Descubra como vender pelo Facebook: Guia completo!

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que estou sempre buscando aperfeiçoamento. E nos últimos anos a minha atenção foi despertada para como vender pelo Facebook de verdade.

Fiquei muito curioso em saber como gerar vendas através da maior rede social do mundo.

Será que realmente funciona? Qualquer negócio pode usar o Facebook para vender mais?

Me debati muito para encontrar conteúdos úteis e estratégias que funcionam. E por um tempo tentei fazer tudo sozinho, o que não gerou muito resultado. Até que, enfim, encontrei alguém que realmente entende do assunto e vem se aperfeiçoando até hoje.

Estou falando da Camila Porto, uma das maiores especialistas em Facebook marketing que conheço. Autora Best-seller Facebook Marketing e diversos cursos sobre o tema.

Bom, a partir daí fiz o Curso Facebook Essencial da Camila Porto. Aprendi muitas coisas que mudaram completamente a minha visão das vendas no Facebook. Agora quero compartilhar esse conhecimento.

Então, se você também tem dúvidas para vender no Facebook e não sabe por onde começar, fique tranquilo. Nesse Guia Completo você vai aprender o segredo das vendas no Facebook. Confira!

Mitos sobre as vendas no Facebook

Antes de começarmos a falar como vender pelo Face é preciso desmistificar algumas coisas. Para você ter sucesso no site do Mark Zuckerberg precisa compreender como ele funciona e seguir algumas regras.

Além disso, o comportamento da sua audiência também é muito relevante. Só depois de entender como usam o Facebook é que você conseguirá vender para eles.

Vendas pelo Facebook grátis

Essa é a maior pergunta atualmente: é possível vender no Facebook de graça?

Não sei o quanto você conhece essa rede social e nem se tem alguma experiência nela. O fato é que a divulgação de sua empresa no Facebook pode ser feita de duas maneiras: gratuita e paga.

A versão gratuita também é chamada de orgânica. Nela os algoritmos do Facebook distribuem o seu conteúdo para uma parte de sua audiência, ou seja, seus amigos, seguidores e fãs.

Até aí tudo bem, certo?

O problema da distribuição orgânica é que o número de pessoas alcançadas é realmente muito pequeno. Estima-se que apenas 10% das pessoas que seguem sua página conseguem ver suas publicações, um número muito baixo para gerar vendas, não acha?

Em contra partida, você tem a sua disposição o Facebook ADS. Um programa de anúncios da rede social para distribuir o seu conteúdo e atingir mais pessoas. Nesse caso você alcança mais pessoas, mais precisa pagar por isso.

Mas, voltando a pergunta desse tópico…

Sim, é possível gerar vendas pelo Facebook gratuitamente. Entretanto, como já vimos, o número de vendas pode ser muito pequeno.

Sendo assim, tudo vai depender de sua estratégia e objetivo com o Facebook. Para começar você pode usar a distribuição orgânica, mas para crescer o negócio talvez seja melhor pensar em anúncios no futuro.

Outra coisa importante diz respeito ao esforço de como vender pelo Face. Na distribuição orgânica você vai precisar gerar muito conteúdo para atrair as pessoas. Já nos anúncios algumas peças boas de conteúdo são suficientes, já que alcançam mais usuários através das campanhas.

O que você prefere?

Essa é a grande sacada. Você precisa entender o que é melhor para você e o que está de acordo com seus objetivos. De qualquer forma, sugiro que procure aprender as duas coisas, combinado?

Veja no vídeo abaixo algumas dicas para melhorar seus anúncios também:

Não seja um panfleteiro

Quando comecei no Facebook cometi alguns erros terríveis. Acreditava que apenas eu teria feito as coisas da forma errada. Mas descobri que muitas pessoas ainda pensam como eu pensava há alguns anos.

O fato é que ninguém entra no Facebook para comprar.

Quando você quer comprar um carro novo você faz a pesquisa no Facebook? Você procura concessionárias nessa rede social?

Aposto que não!

Até podemos participar de grupos de compras ou coisas do gênero. Mas dificilmente o Facebook é a primeira coisa que buscamos quando pretendemos fazer uma compra.

É isso que você deve aprender antes de começar a vender no Facebook. Não seja um panfleteiro. Não faça o velho marketing na nova ferramenta, combinado?

Para quem já trabalha com marketing digital não é tão difícil entender essa psicologia. Mas para quem está acostumado ao velho marketing, remover esse hábito pode ser complicado.

Ao invés de empurrar o produto logo de cara, que tal gerar relacionamento antes?

Quando você tenta vender para a pessoa logo no primeiro contato tem apenas duas chances: sim ou não.

Em caso afirmativo, ótimo! Você conseguiu mais um cliente.

Mas se a resposta for não, talvez você nunca mais consiga vender nada para essa pessoa. Você queima aquele contato e perde uma oportunidade incrível.

Agora, se você investir no relacionamento as coisas são diferentes. A sua audiência vai confiar em você, lembrar-se do seu negócio e comprar o seu produto quando estiver pronta.

Pode parecer demorado e cansativo, mas não é. Você vai educar os clientes para comprarem de você, o que vai gerar clientes satisfeitos e fiéis para o seu negócio.

Vamos ver como fazer isso?

3 pilares para vender no Facebook

Talvez você esteja se perguntando: se as pessoas não compram no Facebook, então, como vender nele?

Na verdade as pessoas se relacionam através do Facebook, em um primeiro momento. E como você já deve saber, o relacionamento gera vendas no futuro.

Por causa disso, a sua abordagem para vender no Facebook deve ser outra. Ao invés de empurrar o seu produto ou serviço goela abaixo, você vai atrair, engajar e converter.

Esses são os 3 pilares fundamentais para ter sucesso no Facebook, ou a equação do lucro, como a Camila chama em seu curso. Veja como cada etapa funciona, abaixo.

Atrair

A primeira coisa a ter em mente, antes de aprender a gerar vendas no Facebook, é a atração de seus potenciais clientes e o relacionamento com eles.

Lembra que primeiro vem o relacionamento e depois a venda, certo?

É exatamente o que prestamos atenção na Atração através do Facebook. O objetivo é aparecer na rede social, chamar a atenção de sua audiência e fazê-la conhecer o seu negócio.

Para que isso aconteça, você deve ficar atento aos passos abaixo:

1. Defina sua persona

banner definindo sua persona

Quem é o seu cliente ideal? Como ele se comporta no Facebook? Quais são seus interesses e objetivos?

Você terá mais sucesso se focar nas pessoas certas, ao invés de atirar para todo o lado. Lembre-se que você precisa gerar conteúdo para atrair as pessoas, para isso, deve conhecer o seu público-alvo.

Por isso, defina a persona de seu negócio e foque nela. Monte a sua estratégia de vendas no Facebook baseada nesse perfil. Assim, você aumenta suas chances de atrair clientes e otimiza o seu investimento.

Aprenda como definir a persona de seu negócio neste artigo e atraia os clientes ideais para sua empresa.

2. Crie um funil de conteúdo

Depois de conhecer o seu cliente ideal é hora de produzir conteúdos. As postagens da sua empresa precisam ser chamativas e cativar a atenção das pessoas.

No entanto, cada peça texto ou imagem publicada precisa ter um objetivo. Para que serve cada postagem no Facebook? O que o usuário deve fazer ao vê-la?

Essas são algumas perguntas para responder nessa fase. Elas ajudam a montar o seu funil de conteúdo, ou jornada do comprador como gosto de chamar.

Leia o artigo sobre como montar uma jornada do comprador e aprenda a gerar conteúdo para cada uma das etapas de seu pipeline de vendas.

3. Use as ferramentas certas

Para aprender mais sobre social for sales no Facebook é preciso explorar todas as possibilidades dessa ferramenta. E olha que existem muitos recursos e funcionalidades para usar em prol de seu negócio.

Mas como definir as melhores ferramentas para sua empresa?

Simples, conhecendo a sua persona e montando o seu fluxo de conteúdos. Na sequência, escolha a ferramenta do Facebook que melhor se adapta ao tipo de conteúdo que deseja promover.

Por exemplo, uma empresa pode usar os grupos para vender roupas no Facebook. Outra, criar eventos de artesanato e vender no Facebook. As possibilidades são muitas, aproveite!

Engajar

Agora chegou a hora de estreitar ainda mais o relacionamento com a sua persona. Depois de todo o planejamento anterior, coloque a mão na massa.

Descubra formas para atrair a atenção das pessoas e fazê-las participar. Seja um comentário, curtida ou qualquer outra coisa. O foco é interagir.

Para gerar mais engajamento no Facebook, veja o que pode ser feito:

1. Publique conteúdos atrativos

Escolha conteúdos que realmente são interessantes para sua persona. Eles devem atrair a atenção de seus fãs e engajá-los. Por isso, a pesquisa de seu público é muito importante.

Talvez você não acerte logo de primeira nos conteúdos, mas faça testes. Varie o formato e objetivo das publicações, e veja o que funciona melhor para você.

Não deixe de colher feedback de seu público também e promover pesquisas. A sua persona é a melhor pessoa para dizer do que ela gosta, não é mesmo? Então, ouça o que ela tem a dizer! Depois publique os conteúdos em sua página no Facebook!

2. Invista em anúncios

Ao perceber que seus conteúdos estão funcionando e as pessoas interagindo, escale a sua estratégia. Comece a investir no Facebook ADS para atingir mais pessoas. Usar o alcance orgânico das páginas no Facebook não é suficiente!

Não tenha pressa e nem precisa investir milhares de reais no início. Comece aos poucos e vá testando. Conforme os resultados vão aparecendo aí sim aumente o seu orçamento no Facebook.

Veja algumas dicas para iniciantes no Facebook ADS e descubra como melhorar suas chances de sucesso com os anúncios no Facebook agora mesmo!

Converter

Transformar fãs das páginas no Facebook em clientes ou leads, esse é o objetivo da etapa de conversão. A conversão marca uma transição de sua audiência para outro nível.

Ela atesta o interesse de sua persona no que você oferece e dá o sinal verde para continuar a contatá-lo. Exatamente por isso é importante gerar conversões através do Facebook.

1. Gerar leads com o Facebook

Uma etapa importante do marketing digital é a geração de leads, a captura de dados de pessoas interessadas no seu negócio. As informações coletadas ajudam a conhecer ainda mais o seu público e estreitar o relacionamento com eles.

Por isso, invista em formas de levar as pessoas até o seu site, blog ou outro canal próprio. O Facebook age como uma ferramenta para gerar tráfego, então use isso a seu favor.

Retire as pessoas de sua página no Facebook e leve-as aos canais oficiais da sua empresa. Em seguida, forneça formas para capturar o email, telefone e outros dados relevantes. Assim, quando precisar conversar com elas novamente pode fazer isso sem precisar pagar pelo clique ou contato.

2. Vendas no Facebook

Finalmente vamos falar especificamente sobre como vender pelo Facebook. Porém, o processo é o mesmo que na geração de leads.

Procure levar as pessoas para fora da rede social e criar um vínculo com elas. Na sequência, encontre formas de contatar e convencê-las a comprar de você.

Além disso, existem ferramentas de vendas no Facebook também. Hoje é possível criar a sua própria loja virtual sem sair da rede social. Isso também pode ser útil dependendo de seu segmento.

Sendo assim, encontre as melhores estratégias para vender no Facebook e aplique-as em seu negócio. Não há certo ou errado, mas sim o que funciona melhor para cada pessoa. Então, teste, otimize e venda!

Estratégias avançadas de como vender pelo Face!

Duas mil palavras não são suficientes para discorrer tudo sobre como vender pelo Facebook. A rede social muda constantemente e sempre surgem novidades.

Além disso, existem funcionalidades muito específicas, que só servem para determinados negócios. Por isso, é importante conhecer bem o Facebook, apertar em todos os botões e fazer testes.

A sua persistência e aprendizado ajudam a melhorar os seus resultados, mensurar as coisas e por aí vai. Esse é o segredo para se manter motivado e preparado para aproveitar todo o potencial dessa poderosa ferramenta de vendas.

Até hoje eu tenho descoberto novas oportunidades nessa rede social e sei que isso vai continuar. Logo, sugiro que você faça o mesmo!

Para facilitar a minha vida e de outros alunos, a Camila oferece como bônus uma comunidade secreta no Facebook. Um grupo com mais de 5 mil alunos. Uma verdadeira mina de ouro de conhecimentos e estratégias.

Nesse grupo são compartilhadas sacadas, cases, depoimentos e muito mais. Os alunos compartilham o que fizeram e deu certo, e a Camila também. Essa é a melhor forma para se manter atualizado sobre vendas no Facebook, não acha?

Sempre que possível vou trazer algumas dessas novidades aqui no blog. Mas realmente é muita informação e talvez demore um pouco para aparecer aqui. Sugiro que se inscreva na Minha Lista VIP para ser notificado dos novos conteúdos.

Se quer realmente aprender como vender no Facebook, ter acesso a comunidade e outros bônus, sugiro que dê uma olhada no Facebook Essencial. Veja alguns depoimentos e cases de sucesso com o Facebook e descubra oportunidades para o seu negócio.

Junte-se a mais de 455 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

3 Comentários

  1. Pingback: Como vender pela internet: 9 regras de ouro para o sucesso

    • Excelente Reinoldo!
      Também acreditamos nesses três pilares do empreendedorismo.
      Obrigado pelo comentário. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *