Marketing de conteúdo

Conteúdo Digital: 7 razões para usá-lo em sua estratégia de marketing!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Conteúdo Digital: 7 razões para usá-lo em sua estratégia de marketing!

Conteúdo digital é qualquer informação ou conhecimento produzido na internet. O objetivo é dar visibilidade para sua marca e atrair pessoas interessadas no que você oferece.

Nos últimos anos essa estratégia ganhou muita força. Afinal, trata-se de uma das melhores formas para atrair clientes e fechar negócios, independente de seu mercado ou produto.

Mas nem todas as pessoas conhecem ou cofiam nos benefícios trazidos por uma estratégia de marketing de conteúdo. Eu também duvidaria, se não visse com os meus próprios olhos essas vantagens em ação todos os dias.

Para eliminar as suas dúvidas de uma vez por todas e incentivá-lo a investir nessa prática, separei 7 bons motivos para adotar o conteúdo digital em sua estratégia de marketing. Conheça essas razões e veja por que este é o melhor momento para começar no content marketing. Confira!

1. As pessoas estão na web

Mais de 50% dos brasileiros têm acesso à internet, segundo o último levantamento do IBGE em 2014. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios revelou que 95,4 milhões de brasileiros já possuem acesso à internet.

Essa descoberta traz duas possibilidades às empresas.

A primeira é atender esse público extenso, que já se encontra na web. Uma estratégia que pode render milhões de negócios para sua marca, literalmente.

A outra oportunidade é preparar o terreno para a chegada da outra metade da população. Essas pessoas, que devem ser integradas em breve ao mundo digital, vão precisar de ajuda para entendê-lo e sua empresa pode dar esse apoio.

Independente se você deseja aproveitar o público já ativo, ou apostar nos novatos digitais, é fato que as pessoas estão na internet. Produzir conteúdo digital é chamar a atenção delas, atraí-las para dentro de sua empresa, criar relacionamento e depois vender.

Se você ainda está receoso em relação a esse raciocínio, pense o seguinte: Para trazer clientes até a sua empresa é melhor ir até o lugar onde eles estão, ou simplesmente lançar suas campanhas em qualquer lugar?

É lógico que a resposta correta é a primeira opção. Esse é o conceito de praça ou canal de distribuição de marketing. Apesar de não ser uma coisa nova, tem tudo a ver com o marketing de conteúdo.

Marcar presença no lugar que seus potenciais compradores estão e, principalmente, gerar conteúdo digital de qualidade é determinante para o seu sucesso. Assim fica mais fácil ser visto pela sua audiência e vender.

banner conteúdo estratégico

2. Seus concorrentes já usam

O marketing de conteúdo não é nada novo e, mesmo antes do surgimento da internet, já era aplicado por algumas empresas.

O exemplo mais conhecido é o Guia Michelin, um manual gastronômico de diversos restaurantes. Lançado oficialmente em 1900 por André Michelin, dono de uma fabricante de pneus.

A ideia era fazer as pessoas usarem seus veículos, gastarem seus pneus e se tornarem clientes dele mais tarde. A estratégia deu tão certo que o guia continua sendo impresso até hoje, em algumas localidades.

Com o surgimento da internet o marketing de conteúdo se transformou. Surgiu o conteúdo digital e facilitou a vida de muitas pessoas. Hoje qualquer um pode montar a sua estratégia a atrair novos clientes.

De fato, pelo menos 70% das empresas no Brasil já utilizam o conteúdo digital ou off-line em sua estratégia de marketing. Os dados revelados pela Content Trends, pesquisa de marketing de conteúdo da Rock Content, demonstram o poder dessa técnica.

Sendo assim, existem grandes chances de seu concorrente já usar o conteúdo e você está ficando para trás. Com certeza, você não quer ser ultrapassado pela concorrência e nem deixar de receber os benefícios que o marketing de conteúdo pode oferecer para seu negócio.

Portanto, está mais do que na hora de começar a investir em conteúdo digital e tornar essa estratégia muito séria dentro da sua empresa.

3. Conteúdo digital é tudo!

O conteúdo é a moeda do século XXI e deve permanecer desta forma por muito tempo. As pessoas buscam por informação diariamente na internet, elas querem aprender coisas novas e isso não vai parar tão cedo.

Em 2014, um evento para anunciantes do Google Adwords, revelou que eram feitas 3,3 bilhões de buscas diárias na internet.

Talvez esse número ajude a explicar o sucesso do maior buscador do mundo e por que o Google se tornou uma empresa bilionária em pouco tempo. Aliás, a publicidade no mecanismo de pesquisa é o carro chefe da multinacional americana que conseguiu quebrar os padrões de sua época.

Em todo esse montante de buscas, não há duvidas que seus potenciais clientes estão no meio. Eles possuem dúvidas, medos, incertezas e curiosidades. Pesquisam sobre o seu produto, serviço, sua empresa, mercado e por aí vai.

Mas infelizmente sua marca ainda não aparece nos resultados e, por causa disso, eles não tomam conhecimento da existência de seu negócio. Por sorte, essa realidade pode ser alterada rapidamente com o conteúdo digital.

Investir na produção de conteúdo é pegar uma fatia generosa desse “bolo” e deixar sua empresa preparada para fazer negócios. Não vai ser fácil, vai dar trabalho e exigir investimento sim. Mas quando os resultados aparecem, todo o esforço é recompensado.

Lembro que comecei a trabalhar oficialmente com o RedatorOnLine.net em 2014, já com o objetivo de trazer tráfego orgânico para o site. Naquela época tudo parecia difícil demais e impossível. Hoje, 90% de nossos clientes vêm do Google sem precisar investir um único centavo em anúncios.

4. Funciona com qualquer estratégia!

Quando começo a falar dos benefícios do marketing de conteúdo, algumas pessoas disparam perguntas como: “Mas será que funciona para mim?”, “Meu negócio é extremamente específico, vou ter resultados mesmo assim?”, “Minha empresa é física, adianta produzir conteúdo na web?”.

A verdade é que o conteúdo não precisa ser necessariamente digital. Você pode gerar conteúdo para sua audiência de diversas formas. O Case da Michelin, que vimos lá no início deste artigo, é um grande exemplo disso.

Outra vantagem é a que produção de conteúdo se encaixa em qualquer estratégia. Aliás, eu costumo dizer que o conteúdo é o novo combustível do marketing. Afinal, qualquer que seja sua campanha vai precisar de algum formato de conteúdo para rodar.

Vai anunciar no Facebook ADS? Ótimo, você necessita criar um vídeo, uma imagem, um texto, eBook ou qualquer outro conteúdo para promover. O mesmo se repete em diversas outras campanhas de marketing. O conteúdo é a base de qualquer estratégia de marketing, seja na internet ou fora dela.

Por isso, é a primeira coisa que sua empresa deve pensar quando decide se promover. Além disso, investir no marketing de conteúdo é garantia que sua estratégia vai dar certo. Não importa o seu objetivo, campanha ou modelo de negócio, o conteúdo digital se encaixa e traz resultados.

5. É mais barato!

Produzir conteúdo na web é mais barato que qualquer outra técnica de marketing. Você provavelmente já ouviu isso e não tem nenhuma inverdade nessa frase. O marketing de conteúdo se torna mais barato por diversos motivos e alguns deles vamos ver a seguir.

A razão mais comum para o baixo custo é o tráfego orgânico, sem dúvida. A maioria das pessoas que começa a trabalhar com conteúdo digital, quer chegar às primeiras páginas do Google. Isso não é tão simples como muitos imaginam, mas quando dá certo é incrível.

Você recebe visitas todos os dias no seu site, faz vendas no piloto automático e não precisa investir em anúncios. Infelizmente, com a alta concorrência, poucas pessoas conseguem desfrutar de um tráfego tão grande vindo do Google.

Mas é aí que entra uma grande sacada! Não mire em quantidade e sim na qualidade das visitas. Mas já falei sobre isso no postSEO para sites de pequenas empresas” dá uma olhada e entenda como estruturar sua estratégia com o Google.

O ponto fundamental é que marketing de conteúdo é mais barato. Você não precisa investir gradativamente como nos anúncios comuns. O que dá mais fôlego para sua empresa crescer e, por isso, é uma estratégia super indicada para pequenos negócios e profissionais liberais.

Não importa o tamanho de sua empresa e nem o orçamento de marketing disponível. Com conteúdo digital de qualidade e otimizado, você tem as mesmas chances de emplacar boas posições e atrair visitantes para o seu site. E isso é ótimo!

banner conteúdo estratégico

6. Aumenta a sua autoridade

Um dos maiores benefícios de produzir conteúdo na internet é gerar autoridade para si e sua marca. Com ela vem a credibilidade e as vendas, como consequência. Com autoridade você é capaz de vender qualquer coisa, para qualquer pessoa. E o marketing de conteúdo proporciona esse ganho para você, quando usado corretamente.

Em uma estratégia de conteúdo comum, você ensina seu cliente a usar o seu produto, fala da sua empresa, compartilha resultados e cases de sucesso. Esses conteúdos contribuem para gerar confiança no consumidor e mostrar que você realmente sabe do que está falando.

Mas essa é apenas uma etapa de seu funil de vendas, ok? Lembre-se que é preciso atrair as pessoas com informação de qualidade e conteúdos que realmente as interessam. Esses temas estão relacionados com dúvidas e problemas de sua persona no início, e não com sua marca e produto diretamente.

Ao fazer isso, as pessoas o enxergam como autoridade no seu setor e assim ficam mais propensas a comprar você. Uma vantagem que coloca você no topo e torna o seu trabalho de vendas muito mais fácil. Não é preciso competir por preço, tentar convencer o lead ou implorar por uma venda.

Os negócios batem em sua porta e pronto! Você só precisa estar preparado para agarrar as oportunidades e atender bem seus clientes.

Mas atenção, isso acontece só com uma estratégia madura e realmente eficaz. Além disso, pode levar algum tempo até que esses frutos apareçam, se você estiver no início do marketing de conteúdo ainda.

7. Dura para sempre, ou quase!

Conteúdo é um legado de sua marca e não tem prazo de validade, desde que você mire em temas perenes ou evergreen. Essa estratégia visa falar de assuntos que não são pontuais e permanecem os mesmos durante toda a vida.

Alguns exemplos são posts de definição, conteúdos educacionais, estratégias e por aí vai. Quando você investe nesses conteúdos, cria um ativo eterno para sua empresa e uma máquina de gerar vendas.

As visitas sempre aparecem e o número aumenta a cada dia. Consequentemente você gera mais contatos e fecha mais vendas.

Isso não acontece em outras estratégias de marketing, como nos anúncios por exemplo. A partir do momento que o dinheiro acaba e você precisa pausar os anúncios, os resultados também deixam de aparecer.

É lógico que no conteúdo digital você também precisa ter consistência e frequência de publicação. Mas ao atingir um bom nível de maturidade da sua estratégia, mesmo que você pare de produzir conteúdo, as perdas são muito poucas.

Os ganhos do marketing de conteúdo também são diretamente proporcionais com o seu investimento. Quanto mais você publica, mais conteúdo gera, mais resultados têm.

Nos anúncios, por exemplo, isso não acontece. Chega uma hora que você precisa colocar mais dinheiro nas campanhas para conseguir o mesmo resultado. Chamamos isso de “teoria do pé de laranja”, em que fica mais caro e difícil atingir o seu público com os mesmos anúncios.

Com o conteúdo digital a história é outra. Ao atingir um nível de destaque no seu mercado a tendência é crescer e não diminuir, a menos que você esteja utilizando de práticas questionáveis para se destacar, é claro. Mas ao seguir as boas práticas o padrão é continuar crescendo e trazendo mais pessoas para o seu blog, canal do YouTube e demais redes sociais.

Invista em conteúdo digital!

Depois de ver todas essas vantagens e motivos para investir em marketing de conteúdo, não há mais dúvidas que você deve começar nessa estratégia. O investimento financeiro é menor, os resultados melhores e mais consistentes, você ganha autoridade e funciona com qualquer negócio.

Em suma, é uma técnica que não pode faltar no dia a dia de seu empreendimento. E se você está começando uma empresa, é ainda mais importante investir nessa estratégia. Assim, quando o seu negócio estiver pronto, os resultados com o conteúdo digital também vão aparecer.

O marketing de conteúdo é minha paixão, talvez você tenha percebido isso.

Mas realmente é algo que pode mudar completamente a realidade de seu negócio, alterando a forma como você capta clientes, vende, faz o pós venda e muito mais. Portanto, você deve minimamente ficar atento a isso e procurar saber mais.

Até porque, nós já vimos neste post que, sua concorrência provavelmente já está produzindo conteúdo na internet. E se não estiver, é mais uma grande razão para você se destacar e sair na frente desse movimento.

Para ajudá-lo a montar uma estratégia vencedora de conteúdo, criei o Método Conteúdo Estratégico. Um treinamento completo, com o passo a passo para gerar conteúdo na web e ter resultados reais. Esse conteúdo é baseado em minha experiência na internet, desde 2010, e também no que fazemos aqui na agência todos os dias para os mais de 650 clientes atendidos.

Logo, se você quer se diferenciar e atingir realmente resultados satisfatórios, não pode deixar de conhecer esse curso. Clique aqui para saber mais!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Conteúdo Digital: 7 razões para usá-lo em sua estratégia de marketing!”

Guia para Estratégias de Marketing bem sucedidas na Internet

[…] tornará a página web mais legível e mais apelativa. Também destaca as partes chave do seu conteúdo para as aranhas dos motores de busca que rastejam o seu site. O uso de palavras-chave em títulos […]