Marketing digital

9 ferramentas de monitoramento de redes sociais para turbinar sua estratégia!

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
9 ferramentas de monitoramento de redes sociais para turbinar sua estratégia!

Manter o controle sobre as mídias de sua empresa não é fácil. A cada dia são lançados novos canais e você precisa administrar todos eles. Nesse contexto, as ferramentas de monitoramento de redes sociais são muito úteis.

ferramentas de monitoramento de redes sociais

Essas plataformas digitais ajudam a atualizar seus canais mais rapidamente e acompanhá-los de qualquer lugar do mundo. Além disso, você consegue centralizar os dados e relatórios em um único lugar, o que ajuda a ganhar tempo.

Veja neste post 9 ferramentas de monitoramento para mídias sociais e turbine sua estratégia agora mesmo. Confira essas opções e use as melhores soluções no dia a dia da sua empresa!

BuzzSumo

A primeira ferramenta de monitoramento de redes sociais é o BuzzSumo. Uma solução que também já se mostrou muito útil na otimização de sites (SEO).

Nessa ferramenta você pode encontrar os assuntos mais populares nas mídias sociais e algumas métricas de engajamento de cada tema. Veja os posts mais compartilhados, comentados e linkados em toda a internet.

Essa informação é útil tanto para conhecer os temas populares na web e embarcar nas tendências, como também para monitorar o desempenho de sua marca no Social Media. Pesquise pelo nome da sua empresa ou site e veja como anda o “buzz” em volta dela.

Na conta gratuita você tem um limite de buscas por dia, mas dá para ter muitos insights na conta free.

Além de acompanhar os resultados de sua própria marca, aproveite o BuzzSumo para conhecer os influenciadores de seu mercado e outros nichos. Quem sabe você não consegue propor uma parceria estratégica ou até investir no marketing de influência em seu negócio.

Cyfe

A primeira vez que vi essa ferramenta fiquei apaixonado por ela. Particularmente adoro métricas, planilhas e dados, uma herança de meu perfil administrador e também da faculdade.

No Cyfe você pode colocar todas as métricas de seu negócio para acompanhar em uma única dashboard, o que facilita muito o trabalho na hora de medir resultados.

Veja algumas das coisas que podem ser monitoradas pelo Cyfe:

  • Métricas sociais das principais redes sociais do mercado (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.);
  • Dados de seu website (Google Analytics, Alexa, Search Console e outros);
  • Anúncios (Facebook ADS e Google Adwords, por exemplo);
  • Planilhas do Google ou Excel;
  • Email marketing (MailChimp, Sengrid, Aweber e outros);
  • CRM e vendas (Hubspot, Infunsionsoft, Sales Force, etc.);
  • E muitos outros.

A lista de métricas para acompanhar é infinita e você pode integrar com uma infinidade de soluções. Basta criar uma Dashboard e personalizar os widgets que deseja ver.

Como ferramenta de monitoramento de redes sociais você pode usar o Cyfe para acompanhar o crescimento de sua marca nas mídias, medir o engajamento, monitorar a concorrência e muito mais. Não deixe de profissionalizar a gestão de marketing nas redes sociais de sua empresa com o Cyfe.

A melhor parte é que na versão Premium você não tem limites de gadgets e pode compartilhar por link público suas Dashboards, assim toda a sua equipe fica por dentro dos números. Na versão gratuita você pode usar até 5 widgets.

banner planilha kpi

Fanpage Karma

Tenha vários insights de sua Página no Facebook gratuitamente e com pouquíssimos cliques. O Fanpage Karma mostra o desempenho da página de sua empresa, observando as principais métricas do mercado.

Acompanhe o número de fãs de sua página, taxa de crescimento semanal, postagens por dia, taxa de engajamento, interação com posts e muito mais. Conecte a sua conta do Facebook e visualize essas e outras métricas importantes para seu negócio.

Descubra também os seus conteúdos mais populares e com maior engajamento. Também é possível visualizar os fãs influenciadores, ou seja, aqueles que mais interagem com sua página.

Você consegue até avaliar o desempenho dos seus vídeos, o tempo assistido e a taxa de abandono de seus conteúdos. Além é claro de verificar os melhores dias e horários para postar, de acordo com a resposta de seus fãs.

Com base em todos esses números e outros pré-requisitos, o Fanpage Karma define uma taxa de desempenho de seu perfil. Deste modo, você consegue saber se está no caminho certo no marketing no Facebook, ou se precisa melhorar a sua estratégia para ter mais resultados.

A conta gratuita já traz bastante informação para você, inclusive a maioria dos dados que citei pode ser visto no plano free. Mas se você quiser impulsionar sua estratégia e ver mais dados, vai precisar migrar para o Fanpage Karma Pro.

Hootsuite

O Hootsuite é uma mistura de ferramenta para monitoramento de redes sociais e agendamento de postagens. O que deixa essa solução muito mais completa e a torna uma das favoritas de profissionais de marketing e empreendedores.

Afinal, é muito bom acompanhar o crescimento de suas mídias em um único lugar e ainda conseguir manter seus perfis atualizados.

Na tela inicial do aplicativo você pode criar Colunas personalizadas com as coisas mais importantes para sua estratégia nas mídias sociais. Um exemplo é adicionar as métricas mais importantes de sua página no Facebook logo na primeira página do serviço. Acompanhe as suas postagens, menções, mensagens privadas, número de seguidores e muito mais.

Basta dar uma olhada rápida em sua Dashboard para conferir o crescimento de sua mídia social favorita. Se quiser, também pode adicionar outras redes sociais para monitoramento, basta criar outra coluna e selecionar as métricas mais importantes.

O Hootsuite também faz a emissão de relatórios para acompanhamento de suas mídias sociais em tempo real. Tudo para que você possa acompanhar a sua performance nas mídias e exportar esses relatórios em PDF.

Se você tem uma equipe de marketing, ou trabalha com freelances e agências, o Hootsuite é uma excelente pedida para você. Você pode criar uma organização, adicionar usuários e definir as permissões para cada integrante.

Na conta gratuita você pode conectar até 3 perfis diferentes e programar 30 postagens por vez. Tudo isso liberado para apenas um usuário. Para mais funcionalidades é preciso contratar um dos planos da Hootsuite.

banner modelo calendário editorial

LikeAlyzer

Mais uma ferramenta para monitoramento de redes sociais e benchmarking. Acompanhe o desempenho de sua página do Facebook com o LikeAlyzer e compare seus resultados com páginas similares.

Assim como o Fanpage Karma, o LikeAlyzer também tem uma pontuação de acordo com o desempenho de sua página. Para chegar a esse número ele acompanha o nível de engajamento de seus fãs, número de pessoas que curtem sua página e outros pré-requisitos.

Durante a análise de sua página a ferramenta sugere uma série de melhorias que você pode fazer para melhorar seus resultados. Entre essas dicas estão: descrição de sua página, adicionar marcos, seguir outras páginas, número de postagens recomendado por dia, melhor formato de conteúdo e etc.

Acompanhe essa ferramenta e veja o que falta para sua página bombar no Facebook e atrair mais fãs e clientes.

Aproveite também para adicionar competidores na mesma tela e verificar como anda a sua concorrência. Será que eles estão melhores ou piores que você? E o que você pode aprender com eles para implantar em sua própria página?

A ferramenta é completamente gratuita, então não deixe de usar!

Quintly

Está também é uma ferramenta muito útil de monitoramento de redes sociais e serve para acompanhar seus concorrentes também. A diferença das outras que citei neste post, é porque essa é mais completa e personalizável.

Selecione as mídias a monitorar, crie dashboards customizadas e fique por dentro de todos os números essenciais para sua estratégia. Aproveite também para adicionar as mídias de seus concorrentes e não perdê-los de vista.

Compartilhe os seus painéis com funcionários ou clientes através de links públicos, ou exporte seus relatórios facilmente. Você pode exportar os dados em diversos formatos como PowerPoint, Excel, CSV, JPG, PNG e PDF.

Você pode começar com a conta mais simples, que dispõem de até 5 perfis para monitorar e dois relatórios automatizados. Em todos os planos é possível ainda substituir suas contas com o passar do tempo, o que é útil para quem tem diversas mídias ou muda de estratégia de vez em quando

Social Mention

Essa é uma daquelas ferramentas de monitoramento de redes sociais conhecidas como listening tool. Em poucas palavras é acompanhar o mercado com base em alguns tópicos e entender como esses temas estão sendo abordados na internet.

Você pode usar o Social Mention para acompanhar a reputação da sua empresa, ficar de olho na concorrência ou ter ideias de novas publicações para suas mídias. Só não dá para ficar sem fazer esse monitoramento, afinal, conhecer o que sua audiência quer é determinante para ter sucesso com o marketing de conteúdo.

A plataforma divide os tópicos pesquisados em 4 categorias principais: Força, Sentimento, Paixão e Alcance. Métricas que podem ser usadas para descobrir os assuntos mais “quentes” e ver o desempenho das mídias sociais na internet.

Para usar a ferramenta basta digitar o termo que deseja acompanhar, em seguida selecionar as mídias para monitoramento e clicar em “search”. O Social Mention faz uma busca minuciosa em Blogs, Microblogs, Bookmarks, Imagens, Vídeos e perguntas.

Além de mostrar os resultados de busca, o Social Mention também apresenta as Hashtags mais usadas para o tema e os top usuários do Twitter. Duas coisas muito úteis para descobrir influenciadores de seu mercado e fazer parcerias.

Faça uma busca avançada nessa ferramenta de monitoramento de redes sociais através dos filtros avançados. Pesquise por uma linguagem específica, localização, frases exatas e até exclua termos da busca ou usuários.

Explore essa ferramenta em seu marketing digital, veja como ela pode ajudá-lo a monitorar suas mídias e fique sempre a frente da concorrência.

SocialBakers

Acompanhe os resultados de suas mídias sociais e como elas afetam a sua empresa como um todo. Monitore os principais canais, analise até 6 meses de dados de histórico e ainda receba inspirações de conteúdo para colocar em suas mídias sociais.

O SocialBakers também compara seu desempenho com outros usuários, o que é perfeito para fazer benchmarking. Você também pode usar mais essa ferramenta de monitoramento de redes sociais para conhecer melhor o seu público e ver o que eles esperam de sua estratégia de conteúdo.

A ferramenta também ajuda a organizar sua estratégia de conteúdo nas mídias sociais. Você pode trabalhar em grupo, montar as suas publicações e agendar pelo próprio SocialBakers.

Você pode começar gratuitamente a usar o SocialBakers em um teste de 14 dias. Depois disso é preciso contratar um dos planos para continuar usando.

Assim como outras ferramentas de monitoramento de redes sociais, nessa você também pode criar uma equipe e grupos de profissionais. Como administrador da conta você é capaz de ceder as permissões para cada usuário e organizar seu time de social media.

Crie Dashboards também nesse aplicativo para acompanhar o crescimento das suas redes sociais, engajamento e obter insights de melhorias com base nos seus concorrentes. Você também é capaz de criar uma única Dashboard no SocialBakers e analisar o desempenho das principais mídias sociais de seu negócio.

WhosTalkin

Mais uma ferramenta de listening e pesquisa nas mídias sociais, um recurso útil para acompanhar o seu mercado e fazer curadoria de conteúdo também. O funcionamento é muito parecido com outras soluções do mercado, como o BuzzSumo e a Social Mention.

Pesquise sobre determinados temas em blogs, vídeos, imagens, fóruns e tags espalhados pela internet. Tenha acesso aos conteúdos de mais de 60 redes sociais e obtenha insights e sugestões de conteúdos para usar em suas mídias.

O WhosTalkin também disponibiliza a sua API gratuitamente e a código aberto. Se você é um desenvolvedor pode trabalhar com o algoritmo deles para criar uma aplicação própria.

Aproveite a ferramenta para ouvir o que as pessoas andam falando sobre seu mercado, marca ou produto. Não deixe de conferir essa ferramenta de monitoramento de mídias sociais e otimizar sua estratégia de Social Media.

Essas foram algumas das ferramentas de monitoramento e agendamento em redes sociais. A maioria delas pode ser usada gratuitamente ou em uma versão Trial. Então não tenha medo de testar e ver qual melhor atende suas necessidades.

Algumas opções, inclusive, podem ser usadas para além de sua estratégia de marketing nas redes sociais. Então fique esperto e use boas ferramentas para melhorar os seus resultados na internet?

Gostou dessas sugestões? Aproveite e inscreva-se em nossa lista vip para receber novidades em seu email e outros conteúdos como esse, em primeira mão.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *