente, que fale diretamente com o seu público-alvo.

Se torne referência em sua área e mostre a todos que você realmente entende do mercado em que atua!

4. Tenha uma lista de e-mails

O email marketing ainda é a melhor forma para manter contato com o seu público. Se você tiver um bom banco de dados, alimente sempre o seu cliente com boas informações.

Após desenvolver o site da sua empresa, comece a captar os contatos das pessoas que visitarem a sua página. Elas podem, com certeza, ser um potencial consumidor do seu produto/serviço.

5. Ofereça produtos ou serviços vendáveis

Para ter uma renda financeira boa, é preciso oferecer um produto ou serviço que possa ser vendido. Aliás, que as pessoas precisem dele. Isso porque, hoje em dia, o cliente só adquire aquilo que realmente necessita. Portanto, além de desenvolver um produto/serviço, ele precisa ser útil.

6. Comece o quanto antes

Não espere o tempo certo para dar início ao seu negócio. Se esperar demais, ele pode não chegar. Grandes empresários começaram do nada, quando ninguém comprou a ideia deles e tiveram que correr atrás do sucesso.

O planejamento é essencial, mas fazer isso em excesso pode ser prejudicial. Portanto, coloque a “mão na massa” e dê vida a sua empresa. É aos poucos que tudo vai dando certo!

7. Crie uma estratégia de vendas

Como vimos a concorrência está cada vez mais acirrada e o consumidor mais consciente na hora de fazer uma compra. Logo, você precisa montar uma boa estratégia de marketing e vendas para atrair clientes para seu novo negócio e gerar as primeiras vendas.

Sendo assim, faça um levantamento para descobrir em quais canais o seu público-alvo se encontra e como sua marca pode aparecer para eles. Seus potenciais clientes estão no Facebook, então crie uma página para seu negócio e comece a produzir conteúdo para atraí-los e se relacionar com eles.

Defina também os diferenciais da sua empresa e como ela irá convencer o cliente a comprar os produtos ou serviços. Você vai oferecer algum desconto? Bônus ou frete grátis? Coloque sua estratégia no papel.

Como comecei do zero o meu negócio e as lições que aprendi

Muitos não sabem, mas eu tive a ideia de montar o Redator OnLine quando ainda era freelancer de produção de conteúdo. Comecei a estudar sobre a área, as possibilidades de tirar o meu plano do papel e como os meus concorrentes atuavam. Antes disso, eu era técnico em uma empresa.

Depois de 10 anos como empreendedor, a minha visão mudou bastante. Se hoje eu fosse começar um negócio do zero, seguiria as lições abaixo que aprendi em todos esses anos:

Monte um plano de negócios

O planejamento estratégico é essencial. Assim você vai saber como colocar em prática cada ação que foi pensada. Lembrando que é importante planejar o seu negócio no geral: financeiro, administrativo, marketing e vendas.

Ter organização é a característica principal para conseguir planejar corretamente o seu negócio.

Audiência primeiro, venda depois

Não adianta querer vender um produto/serviço sem ter audiência. É normal um novo empreendedor pensar somente em vendas, mas é um erro, pois o negócio se torna raso.

É preciso ter a consciência de audiência. Afinal, o que você tem a oferecer ao seu cliente para ele te dar audiência? Produza bons conteúdos! A audiência ninguém tira de você, o seu dinheiro pode acabar.

Mas se o seu cliente for fiel a sua marca, ele irá gostar das suas ideias, do que você promove e vender será a consequência disso tudo!

Foque em montar uma marca forte

Você quer um negócio ou uma marca? Qual a diferença?

Um negócio é algo que você faz para ganhar dinheiro. Uma marca é algo que você cria e foca em transformá-la em algo que não seja somente um produto ou serviço. Por exemplo, a Disney é uma marca, pois ela vende sonhos! Portanto, tem uma audiência incrível!

Sendo assim, foque em ter uma marca forte, onde as pessoas se espelhem nela. Mostre a qualidade que ela tem.

Capacite-se como empreendedor

Não é porque você montou um negócio que precisa parar de entender sobre o mercado em que atua. Fazer cursos, ler bons livros e participar de workshops é manter-se atualizado.

O mundo evolui em um piscar de olhos e, com isso, tudo muda! Não procurar a evolução de estratégias e de como mostrar a sua marca ao mundo é ser visto como uma empresa desatualizada. E isso faz com que você perca a sua audiência.

Portanto, além de procurar ser um bom líder, esteja sempre atualizado sobre o que anda acontecendo no mercado.

Essas são as minhas dicas de como começar um negócio do zero. Não é nada complicado, mas é preciso determinação, disciplina e persistência.

Se você quiser saber mais como montar um empreendimento e receber dicas constantes, clique aqui e se inscreva em meu canal do Telegram.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *