Marketing digital

Como usar o Google Analytics em seu blog? 3 recursos que você deveria conhecer!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Como usar o Google Analytics em seu blog? 3 recursos que você deveria conhecer!

Saber o que seu usuário quer pode ser mais complicado do que muitas pessoas pensam, especialmente pela crescente concorrência de atenção que vivemos hoje. Em contra partida, o seu blog só terá sucesso se você realmente entregar aquilo que chama a atenção de seu público-alvo e agrada a eles.

como usar o Google Analytics em seu blog

Pensando nisso, neste artigo vamos listar três recursos muito úteis do Google Analytics para você usar em seu blog e ter mais insights sobre o comportamento de seus leitores. Então, se você está verdadeiramente comprometido com a experiência da sua persona em seu blog, sugiro continuar a leitura até o fim. Está pronto?

1. Acompanhe os conteúdos populares

Poucas pessoas sabem, mas o Google Analytics oferece a oportunidade de você acompanhar o comportamento de seus usuários. Através da ferramenta gratuita do Google você é capaz de acompanhar quais as páginas tiveram mais visitas em determinado período, descobrir de onde vieram essas visitas e assim por diante.

Esses dados podem ajudá-lo a criar um conteúdo melhor para os leitores de seu blog. Quando você tem acesso aos conteúdos que mais chamaram a atenção, você pode atualizá-los, ou ainda investir em pautas semelhantes para o seu blog. Isso é aproveitar uma demanda para atrair tráfego para o seu blog.

Falando em SEO, você pode aproveitar o artigo que mais trouxe visitas dos mecanismos de pesquisa e fazer um link interno para outro texto, com menor desempenho. Como já vimos aqui no blog, fazendo isso você compartilha a autoridade do primeiro conteúdo com o segundo, e melhora as chances deste último aparecer nas primeiras páginas.

Como usar esse recurso?

  • Acesse a sua conta no Google Analytics;
  • No menu a esquerda clique sobre Comportamento;
  • Depois vá até Conteúdo do Site;
  • E selecione a opção Todas as páginas.

Nesta tela o Analytics exibe todas as páginas do seu site organizadas de forma decrescente, levando em conta o número de visualizações que cada uma recebeu no período de 30 dias (padrão). Você ainda pode aplicar filtros nestes dados para conseguir informações mais precisas, veja como fazer isso abaixo.

Na caixa de pesquisa acima das URL’s de seu site você pode filtrar por diretório. Ou seja, se o seu blog está instalado no diretório “/blog” assim como o nosso, coloque essa informação no campo pesquisar e veja apenas os números de seus artigos para blog.

Outra forma de filtrar este conteúdo é ir à opção Dimensões secundárias, a esquerda do campo de pesquisa, e selecionar opções complementares como “Origem de mídia”. Assim a ferramenta retorna de onde vieram as visualizações para cada artigo de seu blog e você pode descobrir quais conteúdos tiveram mais impacto com o Google ou as redes sociais, por exemplo.

2. Mantenha suas taxas de conversão sob controle

Outro recurso muito útil do Google Analytics para seu blog são as metas de conversão. Com elas você pode definir objetivos para cada página de seu site, monitorar se vem alcançando esses resultados e de que forma eles são conquistados.

Por exemplo, digamos que um artigo de seu blog contenha um banner para que o leitor obtenha mais informações de uma oferta de conteúdo gratuito. Ao clicar neste banner o usuário é redirecionado para uma landing page e lá pode deixar os seus dados para receber a recompensa digital ou simplesmente sair da página.

Ao se cadastrar o seu leitor se transforma em um lead na sua lista de contatos e recebe aquilo que você prometeu (ebook, vídeo, infográfico, whitepaper, etc.). Com as metas de conversão do Analytics você pode acompanhar o número de conversões destas páginas, descobrir quantas pessoas abandonaram a landing page sem fazer o registro e, inclusive, ter acesso ao caminho percorrido pelo lead antes de converter.

banner planilha kpi

Como usar esse recurso?

Primeiro você precisa entender que este recurso não só é útil para acompanhar as taxas de conversão de seu site, como também para verificar a eficiência da recompensa que está oferecendo. Com essas informações você pode fazer pequenos ajustes na página ou recompensa até conseguir melhorar as suas conversões.

Para criar uma meta, siga os passos:

  • Acesse a sua conta do Google Analytics;
  • Clique sobre o seu site;
  • Vá até a Guia Administrador;
  • Na coluna Vista da Propriedade, clique na opção Metas;
  • Clique no botão Nova meta;
  • Escolha o modelo da meta com base nas opções da página ou selecione Personalizado para criar uma meta específica;
  • Adicione uma descrição para a meta e selecione o objetivo na lista;
  • Clique em continuar e preencha a última etapa com a URL de seu site que deseja monitorar.

Para acompanhar metas, siga os passos:

  • Acesse a sua conta do Analytics e clique sobre o seu site;
  • No menu a esquerda clique na opção Conversões.

Neste local você pode acompanhar as metas concluídas, de onde as pessoas vieram, criar um funil para sua meta, conhecer o caminho reverso delas e assim por diante. Deste modo, você pode criar artigos para o seu blog com diferentes objetivos e monitorar a ação dos usuários em sua página.

3. Foque nos seus usuários mobile

Não é segredo para ninguém que o Google passou a priorizar sites responsivos em seus resultados. Por outro lado, os blogueiros e donos de websites têm agora mais uma preocupação, a experiência do usuário mobile em seu site. Afinal de contas, o comportamento de usuários a partir de smartphones é muito diferente de leitores em desktops ou notebooks, por exemplo.

Para acompanhar esse público, siga os passos:

  • Ainda logado em sua conta no Google Analytics, vá ao menu a esquerda novamente;
  • Clique sobre Público-Alvo;
  • Na lista que se expandiu clique sobre Celular.

Nesta tela você tem acesso aos dispositivos mais usados para acessar o seu site e pode descobrir aqui uma grande oportunidade para tornar o seu site mais responsivo, ou gerar mais conteúdo amigável para dispositivos móveis.

Conclusão

Como você já sabe a experiência do usuário em seu blog é a chave para levá-lo ao sucesso ou fracasso completo. A taxa de rejeição de seu site e interações sociais também somam pontos para você aparecer no Google e fazer o seu negócio crescer.

Por isso, aplique esses três recursos do Google Analytics em seu negócio. Além de ser uma ferramenta gratuita, ela ainda oferece muitas outras funcionalidades que podem ajudá-lo a ter melhores resultados na internet.

Você já conhecia estes recursos: sim ou não? Deixe o seu comentário e se tiver dúvidas aproveite o campo abaixo para conversar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *