Criação de ebooks é uma boa ideia para gerar leads?

A geração de leads é um dos maiores objetivos dos empreendedores que começam a trabalhar com o marketing de conteúdo, e não é à toa. Já não é segredo para ninguém que uma lista confiável de emails é um grande ativo para sua empresa e também uma das melhores formas de se relacionar com os seus potenciais clientes.

Porém, quando chega a hora de capturar leads muitas dúvidas podem surgir. Como por exemplo, qual recompensa devo criar, qual o melhor formato para este conteúdo, o que sai mais em conta e por aí vai.

Contudo, os ebooks podem ser grandes aliados nesta hora. Este artigo vai mostrar a você alguns motivos para você criar um ebook para capturar leads para o seu negócio e mostrar na prática como essa pode ser uma excelente ideia para sua empresa. Vamos lá?

1. CPL (custo por lead) menor

Você deve concordar que um ebook custa muito menos que investir em anúncios, não é mesmo? Talvez, você até tenha que fazer algumas campanhas para gerar tráfego para suas landing pages, mas mesmo assim o custo do ebook será muito menor.

Não concorda? Então busque comparar quanto você gastaria para criar uma série de vídeos com o mesmo objetivo.

Além de levar muito mais tempo para a produção, você vai precisar de alguns equipamentos mínimos para que seus vídeos tenham qualidade, um software de edição para deixá-lo chamativo e, em alguns casos, um vídeo maker para pilotar o programa de edição. Faça as contas!

Aqui no RedatorOnLine.net, por exemplo, gastamos mais de R$ 2.200 reais com uma câmera mediana, equipamento de iluminação e acessórios para estabilização da câmera. Agora imagine se você quiser gerar vídeos ainda mais profissionais?

Com um custo relativamente mais baixo para produzir o ebook, o seu CPL também é mais baixo. E isso é bom, não é verdade? Quanto menos você gasta para capturar leads, melhor.

2. Taxa de conversão maior

Não é segredo para ninguém que as pessoas não dispensam uma boa leitura, não é mesmo? Se não fosse assim os blogs já teriam falido e as livrarias fechado suas portas há muito tempo. Mas se você é cético, então veja o artigo 5 sinais que sua empresa deve criar um ebook.

Além disso, os ebooks oferecem um benefício imediato para o seu lead. Ao se inscrever em sua lista ele pode baixar o ebook imediatamente e sair do seu mailing se quiser. Por outro lado, no caso de uma série de vídeos, por exemplo, ele teria que ficar até o último vídeo para não perder nada.

Mas por que ebooks convertem mais?

Simples, um ebook exige menos comprometimento de seus leads e pode ser consumido a qualquer hora, lugar e assim por diante. Todas essas qualidades se traduzem em um número menor de objeções na hora do cadastro e download do material rico, ou seja, mais conversão em sua página de captura.

3. Conheça o seu lead

Outro fator muito bom para você usar ebooks na captura de leads é o conhecimento que ele fornece sobre os seus contatos. Uma estratégia de geração de leads bem orquestrada e dentro dos moldes de marketing de conteúdo irá produzir um ebook perfeito, que não só vai entregar conteúdo de qualidade, como servirá também para segmentar a sua audiência.

De acordo com o conteúdo do material grátis que você fornece fica fácil compreender quem é o seu lead, em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e, ainda, conseguir mais dados sobre ele através de um formulário. Afinal de contas, se a sua recompensa é realmente boa, os seus leads não vão economizar esforços para conseguir baixá-la.

Por exemplo, se você trabalha com softwares de gestão e o seu lead baixou um ebook sobre como organizar as finanças da sua empresa, fica claro que ele ainda está no topo do funil de vendas. Logo ainda não é momento de falar diretamente de si ou seu produto. Porém, quando este ou outro contato baixar um material explicando as vantagens de ter um sistema de gestão, é sua grande chance para oferecer uma demonstração de seu serviço.

Aprenda a compreender os diferentes estágios da jornada do comprador e produza, ao menos, um ebook para cada uma das etapas. Assim fica mais fácil reconhecer os seus potenciais clientes quando eles se inscrevem em sua lista de contatos e baixam o ebook.

4. Leva o lead ao próximo estágio do funil de vendas

Além de conhecer bem o seu lead, um ebook bem planejado também pode levar o seu prospecto até a próxima fase do funil. Isso é uma grande ferramenta para educar o seu potencial comprador e ao mesmo tempo aumentar as vendas dentro de sua empresa.

Um exemplo prático disso é quando o lead baixa um ebook e ao final dele você adiciona algum CTA. Esta chamada para ação pode ser baixar um ebook extra, se cadastrar para receber uma amostra grátis de seu produto ou serviço, etc. O importante é que sua chamada deve estar diretamente ligada com o objetivo da próxima fase do funil.

Ao usar o ebook para essa finalidade você também melhora as chances de conversão de seu lead e cria um relacionamento. Assim quando você lhe enviar uma oferta não vai parecer forçado e nem SPAM. Na verdade, trata-se do que aquele contato realmente precisa e as chances dele realmente fazer a compra é muito maior.

Isso porque você não está enviando qualquer coisa para ele, mas sim algo que ele realmente quer e você sabe disso. É ou não é uma jogada de mestre?

Mas afinal, depois de ler todo este artigo qual a resposta para a pergunta: criação de ebook é uma boa ideia para gerar leads? A resposta é: claro que sim!

Porém, para ter bons resultados é preciso que você planeje toda a criação do ebook. Deste modo, você conseguirá um material útil para os seus prospectos e também de acordo com os objetivos de seu negócio.

Se você tem dúvidas sobre esse processo e deseja contar com ajuda de especialistas, clique aqui para ter mais detalhes da criação de ebook no RedatorOnLine.net. Sem dúvida, um de nossos consultores poderá ajudá-lo a conseguir o melhor para sua necessidade.

" RedatorOnline.net : Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.."

Este site usa cookies. Clique em ACEITAR para continuar navegando...