Email marketing

Email marketing é confiável realmente?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
Email marketing é confiável realmente?

Com o crescimento das redes sociais e comunicadores instantâneos, como WhatsApp, o email parece ter perdido um pouco de espaço. Em razão disso, será que o email marketing é confiável? Ainda vale a pena investir nessa estratégia de marketing digital? O que podemos esperar de retorno?

email marketing é confiável

Para responder essas e outras perguntas leia este artigo. Descubra por que o email marketing continua forte. Veja também as vantagens do email em relação a outras mídias e saiba por que já deveria estar usando ele. Vamos nessa?

O canal mais popular

Uma pesquisa de 2013 da Extract Target consolidou o email como o canal mais popular do mundo. O estudo levou em conta os consumidores da Alemanha, Austrália, Brasil, França e Reino Unido. Os dados revelaram que 90% ou mais dos entrevistados usam o email para se conectar com as empresas.

Destes 46% aqui no Brasil checa o email pela manhã, tornando esse o melhor período para disparo de campanhas. Outros 17% fazem essa verificação a noite, antes de dormir, ficando atrás apenas do Facebook (24%).

Outra informação importante revelada pela pesquisa é que 87% dos brasileiros checam os seus emails diariamente. Além disso, os entrevistados revelaram que o maior motivo para assinar newsletters são promoções e descontos (60% dos brasileiros).

Maior entregabilidade

Não é segredo para ninguém que suas postagens nas redes sociais são entregues para um número muito pequeno de sua audiência. Esses sites não mostram o seu conteúdo para todas as pessoas que o acompanham.

Se quiser atingir um público maior nas mídias sociais, então vai precisar investir no Facebook ADS, por exemplo. Caso contrário, suas publicações não irão impactar mais do que 10% de seus seguidores.

Em relação ao email a taxa de entrega é muito maior. É claro que fatores como procedência da lista, endereços de email válidos e reputação de domínio impactam esse valor. Mesmo assim, o email marketing tem maior entregabilidade se comparada a outras mídias digitais.

Segmentação mais assertiva

Para você ter uma ideia, até os anúncios possuem alcance limitado. Eles não dispõem de uma segmentação tão assertiva quanto no email marketing.

Digamos que você crie anúncios no Facebook usando das diversas segmentações da rede social. O site do Mark Zuckerberg usa de informações preenchidas pelo próprio usuário para entregar seu anúncio. Esses dados nem sempre são verdadeiros ou reais.

Se você pretende impactar donos de negócio e empreendedores, por exemplo, seus anúncios podem ser entregues para pessoas que trabalham em empresas fictícias ou sem fins lucrativos (VASP, Versos e poesias, etc.).

No email marketing usamos o comportamento do usuário para segmentar a lista. Com uma ferramenta de email marketing eficaz, você consegue acompanhar os passos do lead. Além disso, essa automação de marketing ajuda a entender em que etapa da jornada do comprador ele se encontra.

Não tem prazo de validade

Você já parou para pensar quanto tempo dura uma publicação na rede social? Além da alta concorrência nesses sites, os seus algoritmos dão preferência para conteúdos mais frescos.

Isso quer dizer que um post publicado nessa manhã, tem grandes chances de não ser visto pelo usuário que acessar o site a noite, por exemplo. O motivo para isso é porque ele será engolido pelas atualizações mais recentes e se perderá na timeline do usuário.

Com o email a situação é diferente. A mensagem fica disponível na caixa de entrada de seu lead até que ele leia o conteúdo ou delete. Com isso você alcança as pessoas, independente do horário que acessam seus serviços de email.

Por isso, o email marketing é confiável. Você tem certeza que sua campanha será vista pela maior parte de sua lista de contatos. Sua mensagem não fica perdida no limbo digital, como acontece nas redes sociais.

Conversão maior

Uma pesquisa do Serasa Experian revelou que o email marketing é confiável para gerar vendas. No estudo, 500 mil consumidores brasileiros foram acompanhados no processo de compra.

Os dados da pesquisa revelaram uma taxa de conversão de 2,53%. Um percentual muito maior que qualquer outra estratégia digital que se tem notícia.

Uma das justificativas é o fato do relacionamento gerado com os seus leads. Através do email marketing você faz a nutrição dos contatos e vende apenas na hora certa. Em outras mídias isso não acontece.

Ao usar um anúncio para vender, por exemplo, só há uma chance para convencer o usuário. Se ele não realizar a compra naquele momento, você perde esse potencial comprador para sempre e ainda é cobrado pela plataforma de anúncios.

No email marketing, no entanto, é possível acompanhar o lead por toda a jornada de compra. Assim você envia uma mensagem de venda apenas quando perceber que o contato está pronto para realizar a compra. Deste modo, as chances de conversão aumentam significativamente.

ROI mais acentuado

Um estudo norte-americano também demonstrou o potencial do email marketing para as empresas. Segundo os dados, a cada dólar investido o retorno é de U$ 38 dólares. Um ROI positivo de 38 vezes mais, jamais visto em outras estratégias de marketing digital.

Da mesma forma, os investimentos em email marketing são menores. Existem ferramentas muito baratas ou até gratuitas. Os custos por cada campanha também são menores que em outras mídias.

Aliando o baixo investimento, alto retorno e maior alcance, o email marketing é confiável sim. Trata-se de uma das melhores estratégias de marketing para sua empresa. Sem dúvida, ele deve ser trabalhado em seu negócio.

Contudo, a concorrência no email marketing também é significativa. Em razão disso, você precisa oferecer diferenciais em suas mensagens de email. Só assim é possível captar a atenção de seus leads e vender para eles.

Para fazer isso gere conteúdo de qualidade por email. Envie informações que realmente interessam os seus leads e crie um relacionamento. Nada de tentar vender a todo custo logo no primeiro contato, combinado?

Quer compreender como adotar essa estratégia em sua empresa da melhor forma possível? Então, leia o artigo 7 dicas para sua empresa fazer email marketing do jeito certo. Descubra o passo a passo para gerar vendas por email e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *