Marketing digital

Como montar o seu funil de vendas e vender mais?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Como montar o seu funil de vendas e vender mais?

Funil de vendas, Cumã?

Os empreendedores com alguma experiência na internet, provavelmente, já ouviram este termo diversas vezes. Funil de vendas para cá, pipeline para lá, jornada do comprador e por aí vai…

Mas você sabe o que é funil de vendas e como criar o seu? Não? Então este artigo é para você!

Vamos falar sobre o tão famoso funil de vendas, o que é, como funciona e as melhores formas para você criar um pipeline de vendas com alta taxa de conversão.

Primeiro você deve entender que este é o passo mais importante de sua estratégia de marketing de conteúdo. Apenas depois de definir o seu funil de vendas será possível produzir conteúdo qualificado para atrair a sua persona e gerar mais vendas.

O que é funil de vendas?

Abusando um pouco do pleonasmo, vamos “começar do início”.

Um funil de vendas é o processo pelo qual seu cliente, ou consumidor em potencial é submetido até chegar a compra efetivamente. Ele abrange desde a primeira visita até mesmo o pós venda.

Também é chamado de pipeline e os seus maiores objetivos incluem: acompanhar o consumidor em toda a trajetória de compra, mensurar as suas métricas e otimizar suas técnicas de vendas.

banner planilha kpi

Ele se divide em três partes: topo, meio e fundo de funil. Vamos entender como cada uma delas funciona?

Topo do funil de vendas

Conhecido amplamente como a fase da consciência, trata-se do primeiro contato do potencial cliente com a sua empresa.

Aqui ainda não há uma necessidade ou problema claro na mente de seu futuro comprador e, por isso, você não deve tentar vender nesta etapa do seu funil de vendas. Assim como vimos no primeiro parágrafo deste tópico, o objetivo deve ser conscientizar as pessoas de um problema e deixá-lo curioso sobre a solução.

Meio de funil

Já apresentou o problema para o seu cliente? Perfeito, chegou o fim da primeira fase e se inicia a busca por uma solução, a segunda etapa de um funil de vendas eficaz.

Como você já deve ter imaginado, a maior preocupação de seu lead nesta etapa é encontrar uma solução para o problema dele. Contudo, ele ainda não está preparado para contratar você ou comprar o seu produto.

Fundo de funil

Convencimento e quebra de objeções, isto define a terceira e última fase do funil de vendas. Na etapa anterior o seu potencial cliente andou pesquisando por possíveis soluções para o problema dele e encontrou diversas empresas.

No entanto, você quer que ele compre de você, não é mesmo? Então no fundo do funil você deve posicionar a sua empresa como autoridade no mercado e a melhor opção para o seu futuro cliente. Aqui entram as oportunidades de negócios e a monetização de sua lista de contatos.

Como montar o seu funil de vendas?

Agora que você já sabe o que é funil de vendas, deve estar se perguntando como criar o seu e aumentar as suas vendas com ele. Vamos lá!

Veja o passo a passo para montar o seu funil de vendas com alta taxa de conversão.

1. Clarear as fases do funil

Lembra que falamos em três fases do funil logo acima neste mesmo artigo? Embora se trate de um padrão, o comportamento das pessoas será diferente em cada estágio e de acordo com seu negócio.

Por isso, você deve entender quais as etapas que compõem a jornada de seu comprador e buscar compreender como ele se comporta em cada uma dessas camadas. Para isso, não desperdice um bom bate papo com seu time de vendas e, especialmente, os clientes que a sua empresa já tem.

Faça perguntas como: “Quem são os nossos potenciais clientes?”, “Onde vão buscar por solução?”, “Como querem encontrar esta solução?” e assim por diante.

2. Atrair visitantes

O marketing digital se resume a tráfego, ou seja, visitas para o seu site ou blog. O funil de vendas não servirá de nada se não existirem pessoas entrando nele a todo o momento. Todavia, você não precisa de milhares de visitas em suas páginas para começar o seu funil ou melhorá-lo. Logicamente, quanto mais acessos melhor, mas você pode começar pequeno.

A palavra de ordem é chamar a atenção. Através das perguntas anteriores você terá uma ideia de quais conteúdos deve produzir e assim atrair novas visitas para suas páginas online. Além disso, você deve considerar as fontes de tráfego que pretende utilizar: links patrocinados, search marketing, mídias sociais ou outros.

Quer aprender como montar uma estratégia de conteúdo infalível e que ajude a gerar vendas? Participe de nosso Curso Gratuito Conteúdo Estratégico!

3. Gerar leads

Visitas não compram, mas leads podem se tornar clientes sim! Em razão disso, todo funil de vendas deve fornecer a opção de converter as suas visitas em leads, ou seja, contatos para sua lista de emails.

O email marketing é a melhor forma para criar um relacionamento mais íntimo com seus potenciais clientes. Além disso, através de campanhas de email você pode fazer a nutrição de seus leads (enviar mais informação gratuita sobre seu produto, mercado ou serviço) e ainda quebrar objeções (responder as dúvidas e remover as resistências à compra).

A criação de materiais gratuitos e ferramentas também é uma ótima estratégia para gerar leads. Você pode criar eBooks, infográficos, ferramentas e entre outras recompensas para capturar os dados de seus visitantes.

4. Criar e aproveitar as oportunidades

Vendas se resumem a oportunidades, e o seu funil de vendas deve incluir boas oportunidades para transformar seus contatos em clientes reais. Quando falamos em gerar e aproveitar oportunidades, queremos dizer fazer vendas, o jabá!

Ninguém compra sem um vendedor e você tem que assumir essa posição, preferencialmente, no fundo do seu funil de vendas. Logicamente, não basta enviar emails ou cartas de vendas para seu cliente. Quando você está compartilhando cases de sucesso, quebrando objeções e nutrindo a sua lista de contatos já está gerando oportunidades, você só precisa compreender quando o seu cliente está pronto para fazer a compra e ajudar ele a finalizá-la.

5. Fidelizar os clientes

Um funil de vendas realmente eficaz não acaba quando termina! O fundo do funil é só o começo da relação que você pode ter com o seu consumidor.

Pós venda, suporte, sucesso do cliente e outros termos ajudam nesta etapa. Não seja apenas um vendedor, mas um amigo de seu cliente e o ajude a obter o máximo de seu produto ou serviço. Com isso, além de colecionar fãs de sua empresa também vai receber indicações valiosas.

Conclusão

Percebeu como um funil de vendas pode aumentar as vendas de seu negócio? Temos certeza que sim!

Agora anote essas dicas e comece a montar o seu próprio funil de vendas e não se esqueça de monitorar cada etapa, melhorando toda vez que achar necessário, combinado?

Quer ir mais longe e impulsionar suas vendas? Baixe o eBook gratuito Como Vender Mais e Melhor e descubra o segredo para ter uma estratégia vendedora. Inscreva-se!

banner ebook cvb como vender mais e melhor

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *