Como usar eBooks na estratégia de marketing e vendas da sua empresa?

Com certeza você já ouviu falar na importância do marketing de conteúdo para as estratégias de vendas da sua empresa, não é mesmo? Produzir conteúdos é um meio muito eficaz de atingir leads! Sejam artigos, vídeos, infográficos e, até mesmo, eBooks. Aliás, se você souber como usar eBooks do jeito certo na estratégia de marketing e vendas da empresa, saiba que ele é um ótimo aliado!

como usar ebooks

O eBook nada mais é do que um livro digital que você envia para leads e clientes com vários objetivos. Existem diversos formatos para enviar um eBook, alguns deles são: pdf; doc; lit; opf e ePub. O principal objetivo de um eBook é compilar uma série de conteúdos (em textos, imagens e vídeos), em apenas um material e enviar isso para as pessoas.

Além de conseguir abordar o conteúdo de forma profunda, com o eBook você também consegue levar mais informações para as pessoas, criar um relacionamento mais estreito com elas e fazer com que conheçam sua marca cada vez mais.

O problema é que muitas pessoas não utilizam o eBook da forma correta. Desta forma, ele deixa de ser um aliado para a sua empresa. É por isso que neste artigo você vai entender melhor como usar eBooks de maneira eficaz na estratégia de marketing e vendas da sua empresa e quais são as suas principais vantagens. Boa leitura!

Como usar eBooks em sua empresa?

banner como usar ebooks

Você já produziu um eBook com um compilado de conteúdos a respeito de um determinado assunto e não conseguiu nenhum resultado com ele? Isso quer dizer que você produziu sem uma estratégia de marketing de conteúdo adequada.

Mesmo que pareça uma tarefa simples criar um conteúdo mais extenso, colocar um design atrativo nele e deixar disponível para as pessoas baixarem e consumirem, na prática é muito diferente. Criar um eBook exige profissionalismo e atenção!

O conteúdo de um eBook precisa ser de fácil leitura, ter acesso imediato, além de possuir um conhecimento que seja prático e aplicável. Você precisa pensar em um conteúdo que seja capaz de educar seus leads a respeito de um determinado assunto, de preferência relacionado com seu produto, serviço ou mercado.

Mas, afinal, você sabe como usar eBooks?

1. Recompensa digital

Material gratuito criado com o objetivo de obter dados de contato do lead em troca de conteúdo. Sendo assim, ao disponibilizar um eBook para ser baixado pelos leads você consegue as informações de contato dos mesmos como se fosse uma recompensa digital e, com isso, é capaz de aprimorar suas estratégias de marketing digital.

Afinal, nada melhor do conhecer os leads e clientes, conseguir o contato deles e, desta forma, poder pensar em um marketing personalizado para eles, não é mesmo? Pode ter certeza de que será muito mais eficaz.

2. Bônus para os clientes

O eBook pode ser visto como um presente ou um bônus para quem compra determinado produto ou serviço. O bônus deve ser um complemento do produto, algo que seja capaz de melhorar a experiência do cliente e ajudá-lo a resolver um determinado problema.

Além disso, o livro eletrônico pode até indicar outros produtos e serviços que a empresa oferece.

Se você vende roupas, por exemplo, pode presentear as compradoras de sua loja com um guia de como usar as peças ou alguns looks para que elas experimentem. O importante é gerar mais valor para o seu público, fazendo-os pagar mais pelos seus produtos e se sentirem mais satisfeitos com a experiência promovida em sua loja ou e-commerce.

3. Upsell, downsell e cross selling

O eBook pode ser usado também para aumentar o ticket médio do cliente na loja ou empresa, isso pode ser feito de três formas diferentes: Upsell, downsell e cross selling. Vamos ver cada uma delas em mais detalhes a seguir.

A primeira delas é fazer o cliente levar o eBook junto, o qual seria mais caro que o primeiro produto. Esta estratégia é chamada de upsell e faz com que o cliente compre um produto de ticket mais elevado do que o item inicial de seu pedido.

A segunda é o downsell, ou seja, fazer o cliente comprar um produto de menor valor a fim de evitar que ele saia crie seu ebookde mãos vazias da loja. Você poderia fazer isso quando um cliente entra na sua loja em busca de uma mercadoria mas acha o preço muito caro, nesse momento você indica um item de preço menor para fechar o pedido.

Por fim, a última diz respeito a fazer o cliente comprar o eBook em conjunto com outros produtos, o cross selling. Mas vale lembrar que cross selling é diferente de venda casada. Na venda casada o cliente é obrigado a comprar os produtos em conjunto (eBook + produto), no cross sell ele pode levar apenas um dos dois se quiser.

Um exemplo de cross selling clássico é quando um funcionário do McDonald’s pergunta se você gostaria de levar uma batata grande por apenas mais 1 real. Você pode aplicar a mesma técnica, só que vendendo eBooks.

4. Produto Backend

Outra forma de usar um eBook é como um produto de entrada na empresa, de menor valor e usado para que o cliente pague os custos de marketing, para atraí-lo ainda mais e, também, para gerar confiança na marca. A ideia é vender um produto de maior valor para o cliente por meio do eBook, mas isso acontecerá lá na frente.

É claro que para isso é necessário que o conteúdo seja de qualidade e cative o leitor do começo ao fim. Caso contrário, o leitor nem chegará ao final e, com isso, a conversão não será feita.

Além disso, quanto melhor for o eBook maiores as chances de a pessoa voltar a comprar na sua empresa.

5. Infoproduto

A empresa também pode vender um eBook na internet como um infoproduto, ou seja, um produto baseado em informação. É feito da seguinte forma: Depois que o eBook sobre determinado tema, relacionado com a área de atuação da empresa, é criado ele pode ser vendido em plataformas como Hotmart e Monetize, por exemplo.

Desta forma, a empresa consegue vender o livro digital e atrair mais pessoas que têm aquele problema e que pagam para ter acesso a informação capaz de resolver o problema, ou seja, o seu eBook.

Essa é uma estratégia bastante usada dentro do marketing digital. Além disso, é uma forma muito eficaz de fazer com que os leads conheçam o que você faz, como faz e de que forma pode ajudá-los. Desta forma, eles conhecem seus produtos ou serviços e fazem conversões.

Vale lembrar, ainda, que você pode utilizar os eBooks em sua empresa de duas formas ao mesmo tempo ou até mais. Deste modo, você otimiza seu investimento na criação do eBook e gera mais vendas e lucro para o seu negócio.

Quer mais ideias de como usar eBooks na sua empresa? Assista nossa aula gratuita e online e descubra como utilizar esse formato de conteúdo da forma correta. Inscreva-se agora mesmo!

Mas por que usar eBooks, afinal de contas?

Depois de saber como usar eBooks da forma correta, é importante ter em mente o porquê você deve usá-los como parte da sua estratégia de marketing e vendas da empresa.  

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o livro eletrônico, como também é conhecido o eBook, já tem mais de 9,5 milhões de leitores no Brasil segundo pesquisas. Ao todo, R$ 42,5 milhões foi o valor movimentado em 2016 no país graças aos eBooks. Além disso, 26% das pessoas já preferem ler eBooks ao invés de livros impressos.

Outro motivo para usar eBooks é que, de acordo com o Content Marketing Benchmarking Report 2015, 37% dos negócios B2B já aderiram a essa estratégia de marketing digital. Desse total, 55% dos negócios consideram esta como uma estratégia altamente eficaz.

Além disso, o livro eletrônico já é uma tendência no Brasil! Isso porque o uso de smartphones, tablets e readers é maior aqui do que no resto do mundo. Uma pesquisa mostrou que os brasileiros gastam 84 minutos diários com smartphones, número superior a média de 74 minutos no resto do mundo.

Já para tablets, esse número é de 79 minutos nacionalmente contra a média de 71 minutos globalmente. Por fim, em relação aos readers o gasto no Brasil é de 63 minutos enquanto no mundo esse número fica em 54.

Além das pesquisas que indicam o potencial dos eBooks, eles também possuem outros benefícios para o marketing de uma empresa. Confira a seguir outras 8 vantagens de usar eBooks como parte do marketing de conteúdo:

1. Geração de leads

Uma grande vantagem de usar o eBooks na estratégia de marketing e vendas da sua empresa está relacionada à geração de leads. Segundo uma pesquisa da Rock Content, o livro eletrônico é capaz de gerar 7 vezes mais leads para o negócio.

Além disso, é uma isca perfeita para qualificar esses leads e aumentar o número de acessos e de conversões. O eBook é considerado uma das melhores maneiras de capturar leads, visto que oferece um benefício imediato para as pessoas, como a solução de um problema, por exemplo.

2. Autoridade no tema

Por meio do eBook você pode ganhar autoridade sobre determinado tema e assunto. Disponibilizar um conteúdo aprofundado sobre o conhecimento da sua empresa a respeito do setor ou da área em que a mesma atua, torna sua marca referência no assunto abordado.

Como uma fonte de consulta, você pode mostrar por meio do eBook que entende os problemas e as dores do leitor e que tem a solução para eles. Isso pode ser um grande diferencial da sua empresa em relação ao concorrente.

3. Aumento do mailing de contatos

Com certeza todas as empresas gostariam de ter um mailing com usuários interessados em seus produtos, serviços e temas abordados, não é mesmo? Isso pode ser ainda melhor! Que tal todos esses leads estarem segmentados de acordo com o estágio de compra? É sim possível por meio dos eBooks.

Ao ver os livros eletrônicos baixados por um determinado usuário você pode deduzir em que grau de amadurecimento ele está dentro do processo de compra e, desta forma, alimentá-lo com outros conteúdos através de newsletters.

Você pode até estar pensando: “Mas se eu apenas comprar uma lista de mailing pronta não é mais simples?” Com certeza é, no entanto não é uma estratégia nada eficaz. As pessoas na lista comprada não conhecem e nem confiam em você, ou no seu negócio. Logo as chances de vender para elas é muito menor!

4. Valor de produção

Os eBooks chegam a ser 30% mais baratos do que os livros tradicionais. Desta forma, você não gastará crie seu ebookquase nada na produção de um conteúdo de qualidade ou, se preferir, pode terceirizar o serviço com agências de marketing digital. De qualquer forma, o custo x benefício vale muito a pena.

Aliás, você pode até pensar em compilar alguns artigos de um mesmo assunto para formar um eBook. É claro que é preciso ter atenção, analisar a importância dos conteúdos e revisá-los se necessário. Mas é sim possível reaproveitar os seus conteúdos, dar uma nova cara a eles e aumentar o alance e resultado de sua estratégia.

5. Cria senso de urgência

Outro ponto muito importante dos eBooks é que eles podem criar um senso de urgência nos leads e clientes. Mas, o que isso quer dizer? Imagina que o cliente começou a ler o eBook que sua empresa produziu sobre determinado tema e no meio da leitura sinta a necessidade da solução proposta e pensa em contratá-la o quanto antes. Isso quer dizer criar senso de urgência.

Lembre-se: Para isso acontecer é necessário que a empresa saiba como usar eBooks, ou seja, como escolher os melhores temas e abordá-los das melhores formas!

Além disso, o livro eletrônico também é capaz de ajudar nos processos de vendas mais complexos, como os do tipo B2B, e deixá-los mais curtos. Isso porque os conteúdos auxiliam os vendedores da empresa a manterem relacionamentos mais próximos e duradouros com leads e aproximá-los do estágio de compra.

6. Aumento da visibilidade e do engajamento

Por serem conteúdos fáceis de compartilhar, os eBooks tendem a gerar um efeito viral. Entretanto, para isso ele precisa ser bom e atrativo tanto no conteúdo quanto na parte gráfica. É muito mais difícil que um cliente replique uma propaganda direta do seu produto, por exemplo.

Entretanto, compartilhando o eBook ele também estará divulgando sua empresa de alguma forma e isso é capaz de aumentar a visibilidade dela. Esse compartilhamento pode ser feito por meio de redes sociais ou até mesmo em outros sites e blogs, ajudando o material a ficar mais bem posicionado no Google também.

Desta forma, conforme já falado anteriormente, o livro eletrônico auxilia também na atração de mais visitantes para o site da empresa. Por isso é tão importante entender como usar eBooks da forma correta!

7. Maior interatividade

Você sabia que as pessoas conseguem interagir mais com os livros eletrônicos? Isso porque elas podem escolher o tamanho da letra, acessar imagens e ver vídeos, por exemplo. Além disso, é possível destacar partes do texto, fazer anotações e pesquisas textuais. Tudo com apenas alguns cliques.

Os leads e clientes também podem compartilhar o conteúdo dos eBooks com mais facilidade também, fazendo com que outras pessoas conheçam sua empresa. E, ao incluir arquivos multimídia, o conteúdo se torna ainda mais didático e dinâmico.

8. Número de vendas

Por fim, mas nem de longe menos importante, os eBooks, em 2016, representaram 6,89% das vendas nas editoras e esse número só vem aumentando desde então. Além disso, o total de vendas de livros eletrônicos no Brasil no mesmo ano foi de 2.751.630. O mercado de eBooks está em expansão e sua empresa não pode ficar de fora.

Portanto, os eBooks são conteúdos eficientes e aprofundados! Eles oferecem muito mais do que um artigo ou um vídeo, por exemplo, e são capazes de instruírem seus leads a respeito de determinado assunto que você é referência, convertendo cada vez mais vendas.

Quer ter ainda mais sucesso com seu negócio? Comece a usar eBooks em sua estratégia de marketing e vendas o quanto antes e verá a diferença.

Quer saber mais sobre como usar eBooks de forma eficaz? É simples! Assista a aula gratuita Como usar eBooks de forma eficaz em sua estratégia de marketing agora mesmo.

banner como usar ebooks

Junte-se a mais de 440 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *