Vendas

Como vender mais no delivery usando o aplicativo Rappi

Diego Andrade
Escrito por Diego Andrade em 30 de maio de 2020
2 min de leitura
Como vender mais no delivery usando o aplicativo Rappi
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Atualmente, são muitos os empresários do ramo gastronômico que precisam aprender como usar o aplicativo Rappi para o seu negócio. Só assim é possível aprender como vender mais no delivery da empresa, usando da tecnologia a seu favor.

Afinal, com as restrições de isolamento social e da quarentena contra o novo coronavírus, os empreendimentos gastronômicos precisaram mudar o foco da sua atuação e passar a trabalhar como restaurantes delivery.

Como o Rappi é uma das maiores plataformas para isso (só desde o início da quarentena o aplicativo registrou um aumento de 30% de pedidos na América Latina), é importante que o empreendedor saiba como se destacar nele para ter mais vendas.

Quer aprender como usar o aplicativo Rappi da maneira correta e ter mais vendas no delivery do seu restaurante ou lanchonete? Então siga a leitura!

Planeje como usar o aplicativo Rappi de maneira estratégica

Uma noção importante em como usar o aplicativo Rappi é entender que ele tem função estratégica essencial para o seu negócio.

O aplicativo é muito versátil e apresenta aos restaurantes delivery várias maneiras de operar. Por exemplo:

  • ser um fluxo estável de pedidos que dê segurança financeira ao negócio;
  • ser uma maneira de alcançar mais pessoas e expandir;
  • ser o principal ponto de vendas;
  • ser um canal de vendas para versões alternativas do serviço principal do negócio.

Seja como for, é importante ter em mente o que você quer com o aplicativo. Ele tem a flexibilidade e demanda de permitir qualquer estratégia gastronômica, mas sem estabelecer um objetivo para isso, fica complicado obter o sucesso pretendido.

Prepare um cardápio apenas para o seu delivery

Uma das melhores maneiras de usar o Rappi adequadamente é preparar um cardápio que seja exclusivo para o aplicativo ou, pelo menos, mais reduzido do que o seu cardápio tradicional.

Muitos restaurantes acreditam que quanto mais produtos oferecerem, melhor. No entanto, isso não é necessariamente verdade.

É importante pensar com a cabeça do usuário e entender que, uma lista enorme de alternativas, pode dificultar a sua escolha e resultar em nenhum pedido ou fazer com que seja difícil para o consumidor finalizar o seu pedido.

O ideal, portanto, é ter um cardápio mais reduzido, com opções para todos os tipos de clientes que você quer alcançar.

Por exemplo, suponha que você tenha uma hamburgueria. Em vez de colocar todos os lanches, todas as opções de combo, todas as opções de refrigerante, coloque os 3 principais lanches da casa, uma ou duas opções de combo, duas sobremesas e duas opções de refrigerantes mais populares.

Isso ajuda a otimizar os pedidos pelos usuários e também facilita o planejamento interno do restaurante.

Invista em fontes de tráfego de fora do aplicativo

O Rappi se destaca para os restaurantes delivery por ser uma excelente fonte de tráfego para os seus pedidos. Basicamente, por reunir milhões de clientes em potencial, o aplicativo funciona como uma ótima vitrine do seu restaurante.

No entanto, uma das maneiras de como usar o aplicativo Rappi é direcionar tráfego próprio para o pedido ser feito por lá.

Isso ajuda a aumentar o seu número de pedidos em relação aos concorrentes, o que faz com que o seu restaurante se destaque dentro do próprio aplicativo e crie um efeito positivo cumulativo e de longo prazo.

Ou seja: quanto mais tráfego de fora, mais pedidos feitos, mais destaque no aplicativo e mais tráfego interno você receberá.

Trace ações para aumentar as suas avaliações dentro do Rappi

Além do número de pedidos, outro fator importante que controla o seu nível de destaque dentro do Rappi é a sua nota. Afinal, o aplicativo quer que os clientes tenham a melhor experiência possível e, por isso, indicam sempre em primeiro lugar os restaurantes com a melhor avaliação.

Por isso, é essencial que você trace algumas ações que vão aumentar a sua nota dentro do aplicativo, sempre respeitando as regras de conduta do Rappi.

Por exemplo, você pode sempre enviar um lembrete para o cliente com uma nota escrita à mão e caprichosa pedindo pela avaliação positiva.

Outra boa ideia é criar uma playlist no Spotify com o “clima do restaurante”, para que o cliente possa colocá-la em casa e sentir que está no seu espaço.

Isso ajuda a valorizar a experiência e incentivar o consumidor a dar uma nota positiva para o seu restaurante.

Analise a concorrência, mas não fique fissurado nisso

Dentro do Rappi, você notará que existem vários negócios que serão concorrentes e vendem os mesmos produtos que você.

É importante que você faça uma análise da concorrência, olhando o cardápio, preços e outras condições de cada concorrente, incluindo a posição deles no motor de busca interno do aplicativo.

Isso é vital pois vai indicar para você quais elementos são mais importantes para o seu público.

Por exemplo, imagine que você tem um restaurante de comida japonesa e vende mais ou menos a mesma coisa que seus concorrentes.

No entanto, um deles coloca um prato novo no cardápio, o katsudon, e de repente pula algumas posições de destaque no aplicativo.

Isso é sinal de que esse prato novo tem bastante demanda e fez com que o concorrente ganhasse novos clientes. Portanto, vale a pena colocar o katsudon no seu cardápio também.

No entanto, não fique fissurado demais na análise da concorrência. Lembre-se de seguir seu plano de negócios e inovar também, fazendo suas próprias experiências.

E aí, aprendeu como usar o aplicativo Rappi para vendas mais no delivery de seu restaurante? Agora é só colocar as dicas em ação para ter os melhores resultados possíveis!

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o conteúdo!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *