Vendas

Como impulsionar a prospecção de clientes de sua empresa?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Como impulsionar a prospecção de clientes de sua empresa?

prospecção de clientes

Em linhas gerais, prospecção de clientes é atrair novos consumidores para dentro de sua empresa. Você deve concordar que esta atividade não é tão fácil quanto parece!

A única coisa capaz de manter a sua empresa nos eixos e garantir a sua sobrevivência no mercado é vender. Sem vendas, sem dinheiro!

Por outro lado, a menos que você tenha um supermercado, é praticamente impossível vender o mesmo produto para as mesmas pessoas todos os meses. Uma empresa prestadora de serviço ainda tem mais facilidade para ganhos recorrentes com o mesmo cliente, mas para o comércio as coisas mudam de figura.

Exatamente por esses motivos, e muitos outros, você precisa trabalhar com a prospecção de clientes de forma recorrente e aprender a melhor forma para fazer isso. Então, veja algumas coisas importantes sobre o tema que separamos para você!

Prospecção de clientes: de quem é a responsabilidade?

Há algum tempo empreendedores defendem com todos os esforços que atrair novos clientes à empresa é a responsabilidade dos departamentos de vendas e marketing.

Contudo, você se sente confortável delegando uma atividade tão importante apenas para dois departamentos de sua organização? Nós apostamos que não!

A prospecção de clientes diz respeito a diversas práticas internas e externas com o intuito de renovar a sua carteira de clientes, conseguir novos consumidores e contar sempre com aquelas vendas inesperadas, fruto dos esforços de captação de clientes anteriores.

Então, para garantir o sucesso de sua estratégia você deve alinhar toda a sua empresa com os seus objetivos. Afinal, do que adianta uma boa campanha de marketing se o seu time de vendas não está capacitado para receber as pessoas?

Como fazer a prospecção de clientes do jeito certo?

Não é fácil, isso você já sabe. Mas, como toda prática de marketing e vendas pode ser aprendida com treino e aperfeiçoamento. Tudo o que você precisa saber é quais passos devem ser dados e quando deve tomar estas decisões.

Deste modo, confira algumas dicas básicas para fazer a prospecção de clientes dar certo em sua empresa.

1.      Planejamento

Nada funciona sem um planejamento adequado, inclusive a prospecção de clientes. Comece definindo quem é a persona de seu negócio, os seus objetivos com a estratégia e como a sua empresa deve receber os clientes fresquinhos.

Reúna a sua equipe de vendas, marketing, administração e produção, se for o caso, para definirem o melhor caminho a tomar juntos. É muito mais fácil chegar onde deseja, se todos em sua empresa conhecerem suas funções no processo, não acha?

2.      Execução

A melhor técnica de vendas ou captação de clientes de nada serve impressa em um papel sobre a sua mesa. A melhor forma de testar os seus conhecimentos e ver o que funciona é colocando em prática, então faça isso!

Crie um cronograma para a sua estratégia e mantenha tudo registrado. Depois coloque a máquina para funcionar e faça testes regulares. Lembre-se que você já está na frente pelo simples fato de tentar.

3.      Mensuração

Você criou campanhas na televisão ou jornal, investiu em anúncios patrocinados? Qualquer que seja a sua estratégia, você deve mensurar os resultados diariamente.

Em primeiro lugar, defina as metas, ou seja, o que deve ser conseguido em cada etapa. Depois, acompanhe sempre que possível como está o andamento dos seus objetivos. Conhecer alguns resultados durante o percurso é perfeito para mudar de direção quando algo sair do controle.

Prospecção de clientes digital: Cuma?

A boa notícia é que o marketing digital deixou as coisas muito mais fáceis e igualitárias para todo mundo. Com poucos minutos por dia, você pode atingir o público-alvo de sua empresa, atrair mais clientes e vender mais todos os dias.

Aprenda como captar clientes com o marketing digital através de nossa Lista VIP. Inscreva-se gratuitamente e receba todas as novidades em sua caixa de entrada.

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *