O que é conteúdo evergreen e como usar em sua estratégia de marketing de conteúdo?

Manter o seu blog atualizado com tópicos quentes e novidades a todos os momentos pode ser um desafio. Nem sempre você irá dispor de tempo e criatividade para escrever bons textos, criar vídeos atraentes, podcasts inéditos e assim por diante.

conteúdo evergreen

Por outro lado, você não pode simplesmente abandonar o seu calendário editorial e deixar uma brecha na frequência de publicação, não e mesmo? Nestes casos você pode utilizar do conteúdo evergreen.

Por conta disto seguem algumas dicas sobre conteúdo evergreen e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo.

O que é conteúdo evergreen?

Alguma vez você já reparou nos blogs de nicho, especialmente, que abordam mensagens mais genéricas, mas sempre estão na “moda”? Outras vezes, você pesquisou algo no Google e percebeu que a mesma dúvida atingia muitas outras pessoas?

Estes são bons exemplos de conteúdo evergreen. Traduzindo o termo evergreen de forma livre, você tem algo como “sempre verde”, ou seja, um conteúdo sempre verde. Mas, o que isso quer dizer efetivamente?

Conteúdo evergreen são os temas que sempre estarão em alta, independente da época do ano, dia do mês ou semana. Assuntos que atraem naturalmente a atenção de sua audiência e não diminuem o interesse com o passar do tempo.

Este é o oposto do conteúdo passageiro, aquele desenvolvido com uma temática especial, por exemplo, um blog post específico para o dia das mães.

Quando usar o conteúdo evergreen no marketing de conteúdo?

O conteúdo perene, como também pode ser chamado o conteúdo evergreen, é indicado principalmente para os blogs novos. Por exemplo, você acaba de criar um blog sobre emagrecimento e precisa ganhar muitas visitas para o seu site.

Um bom início para o nosso exemplo é utilizar termos mais genéricos, mas que atraem a atenção das pessoas com frequência. Títulos como “como emagrecer naturalmente”, “como perder peso rápido”, seriam ótimas opções.

Utilize do conteúdo evergreen quando precisar gerar um resultado a longo prazo, um tráfego de visitas para seu site sustentável e ao mesmo tempo manter suas páginas sempre atualizadas.

banner modelo de calendário editorial

Usando o conteúdo evergreen no marketing de conteúdo

O conteúdo evergreen é muito importante para o marketing de conteúdo de sua empresa. Eles podem ser colocados no topo de funil de sua estratégia, pois ele geralmente vai atrair pessoas curiosas e prospects ao seu site, o que pode ser separado em outras fases do funil.

A autoridade de sua marca também pode ser reforçada com um conteúdo evergreen. Ao ligar a sua empresa com resposta as constantes dúvidas, a sua audiência retornará com mais frequência e terá mais facilidade em comprar de você no futuro.

Do mesmo modo, o posicionamento nos mecanismos de pesquisa pode ser melhorado. Ao responder a demanda das pesquisas e considerando que você está trabalhando o mínimo de SEO em suas páginas, com certeza o conteúdo evergreen pode contribuir para alavancar os seus resultados orgânicos.

Por fim, o conteúdo evergreen ajuda a gerar leads recorrentes para sua estratégia de marketing de conteúdo. Levando em conta que o marketing de conteúdo precisa de leads para se manter, os conteúdos perenes são ótimos para manter uma entrada frequente de novos contatos em sua lista de e-mail ou qualquer outra base de fãs.

O que você achou do conteúdo evergreen? Deixe a sua opinião sobre este assunto no campo de comentários abaixo.

 

Junte-se a mais de 421 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *