Criar uma landing page: Descubra como aumentar suas conversões!

Criar uma landing page é um processo que deve ser levado realmente a sério. Essas páginas são indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital.

criar uma landing page

Também conhecidas como páginas de destino ou aterrissagem, ajudam a capturar os dados dos visitantes, fazê-los avançar no funil de vendas e, até mesmo, transformá-los em clientes dentro de sua empresa.

Mas para que isso aconteça, sua página precisa ser criada de forma a acelerar o processo de conversão. Além disso, todo o conjunto deve ser pensado com cuidado, de forma a otimizar as chances de cadastros ou vendas.

Mas como fazer isso?

Vamos analisar uma página de captura com 48,17% de conversão.

Criei essa página para uma campanha no Facebook e ela foi um sucesso.

Que tal entendermos o porquê de tanto sucesso?

Se quiser ver a página que estou falando, clique aqui para visualizá-la.

Veja neste post algumas dicas para criar uma landing page realmente eficaz. Conheça os aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer página e descubra como adotá-los em sua estratégia.

E mais, acompanhe a análise de uma página real e com resultado. Visualize essas técnicas funcionando na prática e aprenda a usá-las da melhor forma possível. Vamos lá?

Design simples

Se você já acessou a página que mencionei, com certeza percebeu que a simplicidade está em alta nessa landing page. Mas isso não foi descoberto por acaso.

Assim como a maioria das pessoas eu testei diversos formatos de páginas. Alguns possuíam funcionalidades e design bem elaborados.

Mas depois de testar vários deles e chegar até este modelo, tive uma surpresa. O simples funciona tão bem, e até melhor, do que as coisas mais complexas.

Mas o que é um design simples?

É criar uma landing page apenas com aquilo que realmente importa, ou seja, as coisas determinantes à conversão.

Você não precisa adicionar milhares de palavras, blocos, bullet points, imagens e outras funcionalidades. Basta ter o que realmente importa para sua audiência.

Isso pode mudar de negócio para negócio, mas no meu caso o resultado foi:

Não quer dizer que você deva seguir esse exemplo. Mas isso foi o que funcionou para mim e trouxe uma taxa de conversão de quase 50%.

Você pode chegar à configuração ideal de sua página fazendo testes ou pesquisando o que importa para o seu público. Vou falar mais sobre isso a frente!

Escolha as cores certas

Quando você olha para a página de exemplo, o que percebe em relação as cores?

Não sou nenhum web designer experiente, mas procurei criar um padrão com as cores dessa página.

O maior motivo para isso é mostrar ao visitante uma landing page consistente, com cores contrastantes entre si. Mas elas ainda precisam ter sintonia.

Nesse caso, selecionei as cores do ebook e as usei nos blocos da página. Consegue perceber?

Veja as cores da capa abaixo:

cores landing page

Cores landing page

Para chegar a esse padrão de cores usei a ferramenta Adobe Color CC.

Basta fazer o upload de uma imagem, no meu caso a capa do ebook, e selecionar as áreas com as cores que deseja usar.

Da mesma forma, a imagem de fundo da página tem o mesmo padrão de cores. A cor predominante da imagem é o azul, assim como a landing page e o ebook.

Veja a imagem de fundo abaixo:

plano de fundo landing page

Plano de fundo landing page

É importante escolher cores que combinem e criar um padrão em sua página de captura. O visitante precisa ter a sensação de identidade.

A primeira vez que ouvi falar sobre isso foi em curso com o Guilherme Lopes, um dos maiores web designers do Brasil. Só para ter uma ideia ele trabalha com profissionais de marketing como Camila Porto e Conrado Adolpho.

Seja direto e consistente na oferta

Em minha opinião a promessa ou oferta de sua landing page corresponde a boa parte dos resultados. Em outras palavras uma boa promessa gera conversão, uma ruim não gera, é simples assim.

Ela também pode ser chamada de headline, título ou gancho. O mais importante é que ela precisa ser clara, ou seja, de fácil entendimento para o visitante.

Veja o exemplo:

oferta landing page

Oferta landing page

Uma boa oferta também deve ser consistente, assim você aumenta as chances de conversão.

Foi o que fiz nos anúncios para essa página de exemplo. Veja:

anuncio landing page

Anúncio landing page

A mesma promessa aparece nos criativos dos anúncios no Facebook e foi confirmada na página de destino. Deste modo, conseguimos uma taxa de conversão extremamente alta.

Logo, quando for criar uma landing page leve em consideração também a oferta.

Ela está clara o suficiente? É fácil de entendê-la? Você tem mantido a promessa consistente em todos os lugares?

Otimize o seu CTA

A chamada para ação é o gatilho que separa o visitante de tomar a ação em sua página de destino.

Com tal importância, ao criar uma landing page o call to action é um dos fatores determinantes para o sucesso.

A frase da chamada precisa ser convincente, provocando a ação no seu visitante instantaneamente.

Ao mesmo tempo, essa parte de sua página deve ser destacada de todas as outras. Assim não restam dúvidas do que o visitante deve fazer para prosseguir.

Confira como adotei esses princípios na página:

cta landing page

CTA landing page

No CTA acima, usei o vermelho com contorno branco para destacar o botão e manter o equilíbrio da página.

Da mesma forma, o plano de fundo azul com as letras brancas deu destaque à chamada.

Já em relação ao texto, deixei claro o que deve ser feito pelo visitante e reafirmei o que será entregue. No botão, adicionei uma frase de impacto e bem clara para gerar mais conversões.

Descreva a recompensa

Durante toda a página de captura usada como exemplo nesse artigo está claro o que será entregue após a inscrição. Essa é uma informação importante ao criar uma landing page de sucesso.

Mesmo assim, para deixar a página mais convincente adicionei uma sessão extra para a descrição da oferta.

Em alguns casos é preciso convencer o visitante que a sua oferta realmente vale a pena. Para isso você pode usar de uma lista de benefícios ou dar mais detalhes da recompensa.

No meu caso, optei por uma lista de benefícios:

benefícios da oferta

Benefícios da oferta

Perceba como os tópicos contemplam os ganhos reais para o visitante após se inscrever.

A maioria das pessoas se contentaria em colocar uma lista com os capítulos do ebook. Mas por experiência própria sei que isso não funciona tão bem.

Mostre como sua recompensa ou produto vai ajudar o realmente o visitante. O que ele ganha ao se inscrever ou fazer a compra? Quais os benefícios reais? Que aprendizados ele vai ter?

Creio que essa lista também foi uma grande ajuda para fazer a taxa de conversão crescer nessa página. Então, use algo parecido ao criar uma landing page para sua empresa.

Use gatilhos mentais em sua copy

Você já ouviu falar em copy? Nada mais é que uma mensagem focada em gerar conversão.

Por isso, é um item extremamente importante quando vamos criar uma landing page. Pois, essa mensagem é que irá convencer as pessoas a tomarem a ação.

Para deixar esse texto mais poderoso, usamos os gatilhos mentais. Eu já falei sobre alguns deles em outro artigo, então não vou listá-los novamente.

Sugiro que leia o artigo e depois visite a página de exemplo. Assim você vai perceber quais gatilhos mentais usei e como apliquei na minha página.

Depois disso, basta voltar a sua própria página e aplicá-los.

Mas como estamos analisando a página na prática, veja alguns gatilhos que usei:

  • Prova e prova social: “como alguns empreendedores estão gerando mais negócios…”
  • Autoridade: sessão sobre o autor
  • Reciprocidade: ebook grátis
  • Antecipação: “aprenda a gerar mais negócios pela internet” e lista de benefícios
  • Urgência: “Eu quero atrair mais clientes agora!”

A oferta precisa ter qualidade!

Depois de percorrer toda essa lista eu preciso ser sincero com você. Nada disso teria funcionado se o ebook oferecido fosse ruim.

Quando as pessoas se inscrevem em uma página estão dando um voto de confiança para você. É preciso aproveitar essa oportunidade com sabedoria e muita credibilidade.

Em razão disso, aquilo que oferece deve ter qualidade e cumprir o que foi prometido na landing page. Caso contrário, o tiro sairá pela culatra.

Digamos que as promessas feitas na minha página fossem mentira, o que você acha que iria acontecer?

Apesar de uma taxa de conversão tão alta, provavelmente muitos dos inscritos saíram da minha lista após o download. É provável que também se queixassem por email ou nos comentários dos anúncios.

Isso me causaria prejuízos incalculáveis e toda a minha ideia iria por água abaixo. Além disso, a confiança das pessoas seria perdida e minha imagem manchada.

Por causa disso, ao criar uma landing page a oferta também é importante. E para que isso dê certo só há uma opção: conhecer a persona de seu negócio.

Só depois de tomar conhecimento de quem deseja atingir é que você consegue criar uma oferta irresistível e útil. Eu, por exemplo, testei esse ebook diversas vezes antes de transformá-lo na oferta oficial.

Aliás, ele só foi usado nessa página porque, entre todos os materiais que geramos aqui no RedatorOnLine.net, foi o que teve melhor desempenho. Somando todos os ebooks e recompensas, este gerou mais leads e por isso foi escolhido.

Por que isso aconteceu?

Por dois motivos principais:

  • A persona foi mapeada;
  • E compreendemos o que realmente era importante.

Então, faça o mesmo com seu potencial cliente. Crie uma oferta realmente irresistível para ele e sua taxa de conversão será muito boa.

Testes A/B

Um erro muito comum da maioria dos empreendedores é o receio em fazer testes.

Depois de 7 anos trabalhando com o marketing digital, aprendi que tudo deve ser testado. Nenhuma hipótese é descartada sem colocá-la em prática primeiro.

No caso dessa landing page, por exemplo, ela foi a vencedora de cinco variações.

E mesmo depois de escolhê-la, ainda realizei diversas alterações até chegar ao resultado final que está vendo agora.

Testei cada item da página separadamente e fazendo mudanças, até chegar a uma boa conversão. E você deve fazer o mesmo!

Não se contente em criar uma landing page para cada objetivo ou oferta. Crie o hábito de gerar diferentes variações e deixar que os números falem si.

Essa é uma ótima oportunidade para descobrir o que realmente funciona em seu negócio e aumentar seus resultados. Não só na conversão, como em outras áreas do marketing digital também.

Por outro lado, teste sem documentação também não adianta.

Você precisa deixar as páginas rodando simultaneamente. Mas os números precisam ser capturados e comparados. Só assim é possível selecionar a vencedora.

Eu usei o Lead Lovers para isso. Além de oferecer modelos de páginas predefinidos e gestão de leads, otimiza os testes e guarda os dados para mim.

Além disso, procure mandar o máximo de tráfego para essas páginas durante o teste. Deste modo é mais fácil obter os resultados e também gerar dados confiáveis.

No meu caso, criei um conjunto com diferentes anúncios apontando para páginas de captura diferentes. Porém, os anúncios eram os mesmos.

Após um dia de teste, já consegui definir a landing page vencedora e foquei nela a partir de então.

Mas atenção: Lembre-se que tudo pode ser otimizado e melhorado, nem que seja um pouquinho. Não se apegue emocionalmente as coisas e não tenha medo de testar. Mude se for necessário, não há nada de errado com isso. Combinado?

Concluindo…

Depois de acompanhar como criamos a Página Minbound e otimizamos a conversão para mais de 48%, você não pode duvidar que essas dicas funcionam mesmo.

Agora é só aplicar todas essas técnicas em sua página.

Mas devo lembrar que talvez você não alcance a mesma conversão, ou até ultrapasse essa taxa.

Isso acontece, pois a página é apenas uma variável dessa equação. O público, oferta e outros fatores também interferem na sua conversão. Por isso, faça testes e veja o que funciona melhor para você.

Gostou desse artigo sobre como criar uma landing page de sucesso e otimizar suas conversões? Que tal receber outros textos como esse em seu email?

Cadastre-se gratuitamente na Lista VIP e receba conteúdos como esse em primeira mão. Estou esperando você, combinado?

Junte-se a mais de 390 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *