Será que você realmente precisa de uma consultoria de marketing para pequenas empresas?

Pergunta que não sai da cabeça da maioria dos microempreendedores, empresários e profissionais liberais, se você também já se perguntou se precisa ou não de uma consultoria de marketing para pequenas empresas este é com certeza o conteúdo certo para esclarecer todas as suas dúvidas referentes a esta importante decisão.

consultoria de marketing para pequenas empresas

As buscas por profissionais especializados em marketing, especialmente digital, têm crescido muito nos últimos anos e a tendência é que este número continue a crescer, uma vez que tais estratégias são comprovadamente necessárias para atrair e reter um bom público.

Mas, quais tipos de negócio realmente precisam de uma consultoria? A consultoria de marketing para pequenas empresas é um investimento que possui um retorno atrativo? Será que você precisa passar por uma consultoria?

Antes de responder a essas perguntas, confira a seguir a importância da consultoria de marketing para pequenas empresas. Entenda os impactos do acompanhamento nos seus resultados e tome sua decisão hoje mesmo!

Por que a consultoria de marketing para pequenas empresas é importante?

Inevitavelmente, e independente do quão profissional e capaz você seja, é certo que em algum momento do seu negócio surgirão dúvidas. Investir ou não, continuar ou mudar o foco? Perder-se durante o trajeto de empreendedor acontece por inúmeros motivos, sendo os principais as escolhas equivocadas em momentos decisivos para o futuro do negócio.

É neste momento que se evidencia a importância de uma consultoria de marketing para pequenas empresas. O consultor, sempre um profissional altamente capacitado e conhecedor da causa, é justamente a pessoa mais indicada para lhe ajudar, seja orientando ou até mesmo trabalhando no desenvolvimento do seu negócio.

Tal como uma seta, o consultor tem a missão de indicar quais são as melhores opções e caminhos por onde você e seu empreendimento precisam seguir.

E, mais: A consultoria de marketing para pequenas empresas tem ainda a capacidade de prestar um serviço que é altamente especializado e que serve até mesmo como capacitação e treinamento para os colaboradores do negócio. Afinal, ter sucesso requer que todos os envolvidos estejam bem orientados e assistidos, sempre no rumo certo para os resultados.

Em resumo, é possível perceber a importância deste trabalho de consultoria uma vez que a partir dele você vê o caminho para atingir metas e resultados de modo mais simplificado.

Aproveite para conhecer como funciona a minha consultoria de marketing para pequenas e médias empresas, clicando aqui!

Indicativos de que você precisa de uma consultoria

Mas, como saber se você realmente precisa de uma consultoria de marketing para pequenas empresas? Será que este é um investimento justificável para o seu negócio? Confira a seguir alguns indicativos simples de que a consultoria fará diferença na sua empresa:

1. A falta de tempo é um problema constante

O primeiro e mais comum indicativo de que você precisa de uma consultoria é quando você começa a perceber o quanto o dia tem passado rápido demais. Quantas tarefas não são deixadas de um dia para o outro, não é mesmo? E isso porque você não tem mais tempo para resolver tudo!

Sobrecarregar-se com tarefas traz inúmeros prejuízos tanto para o negócio quanto para o próprio empresário. Isso porque o tempo não pode ser expandido, ou seja, um dia sempre terá apenas 24 horas. Entretanto, ainda assim é necessário organizar melhor o tempo de modo que as coisas possam ser feitas conforme suas prioridades.

E, acredite, sua prioridade é dedicar-se a sua atividade, seja vender produtos ou realizar mais consultas médicas, por exemplo. Trabalhar suas estratégias de marketing não deve ser encarado como prioridade na organização do seu tempo, já que você não é especialista no assunto e pode delegar a missão a profissionais do ramo.

2. A taxa de conversão está baixa

Também é indicativo da necessidade de ter uma ajuda profissional quando você está fazendo o que sabe, mas ainda assim isso não tem sido suficiente para você ter o retorno planejado.

Você já está no ambiente virtual e já está usando todas as ferramentas e estratégias que conhece, mas não tem conquistado os resultados pretendidos? Portanto, esteja certo de que esta é a oportunidade para otimizar suas campanhas a partir de um olhar externo.

Ao contratar uma consultoria de marketing para pequenas empresas é possível obter várias novas soluções que trazem resultados reais e palpáveis, tanto em conversão quanto em visitas e aumento de faturamento. Alinhe suas metas à consultoria para ter resultados.

3. Contratar mão de obra ou terceirizar?

Outro forte indicativo de que você precisa de uma consultoria é quando surge a dúvida sobre contratar mais mão de obra ou terceirizar. O que vale mais a pena para o seu negócio hoje?

Para ter sucesso nas estratégias digitais é necessário dedicar-se a produção de conteúdo, organização do espaço virtual, entre outros fatores. Você provavelmente não tem tempo para fazer cada uma dessas tarefas e a falta de braço, ou seja, de mão de obra qualificada começa a pesar exatamente neste ponto. Então, o que fazer?

Contratar exige inúmeros cuidados, além de um acompanhamento bem mais de perto a fim de garantir que a qualidade seja mantida para ter acesso a bons resultados. Por sua vez, terceirizar é a certeza da contratação de uma equipe profissional que está focada neste tipo de serviço e que, portanto, tem tudo para atingir as metas que foram previamente estabelecidas.

Além disso, é comum que consultores de marketing tenham uma equipe pessoal dos mais diversos profissionais. Alguns profissionais com alto valor agregado e grande ajuda no marketing da sua empresa, como: designers, redatores, experts em tráfego pago, etc.

O consultor pode trazer junto com ele a sua equipe pessoal, ficar responsável por estes profissionais e agregar ainda mais valor à proposta de consultoria.

4. Desconhece a jornada de compra do seu cliente

Você sabe de onde vem o seu cliente, por onde ele passa e quais são os processos mais comuns até que ele decida comprar algo com você? Em que ponto da jornada os clientes abandonam sua empresa e buscam seu concorrente para comparar preço, por exemplo?

Se você não conhece a jornada do seu público é evidente que precisa muito de uma consultoria de marketing para pequenas empresas, pois esta consultoria tem justamente o objetivo de entender como o cliente chega até o seu negócio a fim de melhorar e facilitar este procedimento para que mais compras sejam finalizadas.

A jornada do cliente é um ponto-chave para que seu faturamento aumente. Sendo assim, a consultoria olha com extrema atenção para este processo identificando possíveis melhorias e formas de tornar tudo mais simples e assertivo.

5. Você tem habilidades para administrar tudo sozinho?

Por fim, também é um forte indicativo de que você precisa de uma consultoria o fato de que nem sempre é possível ter todas as habilidades necessárias para se administrar e dar visibilidade a um negócio. Você é apenas um!

A partir de uma consultoria de marketing você tem acesso a uma gama de profissionais especialistas que estão completamente prontos a dar dicas e soluções para diferentes momentos e necessidades da sua empresa.

Em outras palavras, você foca em ser especialista em seu produto/serviço enquanto profissionais lhe ajudam a ter resultados a partir de seus conhecimentos e especialidades.

Aproveite para conhecer como funciona a minha consultoria de marketing para pequenas e médias empresas, clicando aqui!

Como funciona uma consultoria de marketing?

Agora que você já sabe que precisa de uma consultoria de marketing para pequenas empresas e está disposto a investir na contratação deste serviço especializado, vale a pena apresentar como funciona esta relação que possibilitará ao negócio expandir sua rede de contatos.

Uma das primeiras coisas a serem feitas na consultoria é o diagnóstico de como está a empresa e também sobre como ela está sendo percebida dentro do mercado ao qual faz parte. Consideram-se aqui pontos fortes e fracos, a análise do mercado e dos concorrentes, entre outros aspectos.

O objetivo da consultoria de marketing para pequenas empresas é criar um plano que esteja adequado e compatível às necessidades do negócio. Afinal, é inválido replicar estratégias sem que as bases do empreendimento sejam entendidas e consideradas.

O resultado, portanto, é sempre algo bastante individualizado, pois cada pequena empresa, ou profissional liberal, tem seu objetivo estabelecido e um público diferenciado que precisam ser levados em conta no estabelecimento de qualquer tipo de estratégia.

1. Entender o seu negócio

Um dos pontos-chave da consultoria de marketing para pequenas empresas é a possibilidade de levar o empresário a entender o seu negócio de uma forma aprofundada e ainda mais completa. Mas, o que isso quer dizer?

Acredite, mesmo que você tenha desenhado cada pequeno detalhe do seu empreendimento, desde o escopo, existem pontos que você ainda não conhece sobre ele. Geralmente esses pontos ou informações são determinantes para o sucesso de uma marca e é através da consultoria que você pode aprender mais.

O planejamento e a estratégia são a alma do negócio, mas se você trabalha com moda ou tem um consultório médico é provável que você não saiba suficientemente sobre esses pilares, não é mesmo? É por isso que se torna indispensável delegar a quem é especialista no assunto!

2. Marketing: A alma do negócio

Assim como você pode não ser especialista em planejamento e estratégia, pode ser também que não tenha conhecimentos suficientes a cerca de marketing. Como criará então campanhas que sejam rentáveis e que tragam visibilidade, clientes e lucros para o seu negócio?

Há muito tempo o marketing tem sido considerado como a alma da empresa e da propaganda.

Especialmente no marketing digital, que é bastante falado e intitulado como a melhor oportunidade para se fazer notar hoje em dia, é preciso  ter profissionalismo para acertar em cheio cada uma de suas metas. A consultoria de marketing para pequenas empresas cuida de absolutamente cada detalhe e lhe oferece uma solução completa no assunto.

Aproveite para conhecer como funciona a minha consultoria de marketing para pequenas e médias empresas, clicando aqui!

Vale a pena para o meu negócio?

A consultoria de marketing serve para quais tipos de empreendimentos? Será que minha empresa seria beneficiada ao investir neste tipo de consultoria? São essas as dúvidas que estão passando pela sua cabeça neste instante?

É normal questionar-se a respeito do assunto. Entretanto, é importante dizer que a consultoria de marketing é indicada para todos os tipos de negócio que queiram crescer, especialmente utilizando-se das ferramentas virtuais que hoje estão disponíveis e podem ser aplicadas em diferentes meios tais como blogs, mídias e redes sociais.

Se vale a pena para o seu negócio? Bom, se o seu negócio envolve pessoas e se as pessoas estão passando cada vez mais tempo online, com certeza vale a pena sim!

A melhor consultoria é aquela especializada!

Por fim, é válido ressaltar que para ter bons resultados é imprescindível escolher a consultoria de marketing certa para o seu negócio. Ou seja, apesar de existirem muitas ofertas para este tipo de serviço, é importantíssimo saber escolher quem realmente pode contribuir.

Um bom consultor de marketing para pequenas empresas é o especialista que respira e vive marketing 24 horas por dia, o profissional que não treme quando precisa tomar decisões estratégicas e que está sempre pronto para agir de modo assertivo para melhorar resultados.

Geralmente este profissional já tem muitas horas de consultorias realizadas, dispõe de cases de sucesso de empresas e parceiros que orientou, entre outras estatísticas, sendo todas elas favoráveis e bastante positivas para as empresas em questão.

O consultor de marketing também teve a preocupação de se especializar e isso pode ser visto em seu currículo através dos vários cursos realizados. Ou seja, não é difícil encontrar a melhor consultoria, apenas é necessário olhar com um pouco mais de atenção às opções.

O que você acha de receber consultoria de marketing para pequenas empresas de uma equipe que tem, como case de sucesso em sua trajetória, um ROI – Retorno sobre investimento – de 2.175% e um valor líquido de vendas de mais de R$ 130 mil reais em apenas quatro meses? Será que esses números significam algo? Demonstram profissionalismo e qualidade?

Agora que você sabe o quanto é importante investir em uma consultoria de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais aproveite para baixar o manual completo sobre o assunto para entender ainda mais sobre como a minha consultoria funciona. Baixe agora mesmo!

Junte-se a mais de 455 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *