Marketing digital

Criação de ebooks é uma boa ideia para gerar leads?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Criação de ebooks é uma boa ideia para gerar leads?

A geração de leads é um dos maiores objetivos dos empreendedores que começam a trabalhar com o marketing de conteúdo. Mas como a criação de ebooks para gerar leads ajuda em tudo isso? Simples, pode ser a melhor escolha para aumentar sua lista de contatos.

Quando chega a hora de capturar leads muitas dúvidas podem surgir. Como por exemplo: Qual recompensa devo criar? Qual o melhor formato para este conteúdo? O que sai mais em conta? E por aí vai.

Contudo, os ebooks podem ser grandes aliados nesta hora. Este artigo vai mostrar a você alguns motivos para você investir na criação de ebooks para gerar leads em seu negócio. Veja na prática como essa pode ser uma excelente ideia para sua empresa. Vamos lá?

1. Gera mais autoridade para sua marca

A criação de ebooks para gerar leads não vai apenas aumentar a sua lista de contatos, ela vai além. Ao fazer isso você consegue aumentar a autoridade da sua empresa, posicionando-a como especialista em seu nicho de mercado.

Pense bem, de quem você iria preferir comprar: de quem educa o mercado, posta conteúdos profundos e completos sobre o tema, ou de um completo desconhecido? Com certeza, assim como a grande maioria das pessoas, você escolheu a primeira opção.

O seu potencial cliente fará o mesmo quando for decidir comprar de você ou de um concorrente. Aquele que mais conteúdo levar até ele e o ajudar no processo de decisão, mais autoridade ganha e consequentemente mais vendas.

2. Seus leads querem ebooks

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil existem 9,5 milhões de leitores em nosso país. A maioria são mulheres de 18 a 24 anos. Se seu público se encaixa nessa faixa etária não há dúvidas que precisa utilizar o ebook em sua estratégia de marketing e vendas.

Mas, mesmo para os públicos mais jovens ou maduros, o ebook também é uma ótima opção. Isso porque esses materiais cresceram mais de 50% nos últimos anos e não param de surpreender.

As pessoas amam ebooks pois são interativos, práticos, não ocupam espaço e podem ser lidos de qualquer lugar. E com a popularidade dos smartphones e tablets aumentando, essa preferência cresce cada vez mais.

Não podemos esquecer também que a busca por conteúdo de qualidade e útil na internet cresce todos os anos. Logo, a procura por ebooks especializados e do seu nicho provavelmente está aumentando com o passar do tempo também. Portanto, são provas de que sua empresa não pode deixar essa oportunidade passar batida, não acha?

banner como criar ebook exclusivo

3. Custo de produção menor

Há diversas formas de para gerar leads na internet, mas os ebooks sem dúvida são as mais baratas. Você pode criar este material até mesmo de graça, em ferramentas como o Canva. Ou então contratar uma empresa especializada, mas mesmo assim o custo do ebook será muito menor que outros formatos de conteúdos.

Não concorda? Então busque comparar quanto você gastaria para criar uma série de vídeos com o mesmo objetivo.

Além de levar muito mais tempo para a produção, você vai precisar de alguns equipamentos mínimos para que seus vídeos tenham qualidade. Um software de edição para deixá-lo chamativo e, em alguns casos, um vídeomaker para pilotar o programa de edição. Faça as contas!

Aqui no RedatorOnLine.net, por exemplo, gastamos mais de R$ 2.200 reais com uma câmera mediana, equipamento de iluminação e acessórios para estabilização da câmera. Agora imagine se você quiser gerar vídeos ainda mais profissionais?

Com um custo relativamente mais baixo para produzir o ebook, o seu CPL também é mais baixo. E isso é bom, não é verdade? Quanto menos você gasta para capturar leads, melhor. Logo, a criação de ebooks para gerar leads te ajuda a economizar.

4. Taxa de conversão maior

Não é segredo para ninguém que as pessoas não dispensam uma boa leitura, não é mesmo? Se não fosse assim os blogs já teriam falido e as livrarias fechado suas portas há muito tempo. Mas se você é cético, então veja o artigo 7 sinais que sua empresa deve criar um ebook.

Além disso, os ebooks oferecem um benefício imediato para o seu lead. Ao se inscrever em sua lista ele pode baixar o ebook imediatamente e sair do seu mailing se quiser. Por outro lado, no caso de uma série de vídeos, por exemplo, ele teria que ficar até o último vídeo para não perder nada.

Além disso, pesquisas sugerem que ebooks são capazes de gerar até 7 vezes mais leads que outros tipos de recompensas digitais. Sem dúvida, um número considerável para quer aumentar sua lista de contatos e gerar mais vendas.

Mas por que ebooks convertem mais?

Simples, um ebook exige menos comprometimento de seus leads e pode ser consumido a qualquer hora e lugar. Todas essas qualidades se traduzem em um número menor de objeções na hora do cadastro e download do material rico, ou seja, mais conversão em sua página de captura.

5. Ajuda a conhecer seu lead melhor

Outro fator muito bom para você usar ebooks na captura de leads é o conhecimento que ele fornece sobre os seus contatos. Uma estratégia de geração de leads bem orquestrada e dentro dos moldes de marketing de conteúdo irá produzir um ebook perfeito, que não só vai entregar conteúdo de qualidade, como servirá também para segmentar a sua audiência.

De acordo com o conteúdo do material grátis que você fornece fica fácil compreender quem é o seu lead, em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e, ainda, conseguir mais dados sobre ele através de um formulário. Afinal de contas, se a sua recompensa é realmente boa, os seus leads não vão economizar esforços para conseguir baixá-la.

Por exemplo, se você trabalha com softwares de gestão e o seu lead baixou um ebook sobre como organizar as finanças da sua empresa, fica claro que ele ainda está no topo do funil de vendas. Logo ainda não é momento de falar diretamente do seu sistema. Porém, quando este ou outro contato baixar um material explicando as vantagens de ter um sistema de gestão, é sua grande chance para oferecer uma demonstração de seu software.

Aprenda a compreender os diferentes estágios da jornada do comprador e produza, ao menos, um ebook para cada uma das etapas. Assim fica mais fácil reconhecer os seus potenciais clientes quando eles se inscrevem em sua lista de contatos e baixam o ebook.

6. Leva o lead ao próximo estágio do funil de vendas

banner como criar ebook exclusivo

Além de conhecer bem o seu lead, um ebook bem planejado também pode levar o seu prospecto até a próxima fase do funil. Isso é uma grande ferramenta para educar o seu potencial comprador e ao mesmo tempo aumentar as vendas dentro de sua empresa.

Um exemplo prático disso é quando o lead baixa um ebook e ao final dele você adiciona algum CTA. Esta chamada para ação pode ser baixar um ebook extra, se cadastrar para receber uma amostra grátis de seu produto ou serviço, etc. O importante é que sua chamada deve estar diretamente ligada com o objetivo da próxima fase do funil.

Ao usar o ebook para essa finalidade você também melhora as chances de conversão de seu lead e cria um relacionamento. Assim quando você lhe enviar uma oferta não vai parecer forçado e nem SPAM. Na verdade, trata-se do que aquele contato realmente precisa e as chances dele realmente fazer a compra é muito maior.

Isso porque você não está enviando qualquer coisa para ele, mas sim algo que ele realmente quer e você sabe disso. É ou não é uma jogada de mestre?

7. Seus concorrentes já estão usando

A Content Trends, pesquisa brasileira de marketing de conteúdo, revelou que 73% das empresas já investem na produção de conteúdo. Um número expressivo e cresce todos os anos, deixando claro que as marcas estão olhando com carinho para o inbound marketing e marketing de conteúdo.

No meio de todas essas empresas com certeza está algum de seus concorrentes, se não estiverem todos. Portanto, você não pode correr o risco de ficar para trás e ser ultrapassado pela concorrência, não é mesmo?

Além disso, a maior parte das empresas que produzem conteúdo investem na criação de ebooks para gerar leads. Afinal de contas, está é uma das formas mais eficazes para capturar contatos, criar relacionamento e vender depois.

De acordo com o Content Marketing Benchmarking Report, 37% das empresas B2B investem nos ebooks como recompensas para gerar leads. E para 55% delas esta é uma estratégia muito eficaz e com resultados acima da média.

Afinal, a criação de ebooks para gerar leads é uma boa ideia?

Mas afinal, depois de ler todo este artigo qual a resposta para a pergunta: a criação de ebooks é uma boa ideia para gerar leads?

A resposta é: claro que sim!

Porém, para ter bons resultados é preciso que você planeje toda a criação do ebook. Deste modo, você conseguirá um material útil para os seus prospectos e também de acordo com os objetivos de seu negócio.

Também é importante que o ebook esteja totalmente alinhado com os objetivos de sua empresa e sua estratégia de marketing e vendas. E para te ajudar nisso, criamos uma aula gratuita, online e exclusiva sobre o tema.

Assista a aula Como usar ebooks na sua empresa de forma eficaz para vender mais e entenda de vez como tornar esse conteúdo um aliado. Inscreva-se agora mesmo!

banner como criar ebook exclusivo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *