Marketing digital

Como criar um blog passo a passo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como criar um blog passo a passo?

como criar um blog

Nós amamos blog e não é a toa! Estima-se que mais de 170 mil blogs surjam diariamente e mais de 1 milhão de postagens na internet parte deste meio de comunicação e relacionamento, tão valioso para o marketing de conteúdo.

Os blogs são ferramentas fantásticas para o marketing digital de sua empresa. Através de um blog de sucesso é possível quebrar objeções de seus clientes, auxiliando o seu time de vendas a fechar negócios, atrair leads qualificados, chegar as primeiras páginas do Google através do SEO (Search Engine Optimization) e assim por diante.

Mas, nem tudo são flores! Para conseguir receber tudo o que falamos acima e muito mais com sua estratégia de blogging, você precisa começar do jeito certo e garantir que está utilizando das melhores práticas para ter um blog de sucesso.

Por isso, neste artigo você vai conferir tudo o que precisa saber para criar um blog passo a passo. Um verdadeiro tutorial que tornará possível até mesmo para um bebê colocar o seu blog online hoje mesmo.

Então, não desgrude da tela agora e procure colocar tudo em prática o quanto antes. Afinal conhecimento sem prática é a mesma coisa que ter dinheiro, mas não poder gastá-lo, não é mesmo?

O que é um blog?

banner conteúdo estratégico

Antes de começarmos a falar sobre como criar um blog de sucesso, você precisa entender de fato o que é esta ferramenta tão fantástica e popular nos últimos anos, especialmente, nos esforços de marketing de conteúdo.

Um blog possui diferentes temáticas e utilizações, por isso, separamos as opções e vamos definir cada uma delas abaixo. Veja só:

Blog pessoal

Usado para fins pessoais, como o próprio nome sugere. Geralmente encontra-se neste tipo de blog, conteúdos individuais que dizem respeito a opinião e sentimentos de seu autor. Um bom exemplo são os blogs de crônicas ou poesias.

No entanto, o fator fundamental para diferenciar um blog pessoal de qualquer outro, é que geralmente neste modelo específico não há objetivo financeiro, ou seja, o autor do blog não está interessado em ganhar com anúncios ou vender qualquer tipo de produto/ serviço.

Blog de nicho

Ao criar um blog de nicho você estará direcionando o seu conteúdo e estratégia para uma amostra específica da população. São pessoas naturalmente interessadas em seu tema e com isso, você irá criar um grupo de interesse fechado.

Nos blogs de nicho, o autor deve explorar assuntos ligados ao tema principal, após pesquisar e identificar uma necessidade no mercado. Alguns exemplos práticos são: blogs de emagrecimento ou perda de peso, moda, beleza, atualidades, empreendedorismo, etc.

Blog corporativo

E o blog corporativo, o que é? Podemos defini-lo como uma estratégia empresarial para aproximar a marca de seu cliente, gerar conteúdo de valor e deixá-lo mais próximo da compra. Em outras palavras, é ter um blog de sua empresa falando sobre seu produto, serviço, empresa, mercado e qualquer assunto que possa interessar os seus potenciais clientes.

Eu aposto que você já viu muitos blogs corporativos por aí, mas nem todos usam o marketing de conteúdo da forma correta. É comum, por exemplo, algumas empresas falarem apenas de si mesmas e produto e acabar se esquecendo do que realmente importa para o consumidor. O blog do RedatorOnLine.net é um exemplo de blog corporativo, porém, focamos em assuntos que realmente possam interessá-lo!

Blog profissional

Chegamos a um ponto muito polêmico: o blog profissional. Este termo é palco constantemente de muitas discussões e interpretações equivocadas, você sabia disto? Como regra geral, há três significados para um blog profissional.

O primeiro diz respeito ao problogger, ou seja, a pessoa que transformou o seu blog em profissão, vive dele e trabalha apenas nele. O segundo remete a profissionais ou empresas que utilizam do blog para se autopromover e ganhar visibilidade e, por último, os blogs confeccionados com a mais alta tecnologia e preparados para atender as exigências da blogosfera.

Porque ter um blog?

banner conteúdo estratégico

Agora que você já sabe o que é um blog definitivamente e os formatos existentes, é hora de conhecer os reais benefícios de um blog para sua empresa, está pronto? Veja abaixo uma lista das principais vantagens para decidir, ou não, criar o seu blog agora mesmo.

Interatividade

Publicar um post, receber comentários, responder os leitores, ver seus posts divulgados nas principais redes sociais sem gastar nada e muitas outras, são algumas razões da interatividade promovida a partir de um blog.

Ao criar um blog a sua empresa se torna mais receptiva às opiniões de seus clientes, ou futuros consumidores. Está concessão por parte de seu negócio torna a sua persona mais propensa a confiar em sua empresa e, posteriormente, fazer uma compra muito mais fácil.

Mais visibilidade

A única forma de cravar a sua marca na cabeça de seu público-alvo é aparecer tantas vezes quanto for possível, mas sem incomodá-los e agregando valor as suas vidas. Você pode fazer isso através de um blog!

As publicações de um blog corporativo ou de nicho, por exemplo, são capazes de resolver pequenos problemas, tirar dúvidas e ajudar verdadeiramente as pessoas. Aspectos como este tornam a sua empresa muito mais vista e querida pelas pessoas.

Visitas orgânicas

Otimização para mecanismos de pesquisa, é sempre ela! Não importa o seu objetivo ao criar um blog, sempre terá de dedicar um pouco de sua atenção para o SEO de suas páginas, se fizer isto certo pode receber visitas gratuitamente, todos os dias, 24 horas.

As pessoas não confiam mais em propagandas, então, a única forma de você espalhar a sua mensagem e atingir seus potenciais clientes é através de um bom tráfego orgânico, não desperdice esta chance.

Leads qualificados

Ao levarmos em conta que os seus visitantes “pediram” para chegar até o seu blog, quando se cadastrem em sua lista de contatos, com certeza, podem ser considerados leads qualificados. Sabe por quê?

Muito simples, eles demonstram um interesse real e natural no que você tem a dizer. É muito mais fácil vender para quem deseja o seu produto ou serviço, não acha? Um blog é a melhor forma de atrair contatos qualificados para sua lista e transformá-los em clientes em seguida.

Como criar um blog passo a passo?

banner conteúdo estratégico

Vamos finalmente chegar ao ponto mais interessante do artigo. Como criar um blog passo a passo, está preparado?

Criar um blog é muito mais fácil do que você imagina. Recentes tecnologias, ou nem tão novas assim, possibilitam colocar o seu blog no ar com pouquíssimos cliques e quase automatizam todo o processo para você.

Vamos colocar a mão na massa, finalmente!

Blog gratuito ou pago?

Mas, antes de começar a criar o seu blog efetivamente, você precisa escolher entre um blog pago ou gratuito. Particularmente, acredito que ambos podem ser muito bons e trazer resultados se o conteúdo for qualificado e trabalhar o SEO em suas páginas.

Entretanto, não podemos ignorar que não há nenhuma garantia com serviços gratuitos. Além de serem limitados na maioria das vezes, podem ser tirados do ar, ou passarem a cobrar por seus serviços a qualquer momento, sem prévio aviso.

Não é segredo para ninguém que quando somos clientes, ou seja, pagamos por algo, sempre teremos mais vantagens e direitos na hora da reclamação, por isso, bem como pelos recursos adicionais, eu sempre recomendo ter um blog pago.

Porém, se você ainda está iniciando e não tem condições de arcar com os custos de um blog pago agora, você pode começar pela versão gratuita e alterar depois. Mas, tenha em mente que se puder começar do jeito certo é melhor e vai evitar dor de cabeça no futuro.

Criando o seu blog em 6 passos

Neste artigo vamos focar na criação de blogs pagos, pois, este processo tende a ser um pouco mais complexo. Em outra oportunidade falaremos dos blogs gratuitos e como você pode criá-los, combinado?

Primeiro, vamos às coisas que você precisa saber antes de começar:

  • Registrar um domínio;
  • Escolher a hospedagem de site;
  • Criar um banco de dados;
  • Instalar o WordPress;
  • Instalar um tema em seu blog;
  • Adicionar os principais plugins.

1. Escolhendo o domínio para seu blog

O passo fundamental para criar um blog de sucesso é escolher um bom domínio. De forma geral, domínio é o endereço pelo qual seu blog será acessado ou descoberto pelos futuros visitantes. Antes de escolher o domínio, leve em conta os seguintes fatores:

  • O domínio deve ter vínculo com o tema principal do blog;
  • Deve ser otimizado para mecanismos de pesquisa (SEO);
  • Não deve ser muito extenso;
  • Precisa ser de fácil memorização;
  • Opte por domínios .com que apresentam melhores resultados com mecanismos de pesquisa.

Após levar estas coisas em consideração, faça uma lista com os possíveis nomes para o seu site. Uma pequena lista de 5 a 10 nomes já é suficiente. Comece por combinações óbvias, fazendo a junção do nicho que pretende atuar + nome, ou característica do site.

Por exemplo, vamos dizer que você pretende criar um blog de emagrecimento. Poderia começar por combinações como: emagrecimento fácil, emagrecimento rápido e assim por diante. Recomendamos que após escolher o nome para o seu site, consulte uma ferramenta de análise de palavra-chave, para verificar se este nome tem potencial com o SEO.

Agora acesse este site para registrar domínio, é o mesmo que utilizamos no RedatorOnLine.net.

Coloque o seu domínio no boxe a esquerda e selecione as extensões disponíveis a direita. Você pode consultar até 15 nomes de domínio de uma só vez, então, você pode colocar aqui todas as opções da lista que criou anteriormente, está lembrado? Em seguida clique no botão “Pesquise nome(s) de domínio”.

opções para registrar dominio
Opções para registrar domínio

Na próxima tela você vê as opções que escolheu logo acima. Se elas estiverem disponíveis você pode registrar o domínio que desejar. Em nosso exemplo, as primeiras opções estão indisponíveis, mas abaixo encontramos outras sugestões. Escolha o seu domínio e clique no botão “Selecionar”.

Ao selecionar o domínio para registrar, no lado direito vai aparecer o carrinho de compras como na imagem abaixo, com o domínio escolhido e o valor total a pagar. Clique em “Checkout” para prosseguir!

carrinho para registrar dominio
Carrinho para registrar dominio

Na próxima tela o site apresenta as opções para hospedagem de site, por enquanto clique em “Não”, pois falaremos disto mais tarde.

Em seguida basta fazer o login no site, ou registrar uma conta nesta mesma tela, selecionar o método de pagamento (Pagseguro) e finalizar a sua compra. A liberação do domínio ocorre em poucos minutos, assim que o pagamento for processado.

Ao fazer isso você já terá acesso ao painel do cliente, onde conta com serviços gratuitos como: gerenciador DNS e serviço de email. Pronto, o seu domínio está registrado com sucesso!

2. Hospedar o seu blog


Você precisa ter uma hospedagem de sites para colocar o seu blog. Hospedagem é um serviço para manter os arquivos de seu blog guardados em um servidor seguro e que possa ser acessado pela internet de qualquer lugar.

Clique aqui para ver as opções de hospedagem de sites, a mesma que utilizamos para o nosso site. Selecione o melhor plano para você e proceda com os mesmos passos de antes para concluir a compra.

Os planos de hospedagem de site na Micro&Media, variam de acordo com a quantidade de domínios que você deseja hospedar. Por exemplo, se quiser hospedar apenas um domínio, ou seja, ter um único site, pode escolher o plano mais básico, e assim por diante.

3. Criar um banco de dados

Vamos ver como criar o seu banco de dados? Para que você entenda, no banco de dados de seu blog ficam armazenadas as informações importantes, é como o HD de seu computador, a hospedagem mantém os arquivos, mas o banco de dados organiza tudo para funcionar com o WordPress.

Após registrar o seu domínio e contratar o plano de hospedagem, acesse: http://seudominio.com/cpanel e insira o nome de usuário e senha que foram enviados para o seu email após o pagamento.

cpanel
Login cpanel

Após fazer o login você será redirecionado a página inicial do Cpanel. Procure pela seção Banco de dados, conforme a imagem abaixo. Selecione a primeira opção da seção “Banco de dados MySQL”.

banco de dados
Banco de dados

Na opção criar banco de dados preencha com um nome, como BLOG, por exemplo. Depois clique no botão “Criar banco de dados”.

criar banco de dados
Criar banco de dados

Depois, você precisa definir um usuário para acessar as informações de seu banco de dados. Isto garante que apenas o seu blog acesse estas informações. Em ordem, na primeira parte da imagem você cria o usuário, adicionando nome e senha e clicando no botão “Criar um usuário”.

Abaixo você adiciona o usuário ao seu banco de dados. Basta selecionar o usuário e depois o banco de dados, clique em “Adicionar” para finalizar o processo.

usuário banco de dados
Add usuário banco de dados

Pronto! O seu banco de dados foi criado com sucesso.

4. Instalar o WordPress

Vamos instalar o WordPress em sua hospedagem de sites para começar a utilizar o seu blog. Em primeiro lugar, acesse o site WordPress.org e baixe a versão atualizada do WordPress para instalar em seu blog.

Em seguida, você vai precisar enviar este arquivo que acaba de baixar para a sua hospedagem de site. Acesse o endereço seudominio.com/cpanel, na sequência procure pela seção “Arquivos” e clique na opção “Gerenciador de Arquivos”.

gerenciador de arquivos
Gerenciador de arquivos

Abrirá uma nova janela e exatamente nesta tela você deve adicionar o WordPress. Clique no botão “Carregar” localizado mais ao topo da página.

Na tela seguinte, clique no botão “Selecionar arquivo”, localize o WordPress em seu computador e clique em abrir. Quando finalizar o carregamento clique no link “Voltar para…”.

Agora você precisa descompactar o WordPress. Encontre o arquivo em sua hospedagem e clique com o botão direito sobre ele, em seguida, selecione a opção “Extract”. Clique em “Extract files” na próxima tela e depois em “CLOSE”.

Após extrair os arquivos, será criada uma pasta com o nome WordPress, nela estão os arquivos usados para instalar o seu blog. O ideal é que você abra esta pasta, selecione todos os arquivos, clique em mover e transporte todos os arquivos para a pasta principal de seu site.

Vamos à instalação, finalmente!

1- Acesse o seguinte link: http://seudominio.com/wp-admin/install.php. Será exibida uma mensagem de boas vindas, clique no botão “Vamos lá!”.

2- Preencha com nome do banco de dados, usuário e senha que definimos anteriormente e clique “Enviar”.

3 – Se as informações estiverem corretas aparecerá uma imagem de confirmação e sucesso, clique no botão “Instalar”.

4 – Para prosseguir com a instalação será solicitado algumas informações adicionais, como: título do blog, nome de usuário, senha, email e privacidade. Preencha corretamente as opções e clique em “Instalar WordPress”.

5 – Será exibida uma mensagem de sucesso. Pronto, o seu blog já foi instalado e você pode fazer login.

5. Instalar um tema em seu blog

Você pode instalar vários temas em seu blog. Tema é o nome dado a um conjunto de códigos e instruções que apresenta o seu blog de forma visual para os leitores. Através deste código são exibidos os posts, decididas as cores de seu blog e assim por diante.

Para instalar um tema em seu blog WordPress, faça estas coisas:

1 – Acesse http://seudominio.com/wp-admin ou o endereço de instalação de seu blog e faça login com as informações cadastradas no momento da instalação.

2 – No menu lateral clique na opção Aparência > Temas, se o seu blog estiver em português.

3 – Clique em “Adicionar novo” na parte superior da página.

4 – Navegue pelas opções no diretório do WordPress ou use o campo de pesquisa para encontrar o melhor tema para o seu blog. Quando encontrar o seu favorito, clique no botão azul “Instalar” e depois em ativar.

OBS.: Você também pode enviar um tema de seu computador no formato ZIP. Basta clicar na opção “Fazer upload do tema”, clicar na opção selecionar arquivo e encontrar o tema em seu computador, selecione o arquivo e clique em abrir, depois “Instalar agora” e pronto!

Pronto, o tema de seu blog foi atualizado com sucesso. Você também encontra mais temas para WordPress aqui.

6. Adicionar os principais plugins

A maior vantagem de um blog em Worpress é poder utilizar de plugins. Eles são pequenas extensões que adicionam recursos fantásticos ao seu blog, porém, com uma instalação extremamente simples.

Para instalar plugins em seu blog WordPress, siga os passos:

1 – Acesse http://seudominio.com/wp-admin e insira os dados que você cadastrou no momento da instalação do WordPress.

2 – Vá ao menu lateral e selecione a opção plugins.

3 – Na parte superior da página clique em “Adicionar novo”.

4 – Agora você pode navegar nas opções do diretório WordPress, usar o campo de pesquisa para encontrar o plugin que desejar, clicar sobre ele e depois selecionar a opção instalar. Depois de alguns segundos será apresentada uma mensagem de sucesso, bem como a opção para você ativar o plugin imediatamente.

OBS.: Você também pode enviar um plugin de seu computador no formato ZIP. Basta clicar na opção “Fazer upload do plugin”, clicar na opção selecionar arquivo e encontrar o plugin em seu computador, selecione o arquivo e clique em abrir, depois “Instalar agora” e pronto!

Lista de plugins indispensáveis para o seu blog:

Separamos uma pequena lista dos principais plugins para utilizar em seu blog. Todos eles possuem versões gratuitas, mas alguns contam com uma versão mais completa e paga. Segue a nossa lista:

Contact form 7: para formulários de contato.

WP Super cachê: para acelerar o carregamento de seu blog.

Google Analytics: integra o seu blog ao Google Analytics e confere as métricas de visualização.

Social Media Feather: adiciona botões de compartilhamento em todos os seus posts.

XML Sitemap & Google News feeds: cria um sitemap, uma lista com todas as páginas e posts de seu blog.

Você também encontra mais plugins para WordPress aqui.

Chegamos ao fim, UFFA!

Embora extenso este artigo mostrou que é fácil criar um blog WordPress. Você já pode usar deste passo a passo para criar seu próprio blog e começar a atrair novos visitantes, leads e clientes.

Vamos resumir rapidamente o que vimos nestes artigo:

– O que é um blog e seus tipos;

– Porque ter um blog;

– Blog pago ou gratuito;

– Como criar um blog em 6 passos: registro de domínio, hospedagem de site, criar banco de dados, instalar o WordPress, adicionar tema e plugins ao seu novo blog.

Se ainda tem alguma dúvida sobre criar um blog, por favor, deixe o seu comentário abaixo e diga-nos também a sua opinião sobre este super artigo!

Antes de finalizar, saiba que criar o seu blog é apenas o primeiro passo. Você precisa ter uma estratégia de conteúdo bem-definida, de modo a produzir o conteúdo certo para as pessoas certas e no momento adequado.

Participe de nosso Curso Gratuito Conteúdo Estratégico e saiba como colocar o seu blog para trabalhar por você. Inscreva-se gratuitamente agora mesmo e junte-se a mais de 400 alunos.

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *