Marketing de conteúdo

Content Trends: Pesquisa de marketing de conteúdo Brasil!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Content Trends: Pesquisa de marketing de conteúdo Brasil!

Não é segredo para ninguém que o marketing de conteúdo mudou a forma de vender. Hoje o seu potencial comprador quer valor, mesmo antes de se tornar cliente. Nesse contexto o conteúdo gratuito se tornou um grande aliado.

content trends

Mesmo assim algumas empresas têm dificuldade de entender e implantá-lo na sua organização. Pensando nisso, resolvi abordar a maior pesquisa do segmento aqui no Brasil e trazer alguns dados curiosos.

Veja abaixo como anda o cenário de marketing de conteúdo aqui no Brasil e descubra como colocá-lo a favor de seu negócio. Vamos lá?

Mais concorrência

O ponto que mais chama a atenção na Content Trends 2016 é que a cada 10 empresas 7 já utilizam o marketing de conteúdo. Isso quer dizer que, provavelmente, os seus concorrentes já estão utilizando conteúdo para atrair clientes e vender mais.

Esse obviamente é um bom motivo para iniciar o seu planejamento, se ainda não o fez. Mas a pesquisa de marketing de conteúdo foi ainda mais longe. No estudo, foi revelada também a segmentação das empresas, veja só:

marketing de conteúdo por segmento
Marketing de conteúdo por segmento 2016

Como já era de se esperar as agências e consultorias estão na vanguarda do movimento. Um bom motivo para isso é porque elas auxiliam os demais negócios na implantação. Mas observe os dois seguimentos seguintes do gráfico: Software (SaaS) e educação. Eles estão tecnicamente empatados e também vem apresentado aumento na utilização do conteúdo como estratégia de vendas.

Por outro lado, os e-commerces ainda continuam na lanterninha neste segmento. Eu arrisco dizer que o maior motivo para isso é a dificuldade em gerar conteúdo para esses negócios. A maioria dos donos de lojas virtuais desconhece como gerar conteúdo, sem que seja de venda.

Já em 2017 a situação é um pouco diferente. A 3ª edição da Content Trends mostrou como o marketing de conteúdo vem se popularizando entre os segmentos. Veja o gráfico a seguir:

marketing de conteúdo por segmento 2017
Marketing de conteúdo por segmento 2017

Perceba que os TOP 4 continuam quase igual, com a exceção da queda de 5 pontos no nicho de Educação (68%). O e-commerce, por sua vez, subiu de 40 para 73%, um aumento de 33 pontos em relação ao ano anterior.

Como era de se esperar, as lojas virtuais estão encontrando formas de utilizar o conteúdo como estratégia de vendas. Logo, é algo para você ficar atento em sua empresa.

Novamente esses dados salientam a efetividade do marketing de conteúdo para e-commerces e muito outros negócios. Você só precisa aprender a usá-lo adequadamente!

Analise a diferença entre os anos, no gráfico a seguir:

Adoção do marketing de conteúdo por segmento
Adoção do marketing de conteúdo por segmento

Veja alguns conteúdos sobre este tema:

Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce?

O que não pode faltar em sua loja virtual?

6 dicas para fazer a descrição de produtos em seu e-commerce da melhor forma

Qual a importância do blog para seu e-commerce?

Vídeos para lojas virtuais: Como impulsionar suas vendas?

[eBook] Como vender mais e melhor: 5 passos para vender mais na internet

3 razões para você investir em marketing de conteúdo hoje!

Marketing de conteúdo funciona [infográfico]?

Mais investimento

A pesquisa de marketing de conteúdo 2016 comprovou que as empresas estão investindo mais de 28% do budget de marketing em estratégia de conteúdo. Isso representou um aumento de 50% comparado ao ano anterior, primeira versão da Content Trends.

Os entrevistados durante o estudo também revelaram que pretendem aumentar os investimentos em 2017 (57%). Enquanto 28% pretendem estabilizar e 5% diminuir a verba de marketing de conteúdo ainda este ano.

O que essas informações nos revelam é que, não só a concorrência vai aumentar como a maioria das empresas estará mais capacitada. Afinal de contas, 42,9% das empresas já exigem treinamento e capacitação de sua equipe de conteúdo.

Além disso, 60% das empresas contam com uma equipe interna de marketing de conteúdo. Porém, este número sofreu uma queda de 5% em relação a 2015. O que demonstra que cada vez mais as empresas estão terceirizando essas operações.

Para você ter uma ideia o número de negócios que utiliza empresas terceirizadas para produção de conteúdo subiu de 14% para 22%. Já a estratégia combinada, ou seja, terceirizada e interna também apresentou um crescimento. De 16% em 2015, fechou em 18% em 2016.

Em 2017 a média de investimento no marketing de conteúdo baixou um pouco. Os entrevistados informaram que dedicam 24% do orçamento de marketing para o content marketing. Por outro lado, a previsão é de aumento nos investimentos para a maioria das empresas (69,5%).

Apenas 3,9% dos participantes da pesquisa pretendem diminuir o orçamento e 26,6% estabilizar a verba direcionada para produção de conteúdo.

Veja a evolução do investimento entre 2016 e 2017:

crescimento do investimento em marketing de conteúdo
Crescimento do investimento em marketing de conteúdo

Em relação a equipe de marketing de conteúdo, 48,1% das empresas passaram a exigir treinamentos de sua equipe interna, um crescimento tímido em relação ao anterior. O número de empresas com equipes de conteúdo internas permaneceu o mesmo em relação a 2016.

A terceirização da produção de conteúdo caiu para 20% e a mesclagem de equipe interna e externa aumentou para 20%. Esse dado demonstra que as empresas estão se especializando mais em marketing de conteúdo e concentrando seus esforços para atingir resultados.

Observando esses números fica fácil compreender o motivo do aumento nos investimentos. Em contra partida, é um momento perfeito para procurar ajuda na implantação de sua estratégia.

Veja mais informações sobre isso:

5 dicas para planejar sua terceirização de marketing de conteúdo

5 motivos para você contratar uma agência de marketing de conteúdo

Quanto você deve gastar com artigos para blog?

Como produzir o melhor conteúdo para blog?

Qual a melhor agência de marketing de conteúdo?

Como conseguir conteúdo para blog [Vídeo]?

[eBook] Guia de implantação do marketing de conteúdo

Mais visitas

O marketing de conteúdo é a fonte de tráfego mais poderosa que conheço. Na pesquisa da Rock Content isso foi confirmado. As empresas que adotaram esta estratégia entre 2015 e 2016 apresentaram 4 vezes mais visitas.

Existem diversos fatores para justificar esses números, mas o principal deles é o blog, sem sombra de dúvidas. Das 61,7% das empresas que publicam no blog, a maioria obteve 3,7 vezes mais visitas do que aquelas que não usam blogs.

Como não é segredo para ninguém o blog aumenta suas chances de ranqueamento pelo Google. E o tráfego orgânico ainda representa uma grande fatia das visitas para os sites e blogs corporativos. Por conta disto, o número de visitas de um site ainda continua sendo a métrica mais importante para a maioria dos entrevistados (45,1%). Para eles o tráfego de um site é o fator determinante para o sucesso do conteúdo.

Outro dado interessante da pesquisa de marketing de conteúdo é que o número de publicações está diretamente ligado com o aumento do tráfego e as empresas já perceberam isso. Em 2016 74,8% das empresas aumentaram o número de conteúdos em sua estratégia, um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior.

Além disso, os negócios que publicaram 13 vezes ou mais tiveram o dobro de tráfego comparado às empresas com 12 conteúdos ou menos no mesmo período. Embora a média de publicações mensais ainda seja baixa aqui no Brasil (44,7% publicam de 1 a 4 conteúdos), essa informação apresenta um crescimento visível.

Em 2017, as empresas que usam o marketing de conteúdo geraram 2,2 vezes mias visitas em relação aos negócios que não aplicam essa estratégia. Já aqueles que usaram blogs durante 2016 e início de 2017 viram um crescimento de 1,8 visitantes.

O tráfego no site ainda continua sendo a métrica mais importante para os entrevistados (58,5%), um crescimento de aproximadamente 13 pontos percentuais em relação ao resultado anterior.

O volume de conteúdos comparado ao ano anterior também aumentou, 68% dos entrevistados responderam que publicaram mais conteúdos nesse período. Destes, aqueles que publicaram 13 conteúdos ou mais conseguiram 4 vezes mais visitas que os negócios que publicaram menos de 12 vezes por mês.

A média de conteúdos publicados por mês também aumento na 3ª edição da pesquisa. Destaque para as publicações de 13 conteúdos para cima que cresceram. As empresas que publicavam 13 a 20 peças de conteúdo subiu para 9,4%, já acima de 20 cresceu para 18,9%.

Esses dados demonstram o quanto as empresas estão cientes da importância da frequência e consistência do conteúdo para ter sucesso.

Veja como se preparar para isso:

5 técnicas de SEO infalíveis para você chegar às primeiras páginas do Google!

Como fazer otimização de sites efetivamente?

Como criar um blog passo a passo?

O que é conteúdo evergreen e como usar?

4 dicas para você alcançar mais tráfego orgânico para o seu site

Como atrair tráfego para seu site?

SEO para sites de pequenas empresas: Como fazer dar certo?

Como ter ideias para gerar conteúdo para blog?

Mais leads

Mais visitas significam mais leads na maioria das vezes. Mas esse não é o único motivo à facilidade em criar uma lista de contatos com o marketing de conteúdo. Quando você cria materiais gratuitos (ebooks, webinars, etc.) e outros conteúdos abre mais oportunidades para capturar os contatos de seus visitantes.

Foi exatamente isso que a Content Trends 2016 revelou. As empresas que adotaram marketing de conteúdo geraram, em média, cinco vezes mais leads no período de um mês. Isso porque, ao contrário de suas concorrentes, esses negócios possuem mais formulários e landing pages em seus sites. Por conta disto, fica mais fácil converter visitantes em leads.

A captura de leads também se mostrou como uma das principais definições de sucesso da estratégia para as empresas. Para 63,5% delas esse é o maior objetivo com a estratégia de conteúdo e consequentemente a segunda métrica para medir o desempenho.

A geração de leads com o marketing de conteúdo continua sendo destaque. As empresas que aplicaram a estratégia conseguem gerar 3,2 vezes mais cadastros do que as que não adotaram. Esse objetivo ainda continua sendo determinante para usar a estratégia (64,7%) e é o terceiro fator para medir os resultados (47,9%).

Veja como impulsionar a geração de leads em sua empresa:

7 dicas para sua empresa fazer email marketing do jeito certo!

Por que sua empresa deve ter uma lista de emails confiável?

O que é landing page e por que você deve criar uma?

O que é lead: Tudo o que você precisa saber!

Criação de ebooks é uma boa ideia para geração de leads?

Por que usar email marketing em sua empresa?

6 ferramentas de email marketing para automatizar sua estratégia

Nem tudo são flores!

Embora a pesquisa de marketing de conteúdo trouxesse dados muito interessantes e que animariam qualquer estrategista ou produtor de conteúdo, nem tudo são flores. A verdade é que as empresas ainda precisam amadurecer e muito a sua estratégia de marketing de conteúdo. Por conta disto, um número muito grande delas não sabe ou não tem resultados.

Segundo o estudo, 53,3% das empresas acredita estar em um nível básico da estratégia, ou seja, não tem processo ou estratégia definida. Apenas 12,7% delas têm conhecimento e controle do marketing de conteúdo. Números ainda bem desanimadores, pois retrata a deficiência das empresas em realmente terem resultados com a geração de conteúdo.

Da mesma forma, pouco mais de 38% das organizações mede o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do marketing de conteúdo. Essa informação é ainda mais alarmante, principalmente pelo fato de 67% delas mostrarem indícios de aumento no investimento. Em outras palavras, muitos negócios vão expandir a verba de conteúdo, mesmo desconhecendo o retorno deste investimento. Uma aposta muito arriscada, ao meu ver!

Já no que tange a estratégia de conteúdo, 52,2% ainda não documentam nada, enquanto 16,8% se quer tem uma estratégia. Isso demonstra que apesar do aumento na utilização do conteúdo como ferramenta de vendas, apenas 16,8% das empresas está no caminho certo. Se por um lado isso pode ser desanimador para uns, para quem pretende começar no marketing de conteúdo ainda existem grandes oportunidades.

Na nova edição da pesquisa, realizada em 2017, 41,4% dos participantes informaram que um dos maiores desafios com o marketing de conteúdo é medir o ROI. Produzir conteúdo que engaje a audiência, manter a consistência e diversificar nos formatos foram os problemas mais comentados, respectivamente.

Um dado que chamou a atenção na 3ª edição da pesquisa é que 57,2% das empresas se declaram moderada ou fortemente bem-sucedidas em marketing de conteúdo. Apesar do número de negócios a medirem o ROI da estratégia ter caído em relação ao ano passado (26,3%), as empresas parecem mais confiantes.

Veja como ficar a frente dessas empresas:

Persona: Definição e como conhecer a de seu negócio de forma simples?

O que é ROI e como calcular para fazer a empresa crescer?

Como construir um marketing de conteúdo imbatível em 2017?

9 métricas de vendas que você não pode deixar de lado!

Como definir metas de marketing de conteúdo [Vídeo]

[Planilha] Baixe nossa Planilha de KPI’s e monitore sua estratégia corretamente!

O que é jornada do comprador e como montar a sua?

Consultoria de marketing digital: Quando e por que contratar uma?

Perfil do sucesso!

Para fechar o estudo com chave de ouro, a Rock Content mapeou o perfil das empresas de sucesso no marketing de conteúdo. Essa informação pode ser útil para você tomar as melhores decisões em sua estratégia e seguir pelo caminho certo.

A conclusão da pesquisa revelou que as equipes com melhor desempenho contam com 2 a 5 funcionários (53,5%). Por outro lado, a média nacional é de apenas um colaborador focado em marketing de conteúdo. A maioria das empresas de sucesso (53,1%) também exige capacitação de sua equipe, como cursos, certificações e assim por diante.

O sucesso no conteúdo também parece estar diretamente ligado com a maturidade da estratégia. Dos negócios que apresentam resultados positivos com marketing de conteúdo, 42% estão no nível intermediário e 23% no avançado. Além disso, 85% deles têm uma estratégia e 40% documentam todo o processo.

Apesar do tráfego do site também ser muito importante para essas empresas (67,1%), a presença nas redes sociais também se mostrou algo útil. Quase todas as empresas de sucesso possuem uma atuação nas mídias sociais mais significativa que a média nacional. Sendo que, quase a totalidade delas usa o Facebook em sua estratégia.

Veja a evolução das empresas nas redes sociais durante a pesquisa:

presença nas redes sociais content trends
Presença nas redes sociais Content Trends

Já em relação a métricas e acompanhamento de resultados, contrariando a média geral, 46,2% dos negócios bem-sucedidos em marketing de conteúdo têm conhecimento do ROI.

Para finalizar, os formatos de conteúdo preferidos por essas empresas são postagens em redes sociais (82,6%) e conteúdos para blogs (65,7%). Ambos utilizados no topo do funil de vendas, sendo que os artigos para blog também marcam presença no meio do funil. Já na última etapa os conteúdos que mais marcam presença são webinars (45%), estudos de caso (43%) e eventos presenciais (40,2%).

Veja um resumo também das empresas bem-sucedidas com base na Pesquisa de 2017:

empresas bem-sucedidas 2017
Empresas bem-sucedidas 2017

Veja a pesquisa completa, de 2017, clicando aqui.

Evite resultados negativos com esses conteúdos:

3 razões pelas quais a produção de conteúdo de sua empresa não funciona!

Os 3 maiores erros que te impedem de vender mais [Vídeo]

Os 4 maiores problemas de marketing de conteúdo e como resolvê-los?

10 mitos de marketing de conteúdo para você abandonar hoje mesmo!

Conclusão

O marketing de conteúdo já é uma realidade no Brasil e agora não restam mais dúvidas. Empresas de diversos segmentos, portes e regiões do país têm tornado esta estratégia uma grande aliada no processo de vendas.

Por outro lado, a pesquisa de marketing de conteúdo deixou bem claro que para ter sucesso é necessário ir além. Não basta apenas criar o seu blog ou publicar em redes sociais. O planejamento da estratégia, documentação e análise do ROI também são importantes para garantir o sucesso. E tudo isso pode ser conseguido com o investimento em uma equipe preparada (interna ou externa) e conhecimento.

Mesmo longe da defasagem deste método, acredito que veremos mais dados significativos na próxima pesquisa. Com certeza, esta estratégia só tem a crescer daqui à frente e você deve acompanhá-la, se quiser continuar ativo no mercado.

Por sorte, conforme o marketing de conteúdo cresce mais fácil fica adotá-lo. Além da literatura sobre o assunto aumentar, também são lançadas ferramentas e empresas que podem ajudar em todo esse processo.

Se você quer compreender o marketing de conteúdo e implantá-lo da forma correta em sua empresa, baixe o Guia de Implantação Grátis. Veja como conseguir 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads na prática com uma estratégia de conteúdo infalível.

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Content Trends: Pesquisa de marketing de conteúdo Brasil!”

B2C: Tudo que você precisa saber sobre modelo business-to-consumer

[…] investimentos em marketing de conteúdo crescem a cada ano, e seguir esse fluxo certamente é o melhor caminho. Empresas não iriam investir sem ter certeza, […]