Empreendedorismo

Como fazer uma empresa crescer mais rápido e melhor?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Como fazer uma empresa crescer mais rápido e melhor?

Ter um negócio próprio, gerar uma renda considerável e manter suas contas em dia não é suficiente para a maioria dos empreendedores. É preciso descobrir como fazer uma empresa crescer de verdade!

como fazer uma empresa crescer

Todavia, nem sempre é possível levar a empresa às proporções que se imagina. Pelo menos, não sem comprometer a saúde do negócio e a sua cultura organizacional.

Nessas horas, o melhor a fazer é pensar em um crescimento ordenado e sustentável para sua empresa. Ou seja, maneiras para fazer a empresa crescer aos poucos, mas de forma contínua.

Nesses sete anos como empreendedor, como sócio de alguns empreendimentos e CEO do RedatorOnLine.net, obtive alguns aprendizados úteis sobre isso. A maioria deles foram frutos de erros na minha trajetória e, outros, conhecimentos obtidos pela observação e cursos.

Confesso que ainda estou aprendendo muito a frente da agência e pretendo continuar acumulando conhecimentos com o passar do tempo.

De qualquer forma, já conheci algumas estratégias que funcionam e outras que não passam de fracassos. E para ajudá-lo vou descrever algumas táticas para o crescimento de negócio que estou usando atualmente.

São ferramentas simples para fazer uma empresa crescer, mas ao mesmo tempo, extremamente importantes para atingir tal resultado. Com certeza, seriam as primeiras coisas que eu olharia em um negócio durante uma expansão.

Por isso, recomendo que leia esse post completamente e descubra como fazer uma empresa crescer mais rápido e melhor. Veja também como tenho aplicado essas dicas em meu próprio negócio e expanda sua empresa o quanto antes. Confira!

Conheça bem o seu cliente

A maioria dos empreendedores pensa em aumentar suas vendas quando o assunto é fazer uma empresa crescer. Mas nem sempre essa é a melhor saída!

É lógico que as vendas afetam diretamente o crescimento do negócio e seu faturamento. Mas antes de pensar em vender mais, você precisa aprender a vender direito. Como assim?

Nem todas as pessoas são seus clientes ou tem interesse em seu produto ou serviço. Você precisa ter isso em mente quando pretende fazer a sua empresa crescer.

Ao focar em clientes errados a expansão da empresa é comprometida, pois você vai precisar mudar o plano original para atender esse público. Para evitar isso, defina a persona de seu negócio, ou seja, o cliente ideal da empresa.

Procure conhecer e segmentá-lo da melhor forma possível. Conheça os seus objetivos pessoais e profissionais, seus interesses, seus gostos e desgostos, dificuldades e por aí vai.

Quanto melhor você conhece seu potencial comprador mais fácil é adaptar sua empresa para recebê-lo. Como consequência o seu faturamento também aumenta.

Em outras palavras, focar no consumidor ajuda a manter o cliente por mais tempo em sua empresa. O seu comprador gasta mais, se torna fiel ao negócio e ainda o indica para seus conhecidos e amigos.

Essa é a melhor forma para fazer uma empresa crescer mais rápido e melhor. Afinal, você reduz drasticamente os investimentos em marketing e, como todos nós sabemos, manter um cliente é mais barato que atrair um novo.

Além disso, procure selecionar um nicho de mercado específico e se tornar especialista. Assim, a concorrência também diminui para o seu negócio.

No RedatorOnLine.net foquei em pequenas empresas e profissionais liberais desde o início. Ainda busco especialização diária nesse modelo de negócio para ajudar ao máximo o meu cliente ideal.

Tenha diferenciais

Essa etapa só deve ser feita depois de tomar o conhecimento de sua persona, pois seus diferenciais serão baseados no que seu público-alvo deseja.

Uma coisa que aprendi depois de sete anos empreendendo é que nem tudo o que imaginamos realmente é verdade.

Às vezes pensamos que estamos oferecendo o melhor produto ou serviço para o cliente. Que nosso preço é imbatível e assim por diante. Mas isso, nem sempre acontece!

Por isso, conheça bem o seu consumidor em potencial e colete feedbacks. Promova pesquisas constantes e converse com sua carteira de clientes.

E claro, monitore a sua concorrência através do benchmarking. Analise o que eles estão fazendo e faça melhor, ou aproveite para inovar. Descubra oportunidades para oferecer diferenciais competitivos em seu negócio.

Fazendo isso, já implantei diversas mudanças aqui na Agência. Os planos, por exemplo, são completamente diferentes da concorrência.

Criei um modelo de negócio que dá mais liberdade e controle para o cliente. E essa foi uma sugestão de alguns consumidores.

Os bônus também foram inspirados nas necessidades dos clientes e frutos de muitos testes. Notei o que faltava e atrapalhava os resultados dos pequenos negócios com o marketing de conteúdo e busquei resolver esses problemas.

Isso não aconteceu de primeira e também não tive um insight do dia para a noite. As coisas foram testadas, pesquisadas, alteradas e melhoradas várias vezes.

Dê essa liberdade para você mesmo! Permita-se errar no início até encontrar a oferta perfeita para o seu cliente.

Lembrando que oferta diz respeito à proposta que você faz aos seus clientes, incluindo: produto ou serviço, bônus, condições de pagamento, entrega e etc.

Para descobrir isso eu investi quase R$ 5 mil reais em um curso de marketing digital. Logicamente tive acesso a outros conhecimentos úteis, mas essa foi a cereja em cima de bolo.

Eduque seu cliente

Na semana passada eu participei de um Hangout Exclusivo com o Henrique Carvalho da Viver de Blog. Perguntei a ele na ocasião qual seria a melhor dica para vender mais na internet, principalmente, serviços.

A resposta foi enfática:

“A melhor dica para quem quer vender serviço é produzir uma infinidade de conteúdos. Entregar tudo, 100%.”

A vantagem de produzir conteúdo na sua empresa é que ele não interfere nas suas vendas. Uma empresa focada em cursos, por exemplo, não pode colocar todo o conhecimento a disposição de forma gratuita.

Agora, uma empresa que presta serviços ou vende produtos físicos tem total liberdade para publicar conteúdos em seu blog, página no Facebook e outras redes sociais.

Desde o início aqui na RO, o blog está ativo com conteúdos. Há ebooks para baixar e gerar leads, e por aí.

Recentemente fiz uma maratona de vídeos no YouTube e o resultado foi muito bom. Você pode conhecer os bastidores dessa estratégia no artigo sobre YouTube Marketing.

Pretendo continuar gerando conhecimento e escalando ainda mais a estratégia de conteúdo da agência. Isso vai aumentar o alcance do RedatorOnLine.net e reforçar a expertise nesse tipo de serviço.

Você pode fazer o mesmo em seu negócio e se tornar uma autoridade para a sua persona. Assim, você ensina o cliente sobre o mercado e o deixa mais a vontade para fazer uma compra.

E o ponto fundamental é que quanto mais treinado o cliente estiver, melhor. Mais ele compra, fica por mais tempo na empresa e, de novo, apenas a sua persona será atraída à empresa.

Invista em marketing digital

O marketing digital tem muitas vantagens e para todos os tipos de negócio. As ferramentas são mais baratas, o alcance é maior e os investimentos em campanhas muito mais baixos.

A concorrência no meio digital também é mais dinâmica e democrática. Qualquer empresa pode usar a internet, independente de seu tamanho, nicho de mercado, produto ou serviço.

É o contrário de campanhas tradicionais e off-lines, por exemplo, em que apenas um grande orçamento traz resultados. Ou seja, um pequeno empreendedor jamais conseguiria bancar um comercial de TV.

Por outro lado, mesmo pequenos investimentos são capazes de ajudar a vender no Facebook ou qualquer outro canal digital.

Só esses benefícios já são incríveis para você usar estratégias digitais em sua empresa.

O melhor de tudo é que você não precisa ter um negócio digital, mas pode transformar sua empresa em digital.

Sendo assim, implante o novo marketing no seu empreendimento. Essa é uma das melhores formas para fazer a empresa crescer mais rápido, de forma sustentável e sem muito esforço.

Inove, use a criatividade, produza conteúdo e chegue mais longe. Não há limites para atrair clientes pela internet e fazer sua empresa crescer.

Além de ganhar novos consumidores, a web também é muito útil para fidelizar clientes e fazer o pós venda.

Aqui na Agência exploramos mercados mais desenvolvidos em cidades muitos distantes do escritório. A maioria dos clientes reside no Estado de São Paulo e sem o marketing digital nunca seria possível alcança-los.

Mas você também pode usar outras estratégias, como o SEO Local para tornar a sua loja uma potência em sua cidade. As possibilidades são muitas, aprenda a aproveitá-las.

Aproveite para ler o Guia de marketing para pequenas empresas e descubra como levar sua empresa para o digital. Neste post tem muitas estratégias para potencializar o seu negócio.

Faça parcerias

As parcerias estratégicas são determinantes para quem quer aprender como fazer a empresa crescer mais rápido. Elas utilizam do apoio de parceiros para impulsionar sua empresa, atrair mais clientes e vender mais.

Quando você começa a usar parcerias em prol do crescimento do negócio os resultados são animadores. Pois, você consegue reduzir esforços e mesmo assim aumentar os resultados gradativamente.

É claro que montar uma rede de colaboração não é assim tão fácil. Primeiro, é preciso aparecer, ter qualidade e muita experiência no que faz.

Atender bem seus clientes atuais e colecionar bons depoimentos também é um diferencial. Mas a busca por empresas parceiras é um dos maiores desafios, em minha opinião.

Afinal, como encontrar pessoas dispostas a ajudá-lo ou trocar favores, produtos e serviços?

Para que isso aconteça você precisa estar ligado às oportunidades e saber aproveitá-las. Analise o seu nicho de mercado e descubra as empresas que podem se tornar parcerias duradouras.

Alguns exemplos são os negócios similares ao seu, mas que não representam uma concorrência direta. Outra alternativa é aliar-se a grandes marcas de seu setor para ganhar visibilidade.

No meu caso, busquei fechar parcerias com agências de marketing digital. Montei, inclusive, um programa de parcerias para consultores e pequenas agências.

Hoje, trabalho com aproximadamente 10 parceiros que ajudam a fazer o RO crescer. Além de atender a demanda de conteúdos dos colaboradores, também recebo fortes indicações.

Portanto, as parcerias são ótimas fontes de marketing boca a boca e clientes. Implante-as em seu negócio e torne sua marca mais forte. É mais fácil fazer a empresa crescer quando se tem apoio e se está em grupo.

Já para ver e ser visto, uso o velho e bom networking. Grupos nas redes sociais do setor e encontros presenciais são ótimas fontes de negócios, não as desperdice!

Como fazer uma empresa crescer, de verdade?

Fazer uma empresa crescer em um cenário cada vez mais competitivo é um desafio e tanto. Mas para que isso aconteça você deve pensar além de seu faturamento e número de vendas.

O crescimento financeiro do negócio também é importante. Mas no cenário digital, principalmente, conseguimos atingir outros ativos mais relevantes para o negócio. E você tem que aproveitar essas oportunidades.

Por causa disso, busquei sugerir dicas fora do vender mais, divulgar o negócio e atrair clientes. Isso é importante, mas uma empresa cresce mais rápido e melhor se pensarmos por outros ângulos.

Lembre-se que quanto mais clientes você atende, mais custos têm para manter o negócio. Seja na compra de um estoque maior ou na contratação de novos funcionários. O alto faturamento também gera gastos maiores.

Sendo assim, opte por formas de crescimento mais sustentáveis e de longo prazo. Além disso, garanta que o negócio e as pessoas (funcionários e você mesmo) estão preparados para a expansão da empresa.

Por isso, foque no seu cliente ideal e formate o seu modelo de negócio para satisfazer a sua persona. Ofereça diferenciais competitivos que sejam úteis para seu comprador, eduque o cliente e faça parcerias no seu mercado.

Para finalizar, não deixe de investir em estratégias de marketing digital para aumentar o alcance do negócio, sem gastar muito. Depois, repita todo esse processo para continuar crescendo e expandindo o seu negócio, combinado?

Não deixe de continuar aprendendo sobre táticas para expandir o seu negócio, mas faça isso de forma planejada e sustentável, ok? Crescer de modo desordenado pode acabar levando a empresa para o buraco.

E para receber mais dicas sobre como fazer uma empresa crescer mais rápido e melhor, registre-se na minha Lista VIP. Receba conteúdos de marketing digital, vendas e muito mais direto em seu email.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *