Empreendedorismo

Como criar um logotipo para o seu negócio? Veja dicas essenciais!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 9 de fevereiro de 2020
2 min de leitura
Como criar um logotipo para o seu negócio? Veja dicas essenciais!
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Para você, criar um logotipo é um bicho de sete cabeças? Passar para a realidade a verdadeira identidade de uma marca pode ser algo difícil para muitos. Porém, passa longe de ser totalmente impossível!

O logotipo, ou simplesmente logo, deve ser alinhado com os propósitos da empresa. Além disso, deve ser coerente com o seu segmento.

Se você está na fase inicial do seu negócio e deseja criar um logotipo para ele, fique tranquilo, vamos te ajudar! Separamos dicas essenciais para você fazer o seu logo com perfeição. Quer descobrir como? Continue acompanhando e descubra! Boa leitura!

O que é logotipo?

Antes de te mostrar como criar um logotipo, precisamos te falar o seu significado. O logo é uma identificação da sua marca, por onde o seu público irá reconhecer os seus produtos ou serviços dentre os concorrentes.

Quando há a interação do logo com um texto, é criado um logotipo. Por trás da criação dessa identificação há uma extensa pesquisa, que parte de pressupostos teóricos do design e de toda uma questão estratégica com cores, formas, semiótica, composição, conceito e outros.

Um design leva um bom tempo para chegar ao símbolo ideal que irá representar uma marca. Afinal, além de bonito, ele deve ser funcional para as necessidades do seu cliente e, também, bastante atrativo.

Mas, como criar um logotipo?

Agora que você já sabe a parte teórica de um logo, vamos te dar dicas de como criar um logotipo. Selecionamos alguns conselhos preciosos para que você possa criar um logotipo para o seu negócio com perfeição!

Veja:

1. Simplicidade

O seu logo deve ser simples! Afinal, menos é sempre mais. O logotipo é uma forma gráfica de representação da sua empresa, por isso, ele deve ser algo fácil de identificar. Informações desnecessárias acabam deixando a sua representação confusa aos olhos do cliente.

Além disso, logotipos muito cheios de informação acabam dando a sensação para o seu público que a sua empresa é desorganizada.

O seu logotipo é metade texto e metade desenho. Em algumas situações, será necessário um texto de apoio, além do nome da sua marca. Por isso, a simplicidade deve ser utilizada nas formas do desenho e na fonte que será utilizada.

Vale lembrar que você deve usar somente uma fonte e não um conjunto delas.

2. Faça uma pesquisa completa

Um bom logotipo só é feito após uma boa pesquisa. Ter boas referências é essencial para que excelentes ideias surjam em sua mente.

Pense em logos que você gosta, que te atraem e veja como eles são facilmente reconhecidos. Faça um brainstorm, ou seja, anote todas as ideias que tiver e pesquisar. Todas as referências também.

As grandes marcas, por exemplo, a Coca-Cola, passou por vários reajustes e pesquisa de mercado. Portanto, ao longo da história da sua marca, o seu logo também sofrerá alterações.

3. Faça pesquisa nos seus concorrentes

Existem concorrentes que passam a mesma ideia que a sua marca? Tenha o logotipo dessas empresas como referência! Mas não copie!

Faça uma análise completa de todos os elementos que foram utilizados e veja em que o seu logotipo pode ser diferente. Porém, que passe a sua mensagem e chame mais a atenção do seu público.

4. Saiba quais são as tendências

Seu logotipo tem que ser moderno, por isso, fique atento às tendências do momento. Afinal, design é algo que está em constante mudança. O que era sucesso há cinco anos, atualmente não é mais. Por isso, use formas e cores que sejam atuais!

Por isso, pesquise por logotipos feitos recentemente e veja quais são os elementos usados. Porém, coloque o toque da sua marca para que o seu logotipo se torne algo diferente e único.

5. Conceito do logo

Ao criar um logotipo, é necessário pensar em seu conceito. Depois de várias pesquisas, é hora de definir qual a mensagem que o seu logo vai passar por meio de suas formas.

Por exemplo, se o seu objetivo é conectar pessoas, que tal pensar em setas? Pensar nos detalhes é algo essencial!

6. Faça um esboço e inicie a digitalização do seu logo

Pesquisa feita e conceito definido, é hora de esboçar o seu logotipo e depois digitalizá-lo. Primeiramente, coloque no papel a sua ideia para criar um logotipo. O desenho e o texto.

Rabiscar as ideias é importante para organizar tudo o que vem a sua mente. O seu cérebro vai trabalhar aceleradamente, por isso, é necessário anotar tudo para não esquecer nenhum detalhe.

Depois de organizada as suas ideias, é hora de digitalizar o seu logotipo. Para isso, é necessário contar com ferramentas de design. Você pode usar:

  • Photoshop;
  • Illustrator;
  • CorelDRAW;
  • Ou até mesmo ferramentas gratuitas de design, como o Canva.

7. Escolha a sua tipografia

Tipografia é a forma visual das letras que compõem o seu logotipo. Ela serve para organizar e definir uma forma padrão de transmitir um texto.

A sua tipografia deve estar relacionada com o que a sua marca quer passar para o seu público. Qual a real mensagem? Portanto, use fontes que expressem isso.

8. Defina o seu símbolo

Não jogue os seus rascunhos fora, eles serão necessários nessa etapa. Pegue eles e veja qual o símbolo irá representar a sua marca. É preciso ter paciência e ver qual o símbolo se sobressai em todos os seus esboços. Aprimore este símbolo e veja qual a melhor forma de inseri-lo em seu logotipo.

9. Defina as cores da sua marca

Agora é hora e definir quais as cores irão representar a sua marca. Ao criar um logotipo é importante pensar em uma versão monocromática, ou seja, com uma cor só, e outra com mais de um tom.

Normalmente, a escolha das cores envolvem um gosto pessoal do dono da empresa. Porém, opte por aquela que, além de agradar o seu gosto, seja agradável também para a sua persona e que vai ser harmoniosa.

Depois de todos esses passos, teste o seu logotipo para ver como ele fica em várias versões e, então, crie um briefing sobre ele. Na sequência, você pode apresentá-lo a todos os envolvidos na aprovação.

Caso você tenha dificuldade de criar um logotipo, conte com a ajuda de um profissional. Como um designer, ou consultoria de marca. Esses profissionais podem ajudar a traduzir as suas ideias em um excelente e profissional logotipo para sua empresa.

Gostou desse conteúdo sobre como criar um logotipo e quer receber mais dicas valiosas como essas, clique aqui e se inscreva na nossa lista vip! Fique por dentro de todas as novidades.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *