Consultoria de marketing digital: Quando e por que contratar uma?

Ok, você finalmente decidiu implantar estratégias digitais em seu negócio, mas como vai fazer isso? Existem milhares de ferramentas, mídias, plataformas e por aí vai. Como entender qual delas é melhor para o seu negócio? Investir em email marketing diretamente ou iniciar sua estratégia de conteúdo? Você precisa de uma consultoria de marketing digital ou terceirização?

consultoria de marketing digital

Algumas perguntas como essas costumam aparecer no planejamento de sua estratégia. Para quem não tem experiência no mundo digital, respondê-las pode ser um desafio e tanto. E não importa se você é um negócio local, pequeno empresário ou profissional liberal. Ao tentar adotar o marketing digital em seu dia a dia, vai precisar responder esses questionamentos.

É nessas horas de grandes dúvidas que surgem as agências digitais ou consultores liberais. Esses prestadores de serviços auxiliam as empresas a integrarem o marketing digital no negócio. Eles ajudam na escolha de ferramentas, mapeamento da estratégia e muito mais.

Mas será que uma consultoria de marketing digital serve para qualquer negócio? Investir em uma consultoria seria o melhor caminho para o seu empreendimento? Veja a resposta para essas perguntas neste artigo e entenda tudo sobre consultoria em marketing digital.

O que é uma consultoria de marketing digital?

Segundo o dicionário Aurélio, consultoria é o ato de dar conselhos ou consultas. Diz respeito à atividade do profissional que dá pareceres sobre temas técnicos de sua especialidade. Ou seja, a consultoria de marketing digital pretende auxiliar a empresa no processo de criação e aplicação da estratégia digital.

Cabe ao consultor orientar e guiar a empresa pelo melhor caminho, fornecendo conselhos e acompanhamentos baseados em sua experiência no segmento. Em linhas gerais, o consultor vende sua expertise e deve ser um especialista em desenhar e mensurar estratégias de marketing (online ou offline).

A consultoria de marketing digital é contratada pelas empresas ou empreendedores para suprir a falta de conhecimento do marketing na web. Assim ambos, empresa e consultor, juntam suas expertises para alcançar o melhor resultado em atrair clientes e vender mais pela internet.

O que faz um consultor de marketing digital?

O papel do consultor de marketing digital precisa ficar bem claro para a empresa que pretende contratar este profissional. Ao contrário do que muitos pensam a consultoria de marketing digital não é focada em fazer as coisas. Ou seja, o consultor não vai publicar em suas redes sociais ou criar conteúdos para seu blog.

Na verdade, o especialista em marketing digital irá traçar a estratégia e objetivos, bem como garantir que a empresa chegue onde deseja. Para realizar as ações necessárias nas campanhas digitais, o consultor conta com parceiros ou agências especializadas. Essas empresas cuidam da parte operacional do marketing digital, enquanto o consultor dedica-se as etapas abaixo.

Diagnóstico

O primeiro passo da consultoria de marketing digital é se aprofundar na empresa do cliente. O consultor precisa compreender o funcionamento e maturidade da internet no negócio. Deste modo, ele conseguirá traçar a melhor estratégia para o seu empreendimento.

Nessa etapa, geralmente o profissional realiza visitas regulares na empresa, conhece seus processos internos e externos. Também é comum que sejam realizadas entrevistas (presenciais ou online) em busca de informações.

É importante que nesta etapa a empresa compartilhe o máximo de informações com o consultor ou agência. Afinal de contas, o marketing digital é apenas mais uma etapa da organização, em razão disso ele deve estar de acordo com o restante do negócio.

Em outras palavras, antes de se preocupar com estratégias de marketing na internet, a empresa precisa adequar seus processos internos. Por isso, o consultor de marketing digital deve conhecer todos os detalhes e garantir que a estratégia desenhada vá de encontro com os objetivos de seu cliente.

Planejamento

Com os detalhes do negócio em mãos e uma pesquisa de mercado, é hora de mapear a melhor estratégia digital. Aqui a consultoria de marketing digital vai selecionar as melhores ferramentas, objetivos da empresa, métricas e KPIs e assim por diante. Na segunda etapa da consultoria, serão elencados todos os detalhes da estratégia.

Inclusive, a função das partes (consultor, empresa e parceiros) durante todo o processo. Quem deve fazer o que? Quais são as responsabilidades de cada um? De quem será a responsabilidade em criar as peças de conteúdo da estratégia? A empresa terá uma equipe interna ou serão contratados agências ou parceiros? Em quais canais a empresa vai atuar ou dará prioridade no primeiro momento?

Dependendo da maturidade da estratégia de marketing do negócio, ainda na segunda etapa serão definidas as personas. Em alguns negócios, especialmente pequenas empresas, a consultoria de marketing digital também deve englobar o início da estratégia. Já que nestes casos não há profissional de marketing interno.

No final desta etapa é importante que exista um cronograma das atividades, para que o cliente possa acompanhar o que está sendo feito. Depois disso a aplicação da estratégia de marketing digital começa de fato.

Orientação

Embora apareça em terceiro lugar nesta lista, a orientação acompanhará toda a consultoria em marketing digital. Isso porque o papel principal do consultor é solucionar dúvidas durante o processo e auxiliar as partes na conclusão de cada etapa.

Do início ao término da consultoria, o consultor ou agência deve acompanhar as campanhas em todas as etapas. Cabe a ele orientar os redatores, assessores de imprensa e a própria empresa quando necessário.

O objetivo nesta etapa é que todos os envolvidos consigam compreender a estratégia e acompanha-la. Afinal, para que o marketing digital funcione é preciso que seja aplicado em todo o negócio, não só nos canais digitais da empresa. Imagine anunciar uma promoção no Facebook, por exemplo, sem que os vendedores estejam cientes?

Sempre que houver dúvidas ou desentendimentos no caminho, o consultor deve atuar de forma ativa e resolver os problemas. Só assim ele evita problemas graves ou falhas no planejamento. Imprevistos que podem sabotar os objetivos da empresa e também comprometer toda a estratégia.

Mensuração

Assim como o acompanhamento, a mensuração não tem uma data certa para ocorrer. Mas é importante que consultor e empresa afinem como será realizada a análise de resultados.

Qual o tempo de maturação da estratégia ou quanto tempo deve ser esperado para medir os resultados? Quais as métricas ou KPIs são mais importantes para o negócio? Já foram definidas metas e objetivos? Existe um histórico para comparação ou serão usadas as estatísticas do setor?

Na etapa de planejamento as perguntas acima já devem ter sido respondidas. Na mensuração o intuito é medir esses resultados e ver o que deu certo. Além disso, é importante que os dados fiquem bem claros para a empresa.

Aqui o empreendedor deve compreender o que está funcionando na estratégia. Sendo assim, não tenha vergonha de questionar os resultados com o consultor. Para além dos números colocados em planilhas em gráficos, é importante medir os ganhos reais para o negócio. No setor de vendas, por exemplo, houve um aumento perceptível nas vendas? Logicamente, devem ser levados em conta os objetivos mapeados na primeira etapa neste acompanhamento.

Por que contratar uma consultoria digital?

Para alguns empreendedores é muito difícil compreender a importância de uma consultoria de marketing digital. Alguns acreditam que os consultores dão apenas conselhos, mas ninguém aplica nada na empresa. Até tem um pouco de verdade nisso!

Mas como vimos anteriormente, na fase de planejamento tudo deve ser acertado, inclusive, os responsáveis por operar a estratégia. Mas se mesmo assim você não sabe por que contratar uma consultoria de marketing digital, veja algumas dicas abaixo.

Ajuda especializada

O fato de contar com um profissional ou agência especializada já deveria ser um grande motivo para você contratar uma consultoria de marketing digital. Afinal de contas, esses especialistas colecionam alguns anos de experiência no mercado. Também já presenciaram e até cometeram diversos erros durante sua trajetória.

Por causa disso, eles podem ajudá-lo a compreender o marketing digital de forma mais fácil e rápida. Além de encontrar as melhores soluções para o seu tipo de negócio. Afinal de contas, cada empresa exige uma estratégia e dedicação diferente. O consultor auxilia a encontrar a melhor opção para o seu caso.

Evitar erros bobos

É muito comum que ocorram erros bobos na implantação do marketing digital em sua empresa quando não se tem conhecimento ou apoio. Quer alguns exemplos? Não otimizar o site para SEO ou dispositivos móveis, tentar investir em todos os canais ao mesmo tempo, procurar vender no primeiro contato para o lead e assim por diante.

Na maioria das vezes, o responsável pela consultoria já conhece estes erros e sabe como evitá-los. Assim sua empresa economiza tempo e dinheiro. Ao invés de desperdiçar recursos nas coisas erradas, ela passa a investir naquilo que realmente funciona e pode trazer os resultados que você deseja.

Tornar a implantação mais fácil

Como vimos neste artigo, implantar o marketing digital nas empresas nem sempre é fácil. Não basta criar um site ou colocar a empresa nas mídias digitais. É preciso que as mídias digitais, o site e outros canais também estejam presentes na empresa. Ou seja, todos precisam compreender a importância destes esforços e falar a mesma língua.

Quando não se tem experiência nessa implantação as coisas podem se tornar muito complicadas. Afinal de contas, se o gestor não entende muito de marketing digital como vai explicar para os outros colaboradores? É aí que um consultor ou agência ajudam e muito. Esses profissionais já possuem experiência e didática para repassar esses conhecimentos e lidar com essas situações. Alguns, já incluem treinamentos para sua equipe no pacote, inclusive.

Ir pelo caminho certo

A maioria das empresas que iniciam no marketing na web quer ver resultados rápidos. O problema é que para otimizar seus esforços é preciso seguir pelo caminho certo de uma vez, e evitar perder tempo. É como em uma viagem, se você quer chegar rápido precisa pegar o caminho mais curto e eficaz até o destino.

Neste contexto as agências e consultorias de marketing digital podem ajudar você. Como já testaram diferentes opções e mercados, fica fácil para estes consultores compreenderem os melhores caminhos. Deste modo, você evita queimar “combustível” à toa e dedica os seus esforços para o que realmente importa.

banner planilha kpi

Consultoria de marketing digital ou específica?

Essa é uma grande dúvida de quem deseja contratar uma consultoria digital. Como você já deve saber existem muitas ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas no marketing da sua empresa. Aí surge a dúvida: “Devo contratar uma consultoria de marketing digital ou algo mais específico?”.

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, entre eles:

  • Os objetivos de sua empresa;
  • O que você já aplica;
  • Os resultados das estratégias que já utiliza;
  • Quais canais ou estratégias deseja implantar/ fomentar em seu negócio;
  • Suas habilidades e dificuldades com o marketing digital;
  • E assim por diante…

Para ficar mais claro, deixe-me citar um exemplo. Digamos que você deseja implantar o marketing de conteúdo em sua empresa, mas já utiliza outras mídias em sua organização. Neste caso, o que seria melhor: uma consultoria de marketing digital ou uma focada em marketing de conteúdo?

Se as outras áreas de seu marketing digital já estão andando ou você possui conhecimento para coloca-las em prática, então a segunda opção seria melhor. Além de otimizar o seu investimento, uma consultoria de marketing específica também concentra os esforços no lugar correto da empresa.

Isso sem esquecer, que o auxílio será mais especializado. O que pode aumentar consideravelmente as chances de resultados em seu negócio. Mas é importante ressaltar que as áreas devem estar integradas para melhorar os seus resultados. Em outras palavras, sua estratégia de conteúdo deve ter os mesmos objetivos ou facilitá-los no email marketing e assim por diante.

Pronto para contratar uma consultoria?

Depois de ver todas essas informações, espero que tenha ficado mais claro a importância e o papel de uma consultoria no marketing digital. Como você viu esse pode ser o empurrão que falta para colocar o marketing digital dentro de sua empresa de uma vez por todas.

Aproveite para conhecer nossa consultoria e ver como podemos ajudá-lo a alavancar suas vendas. Já foram mais 300 empresas atendidas que melhoraram os seus resultados na internet. Será um prazer contribuir com você também, acesse essa página tenha mais informações.

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *