Vendas

Como vender mais com blog? 4 dicas para aumentar a suas vendas!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Como vender mais com blog? 4 dicas para aumentar a suas vendas!

Você quer vender mais na internet? Já pensou em usar o seu blog como porta de entrada para milhares de clientes?

como-vender-com-blog

A maioria das pessoas que expande o seu negócio para o mundo digital tem esse objetivo em mente. Gerar mais vendas é realmente um dos maiores motivos que fazem os empreendedores migrarem para o marketing digital.

Mas porque tantas pessoas simplesmente não conseguem fazer vendas na internet? Porque a maioria das pessoas que tem um blog sempre acaba arcando com despesas de marketing de conteúdo e nenhum retorno?

A resposta para essas perguntas pode ser mais simples do que você imagina e com certeza está ligada a quatro fatores básicos que vou compartilhar hoje aqui no blog. Está preparado para começar a gerar vendas em seu blog? Então, vamos lá!

Como vender mais na internet com blog?

Se você já está investindo em marketing de conteúdo há algum tempo, provavelmente faz essa pergunta todos os dias para si mesmo: Como eu posso gerar mais vendas a partir de meu blog e, de preferência, sem investir rios de dinheiro como fazem as grandes empresas.

Bom, hoje vou compartilhar quatro passos que podem ajudá-lo a aumentar as vendas de sua empresa com a ajuda de seu blog e, ainda, no final do artigo você terá a oportunidade de baixar um ebook completamente grátis para se aprofundar em cada um desses pontos.

1. Falar com a pessoa certa

O primeiro ponto mais importante para você prestar atenção é o público-alvo de seu blog. Este é um tópico que faz parte do planejamento de seu blog, mas muitos empreendedores falham neste processo.

Como resultado, a maior parte dos blogs na internet atrai o público errado para suas páginas, ou seja, aquelas pessoas que não possuem nenhum interesse genuíno nos temas que você publica ou em seu produto final.

Vamos tomar como exemplo um treinador de vôlei para homens acima de 30 anos. Se ele não tomar cuidado na hora de planejar as pautas para o seu blog, na escolha das melhores palavras-chave, linguagem do conteúdo e outros fatores ele pode acabar atraindo adolescentes curiosos por vôlei para suas páginas.

Mas qual é o problema disso?

Dependendo do produto ou serviço que este treinador estaria oferecendo é bem provável que ele não conseguiria vender. Na melhor das hipóteses, caso consiga fechar algumas vendas, a sua taxa de reembolso seria muito alta, já que o produto ou serviço não foi desenhado para adolescentes e sim homens maduros.

O mesmo pode acontecer com você. Olhando nas estatísticas de seu blog você tem um bom número de visitas, talvez as pessoas até se inscrevem em sua newsletter ou lista de contatos, mas você nunca consegue gerar vendas. Esse pode ser um dos motivos. Você está atraindo o público errado para o seu blog.

Para contornar essa situação você precisa definir a persona de seu negócio e conhecê-la melhor do que a si mesmo. Só assim você será capaz de gerar conteúdo que realmente desperte a atenção dela e gerar vendas a partir de seu blog.

banner definindo sua persona

2. Publicar no momento certo

Ok, agora você descobriu o público-alvo de seu blog e está atraindo somente as pessoas relevantes para o seu produto e serviço, mas ainda não consegue gerar vendas. Talvez, este segundo item ajude você a entender o problema que está ocorrendo dentro de seu negócio.

Mesmo que você tenha desenhado o perfil ideal de seu comprador, é preciso levar em conta que as pessoas que chegam até o seu blog podem estar em momentos diferentes do estágio de compra. Enquanto alguns leitores estão conhecendo você e seu negócio pela primeira vez, outros já possuem um relacionamento mais duradouro e já estão, inclusive, mais propensos a contratá-lo.

E como você faz esta separação no conteúdo de seu blog?

Primeiro você precisa conhecer a jornada do comprador dentro da sua empresa. Qual o caminho que seus prospects percorrem até chegar ao carrinho de compras do seu site ou fechar um pedido em seu balcão? Quais páginas de seu site eles visitam neste processo? Que tipo de conteúdo eles consomem até se decidirem?

Depois de responder as perguntas acima você deve otimizar o seu conteúdo para cada uma das etapas da jornada do comprador de sua empresa. Isso quer dizer, gerar conteúdo para diferentes estágios de seu funil de vendas e segmentar a sua audiência.

No seu blog você consegue segmentar os leitores através dos títulos e tópicos de seu conteúdo. Já em sua lista de contatos ou newsletter, você pode segmentar o público que receberá cada campanha com a ajuda de tags personalizadas ou ações automáticas de seu autoresponder.

O importante é compreender que as pessoas não estão no mesmo estágio de compra e que você não deve enviar o conteúdo para toda a sua lista de contatos, ou criar os seus artigos para blog como se fossem direcionados a todos os públicos.

3. Gerar conteúdo de qualidade

Outro ponto em que muitas pessoas pecam é a qualidade do conteúdo. A concorrência na internet e no marketing de conteúdo principalmente, está muito acentuada para você produzir qualquer conteúdo e achar que seu trabalho terminou.

Existem muitas pessoas tentando chegar às primeiras páginas do Google e vender mais a partir de seus blogs. Então, se você quer realmente alcançar esse objetivo precisa dedicar um bom tempo, e dinheiro se necessário, para criar um bom conteúdo para sua audiência.

Isso só acontece quando você aprende de fato o que é o marketing de conteúdo. Neste vídeo eu expliquei o que é esta estratégia e se você quiser aprender mais pode assisti-lo. Mas um ponto que eu gostaria de chamar a atenção neste artigo é que para ter sucesso você precisa gerar conteúdo com estratégia.

O que isso quer dizer?

Não basta escrever qualquer texto em seu blog, publicar qualquer conteúdo e achar que as pessoas vão começar a aparecer e as vendas a surgirem em seu site. O conteúdo deve ser planejado e desenhado para atingir as pessoas certas, no momento certo e, acima de tudo, levar informação realmente útil para sua audiência. Caso contrário você vai colecionar textos em seu blog sem fundamento e sua empresa não vai conseguir gerar vendas a partir de seu blog.

Entenda o que a sua persona quer ler em seu blog, quais conteúdos chamam a atenção dela e comece a trabalhar em cima dessas pautas. Depois, dedique mais algum tempo na pesquisa de palavras-chave realmente relevantes para o seu negócio, crie um título chamativo para os seus conteúdos e não se esqueça de trabalhar o SEO em seus artigos.

Só assim você será reconhecido pela sua audiência e conseguirá aumentar as suas chances de vender mais a partir de blogs, independente de seu nicho de mercado, tamanho da empresa ou produto que oferece.

4. Criar conteúdo que converta

Finalmente, chegamos ao último ponto deste artigo. Mas eu diria que este é um dos principais motivos que impede a maioria das pessoas de fazer vendas na internet.

Um blog precisa educar o seu público, gerar valor, colecionar conteúdos épicos, se preocupar com SEO, até aí tudo bem, certo? Mas tem outra responsabilidade de um blog que muitos negligenciam. Cabe ao blog também, quando você faz marketing de conteúdo do jeito certo, criar oportunidades para você converter leitores em leads e depois transformá-los em clientes satisfeitos em sua empresa.

Uma das grandes vantagens de utilizar um blog em sua estratégia de vendas online é a possibilidade de usá-lo em todos os estágios da compra, lembra-se do que falamos na segunda dica? Você pode atrair desconhecidos para o seu blog, convertê-los em contatos em sua lista, quebrar objeções e fazer o pós venda a partir de um mesmo blog.

No entanto, um blog só vai gerar vendas ou conversões para sua lista se você publicar conteúdos com essa finalidade. Se você publica apenas conteúdo informativo sobre o seu mercado, mas não educa o seu cliente a comprar de você, nem menciona os seus produtos e serviços, como será capaz de gerar vendas assim?

Não estou dizendo que você deve entupir suas páginas de posts de vendas, mas também não pode abandonar a boa e velha prática do Jabá. As pessoas não gostam de comprar, mas precisam fazer isso. E elas tomam as decisões mais facilmente quando são guiadas por alguém que realmente confiam e que gerou valor na vida delas.

Por isso, crie um equilíbrio em suas publicações separando as suas postagens em diferentes objetivos. Gere o maior número de conteúdo com foco em SEO e atrair pessoas estranhas para o seu blog, é claro. Mas também dedique algumas publicações para tirar dúvidas de seus potenciais clientes, fazer reviews de produtos, montar guias de compras e falar de sua empresa.

Assim seus leitores percebem o seu blog como um amigo íntimo. Também desta forma ficarão mais confortáveis em fazer uma compra em sua empresa. Experimente!

Conclusão

Agora que você viu como melhorar as suas vendas a partir de um blog utilizando destes 4 passos básicos, talvez esteja ainda mais ansioso para ver aquele ebook que mencionei lá no início do artigo, você se lembra?

Bom, então se você quer aprender o passo a passo para colocar toda esta estratégia em funcionamento dentro de seu negócio e ainda acompanhar um Case de Sucesso de uma empresa que conseguiu duplicar suas vendas em 5 passos, baixe o ebook Como Vender mais com Blog agora mesmo!

Eu não sei quanto tempo vou deixar este ebook disponível, pois estou partilhando segredos que uso todos os dias para gerar vendas aqui no RedatorOnLine.net e também para meus clientes. Mas você pode aproveitar esse conhecimento e gerar mais vendas para sua empresa clicando aqui.

Aproveite e deixe o seu comentário sobre essas dicas e diga o que você achou do ebook no campo abaixo. Combinado?

como-vender-mais-com-blog-banner

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *