Marketing de conteúdo

Comprar artigos para blog: Tudo o que você precisa saber

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
2 min de leitura
Comprar artigos para blog: Tudo o que você precisa saber

Aumentar o tráfego do site, vender seus produtos, ser reconhecido como influenciador ou ter bons conteúdos para os seus leitores. Os motivos podem ser diversos, mas a dificuldade é a mesma. Como produzir uma demanda crescente de conteúdos e conciliar essa tarefa com as minhas atividades? Comprar artigos para blog pode ser uma solução para você. Acompanhe!

Ter um negócio online com uma boa divulgação, postagens que atraíam o público-alvo e possíveis compradores é uma ótima estratégia de marketing. Nesse contexto, gerar conteúdo de qualidade é a principal maneira de se manter à frente da concorrência. Entretanto, são muitos os motivos que podem impedir esse feito.

A falta de tempo para escrever é uma das possibilidades. Reservar um período para desenvolver conteúdo pode ser um desafio para a maioria das pessoas, principalmente àquelas que não estão habituadas a essa atividade. Há ainda aqueles que não gostam de escrever ou que não possuem habilidade para tal tarefa.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a Content Trends 2018, a maior parte das empresas não investe em marketing de conteúdo justamente por falta de equipe. O que deixa claro que a falta de mão obra especializada é um dos maiores obstáculos para ter conteúdos de qualidade.

Nesse sentido, surge a questão: será que vale a pena pagar por textos para o meu blog? Vamos ver tudo o que você precisa saber sobre este tema a seguir. Acompanhe!

Por que devo comprar conteúdo para o meu site?

Arriscar-se a redigir textos superficiais e que não atendam à expectativa do seu público pode ser uma péssima escolha, já que esses conteúdos estarão diretamente relacionados à sua marca. Além disso, artigos mal escritos ou com estratégias erradas de marketing podem ser penalizados no ranqueamento, gerando menos tráfego para o seu site.

Sem dúvidas, esses fatores negativos não estão inclusos no seu planejamento e são bons conteúdos que possibilitam uma melhora das taxas de engajamento no seu blog ou rede social e geram maiores oportunidades de negócio.

Se você já se convenceu que adquirir artigos para o seu blog é a melhor solução para os seus problemas, veja abaixo como comprar esses textos e não sair no prejuízo.

banner conteúdo estratégico

Onde encontrar artigos para blog para comprar?

Você decidiu que vai terceirizar a sua produção de conteúdo. Mas, aonde vai encontrar bons profissionais para redigir seus textos?

Veja a seguir as opções mais comuns e conheça as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

1. Sites de freelancers

Essas plataformas conectam os clientes aos redatores. Em geral, os trabalhos são disponibilizados para os freelancers enviarem seus lances para realizar tal atividade. Nesses sites há uma variedade de profissionais de diversas áreas e várias opções de redatores.

Entretanto, não é possível saber sobre a qualidade do trabalho que será entregue ou se o redator cumprirá o prazo estipulado, por exemplo. Nesse sentido, esses sites podem ser um bom negócio ou não. Cabe avaliar se vale a pena o risco e fazer um teste.

Alguns dos sites de freenlancers mais comuns, são: Workana, 99Freelas e Freelancer.com.br.

2. Redatores profissionais

A busca por redatores bons e que entreguem dentro do prazo é um trabalho árduo, já que em um primeiro momento, deve haver um voto de confiança por alguma das partes.

Nesse quesito, é importante que o pagamento não seja realizado antes da entrega do trabalho, porém, nem sempre o redator iniciará uma tarefa sem um sinal financeiro do cliente. Como ponto positivo, após a fase de negociação e comprometimento da qualidade e entrega dos artigos, é possível fidelizar essa relação.

Em contrapartida, outros problemas podem aparecer como indisponibilidade do redator, sendo necessária a procura por outro profissional.

Para esse tipo de contratação você pode usar sites de freelancers, redes sociais e até mesmo a indicação de conhecidos como fontes de pesquisa. Também é possível encontrar alguns ghostwriters no Google, pesquisando diretamente por “redatores” ou “escritores”.

3. Mercado Livre

Por não ser um site especializado na área de produção de conteúdos, adquirir textos dessa forma é muito arriscado. Assim como nas plataformas de freelances, a hipótese do conteúdo ser de baixa qualidade ou plagiado é grande. Nesse sentido, é importante evitar negociações através desses sites e pesquisar outras alternativas mais seguras.

4. Redes sociais corporativas

Assim como contratar profissionais particulares, utilizar as redes sociais para pesquisas de redatores também é um risco, principalmente com relação à qualidade do conteúdo. Em contrapartida, nessas plataformas é possível pesquisar sobre a formação do redator, empresas que trabalhou e, em muitas vezes, ter acesso ao seu portfólio.

Procurar por redatores nessas plataformas pode ser mais vantajoso pela possibilidade de explorar o seu currículo antes de fechar um negócio, porém, não há garantia de que o profissional entregará o conteúdo no prazo, por exemplo. Sendo esse mais um fator que deve ser avaliado pelo cliente.

A rede social mais comum nesse sentido é o LinkedIn.

5. Agências de conteúdo

Dentre todas as alternativas, a maneira mais segura de adquirir textos para o seu blog é através de agências de conteúdo. Por serem especialistas na área, os arquivos são entregues de forma revisada, o que garante um conteúdo sem erros de português e dentro das especificações pedidas pelo cliente.

Ademais, os conteúdos são trabalhados com técnicas de SEO, que contribuirão para otimização do site e melhor ranqueamento nos motores de busca. Dessa forma, as agências garantem a qualidade de um conteúdo sem plágio, o cumprimento do prazo e a certeza de entrega do artigo.

Além de possuírem conhecimento estratégico, as agências concentram os melhores profissionais e cuidam de todo o processo de gestão, tornando a atividade mais cômoda para o contratante.

Se interessou por este modelo de contratação? Então veja como escolher a melhor agência de conteúdo neste post!

Como já citado, há diversos meios para comprar artigos para o seu site. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a transação seja concluída com sucesso. Veja abaixo como comprar conteúdo de forma segura.

Cuidados ao comprar artigos para blog

Agora que você já sabe onde encontrar redatores ou agências para produzir seus conteúdos, vamos para o próximo passo.

Chegou a hora de você conhecer os cuidados essenciais ao comprar conteúdo para o blog do seu negócio. Confira!

1. Tenha um planejamento

Defina que conteúdo será disponibilizado no seu site, qual o assunto, a quantidade de palavras e o que você deseja que seja abordado pelo redator. Pesquise quais as palavras-chave que devem conter no texto, procure por tópicos relevantes e possíveis sites para que sejam linkados no artigo.

Não deixe de esclarecer sobre o site da concorrência, para que o redator evite fazer referências durante a escrita. É interessante avaliar a quantidade de textos necessária e a linguagem que será escrita. Além disso, deve-se analisar qual o intuito do conteúdo e quais problemas do leitor serão resolvidos ao ler o seu texto.

Esses pontos serão detalhados mais à frente, porém, é interessante estar inteirado da sua estratégia até mesmo antes de escolher o redator. Dessa forma, é possível optar por um tipo específico de abordagem e pesquisar por um profissional especializado na área.

banner conteúdo estratégico

2. Busque qualidade de conteúdo

Gerar conteúdo de qualidade é um grande diferencial. Para estar em evidência, solucionar os problemas de alguém ou responder a dúvida de uma pessoa é muito importante. Em geral, quando algum leitor se identifica com um texto, a tendência é compartilhá-lo nas suas redes sociais. Dessa forma, outras pessoas poderão ter a mesma impressão e fazer o mesmo.

A grande sacada é buscar conteúdos que façam o seu público-alvo se identificar de alguma forma, seja sanando dúvidas, respondendo questões ou demonstrando situações rotineiras que eles se enquadrem. Atender às expectativas do seu público é o fator principal a ser considerado durante a produção de um artigo.

Outro ponto que está relacionado a qualidade do texto é o ranking do mesmo em sites de buscas. Um conteúdo que não seja interessante não é capaz de prender o leitor na página e esse fato pode acarretar consequências negativas no ranqueamento da sua página.

Como já mencionado, há técnicas que podem fazer com que o seu site fique em evidência. Nesse sentido, os textos precisam ser adequados a essas regras para serem vistos como conteúdos de qualidade pelos motores de busca.

Demonstrar conhecimento sobre um assunto te torna especialista entre o seu público-alvo. Sendo considerado como tal, as taxas de compartilhamento de seus conteúdos tendem a subir, melhorando assim o ranqueamento do seu blog e consequentemente as vendas.

3. Escolha fornecedores especializados

O que você precisa para o seu texto? Você sabe por onde começar? Precisa de alguma orientação sobre marketing de conteúdo? Essas são questões que devem ser levantadas antes de optar por um profissional.

Caso você ainda não saiba qual caminho seguir para gerar vendas através do seu site, o primeiro passo é procurar por um consultor na área que te orientará passo a passo o que deverá ser realizado para atingir seus objetivos.

O papel do redator é, tão somente, dissertar sobre um assunto anteriormente selecionado. Por esse motivo, é interessante avaliar quais temas podem ser relevantes para a sua estratégia. O revisor procurará possíveis erros na escrita e falhas relacionadas ao não cumprimento da pauta ou não utilização de técnicas para otimização da página.

Em geral, as agências de conteúdo disponibilizam todos esses profissionais, tornando a experiência de aquisição de textos muito mais cômoda.

4. Prefira contratar quem vai além da produção de conteúdo

A produção de textos com qualidade é apenas uma das etapas das estratégias do marketing de conteúdo. Como já mencionado, cada profissional tem um papel específico nesse âmbito e contratar alguém que seja especializado na área, sem dúvidas, trará melhores resultados para o seu planejamento.

Portanto, veja se apenas um redator ou revisor já é suficiente para sua empresa. Para quem está começando no marketing de conteúdo, por exemplo, vai precisar de um apoio muito maior. E nessas horas uma consultoria ou agência podem ser mais indicados.

Com o apoio correto a sua empresa começara do jeito certo, ou vai alterar a estratégia para seguir o caminho mais adequado. Isso fará com que as chances de resultados aumentem.

5. Tenha cuidado com o que é barato demais

Em algumas circunstâncias, principalmente na ânsia de manter o site sempre atualizado, buscar um conteúdo com preços baixos pode ser uma opção. Esses textos, em geral, não possuem a qualidade necessária para as primeiras colocações no ranking de sites de buscas.

Os mínimos erros ortográficos ou a presença de conteúdo duplicado podem fazer com que o seu blog seja penalizado. Nesse sentido, pagar menos pode se tornar caro e gerar perda de credibilidade para a sua marca.

É claro que nem sempre preço mais baixo significa falta de qualidade. Mas é importante ficar atento para não pagar pouco agora e ter que investir o dobro depois para corrigir falhas. Fique de olho!

Etapas essenciais para comprar artigos para blog de qualidade!

Encontrar o freelancer ou agência ideal não é tudo quando falamos em produção de conteúdo. Antes mesmo de solicitar o texto para blog para o profissional, você deve tomar algumas medidas importantes antes.

Por isso, veja o passo a passo para adquirir seus textos de blog e o que fazer em cada etapa. Acompanhe!

1. Estipule o seu objetivo

O planejamento é a primeira e principal etapa da sua estratégia de marketing. Não vale a pena correr riscos e criar artigos que, por achismos, possam satisfazer o seu cliente ideal. Dessa forma, contar com a ajuda de um consultor na área é relevante para identificar os passos necessários de modo a alcançar as suas metas.

Tenha claro quais são os seus propósitos e evite desperdiçar dinheiro com conteúdos irrelevantes.

2. Defina seu cliente ideal

Entender o seu cliente ideal é importante para gerar conteúdo específico para essa pessoa. Quanto mais detalhada e segmentada for a sua persona, mais fácil será criar artigos relevantes a ela, principalmente por saber quais são as suas expectativas que devem ser atendidas através dessa interação.

Nesse sentido, é interessante incluir alguns detalhes descritivos que possam ser significativos para a sua estratégia como: idade, objetivos, possíveis dores, preferências e características demográficas.

banner definindo persona

3. Alinhe o assunto do conteúdo à sua estratégia

O tema escolhido vai agregar à minha estratégia de marketing? Meus leitores vão sanar suas dúvidas? Eles terão vontade de compartilhar essa matéria com os seus amigos? Esse artigo é educativo? Meu público-alvo se identificará com esse texto? Essas e outras questões devem ser minuciosamente avaliadas antes da criação de uma pauta sobre determinado assunto.

Essa etapa é importante por ser possível analisar o quanto o seu conteúdo satisfará a sua persona, de que forma ela será impactada e como o texto será relevante para auxiliá-la nos seus objetivos e dores. Pensar dessa maneira e se colocar no lugar do seu cliente ideal, ajuda a não fugir do objetivo principal da sua estratégia.

4. Considere a capacidade do redator ou da agência

Antes de contratar um redator ou uma agência é essencial procurar por indicações, pesquisar sobre cases de sucesso, analisar para quem a empresa ou o profissional já trabalhou anteriormente e verificar o portfólio de trabalhos realizados.

Essas avaliações são importantes para definir as qualidades do escritor ou da companhia de conteúdo e primordiais para determinar, dentre as opções, qual é o melhor profissional para atender ao seu objetivo de marketing.

Além disso, como já mencionado antes, você deve considerar o tipo de profissional ou empresa que está buscando. O escolhido deve atender às suas demandas e ajudá-lo a gerar mais resultados com o marketing de conteúdo. Não esqueça disso!

5. Defina as características específicas do conteúdo

Um bom redator entregará um texto de qualidade a partir de uma pauta bem detalhada. Dessa forma, é importante descrever tudo o que se deseja abordar no seu texto. É interessante evidenciar a persona, quais são as suas dores e como a sua marca pode ajudá-la.

Deixe claro a quantidade de palavras ou caracteres que deverá ser utilizada e as palavras-chave definidas na sua estratégia de marketing. Enviar links como referências e que possam ser utilizados ao decorrer do texto também são boas formas de orientar o redator.

Nesse momento preencher um briefing detalhado é uma ótima opção. Neste documento todas as nuances de seu texto serão abordadas, ajudando o profissional a escrever um conteúdo de qualidade.

Vale lembrar que algumas agências, inclusive, auxiliam no processo de seleção de pautas e montagem de briefing. Mais uma vantagem que pode garantir resultados incríveis para sua estratégia de conteúdo.

banner gerador de briefing

Conclusão sobre comprar artigos para blog

São muitas as dicas a serem seguidas e elas são o caminho para o sucesso do seu site. Com relação ao conteúdo, é óbvio que se deve manter uma frequência de postagens para gerar engajamento do público. Entretanto, a qualidade dos textos é muito mais importante do que a quantidade de artigos disponibilizada e que não agregam à sua persona.

Nesse sentido, comprar artigos para blog com uma agência de conteúdo, que cuide de todo o processo desde a consultoria até a entrega de um material de qualidade, é uma das formas de melhorar a visibilidade do seu blog e consequentemente atingir o seu objetivo.

Aproveite para saber mais sobre O RedatorOnLine.net, uma consultoria especializada em pequenas, médias empresas e profissionais liberais. Clique aqui e conheça os nossos planos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Comprar artigos para blog: Tudo o que você precisa saber”

EDNA

Meu blog é de pequeno porte, embora eu tenho ele há muito tempo, mas prefiro escrever meus próprios artigos, embora se a pessoa tem um capital para investir é bom. Porque leva tempo para se criar cada artigo.

RedatorOnline.net

É isso mesmo, Edna! 🙂
Você pode começar fazendo seus próprios textos, mas para escalar e ter mais resultados é bom terceirizar.
Assim consegue aumentar os ganhos com o tráfego orgânico, enquanto foca em outras partes de seu negócio.

Abraços,
Equipe RO