Marketing de conteúdo

5 Conteúdos para pequenas empresas que você deveria usar!

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
5 Conteúdos para pequenas empresas que você deveria usar!

O marketing de conteúdo para pequenas empresas também funciona. Um dos maiores motivos para isso é a igualdade que ele oferece. Mas você deve gerar os conteúdos certos e otimizar sua estratégia para colher bons resultados.

conteúdos para pequenas empresas

Sendo assim, que conteúdos as pequenas empresas podem gerar? Quais formatos funcionam melhor? Qual deles é mais barato?

Confira cinco conteúdos para pequenas empresas que você deveria usar em seu marketing de conteúdo. Veja também como criá-los e melhorar suas chances.

1. Crie um blog

O primeiro passo é criar um blog.

Com essa ferramenta de marketing de conteúdo é possível gerar diferentes conteúdos, em diversos formatos. Texto, imagens, infográficos ou vídeos, não importa. Qualquer um deles, ou todos podem ser publicados no blog corporativo.

Por causa disso sua estratégia de marketing fica mais completa e alcança um público ainda maior.

O blog também melhora suas chances de atrair tráfego orgânico. Quanto mais conteúdo você gera, mais páginas são indexadas nos buscadores. Consequentemente, suas chances de gerar visitas também aumentam.

Além disso, a criação de conteúdos para blog é simples. Você encontra especialistas nesse assunto que cobram muito pouco, ou pode usar da produção interna para economizar ainda mais.

Os blogs colocam as empresas em pé de igualdade, independente de seu tamanho. Em outras palavras, qualquer negócio com um bom conteúdo e otimização SEO pode chegar às primeiras páginas do Google.

Se ainda não tem um blog e não sabe com criar um, acesse o tutorial completo para criar um blog WordPress passo a passo.

2. Aproveite os vídeos

Vídeos são mais atraentes, engajam mais as pessoas e transmitem os conteúdos de forma mais rápida. Também não podemos nos esquecer da otimização automática desse formato de conteúdo com os dispositivos móveis, não é mesmo?

Por esse motivo, esse é o formato preferido da maioria dos internautas. E sua empresa não pode ignorar o crescimento dessa tendência em marketing digital.

Comece criando um canal no Youtube ou publicando seus vídeos diretamente no Facebook. As duas maiores redes sociais dão preferência para esse formato de conteúdo, o que ajuda a melhorar seus resultados.

Para a gravação desses vídeos não é preciso muito. Basta um smartphone ou uma webcam e pronto, você mesmo pode gravar e fazer pequenas edições em seu vídeo.

Dê algumas dicas sobre o seu mercado, mostre seu produto em atuação, faça reviews e etc. Existem muitas possibilidades de usar os vídeos em seu marketing de conteúdo e os resultados chegam mais rápido. Use a criatividade e aproveite-os!

Não se esqueça também das transmissões ao vivo. A Facebook Live, por exemplo, é um recurso muito útil da maior rede social do mundo. Além de todas as vantagens dos vídeos, ainda aumenta o engajamento de seus potenciais clientes com sua empresa.

3. Use imagens e infográficos

Assim como os vídeos, as imagens são mais bem aceitas pelo público em geral, especialmente por pessoas mais jovens. Embora o texto ainda tenha bastante espaço na internet, especialmente pelos critérios de SEO, você deve incorporar as imagens em seu conteúdo também.

Faça isso ao usar animações ou infográficos, por exemplo. Esses dois formatos de conteúdo são agradáveis aos olhos e ajudam a transmitir informações de forma mais rápida. Além disso, são mais leves que os vídeos, na maioria das vezes, o que faz sua “voz” chegar mais longe.

Conheça ferramentas como o Canva e a Trakto. Elas possuem modelos predefinidos para a criação de diferentes conteúdos. Todos muito agradáveis e com um profissionalismo de dar inveja a qualquer webdesigner.

Já em relação às imagens, não deixe de conhecer os bancos de fotos gratuitos. São figuras e fotografias capturadas por profissionais do setor. Algumas liberadas para download grátis e diversas utilizações, inclusive, no meio comercial.

Com essas ferramentas seu conteúdo tem ainda mais qualidade e você consegue atingir melhores resultados com sua estratégia. Não deixe de usar os aspectos visuais para impulsionar seus conteúdos e gerar mais vendas.

4. Revele os bastidores

As pessoas são naturalmente curiosas e você pode usar isso a seu favor. Imagine gravar como os seus produtos são criados, ou quem sabe um dia de trabalho em sua empresa?

Revelar os bastidores da empresa é uma ótima forma de gerar conteúdo de qualidade e engajar os seus clientes. Então, não tenha medo de levantar a cortina e revelar os seus segredos.

Além de saciar uma curiosidade de seu público-alvo, essa estratégia também gera mais confiabilidade para os consumidores.

Você, por exemplo, não se sente mais confortável em almoçar em um restaurante depois de conhecer a cozinha? Com o seu cliente o mesmo acontece!

A partir do momento que ele tem acesso aos bastidores do negócio, ele deposita mais confiança no processo e, consequentemente, em seu produto ou serviço. Aproveite!

5. Publique depoimentos e cases

Nada melhor que reafirmar as vantagens de seu produto e mostrar seus benefícios durante a utilização, não é mesmo? Por isso, os depoimentos e cases fazem muito sucesso.

Afinal de contas, ver alguém falando de sua empresa é muito melhor do que você mesmo fazer isso. Com certeza, seus potenciais clientes terão mais confiança nos depoimentos de clientes satisfeitos, do que em sua página de vendas.

Para melhorar ainda mais, esses conteúdos são ótimos para gerar vendas. Trata-se daquele empurrãozinho que faltava para o seu consumidor fechar o pedido. Isso porque em textos para blog desse tipo, todas as objeções são quebradas.

Logo, incorpore esses formatos de conteúdo em sua estratégia também. Peça que seus clientes fiéis gravem vídeos ou publiquem seus depoimentos em texto. São conteúdos gerados pelo usuário que impulsionam os seus resultados.

Vale lembrar que tudo isso exige um planejamento eficaz. Antes de criar qualquer conteúdo é preciso conhecer o público, descobrir suas dúvidas mais comuns e fazer pesquisas. Caso não tenha autonomia para colocar esse processo em funcionamento, você pode contar com agências especializadas ou consultores.

Aproveite para conhecer os nossos planos de marketing de conteúdo. Descubra como podemos ajudá-lo e também veja as nossas opções para colocar sua estratégia em funcionamento.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *