Email marketing

Como enviar email marketing para sua lista em 7 passos?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 29 de julho de 2020
2 min de leitura
Como enviar email marketing para sua lista em 7 passos?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você sabe como enviar email marketing corretamente? Essa estratégia de marketing possui um alto retorno sobre investimento, ROI, e, por isso, muitas empresas investem nela. Além de ser uma ferramenta prática e econômica.

Há quem não goste dela ou ache ultrapassada, mas a verdade é que é preciso ter conhecimento para utilizá-la corretamente. Nada de muito técnico, mas apenas saber usar os ativos certos, tipos de textos e outros.

Hoje vou te ensinar como enviar email marketing corretamente. Pode parecer algo simples, mas existem detalhes que você pode não conhecer. Portanto, continue acompanhando e boa leitura.

Saiba como enviar email marketing corretamente em 7 passos

O email marketing é uma ferramenta usada mundialmente e, como já disse, bastante econômica. Sua assertividade em campanhas de marketing é comprovada e, mesmo alguns achando a ferramenta ultrapassada, ela está cada vez mais viva no universo online.

Mas como enviar email marketing corretamente? Separei sete dicas importantes, veja:

1. Defina o objetivo

Antes de qualquer coisa, é importante definir qual o objetivo do seu email marketing. Você deseja criar uma nova promoção? Captar novos clientes? Reativar os antigos? Estreitar relacionamentos com os seus consumidores?

Com essas respostas você vai saber qual o objetivo do seu email marketing e poderá definir o título, tipo de email a ser enviado e os CTA’s que serão utilizados.

2. Selecione a sua segmentação

Além de saber o objetivo do seu email, é importante entender com quem ele irá falar! Afinal, a pessoa que vai receber esse material merece total atenção. Portanto, crie a sua persona corretamente para fazer a segmentação do seu público.

Esse processo vai te ajudar a disparar corretamente o email e para o público certo. Além disso, é uma etapa importante para fazer a geração de leads com pessoas que realmente sejam potenciais clientes.

Por isso, se pergunte quem é a sua persona e tire todas as possíveis dúvidas sobre a jornada de compra do cliente, pois nessa fase o importante mesmo é você saber identificar corretamente a sua persona para falar diretamente com ela.

3. Crie conteúdo

Falei para você sobre a importância de conhecer a fundo a sua persona, certo? Isso porque ela será fundamental para criar o conteúdo do seu email marketing. Nunca copie o texto de algo que viu na internet. Inspirações são excelentes, mas cópias são plágios e isso é crime.

Seja inovador, criativo e saiba usar corretamente a linguagem do seu público. Além do texto, pense em imagens que complementam todo o conteúdo escrito.

4. Escolha um assunto atrativo

Se o assunto do email não for interessante, todos os seus esforços serão inúteis. Ou quase todos. Afinal, ele é o principal responsável pela maioria das pessoas abrirem o seu email.

Isso porque quando o assunto é interessante o público tem curiosidade de abrir para saber mais a respeito. O conteúdo perfeito e o título mais ou menos não é a combinação ideal.

Por isso, use e abuse de todo o poder da sua imaginação e criatividade. Busque referências para ter inspiração e crie algo totalmente atrativo para o seu público.

5. Data e hora de envio

Por meio de relatórios e pesquisas, é possível saber qual o melhor horário para enviar o seu email marketing. Além disso, é importante conhecer a melhor data.

Existem ferramentas de pesquisa gratuita na internet, como essa pesquisa da KISSMetrics, que te ajudam a ter essas informações de forma segura.

É importante destacar, no entanto, que a escolha do horário e do dia precisa estar de acordo com o histórico de sua empresa. Ou seja, por meio dos relatórios do seu negócio você verá qual o dia e horário a sua persona lê mais os emails e concentra seus envios nesses períodos.

6. Programe ou envie a mensagem

Hora de programar os seu email, realizar uma última revisão na mensagem, selecionar o período adequado e enviar. É importante que o envio ocorra de acordo com os dados gerados nos relatórios da sua lista. Assim, você será mais assertivo quanto a data e o horário de envio.

Porém, caso seja o seu primeiro envio, é importante fazer a programação em horários diferentes. Assim, você já realiza os testes para saber quais os dias e horários são mais apropriados para o envio de email marketing.

7. Fique de olho nos resultados

As métricas de qualquer ação do marketing digital devem ser medidas. Afinal, é por meio dessa avaliação que você vai entender o que está errado ou certo em suas campanhas. Dessa forma, é possível rever suas estratégias.

Para isso, conte com ferramentas de automação de marketing. Elas dão mais agilidade e praticidade ao procedimento. Sendo assim, os indicadores mais medidos são:

  • Taxa de abertura do email;
  • Taxas de cliques;
  • Inativação da lista;
  • Taxa de leads que se tornam clientes qualificados.

Testes A/B em uma campanha email marketing

Os testes A/B são realizados antes do email ser disparado para toda a sua base. Como o próprio nome diz, é um teste para ver se todos os elementos listados acima foram bem escolhidos para atingir corretamente o público alcançar o resultado desejado.

Portanto, são criados dois emails idênticos, mas que possuem somente uma diferença: o elemento a ser testado.

Esse elemento pode ser:

· Título;

· Texto;

· CTA.

Posteriormente, ambas as mensagens são enviadas para uma amostra de sua lista, com o objetivo de ver qual delas têm o melhor desempenho.

O email marketing com melhor resultado vai ser o escolhido para disparar para todas as pessoas na base de leads. Esse é um teste eficiente e que permite que você alcance resultados maiores com as suas campanhas.

Conclusão

Ao longo da leitura, mostrei para você os passos de como enviar email marketing para a sua lista. As dicas são simples, mas eficazes e que precisam de atenção. Afinal, mesmo sendo simples, ainda existem pessoas que se esquecem de colocá-las em prática.

O essencial é definir o seu objetivo e criar corretamente a sua persona. Ela é a peça fundamental para todas as suas campanhas, pois vai te direcionar em como abordar seu público, qual o tipo de linguagem ele gosta e quais as necessidades dele.

Crie um conteúdo gostoso de ler, pois não há nada pior do que abrir um email e o seu conteúdo ser complexo e sem nenhum tipo de fundamento. Normalmente, a linguagem é mais simples mesmo, mas passando autoridade no assunto.

Por fim, incentive o cliente a tomar uma ação, seja baixar um ebook, assistir a um vídeo ou participar de uma promoção. O que não falta é CTA para você inserir em seu email marketing.

Depois de todo o email montado e testes realizados, envie o correio eletrônico para os seus leads. Confira todas as métricas para saber quantas pessoas realmente foram atingidas.

Gostou deste post sobre como enviar email marketing? Então, conheça as melhores opções de ferramentas para envio. Clique aqui!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *