Marketing digital

Como saber o que o cliente quer e atendê-lo corretamente?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro em 26 de abril de 2020
2 min de leitura
Como saber o que o cliente quer e atendê-lo corretamente?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Saber o que o cliente quer não é uma tarefa fácil. Não existe mágica para entender o que seu consumidor está pensando a respeito da sua empresa ou produto. Isso dificulta, muitas vezes, de você oferecer o melhor serviço, produto e atendimento para quem compra de você.

Contudo, existem formas de entender o que está se passando na mente do seu cliente e assim otimizar a sua empresa para atendê-lo. Você sabia disso? Pensando nisso, hoje irei falar sobre como saber o que o cliente quer para atendê-lo corretamente e, deste modo, ajudar você e a sua empresa a subir de nível. Boa leitura!

Por que é importante saber o que o cliente deseja?

Toda pessoa que está à frente de um negócio, seja na prestação de serviços ou no comércio de produtos, sabe o quão importante é a satisfação do cliente para a preservação e o crescimento de sua marca.

Isso ocorre, pois as aspirações e necessidades do consumidor são a razão pela qual o seu negócio existe e, devido a isso, conhecer e interpretar os desejos e anseios do cliente é a chave para o sucesso de sua empresa.

A partir do uso de técnicas e ferramentas que auxiliem no entendimento sobre o que o cliente quer, é possível elaborar eficientes estratégias para atingir o maior número de clientes em potencial, fidelizá-los e fazer com que eles recomendem os seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.

O que o cliente quer x o que ele precisa

Por vezes, o cliente possui um interesse ou uma necessidade, no entanto ele não sabe o que é preciso fazer para atingir o resultado que deseja. É aí que o seu negócio pode entrar para auxiliar o consumidor a identificar o que ele necessita.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é a partir da produção de conteúdo informativo e conscientizador.

Para você entender com mais facilidade o que eu quero dizer, irei utilizar um exemplo prático sobre o assunto. Imagine que uma pessoa deseja emagrecer, entretanto não quer mudar os hábitos de alimentação e nem praticar atividade física.

Nesse caso, ela possui um desejo, porém não está conscientizada sobre o que precisa fazer para alcançar o seu objetivo. Deste modo, cabe aos negócios voltados à saúde do corpo, como academias e clínicas de nutrição por exemplo, ensinar a partir de seus conteúdos o que a pessoa precisa fazer para emagrecer com saúde.

Como ler os pensamentos do seu cliente?

banner conteúdo estratégico

Há várias formas e técnicas para saber o que o cliente quer. Separei duas formas básicas que vão te ajudar a compreender melhor o público-alvo da sua empresa. Continue lendo este post e saiba mais sobre as estratégias que irão auxiliar você a conhecer o seu consumidor e impulsionar os seus negócios.

1. Defina o que a sua marca tem a oferecer

Antes de empregar a estratégia para conhecer o seu cliente é indispensável que você possua clareza sobre o que a sua marca tem a oferecer para os seus consumidores. Somente após definir essa questão é que você poderá saber como os serviços e/ou produtos de sua empresa podem auxiliar o cliente.

Além disso, é importante que você perceba qual é o diferencial da sua marca quando comparada a outras empresas do mesmo ramo. Deste modo, você consegue identificar formas de aprimorar o seu negócio e destacar seus pontos fortes.

2. Use a tecnologia para saber o que seus potenciais clientes estão buscando

Há diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar você a saber o que o cliente quer. Abaixo irei explicar de forma mais detalhada duas das mais utilizadas na atualidade. Confira!

Answer The Public

O Answer The Public é uma ferramenta de autocompletar que possibilita que você saiba exatamente o que o cliente quer. Mas como isso é possível?

Serviços de busca como o Google ou o Bing, por exemplo, possuem um rico banco de dados sobre o que as pessoas se interessam em procurar. Você já deve ter percebido que quando começa a digitar no buscador um termo de pesquisa, o próprio serviço de busca oferece uma lista de opções que podem interessar você.

Deste modo, você pode digitar o termo ou palavra-chave que está relacionado ao serviço e/ou produto do ramo de sua empresa e saber exatamente o que os clientes em potencial estão procurando sobre o assunto.

No entanto, como você pode imaginar, realizar esse levantamento manualmente no próprio buscador pode demandar muito do seu tempo, porém é neste momento que a ferramenta Answer The Public pode atuar para auxiliar você em seus negócios.

Essa ferramenta se utiliza do banco de dados de serviços de busca, como os mencionados anteriormente, e a partir da palavra-chave que você digitar ele irá apresentar e sugerir perguntas, preposições e listas alfabéticas relacionadas à sua consulta com base no que as pessoas mais estão buscando na internet sobre o assunto.

A partir da consulta você pode exportar as informações para um arquivo CSV em uma planilha e posteriormente analisar os dados para interpretar quais problemas o seu público deseja resolver e propor de forma mais assertiva soluções para ele.

Dá só uma olhada na consulta que fizemos sobre produção de conteúdo:

produção de conteúdo - answer the public

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave que pode auxiliar você a saber o que o cliente quer. De modo semelhante ao Answer The Public basta apenas que você digite uma palavra-chave que esteja relacionada ao seu serviço e/ou produto que a ferramenta irá oferecer diversas informações preciosas sobre o assunto.

Dentre os dados que ela disponibiliza estão o volume de buscas por mês da palavra-chave, opções relacionadas ao termo pesquisado para fins comparativos, os links que aparecem nas páginas dos buscadores como resposta a esta pesquisa, dentre outras possibilidades.

Para exemplificar o funcionamento desta ferramenta, fiz a mesma busca do exemplo anterior com o termo produção de conteúdo. Veja só:

produção de conteúdo-ubersuggest

Mas, o que fazer ao descobrir o que seu cliente quer?

Além de utilizar essas duas ferramentas para saber o que o cliente quer você pode utilizá-las para criar conteúdos estratégicos para serem postados no site, blog ou redes sociais vinculadas aos serviços e/ou produtos de sua empresa.

Deste modo, após saber o que o cliente quer e necessita e planejar soluções dentro do seu ramo que atendam a essas questões, você pode fazer uso do marketing digital para divulgar de forma mais eficiente a sua marca.

Além disso, através de uma boa estratégia de conteúdo é possível prever o que o cliente quer da sua marca e em que estágio da jornada de compra ele está, por exemplo. Esses recursos são possíveis a partir da análise do comportamento do seu potencial cliente em relação ao seu conteúdo, através da mensuração dos materiais e páginas do site que ele acessa e os conteúdos que ele baixa.

É importante salientar também que para você obter ainda mais sucesso nessa empreitada é fundamental definir a persona de seu negócio. Aqui você encontrará um post meu que traz um guia prático de como definir a persona de sua marca.

A partir dessas informações valiosas o seu departamento de vendas pode acionar o cliente de forma mais assertiva e saber de antemão quais perguntas ele tem sobre a sua solução, pois saberá exatamente o que e como oferecer.

Se você gostou desse post sobre como saber o que o cliente quer e deseja continuar aumentando as suas vendas, produzindo o conteúdo certo e para as pessoas certas, se inscreva no curso Conteúdo Estratégico e saiba mais sobre o assunto!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *