Como gerar leads grátis? 5 dicas para começar a montar a sua lista de contatos

Gerar leads é algo muito importante para qualquer negócio, pois trata-se da oportunidade de conversar com potenciais compradores. E quando conseguimos aprender como gerar leads grátis então, tudo fica ainda melhor.

como gerar leads gratis

Mas você já parou para pensar como pode criar uma lista de contatos de forma gratuita? Quais os passos precisa seguir para ter uma lista de pessoas interessadas em seu negócio, sem precisar investir um único centavo nessa geração?

Veja este post e acompanhe algumas dicas de geração de leads gratuitas. Aprenda definitivamente como começar a sua lista de contatos investindo zero em estratégias de marketing e ferramentas. Confira!

Mas, por que gerar leads é tão importante?

Lead é qualquer pessoa que tem interesse nos seus conteúdos e pode vir a se tornar um cliente de seu negócio. Esse estágio representa aqueles consumidores que, embora tenham o perfil de seu cliente ideal, ainda não estão prontos para comprar de você.

A geração de leads é uma estratégia capaz de trazer muitos resultados para sua empresa, por isso não deve ser desprezada. Através dela você deixa de focar apenas nas pessoas dispostas a comprar e abre seu funil de vendas para clientes mais frios. Assim, o potencial de vendas da sua empresa é muito maior.

Além disso, leads que fazem parte da sua lista tendem a confiar mais em sua marca. Essa confiança, construída a partir de relacionamento e conteúdo de valor, proporciona que seu negócio faça vendas de forma sustentável e a preços mais elevados.

E, com certeza, sua empresa quer vender mais e poder aumentar seus preços, não é? Logo, esses são excelentes motivos para gerar leads em seu negócio.

banner conteúdo estratégico

5 Dicas para gerar leads grátis em seu negócio

Agora que você já sabe da importância de uma lista de contatos para sua empresa, veja algumas dicas para gerar leads gratuitamente.

1. Utilize ferramentas gratuitas

Para criar uma lista de contatos para seu negócio você vai precisar de ferramentas. Elas ajudam na captação e gestão dos contatos, uma mão na roda que auxilia muito conforme a sua lista vai crescendo.

Mas, a contratação dessas ferramentas é justamente um dos principais empecilhos para quem está começando. Afinal, sem ter lucro ainda na empresa, como contratar uma solução e ter um custo fixo por mês?

A boa notícia é que você pode usar de muitas ferramentas gratuitas para fazer essa captação e gestão. Entre elas:

  • Ferramentas de e-mail marketing com planos gratuitos: conheça algumas aqui;
  • Google forms: veja este post onde ensino como utilizá-lo;
  • TypeForm: pode ser usada da mesma forma que os formulários do Google;
  • Criadores de landing pages gratuitos: como o Launchrock e villeTarget para criar páginas de captura;
  • Ferramentas de chat e robôs: scripts que você pode instalar no seu site gratuitamente, como o JivoChat, ou robôs para sua página no Facebook, sendo a mais conhecida o Manychat;
  • Comunicadores instantâneos: possibilitam que você converse em tempo real com as pessoas, os mais conhecidos são o WhatsApp e o Telegram. Neles é possível criar grupos ou listas para enviar conteúdos, promoções e outras informações da sua empresa;
  • Criação e design: ferramentas para criar elementos que ajudam a gerar leads gratuitamente para seu negócio. O Canva e o Design Wizard são algumas das opções.

Você pode começar utilizando essas opções até que sua lista ganhe corpo e comece a trazer algum retorno. Depois disso faça o upgrade para uma ferramenta paga para melhorar a gestão e ter acesso a mais funcionalidades.

2. Invista em produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é essencial para quem quer aprender como gerar leads grátis, ou até mesmo para quem deseja pagar para gerar de leads. Isso porque os conteúdos funcionam como iscas para atrair as pessoas até o site, blog ou redes sociais da sua empresa.

Após essa atração você pode oferecer formas de conversão, em que as pessoas entrarão na sua lista de contatos. A mais comum entre elas, por exemplo, é a newsletter. O visitante de seu blog se inscreve para receber novidades e sua empresa mantém contato com potenciais compradores.

Comece criando um blog e postando conteúdos otimizados para SEO. Assim seu site terá chances de aparecer no Google, nos resultados orgânicos, e atrair visitantes gratuitos para sua empresa. Esse é o chamado tráfego orgânico e pode ajudar muito na geração de contatos em sua empresa.

O mesmo pode ser feito nas redes sociais, que distribuem suas postagens gratuitamente para parte das pessoas que acompanham sua empresa. Se os conteúdos que você produz são bons, as pessoas podem compartilhar suas postagens e você alcançar mais pessoas.

3. Crie oportunidades de conversão

Gerar conteúdos de qualidade e ter as ferramentas certas já é um começo, mas você precisa ir além. O maior segredo de como gerar leads gratuitamente é oferecer oportunidades de conversão para as pessoas que acompanham a sua empresa. Isso deve ser feito no seu site, nas mídias sociais da sua empresa e em qualquer canal possível.

A sua audiência precisa saber que você tem uma lista de contatos, que ela pode se inscrever e, principalmente, o que vai ganhar ao entrar para o seu mailing. Só assim você será capaz de transformar as visitas e seguidores de seu negócio em leads.

Para fazer isso comece incluindo CTA’s, chamadas para ação, em seus conteúdos. Essas chamadas podem ser frases, links, banners ou em qualquer outro formato. O ponto fundamental é deixar claro o que a pessoa deve fazer logo após consumir o seu conteúdo e o que ela irá ganhar com isso.

Sabe aqueles pedidos para se inscrever no canal do YouTube que costumamos ver nos vídeos? Esse é um exemplo de CTA que você pode utilizar, mas também ofereça outras oportunidades como: lista vip, newsletter, listas de transmissão no WhastApp, etc.

banner conteúdo estratégico

4. Lance materiais gratuitos

Materiais gratuitos nada mais são que oportunidades de conversão, que vimos no tópico anterior. Entretanto, eles são conteúdos mais completos e atrativos, fazendo com que sua audiência tenha mais interesse em baixá-los e assim entrar para sua lista de contatos.

Entre os materiais gratuitos que sua empresa pode produzir estão:

  • Aulas e webinars
  • Checklists
  • Ebooks,
  • Infográficos
  • Modelos de documentos
  • Planilhas
  • Templates e entre outros.

Aqui no Redator OnLine, por exemplo, temos uma biblioteca com diversos materiais gratuitos que você pode conferir clicando aqui.

A grande sacada dos materiais gratuitos é que eles podem ser fáceis de criar e realmente ajudam seus potenciais clientes. Você pode, por exemplo, compartilhar documentos que sua empresa utiliza com sua audiência. Assim eles terão acesso a um conteúdo que vai ajudar no dia a dia e você recebe o contato deles para se relacionar.

Algumas empresas são especializadas na criação desse tipo de material, como a criação de ebooks, por exemplo. Mas, também é possível criá-los a partir de ferramentas gratuitas e por conta própria, basta fazer uma pesquisa rápida.

5. Utilize do networking a seu favor

A maioria dos empreendedores pensa que leads são apenas aquelas pessoas que acessam seu site e preenchem um formulário para entrar na sua lista. Contudo, não é bem assim.

Você pode gerar leads gratuitos se relacionando com pessoas de seu mercado e potenciais clientes. Isso pode ser feito presencialmente, conversando com pessoas em eventos e pegando o contato delas, por exemplo. Ou ainda de maneira virtual, através de grupos nas redes sociais, fóruns e outros canais de relacionamento.

Essa forma de gerar lead é mais manual e trabalhosa, mas mesmo assim funciona. Você pode criar uma lista no Excel, ou outro editor de planilhas de sua preferência, com os contatos das pessoas que conhece e que podem ter interesse no seu negócio.

É bem provável que você irá se surpreender com o número de potenciais compradores que você já tem e nem fazia ideia. E, claro, continue expandindo essa rede de contatos com o tempo para ela ganhar mais força.

A lista criada poderá ser usada para relacionamento, anúncios, encontrar pessoas semelhantes e assim por diante. Ou seja, um grande ativo que sua empresa pode estar deixando de lado.

Conclusão

Como você pode ver neste post existem várias formas e ferramentas para gerar leads grátis em seu negócio. Basta colocá-las em prática e começar a montar a sua lista de contatos hoje mesmo.

Para fazer isso você só precisa utilizar das ferramentas certas, gerar conteúdos para atrair potenciais compradores, criar oportunidades de conversão com CTA’s e materiais gratuitos e, por fim, utilizar do networking a favor da construção de seu mailing.

Se você aplicar essas dicas eu tenho certeza que, em pouco tempo, já terá seus primeiros leads e potenciais clientes para trabalhar. Portanto, mão na massa e comece o quanto antes.

Quer aprender outras formas para atrair clientes e gerar leads? Participe de nosso curso gratuito Conteúdo Estratégico. Aprenda como usar seus conteúdos como ferramenta de vendas e negócios. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Redator OnLine

Redator OnLine

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *