Email marketing

Como escrever um email de sucesso e gerar mais vendas?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Como escrever um email de sucesso e gerar mais vendas?

A maioria dos profissionais de marketing digital usa o email como a melhor estratégia para atingir os prospectos de sua empresa. É definitivamente, a ferramenta mais usada e comum quando falamos em marketing na internet. E saber como escrever um email de sucesso é o primeiro passo para gerar mais vendas.

Por outro lado, o email marketing também é uma das formas mais antigas de promoção e divulgação de empresas para atingir os seus potenciais clientes. Mas será que ele ainda funciona?

Por ser tão antigo e em decorrência das novas tecnologias disponíveis no mercado, você pode pensar que o email marketing está morto. Mas posso garantir que não, veja os motivos segundo o Marketing Statistics da Hubspot:

  • Bilhões de pessoas no mundo (4.3 bilhões) possuem ao menos uma conta de email;
  • A maioria das pessoas abre o seu email pelo menos uma vez por dia (91%);
  • As contas de email estão literalmente em nossas mãos, 80,8% dos usuários usa dispositivos móveis para ler as suas mensagens de email;
  • 77% dos consumidores preferem receber mensagens de marketing por email;
  • O email é a forma mais pessoal de se comunicar com seus leads e clientes;
  • Essa ferramenta de marketing também tem o maior ROI que qualquer outra (4.300%).

Como gerar mais vendas com o email marketing?

Ok, você já viu que o email marketing é uma opção para fazer marketing digital. Mas como você pode usá-lo para gerar mais vendas?

O email pode ser usado para a nutrição de leads, ou seja, transformar os contatos de sua lista em compradores. Para isso, você deve enviar mais conteúdo relevante e de qualidade para aumentar a sua autoridade, enquanto faz os contatos progredirem na jornada do comprador.

Você também pode usar do email marketing para encantar os seus clientes. Suas mensagens podem incluir conteúdos sobre como usar os seus produtos ou serviços da melhor forma possível e prestar o tão famoso pós venda.

O grande segredo do email marketing é entregar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa para isso. Então, como você faz isso?

Público-alvo

banner definindo persona

Não é nenhum segredo que você precisa conhecer as pessoas que vão ler todas as suas mensagens de email. Novamente, as buyer personas dão o ar da graça e mostram como elas também são importantes em sua estratégia de email marketing.

Use de sua buyer persona para conhecer como deve criar a sua mensagem de email. Pergunte-se: o que ela gostaria de ler em sua caixa de entrada? Depois, crie um email com a informação mais adequada e linguagem ideal, ou seja, sob medida para a sua persona.

Jornada do comprador

Enviar o email certo, mas na hora errada, pode significar um desastre em sua estratégia de email marketing. Se você arriscar falar sobre os seus produtos ou empresa, enquanto o lead ainda está na fase de Consideração do problema, pode perder este contato para sempre.

Algumas pesquisas sugerem que uma lista perde a sua eficácia com o passar do tempo. No período de um ano, por exemplo, estima-se que 25% de seus contatos sairão de sua lista cedo ou tarde.

Quando uma pessoa decide abandonar a sua lista de contatos, isso significa que você nunca mais poderá entrar em contato com ela e perderá definitivamente a chance de fazer uma venda. Isso sem mencionar todo o tempo gasto na nutrição daquele lead, não é mesmo?

Por esse motivo, você deve usar a jornada do comprador para enviar a mensagem na hora certa para as pessoas. Conhecer exatamente onde o seu lead se encontra é uma ótima forma de enviar as oportunidades certas para o seu contato.

Use de softwares CRM para otimizar esse processo e conhecer exatamente a posição de seu lead dentro do funil de vendas de sua empresa, assim você evita perder inscritos de sua lista.

Segmentação

O comportamento de seus leads é o ponto-chave aqui. O número de vezes que alguém abre os seus emails, clica nos links, acessa o seu site e assim por diante podem servir para você entender qual a melhor mensagem para enviar e para quem.

Quanto mais segmentada a sua base de contatos melhor. Assim você evita disparar os emails para as pessoas erradas e fazer com que elas saiam de sua lista de contatos.

Não pense que uma mensagem teria o mesmo impacto se enviada para cem mil inscritos. Um erro na linha de assunto ou no corpo do email poderia desperdiçar a oportunidade de gerar mais vendas com o email marketing.

Em razão disso, use da segmentação em seu autoresponder para otimizar a sua lista de contatos e envie as suas mensagens para pequenos grupos, assim você não desperdiça um bom disparo de uma só vez.

banner aula como usar o email marketing

Conteúdo

O conteúdo é o combustível para qualquer coisa que você deseja fazer no marketing digital, especialmente, quando falamos sobre os seus esforços de email marketing. Depois de capturar os seus contatos, isso não significa que você pode apenas ignorar os leads e nunca mais falar com eles.

Mesmo depois de converter os visitantes de seu site em leads, você ainda deve continuar gerando conteúdo de qualidade para os seus contatos. O formato e tópico deste conteúdo vão depender de sua buyer persona, jornada do comprador e das segmentações que você aplica em sua base de contatos.

Também não se limite a enviar apenas ofertas e promoções para o seu lead. Eu tenho certeza que ninguém gosta de receber apenas mensagens de venda em sua caixa de entrada.

Então, use do marketing de conteúdo para gerar valor na vida das pessoas e fazê-las confiarem em você. Envie as atualizações de seu blog, novos vídeos em seu canal no Youtube, novidades do mercado, matérias de outros especialistas no seu ramo e assim por diante.

Quanto mais conteúdo gratuito e de qualidade gerar para as pessoas, mais fácil será gerar vendas no futuro. Experimente!

Nutrição

O email também pode ser usado para educar os seus leads e fazê-los crescer em sua jornada de compra. Novamente, os conteúdos de valor são determinantes para você ter sucesso.

Tenha em mente que um bom email marketing não diz respeito ao que você pede que o lead faça na mensagem, mas sim, no valor que você concede a ele gratuitamente. Quanto melhor for os aspectos visuais e o conteúdo de seus emails, mais chances tem de conseguir novos clientes para sua empresa.

Também não esqueça que um email não é capaz de fazer uma venda sozinho, isso quer dizer que você precisa de persistência, consistência e ainda mais valor para atingir o sucesso no email marketing.

Enviar um único email e acreditar que fará milhões de vendas é uma tolice. Mesmo que você tenha milhares de contatos em sua lista, eles estarão em posições diferentes na jornada do comprador e nem todos estarão preparados para receber um cupom de desconto, por exemplo.

Em contra partida, ninguém irá reclamar se você enviar conteúdo gratuito e qualificado frequentemente, pelo contrário, vão enxergá-lo como autoridade no assunto. Quando surgir a necessidade de compra, pode ter certeza que eles vão escolher você!

Fundamentos para um email marketing de sucesso

banner aula como usar o email marketing

Segue algumas dicas para melhorar o email marketing de sua empresa e conseguir vender mais com ele.

Veja o nosso checklist:

  • Use modelos responsivos, que se adéquam a todos os dispositivos (smartphones, tablets, computadores e notebooks);
  • Letras grandes e botões maiores ainda, quanto maiores melhor. O mínimo aceito da fonte é 12, mas se você acreditar que precisa aumentar a fonte, faça isso. Além disso, os botões devem ter um bom tamanho, para que seu lead possa tocar neles com o dedo em dispositivos móveis;
  • Clareza e objetividade. Não faça rodeios, fale o que deve ser dito em seus emails. Também procure organizar os textos de forma clara, para que o leitor possa fazer uma leitura dinâmica nos primeiros segundos e depois decidir ler por completo.

E mais…

Defina um objetivo

A primeira coisa é definir uma meta para o seu email. Por que você deve enviar essa mensagem? O que deseja que os seus leads façam quando receberem esse email?

No entanto, essas metas precisam ser claras, quantificáveis e tangíveis. Um objetivo de um email não pode ser apenas conseguir aberturas ou cliques na mensagem, deve ir além disso. Lembre-se que precisa usar o email marketing para o relacionamento, ou seja, se aproximar dos seus leads, nutri-los e validar a sua lista de contatos.

Sempre que você usar o email marketing para levar conteúdo de qualidade, fazer a nutrição de leads e segmentar a sua base de contatos, então, podemos dizer que você tem um objetivo claro e tangível.

Ao definir o seu objetivo claramente, você também terá conhecimento do tópico, formato e conteúdo de suas mensagens. É impossível saber o que escrever, se você simplesmente não faz ideia dos seus objetivos com cada email.

Personalize o seu email

Quando for possível personalize os seus emails. Faça-os parecer uma conversa direta com cada pessoa que recebe a mensagem e não importa se a sua lista tem 10 ou 1 milhão de contatos.

Como fazer isso?

Envie o seu email a partir de um endereço pessoal, ou seja, de seu nome e um endereço personalizado para si. As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas e não com empresas. Então, mostre que você é alguém real, enviando conteúdo de qualidade para ele e preocupado em resolver os seus problemas.

Depois, use das informações pessoais de seus leads para personalizar as mensagens. Nome, sobrenome, empresa, entre outros dados, podem ser usados para deixar o seu email mais pessoal e assim aumentar as suas chances de fechar uma venda.

Já foi comprovado que o CTR é maior quando você adiciona o primeiro nome do lead na linha de assunto. Além disso, quem não gosta de ser chamado pelo próprio nome? Use da personalização para estreitar o relacionamento com os seus leads e gerar confiança.

Ofereça opções de engajamento

Você cria emails para serem abertos, lidos e para que as pessoas façam o que você deseja (comprar, clicar ou qualquer outra coisa), não é mesmo?

Comece por adicionar uma linha de assunto atraente que faça as pessoas se interessar pelo seu email, abri-lo e ler até o fim. Adicione hyperlinks e CTAs no corpo do email para levar os seus usuários a avançar na jornada de compra.

Também inclua ícones de suas redes sociais e botões para compartilhamento de sua mensagem. Assim o seu lead pode partilhar a mensagem e fazê-la atingir mais pessoas. Oferecer a opção de encaminhar as mensagens também é uma boa opção para aumentar o alcance de suas mensagens.

O marketing espontâneo é uma boa oportunidade para aumentar a sua lista de contatos e quanto mais pessoas atingir, mais chances de aumentar as suas vendas com o email marketing.

Teste e analise

Como tudo na vida, o email marketing também deve ser analisado e testado sempre que possível.

Acompanhe a entregabilidade de seus emails, taxas de emails inválidos em sua base, cancelamentos de inscrição, aberturas, cliques e outros dados pertinentes para acompanhar o desempenho de suas mensagens de email.

Na sequência, vá alterando pequenos aspectos em seu email e disparando para um pequeno grupo de sua base de contatos. Faça quantos testes forem necessários alterando o assunto para melhorar a taxa de cliques, substituindo os CTAs para melhorar a conversão e assim por diante.

Quanto mais testes fizer mais a sua mensagem de email será assertiva e mais chances de as pessoas abrirem e cumprirem o objetivo de seu email marketing.

Conclusão

Embora você use o email para gerar mais vendas para sua empresa, ainda estamos falando de uma ferramenta de marketing digital focada no relacionamento. Por isso, não desperdice a oportunidade de gerar valor na vida de seus leads e aumentar a sua intimidade com eles.

Garanta que as suas mensagens de email tenham um objetivo claro e, acima de tudo, ofereçam uma boa experiência para o seu contato. Quanto mais bonitos forem os seus emails, mais qualificado o conteúdo, mais chances de vender usando do email marketing.

Como já vimos antes, o email marketing possui um retorno sobre o investimento (ROI) acima da média e incomparável com qualquer outra ferramenta de marketing online. Então, você não desperdiçar esta chance de atrair novos clientes para sua empresa com um investimento relativamente baixo.

Você gostou dessas dicas? Aproveite para assistir uma aula exclusiva e gratuita sobre como usar o email marketing para gerar mais relacionamento e vendas. Inscreva-se para assistir agora mesmo!

banner aula como usar o email marketing

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como escrever um email de sucesso e gerar mais vendas?”

Gilberto de Sousa Lima

Gostei muito do post. As ferramentas descritas condizem com as necessidades do empreendedor digital atual.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário Gilberto!