Marketing digital

Ferramentas de marketing digital: As soluções que você precisa conhecer!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Ferramentas de marketing digital: As soluções que você precisa conhecer!

As ferramentas de marketing digital são muito importantes para sua estratégia. Elas permitem montar campanhas mais assertivas, fazer um bom planejamento, mensurar os resultados e muito mais.

ferramentas de marketing digital

Para quem deseja ter um bom desempenho na web, é indispensável contar com boas ferramentas e aprender a usá-las. Mas a variedade é tão grande, que fica difícil saber qual delas usar primeiro em seu dia a dia, não é?

Para ajudá-lo separei as principais ferramentas de marketing digital que uso e recomendo. Em minha opinião, são recursos indispensáveis para tocar sua estratégia e fazê-la dar certo.

Em algumas categorias citei mais de uma opção, pois as funcionalidades e características se diferenciam um pouco. Mas com as descrições a seguir você já consegue entender qual é a melhor para o seu caso, combinado?

Abaixo, você encontra opções gratuitas e algumas pagas. Então confira essa lista e escolha as melhores opções para sua estratégia ficar ainda melhor. Divirta-se!

Ferramentas de planejamento

Como você já sabe qualquer estratégia de marketing digital deve começar pelo planejamento. Nessa etapa você determina o caminho a ser percorrido pela sua empresa na internet e conhece melhor o seu público-alvo.

Sendo assim, veja algumas ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a montar a sua estratégia na web:

Gerador de Persona

O primeiro passo é conhecer melhor a sua persona, ou seja, o seu potencial comprador. Afinal, é ele que você deseja atrair para sua empresa e também é quem irá comprar de você no final das contas.

O Fantástico Gerador de Personas, criado pela Rock Content e pela Resultados Digitais, ajuda nessa etapa. A ferramenta faz uma série de perguntas sobre o seu público-alvo e compila as respostas em um arquivo em PDF no final. Assim, todos na sua empresa saberão quem é o seu cliente ideal e vão trabalhar para atrair e atendê-lo da melhor forma possível.

Audience Insights FB

Ainda falando sobre a definição de personas você precisa conhecer dados demográficos, comportamento e outras informações de seu comprador. E nada melhor do que conferir esses dados na maior rede social do mundo atualmente, o Facebook.

As Informações de Público do Facebook permitem que você conheça melhor os usuários da rede social e filtre grupos através de diversos dados. Você pode segmentar as informações por dados demográficos, estado civil, renda, interesses e muito mais.

Com ela em mãos fica mais fácil desenhar ou validar a sua persona e conhecer em detalhes como o seu cliente se comporta na internet.

Jornada do comprador

Quais são os passos que seu lead dá antes de fazer uma compra? Essa é a buyer journey, ou jornada do comprador em português. Esse caminho ajuda a entender que tipo de conteúdo é preciso gerar em cada etapa, bem como, maneiras de otimizar a sua conversão no funil de vendas.

A Ferramenta de Jornada da Resultados Digitais ajuda a conhecer os passos de seu lead e ainda sugere conteúdos para publicar em cada etapa. Uma aliada e tanto para aproveitar o máximo de investimento em marketing digital e converter o maior número de leads em clientes.

Ferramentas de automação

Você provavelmente tem muita coisa para se preocupar em um dia de trabalho, por isso, é bom automatizar tarefas para ganhar tempo. Quando falamos em marketing, a automação é ainda mais importante.

Afinal além de poupar tempo, essas ferramentas de marketing digital, vão diminuir o custo de venda e otimizar o trabalho de seus funcionários.

Veja as principais ferramentas para deixar sua estratégia digital no piloto automático:

RD Station

Já falamos da Resultados Digitais algumas vezes neste post e não poderia ser diferente. É simplesmente uma das maiores empresas de marketing digital do país. Além de ferramentas gratuitas e conteúdos de alta qualidade, a RD tem um dos melhores softwares de automação de marketing.

Com o sistema da RD você consegue gerenciar seus leads, criar páginas de captura, acompanhar os resultados da sua estratégia e muito mais. Tudo isso em uma única tela e com dashboards simples de entender.

É uma das ferramentas de marketing digital mais completas atualmente e pode dar um novo rumo para suas campanhas. O preço, no entanto, pode ser um pouco salgado para quem está começando agora ou para pequenos empreendedores. Mas vale a pena conhecer!

Lead Lovers

Essa é uma ferramenta perfeita para quem precisa gerar leads na internet, criar páginas de capturas e fazer email marketing em um único lugar. O LeadLovers ainda permite criar áreas de membros para seus produtos digitais, além de integrar ao Facebook para gerar notificações, captar leads nos comentários de publicações e no Messenger também.

O melhor da plataforma é que ela continua expandindo e trazendo novos recursos. E claro, o preço é bem competitivo e tem um ótimo custo x benefício. É uma ferramenta perfeita para quem está dando os primeiros passos na internet, mas deseja contar com uma solução escalável a médio e longo prazo.

Conheça mais recursos e funcionalidades do LeadLovers neste post! Entenda porque decidi utilizar essa ferramenta para automatizar minha estratégia.

Hubspot

Mais uma ferramenta de marketing digital focada na automação completa de sua estratégia. A Hubspot é uma das maiores empresas, se não a maior, em inbound marketing e estratégias digitais.

A companhia integrou em uma única ferramenta todas as soluções que você precisa para controlar suas campanhas. Gestão de leads, captura de contatos, email marketing, criação de páginas, CRM e por aí vai.

O melhor é que tem alguns recursos liberados gratuitamente para pequenas empresas. Então, não deixe de dar uma conferida de perto no site da Hubspot, combinado?

Mdirector

É uma solução não tão conhecida no mercado digital, mas tem recursos muito interessantes. Foi uma das primeiras plataformas de automação que usei no marketing digital e super recomendo.

Permite você começar de forma gratuita com até 5 mil contatos em sua lista de emails. Para outros recursos gera um teste de sete dias de graça. Após isso o plano mais básico começa em US$ 449 dólares, um pouco salgado.

Também senti falta, na época que usei, de uma integração mais facilitada com o WordPress e outras ferramentas de marketing digital. Uma deficiência que me fez abandonar essa solução há alguns anos.

Ferramentas de email marketing

O email marketing é uma das melhores estratégias de marketing digital. O ROI dessa estratégia é diversas vezes maior que qualquer outra campanha. Além disso, é uma ótima forma de gerar relacionamento com seus leads e aumentar as suas vendas.

Mas para que tudo isso aconteça dentro de sua empresa é preciso escolher as ferramentas corretas de marketing digital. Você pode optar pelas soluções completas listadas no tópico anterior, ou buscar por alternativas mais específicas.

Veja algumas ferramentas de email marketing, a seguir:

Mailchimp

É uma ferramenta de email marketing, mas tem diversas funcionalidades para automação de sua estratégia. A plataforma ajuda a qualificar os seus leads, disparar emails automaticamente, segmentar a sua base e muito mais.

É um aliado incrível para quem tem alto fluxo de leads e não tem tempo para acompanhar isso de perto. Além disso, você pode começar em uma conta gratuita com até dois mil contatos e usar a maioria dos recursos que a plataforma oferece.

Aweber

Essa é uma das ferramentas de email marketing mais conhecidas no mundo digital. Se você já trabalha há algum tempo na internet, com certeza deve ter ouvido falar do Aweber.

A plataforma tem diversas integrações com outros serviços, o que auxilia o seu trabalho no dia a dia. Apesar de o preço ser em dólar, o custo não é muito alto. Portanto, é uma escolha perfeita para quem deseja uma ferramenta simples de usar, mas com todos os recursos que você precisa. A interface está em inglês!

Mailpoet

Um plugin para sites e blogs WordPress especializado no envio de newslletters e criação de lista de contatos. Você pode começar com uma conta gratuita de até dois mil contatos e depois partir para uma assinatura anual.

O plugin permite criar diversas listas direto na instalação de seu site, gera formulários diversos e dispara mensagens de forma automática. Basta configurar as suas preferências após a instalação e pronto. O Mailpoet cuida de tudo para você focar em sua estratégia de conteúdo e vendas.

Ferramentas de landing pages

Seja para criar páginas de captura ou de vendas, você vai precisar de uma ferramenta para criar landing pages. Se não quiser optar por uma solução dessa, as outras opções são: contratar um webdesigner ou aprender sobre design e conversão.

Como sei que você não tem muito tempo e precisa de resultados rápidos, separei algumas soluções para criar páginas que agilizam esse processo. Elas possuem modelos prontos para diversas finalidades e também permitem a criação do zero.

Veja as opções:

KlickPages

O design das páginas do KlickPages é um dos maiores diferenciais, em minha opinião. As landing pages são dinâmicas, bonitas visualmente e parecem ser ótimas opções para conversão.

Essa solução pertence a família Klick, criada pelo Érico Rocha da Fórmula de Lançamento. Ele e seu irmão usaram os princípios ensinados no curso para criar essa ferramenta e outras na mesma linha. Com isso, é possível facilitar o lançamento de produtos na internet e também aumentar as suas vendas. Vale a pena conferir!

Pagezz

É uma opção lançada pela Eduzz, plataforma de venda de produtos digitais e afiliados. Você pode começar com uma conta gratuita, um pouco limitada, mas os designs também são muito bons para meu gosto.

Mesmo a mensalidade, que parte de R$ 59 por mês, não é assim tão cara. Tornando-se uma ótima opção para quem quer gastar pouco e mesmo assim ter landing pages de ótima qualidade. As páginas são integradas facilmente com qualquer ferramenta de email marketing do mercado, então não se preocupe com isso.

Optimizepress

Um plugin completo para WordPress com diversas funcionalidades interessantes, desde a criação de páginas até uma área de membros direto em seu site. É uma ferramenta bem completa, mas com um preço um pouco salgado.

Além disso, não é tão fácil de configurar e operar como as demais que citei aqui. Logo, se você for muito iniciante, pode ter um pouco de dificuldade de fazer as coisas funcionarem. Por outro lado, você encontra muitos freelances que sabem operar a ferramenta e podem ajudá-lo, a um baixo custo.

SqueezeWP

Mais um plugin para WordPress de landing pages que você pode usar para gerar leads ou criar páginas de vendas direto no seu site ou blog. Tem um ótimo custo x benefício, a operação é bem simples e se baseia em modelos prontos apenas.

A desvantagem é que os modelos não são tão bons e demoram para ter atualizações. Logo, você vai ficar limitado a determinados modelos de landing pages e talvez nunca tenha novidades nesse sentido.

Mas para quem está começando, merece pelo menos um pouco de atenção. No site do plugin você também consegue baixar uma versão grátis, que fica com a marca d’água nas páginas e libera menos modelos. Mas já da para começar, não é?

LeadLovers

Já falamos dessa ferramenta neste post, mas não poderia deixar de mencionar a criação de landing pages dentro da plataforma. Você pode usar modelos prontos ou criar seus próprios designs no construtor.

A melhor parte é que você integra essas páginas em seu funil de vendas facilmente, através das máquinas do LeadLovers. Embora alguns layouts deixem a desejar, é uma excelente opção para criar páginas melhores e com ótimo custo x benefício.

Ferramentas de SEO

Se você deseja atrair tráfego orgânico para suas páginas, precisa entender de SEO e usar boas ferramentas no processo. Seja para análise de palavras-chave, acompanhar a concorrência ou otimizar o seu site, essas ferramentas são úteis.

Veja as principais soluções de SEO que recomendo:

Google Keyword Tool

A tradicional ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google. O recurso é oferecido para os anunciantes do Google Adwords de forma completa, mas você pode ter algumas ideias ao consultar a ferramenta também.

Acompanhe os termos com maior volume de buscas e a concorrência das palavras na pesquisa paga. Você também consegue ter bons insights para sua estratégia de conteúdo. Além disso, é uma das ferramentas de palavras-chaves mais confiáveis, se levarmos em conta que os dados partem do próprio Google.

Infelizmente ela passou por algumas mudanças e agora não exibe os dados de forma completa para não anunciantes. Mesmo assim não deixe de usá-la em sua estratégia, combinado?

Keywordtool.io

Uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave também, mas ela tem um diferencial muito bacana. Ela mostra todos os termos relacionados com a sua pesquisa, independente do volume de buscas. Uma opção que ajuda a montar a estrutura de seus posts e conhecer as dúvidas mais comuns de seu público.

Aliás, tem uma aba específica para perguntas usando a sua palavra-chave ou termos parecidos. O que é ótimo para criar conteúdos que respondam questões já feitas pela sua audiência. A ferramenta é grátis para fazer buscas, mas algumas informações só estão disponíveis no plano pago.

Ubersuggest

Mesmo esquema da ferramenta de marketing digital anterior. Combina todas as variações de sua palavra-chave e mostra em uma extensa lista de resultados. Apresenta ainda as “Word Cloud”, palavras que são muito usadas junto ao termo de pesquisa escolhido.

Essa informação pode ser muito útil para melhorar a indexação semântica de seu texto e também facilitar a criação de conteúdos. Ao contrário da opção anterior, o Ubersuggest é totalmente grátis e não mostra volumes de busca ou concorrência.

SemRush

A SemRush é uma das melhores ferramentas de marketing digital, inclusive em diferentes critérios e funcionalidades. Provavelmente você vai ouvir falar dela outras vezes.

Ela permite otimizar o seu site para o Google com uma análise bem detalhada de seu domínio, acompanha a evolução do seu site nas buscas, monitora os principais termos de seu negócio e ainda tem uma excelente ferramenta de busca de palavras-chave.

A SemRush também permite monitorar o desempenho de outros sites e concorrentes, possibilitando que você trace estratégias de SEO e melhore suas chances de sucesso. É uma ferramenta completa para quem quer realmente ter um bom desempenho com o tráfego orgânico, mas o preço é um pouco elevado.

Search Console

Uma central de recursos e soluções do próprio Google para melhorar o desempenho de seu site nas buscas. É uma opção gratuita para medir os seus resultados e também fazer alguns ajustes, interna e externamente em seu domínio.

O maior buscador do mundo emite alertas em caso de erros em seu site, avisa se você for penalizado nas buscas e sugere algumas otimizações para melhorar o seu desempenho. Com certeza, você não vai deixar de ouvir as sugestões do Google sobre ranqueamento, não é?

Você também consegue enviar um sitemap de seu site para a ferramenta, o que agiliza a indexação de seus conteúdos pelo Google e melhora a visibilidade de seu site perante os buscadores.

Análise de Site RD

Uma ferramenta simples, direta e muito útil no seu dia a dia como webmaster, blogueiro ou dono de empresa. O recurso foi lançado pela Resultados Digitais e analisa seu site em diversos critérios.

O objetivo da ferramenta é sugerir melhorias em seu site para conseguir um posicionamento melhor nos buscadores. Você também pode comparar o seu desempenho com um concorrente e ter insights de melhoria. A ferramenta é grátis, mas um pouco lenta!

Ferramenta de analytics

banner planilha kpi

Outra etapa importante de uma estratégia de marketing digital é a mensuração, ou seja, o monitoramento de seus resultados. Você precisa medir seus esforços para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Abaixo, você encontra algumas opções de web analytics:

Google Analytics

A mais conhecida e usada ferramenta de web analytics do mercado, sem dúvida. É um recurso oferecido gratuitamente pelo Google para acompanhar o desempenho de seu site e monitorar todos os acessos.

Em minha opinião, se você não está usando ao menos essa ferramenta, está completamente perdido em sua estratégia digital. Em outro artigo, já falei como usar o Google Analytics no seu blog e as principais métricas para acompanhar, confira!

Funil do Marketing

Acompanhe cada etapa de seu funil de vendas, mensure os resultados e veja o que melhorar para ter mais vendas, leads, ou visitantes em seu site. Essa ferramenta de marketing digital foi criada pela Content Tools e pela Resultados digitais e não pode ficar de fora dessa lista.

Ela ajuda a entender o quão bom está o seu funil de vendas e como melhorá-lo para obter o máximo de sua estratégia digital. É sempre bom contar com a sabedoria dos dados para entender se você está indo bem ou mal, não é mesmo?

Calculadora de ROI

E por falar em números, o ROI é uma das métricas de marketing digital mais importante. Trata-se do retorno sobre o investimento em suas campanhas, conteúdos e marketing como um todo.

E a calculadora criada pela Rock Content pode ajudar a chegar a esse número. Você ainda consegue fazer uma previsão de crescimento de sua estratégia de conteúdo com essa ferramenta. Uma aliada e tanto na hora de definir metas de marketing de conteúdo.

Campaign URL Builder

De onde vêm as conversões em seu site? Você consegue responder rapidamente essa pergunta? A ferramenta gratuita do Google ajuda a rastrear as suas URLs e entender ainda mais o comportamento de seus usuários.

Veja o vídeo onde ensino como usar a ferramenta na prática e falo sobre outros benefícios dessa solução de marketing digital.

Essas são algumas ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer e começar a usar o quanto antes. Como disse no início do post, a maioria delas uso diariamente em meu trabalho aqui na agência e recomendo todas.

Contar com boas ferramentas em seu dia a dia é extremamente importante. Deixar de usá-las é como ser um pedreiro ou um médico sem os apetrechos de sua função. Você até consegue executar suas atividades, mas terá mais trabalho e os resultados não serão tão satisfatórios assim.

Sendo assim, confira cada opção da lista e veja como elas podem ajudar a sua estratégia de marketing digital. Veja também quais dessas ferramentas de marketing digital se encaixam em sua empresa e melhor atendem suas necessidades.

Quer receber mais dicas como essa e ficar por dentro de todas as novidades do Blog? Inscreva-se na minha Lista VIP gratuitamente e não perca nenhum novo conteúdo. Sempre compartilho conteúdos inéditos com essa lista e você não vai querer ficar de fora, não é?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Ferramentas de marketing digital: As soluções que você precisa conhecer!”

edgard netho

artigo super completo, parabéns! muito bom

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário Edgard! 🙂

Graziely

Utilizo o ubersuggest para a pesquisa de palavras-chave e qualifico como uma ferramenta bem completa. Ele também faz uma ótima análise de SEO dos sites, de forma gratuita é possível cadastrar até 5 “projetos” para ele analisar.
Tem sido uma ferramenta e tanto para mim, pois me ajuda a encontrar palavras-chaves relevantes para a produção de conteúdo dos meus clientes.
Fora isso, gostei muito do texto, passa uma verdade sobre todas as outras estratégias de marketing digital, que também são bem interessantes, além de fundamentais para o melhor engajamento do público.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário, Graziely. 🙂

Att.
Equipe RO