Email marketing

Como construir uma lista de leads extremamente qualificada em seu negócio?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 3 de junho de 2020
2 min de leitura
Como construir uma lista de leads extremamente qualificada em seu negócio?
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Cada vez mais o marketing de conteúdo vem ganhando espaço como uma ferramenta eficiente em auxiliar nas vendas de empresas dos mais distintos ramos e portes. E a geração de leads é essencial para o sucesso dessa estratégia. Pensando nisso, elaborei este post explicando de forma acessível o que é uma lista de leads qualificada e adicionei um guia para que você possa implementar essa estratégia na sua empresa e não ficar para trás.

Boa leitura!

O que é uma lista de leads qualificada?

Lead é uma expressão utilizada pelos profissionais de Marketing Digital para se referir às pessoas que manifestam interesse em obter um determinado produto ou serviço de uma marca.

Esse interesse pode ser demonstrado de diversas formas, tais como: acesso à conteúdos, contato direto e preenchimento de formulários online, pelos quais a pessoa fornece informações e dados de contato. Sendo assim, o lead nada mais é do que o potencial cliente.

No entanto, nem sempre o lead se tornará um cliente e é aí que o conceito de lead qualificado entra para auxiliar, operacionalizar e otimizar o marketing e vendas da empresa, para que seja obtido o maior sucesso possível.

Ou seja, há estratégias de prospecção de clientes que você pode aplicar na sua empresa de modo a estabelecer uma comunicação com aqueles potenciais clientes que apresentam uma maior probabilidade de se tornarem de fato consumidores da sua marca.

Deste modo, a lista de leads qualificada se refere a uma listagem com um conjunto de potenciais clientes que possuem maiores chances de obter o seus produtos e/ou serviços, pois já foram qualificados pelas estratégias de marketing, se identificam com a marca e estabeleceram uma relação de confiança com ela.

5 passos para montar a sua lista de leads

Caso você tenha se interessado mais pelo assunto e deseja aplicar na sua empresa, mas não sabe como proceder, eu separei uma lista contendo 5 passos que irão auxiliar na operacionalização e implementação dessa estratégia de vendas no seu negócio.

Portanto, continue acompanhando este post e saiba mais sobre como obter uma lista de leads qualificada que irá proporcionar maiores chances de vendas e lucratividade para a sua empresa. Vamos lá?

1. Defina o seu cliente ideal

O primeiro passo para elaborar uma lista de leads qualificada é definir quem é o seu cliente ideal. Portanto, você deve analisar bem o seu produto e/ou serviço, quais as suas potencialidades em resolver um determinado problema na atualidade, quem são as pessoas que necessitam da sua marca e como elas são.

A partir dessas informações você conseguirá elaborar estratégias diretamente voltadas para o público que possui maiores chances de fechar negócio com a sua empresa.

2. Produza conteúdo na internet

O segundo passo consiste em utilizar as informações que você obteve no tópico anterior e aplicá-las de forma estratégica na produção de conteúdo na internet. Ou seja, após você conhecer exatamente quem é o seu cliente ideal será possível produzir marketing de conteúdo diretamente voltado para capturar e qualificar esse público.

Conhecer e compreender o seu público-alvo é fundamental para a estratégia de marketing, pois é a partir da interpretação dos dados de seu potencial cliente que você poderá estabelecer a forma de comunicação que ele compreende e quais assuntos mais o interessam.

Desta forma, o lead irá se identificar com a sua marca e estabelecer uma relação de confiança, que são aspectos fundamentais para que ele concretize a compra ou solicitação de seus serviços.

Há diversos tipos de conteúdos que você pode produzir, desde post para blog até mesmo ebooks. Sendo assim, verifique qual alternativa irá se adaptar mais ao seu tipo de negócio.

3. Crie oportunidades de conversão

O terceiro passo é colocado em prática quando você já qualificou bem o seu público-alvo a partir do marketing de conteúdo e já pode avançar no estabelecimento e implementação de oportunidades de conversão dos leads em consumidores da sua empresa, pois eles já estabeleceram uma relação de confiança e identificação com a sua marca.

Para realizar esse passo você pode conversar com a sua equipe de vendas e analisar o caso específico da sua empresa e quais estratégias vocês podem elaborar a partir dos recursos que possuem ou estão dispostos a investir para criar oportunidades de conversão dos leads.

Algumas sugestões que você pode implementar é elaborar e disponibilizar formulários no site, newsletters, ebooks e recompensas digitais para converter os seus visitantes em leads.

4. Faça ofertas para sua lista

O quarto passo se traduz em utilizar a sua lista de leads qualificada e conceder ofertas de seus produtos e/ou serviços diretamente para os potenciais clientes que possuem maiores chances de efetivar a compra.

Você pode classificar os tipos específicos de potenciais clientes que possui e quais categorias específicas de seus produtos e serviços eles mais se interessam. Em seguida, pode utilizar da estratégia de email marketing para entrar em contato diretamente com o potencial cliente e oferecer justamente aquilo que ele deseja e por um preço especial e com várias oportunidade de pagamento, por exemplo.

Além de ser uma oportunidade de converter os seu leads em clientes, esse passo também auxilia na análise e verificação a respeito do lead de fato ser qualificado ou não.

5. Rastreie o comportamento do seu lead

Por fim, o último passo consiste em rastrear o comportamento do seu lead, ou seja, conhecer quais conteúdos ele acessa no seu site, de onde veio, que materiais baixou, dentre outras possibilidades.

Para auxiliar você a aplicar essa estratégia recomendo a utilização de ferramentas de email marketing e web analytics, que podem ajudar a obter estes dados.

Conclusão

Esta foi a seleção que eu preparei especialmente para você que desejava conhecer mais sobre a qualificação de leads e como elaborar uma lista que proporcione as maiores chances de sucesso para o seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo sobre lista de leads e deseja continuar se atualizando sobre o assunto, veja este post e descubra porque ebooks são uma boa maneira de gerar leads.

Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *