Empreendedorismo

Comunicação assertiva: Um caminho parar melhorar a comunicação pessoal

Juan O’Keeffe
Escrito por Juan O’Keeffe
2 min de leitura
Comunicação assertiva: Um caminho parar melhorar a comunicação pessoal

A comunicação assertiva é uma das principais atividades de um empreendedor. Está presente a todo momento. Ter um bom desempenho nessa atividade faz uma enorme diferença na vida. Desde os relacionamentos com funcionários, fornecedores até com os clientes.

Por isso é tão importante que saibamos nos comunicar bem. Ao mesmo tempo, é uma área problemática em que todos sofremos dificuldades. Procurar comunicar-se de forma assertiva pode ser de grande auxílio nesse sentido.

A comunicação assertiva é o meio entre a comunicação passiva e a agressiva. A comunicação passiva é aquela em que você se cala e aceita a opinião dos demais sem expressar a sua. Acontece, por exemplo, numa reunião de negócio em que você decide se abster de falar o que pensa com receio de um conflito.

Já a comunicação agressiva é aquela que atinge a outra pessoa de alguma maneira. Por exemplo, dizer “Você não entende nada”, “A culpa é sua” etc. É um tipo de comunicação que causa afronta a outra pessoa e gera inimizade.

É aí que a comunicação assertiva ajuda. Assertividade é falar ao invés de se calar. Dar sua opinião e dizer o que pensa, de forma clara e objetiva. Mas ao mesmo tempo fazer isso respeitando o outro lado. Levando em consideração a opinião das demais pessoas.

A assertividade baseia-se em fatos em vez de querer atingir a outra pessoa. Não necessariamente significa concordar com tudo, mas discordar de forma educada e expondo os motivos. Uma alternativa que contribui mais para a construção de boas relações.

Infográfico: 7 Dicas para ter uma comunicação assertiva

Infográfico comunicação assertiva

Quer receber mais conteúdos como esse no seu email? Cadastre-se em nossa Lista Vip e fique por dentro das novidades.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *