SEO

9 ferramentas de SEO para aumentar o seu tráfego orgânico

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
9 ferramentas de SEO para aumentar o seu tráfego orgânico

Muitos empreendedores e empresários já viram que a internet é uma das melhores ferramentas para divulgar o seu negócio para clientes e futuros clientes. Dessa forma, ao usar as ferramentas de SEO, você pode aumentar o tráfego orgânico do seu site, suas vendas e até o número de clientes, entre outros benefícios.

No entanto, uma das dificuldades enfrentadas por essas pessoas é ter seu site ou blog bem posicionado em ambientes virtuais de busca, como o Google, por exemplo. Essa boa colocação depende de uma série de fatores, por isso as ferramentas de SEO são fundamentais para melhorar o posicionamento e aumentar o seu tráfego orgânico.

Neste post, mostrarei algumas das ferramentas de SEO que usamos aqui no RO. Mas antes de começarmos, vamos entender melhor o que é o SEO?

O que é SEO?

Toda vez que uma nova página é publicada na internet tanto o Google como outros buscadores procuram classificá-la de modo que seja encontrada por quem busca. No entanto, há milhões de páginas sendo publicadas diariamente, isso faz com que exista muita concorrência. E é aí que entra o SEO.

O SEO nada mais é que uma otimização dos motores de busca que, ao analisar um conjunto de técnicas, tem como função influenciar os algoritmos para rankear uma página de acordo com a palavra-chave buscada. Mas como ele surgiu?

No ano 1993, foi fundado o primeiro buscador da internet chamado de Architext. Com o passar do tempo, novos sites de busca surgiram, entre eles o Yahoo!, em 1994 e, por último, o Google em 1997.

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin para ser uma ferramenta de busca em grande escala que servisse para organizar as páginas na internet a partir de uma estrutura de links, os quais tinham a finalidade de classificar as páginas mais relevantes de acordo com a busca do usuário.

Com essa ideia foi criado o revolucionário Pagerank, que é uma métrica de 0 a 10 para classificar a qualidade e quantidade de links recebidos. A partir daí, surgiu o tão famoso SEO, pois as páginas começaram a buscar formas de melhor se classificar no Pagerank.

9 ferramentas de SEO para aumentar o tráfego do seu site

banner checklist seo

Atualmente, é possível encontrar centenas de ferramentas de SEO no mercado. Muitas delas estão focadas em etapas específicas do trabalho, já outras têm uma proposta abrangente e podem ser usadas durante todo esse processo.

Para te ajudar a conhecer e escolher quais delas ajudarão no seu negócio, vou citar algumas que usamos aqui no RO e que apresentam um excelente resultado. Assim, alguma delas pode ser o braço direito na otimização do seu site ou blog. Vamos começar?

1. Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave e acompanhamento de SEO. Trata-se de um meio prático que te ajuda na pesquisa e análise de palavras-chave para descobrir quais termos a sua estimulam a busca dos usuários.

Além disso, a ferramenta conta com uma plataforma online que pode ser usada para acompanhar o SEO da sua estratégia de marketing digital. Dispõe de uma conta gratuita e um plano pago com mais recursos.

2. Similarweb

O Similarweb é mais uma ferramenta que vai te ajudar a turbinar o tráfego do seu site. Este recurso tem a capacidade de analisar sites de seus concorrentes para te ajudar a conhecer o mercado. Com ela é possível verificar a classificação na busca, o número de visitas em seu site ou blog e até mesmo coletar informações sobre o seu tráfego e a origem das visitas.

Deste modo, você pode entender o que funciona para seus concorrentes e incluir as mesmas estratégias em seu portfólio. Do mesmo modo, pode aproveitar de oportunidades ainda não exploradas em seu mercado para turbinar o seu site.

3. Google search console

O antigo Webmaster tools, agora é chamado de Google Search console, é uma ferramenta disponibilizada pelo Google, a qual permite que você verifique o tráfego do seu site para analisar o seu desempenho nas pesquisas.

Dessa forma, caso seu desempenho esteja ruim, ele te proporciona formas para destacar melhor a sua página. Além disso, a ferramenta ainda mostra como corrigir os problemas que influenciaram neste desempenho.

4. Google Analytics

O Google Analytics é mais um meio de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Entre suas vantagens estão a praticidade para configurar e integrar com outros serviços do buscador, além de ser uma ferramenta completa, uma das mais usadas atualmente.

Com ela é possível monitorar diversos perfis, verificar as páginas mais acessadas, conversões, entre outros dados. Essa ferramenta de SEO dá uma visão geral do desempenho de seu site e até insights de como otimizá-lo.

5. Google Data Studio

O Google Data Studio é mais um recurso gratuito do buscador, que permite a integração com inúmeras fontes de dados, inclusive as que vimos acima como o Analytics. Com ela é possível inserir qualquer dado ou planilha e, a partir daí, a ferramenta transforma essas informações em relatórios customizáveis que podem ser atualizados em tempo real.

Sendo assim, com a ferramenta é possível criar relatório customizáveis a partir de informações que estejam em outros aplicativos do Google ou parceiros. Você pode montar dashboards, inclusive, para facilitar o acompanhamento dos resultados de seu site, redes sociais e outros canais.

6. Guest posts

O Guest posts é uma plataforma que simplifica a maneira de se fazer guest posts e te ajuda a aumentar o seu tráfego orgânico. Com essa plataforma é possível publicar posts como convidado em outros sites e blogs. Assim, seu negócio pode chegar a novos clientes, garantindo um bom posicionamento e ainda ganhar backlinks.

Em troca você permite que outros autores também publiquem ou adicionem links em seu site, ganhando assim créditos para publicar em outros domínios.

7. Yoast SEO Plugin

Mais uma ferramenta de SEO muito usada aqui no RO é o Yoast. Ele é um plugin do WordPress que ajuda a otimizar seu site e posts de acordo com as necessidades dos buscadores. Sendo assim, ele aumenta o alcance orgânico do seu site, também atrai mais visitantes e até aumenta o engajamento de alguns leitores.

O Yoast chama atenção, pois ele tem um checklist muito prático com as principais otimizações a serem feitas. Graças a essa função, ele atua como um juiz de legibilidade para otimização de acordo com os mecanismos de busca. O plugin é simples, prático e possui uma versão gratuita e uma paga. Assim, ele se adapta de acordo com a sua necessidade.

8. Wp Fastest Cache

O Wp Fastest Cache é um plugin do WordPress que tem como objetivo acelerar o carregamento do seu site, para ajudar nas métricas de SEO. Deste modo, o plugin cria um cache do seu site, otimiza as atualizações e deixa o seu carregamento mais rápido. Nada pior para o SEO que um site com carregamento lento. Então, aproveite esse plugin.

9. Screaming Frog

Por último, temos a Screaming Frog que é uma agência do Reino Unido que possui duas ferramentas de SEO excelentes. Ela possui a SEO Spider e a Log File Analyser. Ambas permitem que você faça uma auditoria completa de SEO do seu site. A partir das informações fornecidas, você pode começar a planejar uma nova estratégia de otimização para o seu site.

Vale lembrar que o grande diferencial da Screaming Frog é fazer uma análise muito próxima da visão que os buscadores têm do site. Assim possibilita otimizações mais técnicas para seu espaço na internet.

Conclusão

Como você viu neste post, existem inúmeras ferramentas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Todas elas fazem parte do dia a dia aqui do RO e são indispensáveis para manter a qualidade do nosso site e de nossos clientes.

Se você gostou deste conteúdo sobre ferramentas de SEO ou precisa aumentar o tráfego orgânico do seu site, ou blog e ainda não sabe por onde começar, baixe o nosso checklist de SEO e assista uma aula bônus sobre como atrair tráfego orgânico com o seu conteúdo!

banner checklist seo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *