Conteúdo estratégico basicamente é aquele que você cria para a pessoa certa, no momento certo e da maneira correta. Descubra como fazê-lo neste post!
Nos dias de hoje, onde cada vez mais empresas investem na produção de conteúdo para atrair clientes ao seu negócio, estruturar de forma adequada e estratégica o seu conteúdo é fundamental para se destacar entre os concorrentes e atrair cada vez mais pessoas para a sua empresa.
Isso porque não basta apenas que o seu negócio crie conteúdo. Você deve criar conteúdo exclusivo e de qualidade, que seja corretamente direcionado para o público que se identifica com os produtos oferecidos pela sua empresa, usando a linguagem adequada.
O objetivo do conteúdo estratégico é atrair mais clientes para a sua empresa. Para que isso ocorra, faz-se necessário a criação de um conteúdo que vá de frente com as necessidades do seu cliente.
Porém, a criação de conteúdo estratégico pode ser uma tarefa imensamente desafiadora para os empreendedores. Pois, afinal de contas, o que é realmente um conteúdo estratégico?
O que é conteúdo estratégico?
Os conceitos que envolvem a criação de um conteúdo estratégico estão cada vez mais presentes no cotidiano dos empreendedores. Com os avanços tecnológicos e a popularização dos smartphones, estabelecer uma conexão com o seu cliente através de blogs e redes sociais, é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
Neste contexto surge o conteúdo estratégico, que basicamente é uma forma de conquistar a confiança do cliente em potencial, através da publicação de matérias que lhe despertam o interesse e estabelecer uma conexão com ele.
Todo o processo de relacionamento com os usuários que visitam o site da sua empresa, ajuda a consolidar a sua marca e ainda aumenta exponencialmente as chances de você realizar uma venda embutida ao final do processo.
O conteúdo estratégico possui o objetivo de atrair o público adequado ao nicho do seu negócio. Através de análises de dados como faixa etária, profissão, renda mensal e interesses, é possível desenvolver um conteúdo especialmente personalizado e direcionado para as pessoas certas.
Isso porque se você possuir uma loja que ofereça produtos para o público jovem, que seguem as tendências das redes sociais, de nada vai adiantar atrair visitas de adultos e idosos que não possuem interesse no seu produto.
A sua empresa precisa se destacar e chamar a atenção dos clientes através do conteúdo oferecido no blog do seu negócio. Em outras palavras, você precisa atrair o público correto ao seu site, porque assim as vendas fluirão naturalmente.
Mas, embora o conceito de conteúdo estratégico seja relativamente simples, a sua execução pode não ser assim tão fácil. Afinal copiar conteúdos de outros sites, direcionar seus usuários para sites mal-intencionados, propagar vírus e disseminar notícias falsas não fazem parte do conteúdo estratégico, e acabam por manchar a imagem e o site da sua empresa.
Além disso, conteúdo estratégico não é o mesmo que uma publicação gratuita. Uma publicação grátis é aquela que não traz retorno financeiro ao seu negócio. Em outras palavras, é aquele conteúdo que não gera conversão.
Já o conteúdo estratégico é capaz de alavancar os ganhos da sua empresa em apenas alguns meses, podendo até dobrar o faturamento mensal da sua loja.
Quais são as fases de um conteúdo eficaz?
A criação de um conteúdo eficaz é composta por quatro partes: planejamento, criação, distribuição e mensuração.
Abaixo eu te ensino um pouco mais sobre cada uma das quatro fases que compõem um conteúdo eficaz.
1. Planejamento
O planejamento de conteúdo envolve as partes que irão compor a sua estratégia. Basicamente o planejamento irá definir:
- O seu objetivo com a produção de conteúdo;
- A voz da sua marca e a linguagem a ser usada;
- Jornada de compra da sua empresa;
- As pautas de seu conteúdo;
- O calendário editorial de sua estratégia.
Mas você só vai conseguir planejar o seu conteúdo depois de ter definido a sua persona.
A persona basicamente é a caracterização fictícia do perfil dos clientes que compram em sua empresa. Ela é definida após uma detalhada análise do comportamento e dados demográficos das pessoas que frequentemente contatam o seu negócio.
A persona é indispensável na hora de criar o conteúdo ideal para o seu site, pois ela direciona e desperta a atenção do seu público-alvo. Mas embora a persona seja utilizada para atrair o seu público-alvo, as definições de ambos os termos são diferentes.
Isso porque quando você define o seu público-alvo, descreve conceitos gerais sobre os seus clientes. Já a persona é a criação de um personagem fictício, com nome, sexo, idade e profissão extremamente definidos.
Alguns dos fatores que compõem a definição da persona da sua empresa são:
- Interesses pessoais;
- Classe social;
- Faixa etária;
- Desejos;
- Comportamento;
- Perfil profissional.
Depois de criar a persona da sua empresa, o planejamento do conteúdo a ser publicado fluirá com naturalidade, pois a persona direciona e define a estratégia utilizada no conteúdo.
2. Criação
Com a persona definida, e com o planejamento do conteúdo em mãos, chegou o momento de criar o seu conteúdo. Este processo é de suma importância e merece atenção especial.
Durante a criação do conteúdo, você vai pegar todas as informações e dados previamente definidos, e dispô-los no conteúdo de forma natural e correta.
Veja alguns pontos essenciais na hora de criar seu conteúdo:
- Formato do conteúdo;
- Títulos atrativos;
- Tamanho do conteúdo;
- Links de referência;
- Imagens relacionadas;
- Estrutura do conteúdo;
- CTA’s, chamadas para ação.
A utilização da linguagem adequada também é um dos pontos principais na hora de elaborar o conteúdo do seu site.
Pois a linguagem utilizada pode variar de acordo com o nicho do seu negócio. Assim como de acordo com a faixa etária do seu público, renda e diversos outros fatores sociais que interferem diretamente no comportamento do cliente.
Supondo que você possua uma loja de roupa feminina. Quando for elaborar o conteúdo do seu site, o ideal é que você use uma linguagem informal e descomplicada, para atrair a atenção do público.
Agora, no caso de você possuir um escritório de advocacia, por exemplo, a linguagem usada em seu conteúdo deve ser formal e culta, a fim de transmitir confiança e credibilidade para o cliente em potencial.
Como mencionado acima, cada público se identifica com uma linguagem específica. Adapte a sua para os gostos de sua persona.
3. Distribuição
Depois de ter criado o conteúdo ideal para a sua persona, está na hora de distribuir. Ou em outras palavras, está na hora de dar visibilidade ao seu conteúdo.
A distribuição envolve diretamente o uso das redes sociais, e possui o intuito de propagar o seu conteúdo na internet, atraindo mais visitantes ao site da sua empresa. Além de conseguir um bom posicionamento no Google, é indispensável que você propague e faça as pessoas compartilharem o conteúdo do seu site.
Isso destaca a sua marca em relação aos concorrentes e ainda aumenta de forma significativa a venda dos produtos oferecidos pela sua empresa.
Alguns dos principais canais de distribuição de conteúdo utilizados nos dias de hoje são:
- Facebook;
- LinkedIn;
- E-mail marketing;
- Google+;
- Fóruns de discussões;
- WhatsApp;
- Influenciadores digitais;
- Troca de links com outros blogs e sites.
A escolha dos melhores canais de distribuição varia de empresa para empresa. Por isso, o recomendado é que você analise estrategicamente qual será a melhor forma de disseminar o seu conteúdo na internet.
Cada público-alvo possui suas próprias exigências e comportamento. Sendo assim, o seu site precisa definir uma maneira de chegar a esse público e despertar o interesse dele. Seja usando o Facebook, WhatsApp ou influenciadores digitais.
O planejamento e organização do conteúdo também interferem diretamente no seu posicionamento no Google. Por isso é fundamental estar atualizado em conformidade com os parâmetros e exigências do SEO.
O SEO estabelece a estrutura ideal das publicações, com o intuito de tornar a leitura mais agradável ao visitante. Sendo assim, além de desenvolver um conteúdo de qualidade, com ortográfica e semântica perfeitas, ainda precisa estar de acordo com as técnicas de SEO.
Além disso, você também pode usar dos links patrocinados e mídia paga para gerar resultados mais rápidos para o seu conteúdo.
Levando em conta que o tráfego orgânico, aquele sem investimento financeiro direto, pode levar de seis meses a um ano para trazer retorno, o investimento em mídia paga pode diminuir esse tempo e gerar resultados rápidos para seu negócio. Não deixe de explorar essas mídias na estratégia de conteúdo de sua empresa!
4. Mensuração
A mensuração basicamente é a análise dos resultados obtidos através do seu conteúdo. Esta fase serve para o empreendedor analisar o que está funcionando, o que pode ser melhorado e o que não está surtindo o efeito desejado.
Com os resultados obtidos, você conseguirá fazer as correções e modificações necessárias para atingir os objetivos do seu negócio. E assim melhorar o seu relacionamento com os visitantes do seu site.
Alguns dos fatores que envolvem a mensuração de conteúdo são:
- Quantidade de curtidas e compartilhamento dos posts;
- Número de seguidores;
- Backlinks;
- Tempo de visualização de páginas;
- Comentários;
- Taxa de rejeição.
A importância dos KPI’s no conteúdo estratégico
Key Performance Indicators, ou simplesmente KPI, basicamente são métricas que demonstram o desempenho de um determinado trabalho. O KPI é indispensável para aqueles que desejam alcançar bons resultados através do marketing digital.
Isso porque através da métrica demonstrada, você poderá acompanhar os resultados obtidos com a implantação do conteúdo estratégico. Com os KPI’s, você poderá analisar se o conteúdo publicado realmente está atraindo o seu público-alvo.
E o mais importante, você poderá observar o quanto o conteúdo estratégico agregou para o financeiro da sua empresa, trazendo novos compradores e clientes interessados no seu produto.
Como produzir um conteúdo estratégico na sua empresa?
A produção de um conteúdo estratégico envolve as quatro fases citadas acima, sendo de extrema importância para atrair as pessoas certas para a sua empresa.
Cada uma das quatro fases são fundamentais durante o processo de elaboração do seu conteúdo, e você deve executa-las com perfeição. Pois o seu conteúdo será o primeiro contato que o cliente terá com a sua empresa, e exerce grande influência na decisão de comprar ou não os produtos comercializados pelo seu negócio.
Durante a elaboração do conteúdo, é fundamental estar atento a linguagem utilizada. Um erro muito comum é a utilização de termos e palavras que não fazem parte do patamar de conhecimento do seu público-alvo.
Por isso, tente desenvolver o seu conteúdo de forma natural, para que o seu leitor consiga compreender com clareza a ideia que está sendo transmitida. Não vai adiantar nada você desenvolver uma dissertação técnica, digna do Enem, mas não conseguir estabelecer uma conexão com o seu público.
Desenvolva seu conteúdo pensando exclusivamente no seu público-alvo. Além disso, como mencionado anteriormente, invista no SEO do seu conteúdo. Este é um dos maiores segredos na hora de criar o conteúdo ideal para os seus leitores.
Porém, a chave principal para o sucesso das suas publicações é investir em conteúdo original e com máxima qualidade. Muitas pessoas pensam erroneamente que a otimização de conteúdo com as técnicas de SEO negligencia a qualidade da matéria.
Este pensamento está errado e você não deve segui-lo. Por isso, fuja de conteúdos mecânicos e repetitivos. Seja inovador e inteligente na hora de criar o seu conteúdo. Proporcione ao visitante uma leitura agradável e informativa.
Turbine a estratégia de conteúdo da sua empresa gratuitamente!
A estratégia de conteúdo é indispensável para atrair mais clientes para o seu site e vender mais. Porém, nem sempre a criação de conteúdo estratégico é uma tarefa fácil, pois exige conhecimentos e técnicas específicas.
Mas para facilitar o desenvolvimento da estratégia de conteúdo da sua empresa, desenvolvi um curso gratuito sobre planejamento e estratégia de conteúdo. Para participar do curso online e gratuito, basta você se inscrever no site através desse deste link.
Depois de realizar a sua inscrição, você terá acesso a uma plataforma exclusiva de membros, onde poderá assistir as aulas especialmente desenvolvidas para você aprender definitivamente como criar um conteúdo estratégico para a sua empresa.
Você pode assistir as aulas de onde e quando quiser, podendo rever o conteúdo sempre que surgirem dúvidas. Os tópicos que compõem o curso online são:
- Introdução
- Planejamento
- Criação
- Distribuição
- Mensuração
O ambiente virtual do curso de conteúdo estratégico ainda conta com uma área reservada para anotações e observações pessoais sobre cada aula assistida. Além de materiais de apoio, cases de sucesso e outras informações complementares. Não deixe de se inscrever! Garanta sua vaga agora mesmo.
Inbound e Outbound: em qual devo investir para o meu negócio?
Quando comprar conteúdo para o seu blog?
Como aumentar os seguidores nas redes sociais de seu negócio?
Mapa de conteúdo: O que é, vantagens e como montar um para sua empresa?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] contexto, a criação de conteúdo estratégico para as redes sociais traz grandes vantagens para empresas que desejam ganhar notoriedade nas redes […]
[…] como mencionado anteriormente, todo o conteúdo postado nas suas mídias sociais devem ser estrategicamente […]