Marketing de conteúdo

O que é conteúdo evergreen e como usar em sua estratégia de marketing de conteúdo?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
O que é conteúdo evergreen e como usar em sua estratégia de marketing de conteúdo?

Manter o seu blog atualizado com tópicos quentes e novidades a todos os momentos pode ser um desafio. Nem sempre você irá dispor de tempo e criatividade para escrever bons textos, criar vídeos atraentes, podcasts inéditos e assim por diante.

conteúdo evergreen

Por outro lado, você não pode simplesmente abandonar o seu calendário editorial e deixar uma brecha na frequência de publicação, não e mesmo? Nestes casos você pode utilizar do conteúdo evergreen.

Por conta disto seguem algumas dicas sobre conteúdo evergreen e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo.

O que é conteúdo evergreen?

banner conteúdo estratégico

Alguma vez você já reparou nos blogs de nicho, especialmente, que abordam mensagens mais genéricas, mas sempre estão na “moda”? Outras vezes, você pesquisou algo no Google e percebeu que a mesma dúvida atingia muitas outras pessoas?

Estes são bons exemplos de conteúdo evergreen. Traduzindo o termo evergreen de forma livre, você tem algo como “sempre verde”, ou seja, um conteúdo sempre verde. Mas, o que isso quer dizer efetivamente?

Conteúdo evergreen são os temas que sempre estarão em alta, independente da época do ano, dia do mês ou semana. Assuntos que atraem naturalmente a atenção de sua audiência e não diminuem o interesse com o passar do tempo.

Este é o oposto do conteúdo passageiro, aquele desenvolvido com uma temática especial, por exemplo, um blog post específico para o dia das mães.

Quando usar o conteúdo evergreen no marketing de conteúdo?

O conteúdo perene, como também pode ser chamado o conteúdo evergreen, é indicado principalmente para os blogs novos. Por exemplo, você acaba de criar um blog sobre emagrecimento e precisa ganhar muitas visitas para o seu site.

Um bom início para o nosso exemplo é utilizar termos mais genéricos, mas que atraem a atenção das pessoas com frequência. Títulos como “como emagrecer naturalmente”, “como perder peso rápido”, seriam ótimas opções.

Utilize do conteúdo evergreen quando precisar gerar um resultado a longo prazo, um tráfego de visitas para seu site sustentável e ao mesmo tempo manter suas páginas sempre atualizadas.

banner modelo calendário editorial

Usando o conteúdo evergreen no marketing de conteúdo

O conteúdo evergreen é muito importante para o marketing de conteúdo de sua empresa. Eles podem ser colocados no topo de funil de sua estratégia, pois ele geralmente vai atrair pessoas curiosas e prospects ao seu site, o que pode ser separado em outras fases do funil.

A autoridade de sua marca também pode ser reforçada com um conteúdo evergreen. Ao ligar a sua empresa com resposta as constantes dúvidas, a sua audiência retornará com mais frequência e terá mais facilidade em comprar de você no futuro.

Do mesmo modo, o posicionamento nos mecanismos de pesquisa pode ser melhorado. Ao responder a demanda das pesquisas e considerando que você está trabalhando o mínimo de SEO em suas páginas, com certeza o conteúdo evergreen pode contribuir para alavancar os seus resultados orgânicos.

Por fim, o conteúdo evergreen ajuda a gerar leads recorrentes para sua estratégia de marketing de conteúdo. Levando em conta que o marketing de conteúdo precisa de leads para se manter, os conteúdos perenes são ótimos para manter uma entrada frequente de novos contatos em sua lista de e-mail ou qualquer outra base de fãs.

Quer mais dicas para profissionalizar sua estratégia de conteúdo? Participe de nosso curso gratuito e gere mais vendas com o marketing de conteúdo. Inscreva-se agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *