Empreendedorismo

3 empresários que começaram do zero e hoje são exemplos

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
3 empresários que começaram do zero e hoje são exemplos

Para quem está começando ou pensando em iniciar o seu próprio negócio, não há incentivo melhor do que conhecer histórias inspiradoras de empresários que começaram do zero e hoje são um sucesso. Ao ver que pessoas de sucesso enfrentaram os mesmos obstáculos que você pode estar enfrentando hoje, a força em prosseguir nos sonhos é revigorada.

Se você gosta de conhecer melhor sobre a vida e o início de carreira de grandes empreendedores da atualidade, esse artigo é especialmente para você. Confira o resumo da história fantástica de 3 empresários que começaram do zero e hoje são exemplos no mundo do empreendedorismo!

1. Alberto Saraiva – Habibs

A história do fundador do Habibs é cheia de superação e resiliência. Após acompanhar o pai em algumas negociações de revenda de doces onde morava, no interior do Paraná, aos 17 anos Alberto resolveu se mudar para São Paulo.

O sonho e objetivo do futuro empreendedor era ser aprovado e cursar medicina. Ao fazer cursinhos e estudar em uma escola estadual ao mesmo tempo, seus pais resolveram acompanhá-lo na grande São Paulo para ajudar com os gastos.

Após 3 anos de tentativa, Alberto finalmente conseguiu ser aprovado em um vestibular. Seu pai trabalhava em uma padaria e pagava os estudos, até que um dia, foi vítima de um assalto no estabelecimento e acabou sendo assassinado.

A situação difícil fez com que ele assumisse o negócio, e os vários aperfeiçoamentos fizeram com que ele se destacasse como melhor padaria da região. Por fim, Alberto teve que escolher entre continuar empreendendo ou se dedicar ao curso de medicina.

Após fazer a escolha pelo negócio e empregar um cozinheiro idoso com habilidades na culinária Árabe, Alberto se especializou e, em 1988, inaugurou a primeira unidade do Habibs. Ali, nascia uma gigantesca rede de comida árabe que hoje é sucesso e fatura milhões, estando presente em vários estados do Brasil.

2. Howard Schultz – Starbucks

Howard também enfrentou uma situação difícil na infância com seu pai, que perdeu o trabalho após um acidente que levou a família a falência e morreu alguns anos depois. Esse acontecimento marcou a vida do empreendedor, se tornando seu maior incentivo para alcançar o sucesso.

Após se esforçar nos estudos e ser o primeiro de sua família a ganhar uma bolsa universitária, conseguiu um emprego na cidade de Seatle. Na cidade, Howard fez uma visita a uma cafeteria chamada Starbucks, conhecida por comprar muitos aparelhos da empresa em que trabalhava.

Desse encontro, o futuro empreendedor se tornou diretor de marketing com direito a uma participação na empresa. Após visitar Milão e se inspirar na relação íntima dos italianos com as cafeterias e funcionários, Howard quis levar esse estilo de atendimento para os Estados Unidos.

Após desentendimentos com os demais sócios, ele se decidiu por fundar o seu próprio negócio. Alguns anos depois, a Starbucks estava sendo vendida e Howard teve a oportunidade de comprá-la e fazer da rede um verdadeiro sucesso mundial!

3. Silvio Santos

A história incrível e cheia de reviravoltas e jogadas de empreendedorismo de Silvio Santos começou cedo, logo no primário, onde vendia merendas na hora de recreio. Aos 14 anos, sua primeira sacada de sucesso foi a fabricação de capinhas plásticas para título de eleitor.

A próxima venda estratégica foi a de canetas, onde o empreendedor nato usava truques de mágica para aumentar suas vendas. Após ter sua mercadoria apreendida por um fiscal da prefeitura, o mesmo se impressionou com a voz de Silvio e o indicou um trabalho na rádio.

Após vários outros empreendimentos e sucesso com técnicas de comunicação, Silvio Santos voltou para seu caminho em rádios e chegou a comprar a empresa de um amigo com empréstimo: o baú da felicidade!

Entre os anos de 65 e 75, o empreendedor fundou e adquiriu dezenas de empreendimentos, concessionárias e construtoras. Já o famoso SBT, nasceu em 1975, onde era chamada de TVS.

A conquista de outros canais e a construção do império da TV brasileira de Silvio resultou no Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.

Essas são apenas algumas histórias bem resumidas de pessoas que começaram do zero e precisaram enfrentar muitas dificuldades para chegar longe e realizar seus sonhos. Por isso, ao pensar em desistir, lembre-se sempre de que a cada dia você está mais perto de suas metas e mais forte do que nunca!

Se você gostou desse artigo, confira também mais dicas do nosso parceiro Cadastro Empresa de como testar uma ideia de negócios e como abrir um negócio lucrativo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *